Para HRW, a Venezuela pré-fabricou a crise na fronteira com a Colômbia

Segunda-feira, 14 de setembro de 2015 Colômbia acusa militares venezuelanos de terem sobrevoado seu espaço aéreo sem permissão Em e...

Segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Colômbia acusa militares venezuelanos de terem sobrevoado seu espaço aéreo sem permissão

Em entrevista à rádio colombiana ‘RCN’ no último fim de semana, o diretor da ONG Human Rights Watch (HRW) para as Américas, José Miguel Vivanco, acusou o governo venezuelano de, supostamente, arquitetar a crise na fronteira com a Colômbia para criar distração popular e justificar atitudes nacionalistas. “(...) É evidente que se trata de uma crise manufaturada, pré-fabricada, em Caracas (...)”, afirmou.

A tese de distração se deve ao fato de que a Venezuela realizará eleições parlamentares no próximo dia 6 de dezembro, e impede que seja acompanhada por observadores internacionais, tanto da Organização dos Estados Americanos (OEA) quanto da União Europeia, por exemplo, sob a desculpa de que é ‘soberana’.

Existem outros aspectos a serem analisados, tais como: 

1) a sentença judicial de mais de 13 anos de prisão ao opositor político Leopoldo López, ex-prefeito de Chacao, na semana passada, criticada por autoridades estadunidenses e da União Europeia. “Se a sentença for condenatória, a senhora terá mais medo de pronunciá-la do que eu de escutá-la, porque sabe que sou inocente”, manifestou López momentos antes de ouvir a pena à juíza Susana Barreiros. Ele foi processado por supostos terrorismo, dano ao patrimônio público, entre outros delitos, por conta de um protesto antigoverno no qual participou, em fevereiro de 2014, e que resultou em 43 mortos e mais de 1.400 feridos. O governo chileno apelou para que a justiça bolivariana garantisse ao réu o direito à defesa, mas foi criticado pela ministra de Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez, por ‘intrometer-se nos assuntos internos’ de seu país. 

2) ofuscar a grave crise que o país vive com vieses político, moral e econômico. Neste último, por exemplo, com a escassez de 75% de alimentos, de papel higiênico e de medicamentos, ademais a inflação anual em mais de 60%.

3) a recente publicação da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA, que determinou que o sinal do canal venezuelano ‘RCTV’ fosse restabelecido. A emissora não teve sua concessão renovada em maio 2007 ainda durante o governo de Hugo Chávez. Além disso, teve seus bens e equipamentos tomados pelo governo. A ‘RCTV’ fazia oposição direta ao chavismo. Pela tangente, a televisora tentou a sobrevivência como canal internacional, mas foi impedida também pelo ente regulador das comunicações, que alegou que ela produzia mais de 63% de programação nacional e, portanto, era considerada nacional. A corte só pôde julgar o caso, porque entendeu que o incidente ocorreu antes de a Venezuela denunciá-la, isto é, antes de anunciar sua retirada à entidade. Na época, a corte tinha jurisdição sobre a nação sul-americana. É mais que provável que o governo não acate a medida. Da mesma forma como descumpriu determinação das Nações Unidas para que libertasse Leopoldo López há um ano por sua prisão conter irregularidades jurídicas.

4) o fato de que integrantes chavistas são investigados nos Estados Unidos por supostos nexos com carteis de drogas, como o presidente da Assembleia Nacional, deputado Diosdado Cabello, o número dois do chavismo.

Entenda a crise

Desde o mês passado, milhares de colombianos já foram deportados pelas autoridades bolivarianas. Caracas justificou a medida por conta de um ataque a três policiais e um civil, no qual o governo atribuiu à suposta presença de paramilitares colombianos em solo venezuelano. O incidente gerou um atrito diplomático entre as duas nações, que convocaram seus embaixadores para consultas.

Aviões militares

Para completar, o Ministério da Defesa da Colômbia informou que, na tarde do último sábado (12/9), duas aeronaves militares da Venezuela sobrevoaram seu espaço aéreo sem permissão. “(...) O sistema de defesa aérea da Força Aérea Colombiana pode detectar a entrada em território colombiano de duas aeronaves militares venezuelanas na zona da Alta Guajira. Inicialmente, as duas aeronaves militares venezuelanas adentraram 2,9 quilômetros do espaço aéreo colombiano, sobrevoando a zona de Majayura; perdendo-se rapidamente em direção para os Castilletes (...)”, disse trecho do comunicado.

Contudo, a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, rechaçou a acusação e falou que o governo colombiano, supostamente, tenta ‘abortar’ o diálogo para que os dois países consigam superar a atual crise diplomática. “Não existe evidência alguma de suposta violação do espaço aéreo do país vizinho”, disse.

“Vemos com preocupação a sistemática tendência do governo colombiano para inventar incidentes que não existem a fim de afetar as relações”, continuou a ministra de Relações Exteriores.

O que se nota é uma suposta tentativa das autoridades bolivarianas de acirrar a crise e inverter o jogo, ao culpar as colombianas por quaisquer dificuldades de conversação, no pior estilo do ‘morde e assopra’.

Há de convir que faltam à chanceler Delcy Rodríguez a diplomacia e o decoro que o cargo exige. Em uma linguagem sintética: ela não tem perfil diplomático. Leva para o campo das relações internacionais sua militância política carregada de ataques verbais e insinuações a quem quer que esteja em seu caminho. Lá, isso talvez seja uma das exigências curriculares. Segue um recente exemplo:

Imagem: Twitter / Reprodução


“A chanceler [da Colômbia, María Ángela] Holguín perde seu tempo em Genebra, levando falsidades sobre a fronteira com a Venezuela – ao melhor estilo de um ‘reality show’”, postou Rodríguez nas redes sociais. De modo descarado, chamou a colega de mentirosa e de falsa. A postagem se referia ao fato de Bogotá denunciar, neste mês, no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, na Suíça, a maneira como os colombianos que vivem no país vizinho estariam sendo tratados.

Em agosto último, Rodríguez e Holguín se reuniram para discutir uma solução para a crise. Tendo em vista que apesar disso, Caracas não mudou sua postura, Bogotá, então, decidiu pela convocação do embaixador. Em protesto, o governo bolivariano respondeu da mesma forma. Vale salientar que o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, foi pressionado por parlamentares a dar uma resposta à altura a Nicolás Maduro. Na ocasião, a ministra venezuelana atribuiu à ‘soberba’ das autoridades colombianas o não avanço das negociações.

Desde então, o mandatário bolivariano tem feito inúmeros ataques a seu colega colombiano, Juan Manuel Santos, ao afirmar a existência de um suposto complô na nação vizinha para desprestigiar a imagem de seu governo. Santos aguentou o quanto pôde sem se pronunciar. Depois de abrir a boca e dizer meia dúzia de verdades em coletiva de imprensa, foi convidado por Maduro a dialogar. O líder bogotano falou que de sua parte não havia nenhuma intenção de prejudicá-lo e que a Venezuela estaria se ‘autodestruindo’, sem a necessidade de outros em fazê-lo, em alusão à crise econômica, de democracia e de identidade que o chavismo enfrenta.

A internacionalização da crise

A Colômbia tentou discutir a crise na OEA, mas não obteve os 18 votos favoráveis por parte dos países-membros. O Brasil, por exemplo, ficou em cima do muro e se absteve. A deportação – considerada uma violação de direitos humanos – foi denunciada à Corte Penal Internacional de Haia, na Holanda pela Justiça colombiana.

O mesmo Brasil que se silenciou na OEA é o mesmo que depois disso, e na semana passada, enviou seu ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, a Bogotá e a Caracas para monitorar de perto a crise. Ele foi acompanhado de seu homólogo argentino, Héctor Timerman. Na Colômbia foram recebidos pela ministra Holguín, enquanto que na Venezuela, pelo vice-presidente Jorge Arreaza.

Recentemente, os chanceleres da Colômbia, Venezuela e do Equador se reuniram em Quito, no Equador, para discutir a problemática.

Também na semana passada, Rodríguez se encontrou com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, para contá-lo ‘a verdade’ sobre a crise humanitária na fronteira com a massiva deportação. “A única situação humanitária que se derivou aqui é o êxodo massivo de colombianos e colombianas que fogem da violência, que fogem da miséria e vêm ao nosso país em busca de melhores horizontes. As cifras que recebe a nossa Venezuela nem o continente europeu aguentaria. Isso vem de anos a entrada de 130 mil irmãos colombianos à Venezuela”, relatou.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

2010,7,2011,1,2012,5,2013,1,2014,41,2015,9,2016,21,2017,3,2018,7,450 anos,1,4G,1,50 anos,1,7 de setembro,1,80 anos,1,A Marcha dos Infames,1,Aborto,9,Abranet,1,Acre,2,Adenor Gonçalves,5,Adidas,2,Adolescência,3,Adriana Ancelmo,1,Aécio Neves,14,Aeroporto Tom Jobim,1,África,4,África do Sul,4,Agronegócio,3,Água,9,Água potável,1,Águas do Rio,4,Aids,3,Alberto Cantalice,3,Alberto Nisman,7,Alejandro Maldonado Aguirre,1,Alejandro Toledo,1,Alemanha,4,Alerj,40,Alesp,5,Alessandro Molon,3,Alexandre Cardoso,1,Alexandre de Moraes,1,Alexis Tsipras,4,Aliança Batista,1,Alicia Kirchner,1,Alto do Paraíso (RO),1,Álvaro Uribe,1,Amazonas,4,Ambulantes,1,América Central,4,América Latina,134,Amijubi,1,AMLO,3,Amor à Vida,1,Amor e Revolução,1,Analfabetismo,1,Anatel,8,Andes,1,Angola,1,Angra dos Reis,1,Anhanguera Educacional,1,Animais,3,Anistia Internacional,1,Aniversário,6,Antonio Ledezma,7,Apagão,1,Aquecimento global,1,Arábia Saudita,2,Arena Corinthians,1,Argentina,21,Argos,1,Arlei Rosa,2,Armênia,1,Arquidiocese,1,Article 19,1,Árvore de Natal da Lagoa,2,Ásia,16,Assembleia de Deus,1,ATUALIDADES,169,Aureo Lídio,1,Avaaz,1,Avenida Brasil,1,Avianca,1,Avon,1,Azul,1,Babilônia,1,Bahia,6,Baixada Fluminense,10,Banco do Brasil,2,Banco Itaú,1,Banco Mercantil,1,Band,2,Banda larga,5,Bangladesh,1,Barack Obama,6,Barcas,1,Bares e restaurante,1,Barra Mansa,2,Bayer,1,Beija-Flor,3,Belo Horizonte,3,Bento XVI,1,Bilhete Único,4,Black Bloc,1,Blecaute,1,Bolívia,8,Bolsa Família,3,Boni,1,Bonsucesso,1,Bossa Nova,1,Botucatu,1,Bradesco,6,Brasil,392,Brasília,11,Brazuca,1,BRF Brasil Foods,4,BUC,1,Buscador,1,Cabo Daciolo,8,Cabo Frio,1,Cabralfobia,1,Caetano Veloso,1,Calor,1,Caminhoneiros,2,Campos dos Goytacazes,2,Canadá,1,Câncer,2,Candomblé,1,Carlos Alberto Sardenberg,1,Carlos Lupi,2,Carlos Osório,1,Carmen Aristegui,1,Carnaval,13,Carnavalesca,1,Casamento gay,10,Catalunha,2,Caxias do Sul,2,CBF,3,CBMERJ,1,Ceará,9,Cebela,1,Cedae,13,Cederj,1,Celac,1,Celebridades,4,Celso Lisboa,2,Celso Russomano,1,César Maia,3,Cesva,3,CFM,1,CFP,2,Chapecoense,2,Chapeuzinho Vermelho,1,Chapolin,1,Chaves,1,Chávez,3,Chavismo,11,Cheias de Charme,1,Chico Xavier,1,Chile,16,China,11,Chuvas,1,CICAD,1,Cidade do Samba,1,Ciro Gomes,1,Clarissa Garotinho,1,Claro,3,Cláudia Leitte,1,Claudia Sheinbaum,1,Cleptocracia,2,CMRJ,3,CNBB,1,CNI,2,CNJ,4,Coaf,2,Coca-Cola,2,Código de Conduta,1,Colégio Pedro II,2,Colômbia,23,Combustível,2,Compaj,4,Complexo da Maré,7,COMUNICAÇÕES,21,Congresso,4,Conmebol,1,Consumidor,10,COP-15,2,COP-16,2,Copa,1,Copa América,1,Copa das Confederações,6,Copa do Mundo,33,Copacabana,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,2,Coronavírus,5,Correios,4,Corrupção,7,Costa Rica,2,Cota racial,1,Covid-19,1,CPI,12,Cremerj,2,Criança,3,Crime,9,Crimes na web,1,Criminalidade,1,Cristina Kirchner,10,Cristo Redentor,2,Crítica,1,Cuba,17,CULTURA,12,CUT,8,Dalai Lama,1,Daniel Ceballos,1,Daniel Guerra,2,Daniel Noboa,1,Daniel Ortega,3,Danilo Gentili,3,DEM,6,Democracia,4,Dica,2,Dicionário inFormal,1,Dilma Rousseff,110,Diploma,2,Direitos Humanos,41,Distrito Federal,7,Ditadura,2,Ditadura militar,4,Dom Pedro I,1,Dom Pedro II,1,Domino's,1,Donald Trump,14,Drogas,2,Duque de Caxias,6,Ecuavisa,2,Edir Macedo,5,EDITORIAL,6,Edson Fachin,1,Eduardo Bolsonaro,1,Eduardo Cunha,5,Eduardo Guimarães,1,Eduardo Paes,12,EDUCAÇÃO,340,Edward Snowden,1,Egito,2,Eike Batista,4,El Comercio,1,El Salvador,1,Eleições,51,Embratel,1,Emirados Árabes Unidos,1,EMS,1,Enel,1,Enem,20,Energia,4,Enrique Peña Nieto,7,Equador,10,Escola da Rua,1,Escola Municipal Friedenreich,3,Escolas de Samba,1,Escravidão,1,Escravos de Jó,1,Espanha,6,Espírito Santo,6,ESPORTES,26,Estácio,35,Estado laico,2,Estados Unidos,47,Estelionato,1,Estudantes,1,Etiópia,1,Europa,17,Eutanásia,1,Evo Morales,5,Fabiane Maria de Jesus,1,Facha,1,Faculdade Alfacastelo,1,Faculdade Alvorada,7,Faculdade de São Roque,1,Fades,1,FAIPD,1,Fapan,1,Farc,5,Favela,3,Felipe Calderón,1,Fênix 2,1,Fernando Haddad,10,Fernando Henrique Cardoso,1,Fernando Lugo,4,Fernando Mac Dowell,1,FGV,1,Fidel Castro,1,Fifa,8,Flamengo,1,Flávio Bolsonaro,4,FMC,4,FMI,2,Força Sindical,2,Foro de São Paulo,3,Fortaleza,2,França,1,Francisco Dornelles,3,Francisco I,3,Fuleco,5,Funk,2,Funkódromo,1,Furnas,1,Futebol,14,Galileo Educacional,221,Gama Filho,1,Garotinho,5,Gay,14,Geraldo Alckmin,2,Gilberto Gil,1,Globovisión,1,Glória Perez,2,Goiás,2,Google,8,Google AdWords,2,Grécia,8,GRES Estácio de Sá,2,GRES Grande Rio,1,GRES Império Serrano,2,GRES Mangueira,3,GRES Paraíso do Tuiuti,2,GRES Portela,3,GRES São Clemente,1,GRES Unidos da Tijuca,2,Greve,11,Gripe,2,Groupon,1,Grupo de Lima,2,Guanambi,1,Guapimirim,5,Guarda Municipal,2,Guatemala,7,Guido Mantega,1,Guiné Equatorial,1,Haiti,3,Halloween,1,Harry Potter,1,Heello,1,Heinz,1,Heitor Schuch,1,Henrique Capriles,4,Hillary Clinton,2,HIV,2,Holocausto,1,Homofobia,2,Homossexualidade,2,Honduras,6,Hong Kong,2,Horário de verão,5,Hospitais,1,Hotel Urbano,1,Hoy Ecuador,1,HPV,1,HRW,3,Huatabampo,1,Hugo Chávez,24,Humor,2,Hypermarcas,1,Idec,1,Iêmen,1,Igreja Católica,10,Iguá Saneamento,3,IMPD,2,Impeachment,7,Imperatriz Leopoldinense,1,Imposto de Renda,4,Imprensa,2,Indenização,1,Independência,1,Índia,5,Indiana,1,Índio da Costa,1,Indonésia,9,Infobae,1,INFORMAÇÃO ÚTIL,12,Inglaterra,4,Ingrid Betancourt,1,Inocência do Islamismo,1,Insaes,1,Internet,24,Irã,4,Iraque,1,Irlanda,1,Islamismo,4,Israel,4,Itaguaí,2,Itália,1,Itamaraty,2,Iuperj,1,Iurd,10,Jabulani,1,Jacob Zuma,1,Jair Bolsonaro,24,Jamal Khashoggi,1,Jandira Feghali,2,Japão,1,Javier Milei,2,JBS,12,Jean Wyllys,3,Jennifer Lopez,1,Jesus Cristo,1,Jimmy Morales,1,João Dória Jr.,3,Joaquim Barbosa,3,Joe Biden,1,Joesley Batista,1,Jogos,1,Jogos da Baixada,1,Jogos Olímpicos,11,Jorge Álvarez Maynez,1,Jorge Glas,1,Jornal Cruzeiro do Sul,1,Jornal do Brasil,1,Jornalismo,16,Jornalismo opinativo,12,José Alencar,1,José Antonio Dias Toffoli,2,José Dirceu,4,José Eduardo Cardozo,1,José Genoíno,1,José Luiz Datena,1,José Mojica,1,José Mujica,7,José Serra,2,José Sócrates,1,Joyce Ribeiro,1,Juan Guaidó,1,Juan Manuel Santos,7,Julian Assange,2,Kelly Serra,1,Kroton,11,Lei 43.057,1,Lei 8.069/90,1,Lei 8.078/90,2,Lei 9.504/97,1,Lei da Palmada,1,Lei Menino Bernardo,1,Lenacapavir,1,Leopoldo López,10,Liberdade de expressão,16,Light,2,Limonada,1,Língua Portuguesa,1,Livros,2,Lixo,1,Lobão,1,Lobo-mau,1,Luciano Mota,2,Luis Almagro,3,Luiz Fernando Pezão,20,Luiz Sérgio,2,Lula,46,Lumay Barreto,1,Maconha,4,Magé,1,Manuel Zelaya,3,Maomé,1,Maracanã,3,Maranhão,1,Marcela Temer,1,Marcelo Aguiar,1,Marcelo Crivella,17,Marcelo Freixo,6,Marcelo Madureira,2,Marcha da Família,1,Marcha para Jesus,1,Márcia Tiburi,1,Márcio Catão,2,Marco Civil da Internet,6,Marco Feliciano,7,Maria Corina Machado,2,María Corina Machado,3,Marina Rocha,2,Marina Silva,5,Marisa Formolo,1,Marisa Letícia,1,Marta Suplicy,1,Mate,1,Mato Grosso,2,Mato Grosso do Sul,1,Mayara Petruso,1,MBL,2,MEC,128,Medicamento,1,MEIO AMBIENTE,2,Meleca,1,Mensalão,9,Mercosul,6,Metrô,3,México,33,Michel Temer,51,Michelle Obama,1,Microsoft,6,Mídia,3,Minas Gerais,10,Mineiros,1,Ministério da Família,1,Ministério da Justiça,1,Ministério da Saúde,8,Ministério do Esporte,1,Ministério do Trabalho,1,Ministério Público,13,Miriam Leitão,1,Miss Universo,4,Mitt Romney,1,MNDH,1,Montes Claros,1,Moreira Franco,4,MPL,1,MST,9,Mudanças climáticas,1,MUNDO,216,Museu do Índio,3,Museu Nacional,1,Música,1,Natal,2,Natan Donadon,1,Natureza,1,Nazismo,1,NBC,3,Nepal,6,Néstor Kirchner,1,Net,1,Nextel,1,Ney Matogrosso,1,Nicarágua,8,Nicolás Maduro,37,Nilópolis,1,Niterói,2,Nordeste,4,Noticiero y Opinión,1,Nova Iguaçu,1,Nova Zelândia,1,Novela,5,Novo,1,Novo site,1,Nuestro México del Futuro,1,Numerologia,2,O Boticário,1,O Globo,1,O Maior Brasileiro de Todos os Tempos,2,OAB,2,OAB-BA,1,OAB-CE,1,OAB-DF,1,OAB-PE,1,OCDE,1,Odebrecht,7,OEA,9,Oi,7,Ônibus,17,ONU,14,Opas,1,Operação Calabar,1,Operação Calicute,4,Operação Carne Fraca,9,Operação Conclave,1,Operação Eficiência,1,Operação Hades,1,Operação Lava-Jato,14,Operação Pausare,1,Operação Recomeço,4,Operação Tergiversação,1,Opinólogo,14,Opinólogo.com,1,Oração do Delegado,1,Ordem,1,Oriente Médio,3,Orlando Silva,1,Os Cavaleiros do Zodíaco,1,Osama Bin Laden,1,Otan,1,Otto Pérez Molina,4,Ozônio,1,P,1,Pai Nosso,1,PAÍS,76,Palestina,2,PAMC,2,Panamá,4,Papai Noel,1,Paperblog,1,Paquistão,3,Pará,2,Paraguai,8,Paraíba,2,Paraná,6,Parque Piedade,1,Passagem,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Ezequiel Teixeira,1,Pastor Sargento Isidório,1,Pastor Sebastião,1,Paulinho da Força,3,Paulo Maluf,1,Paz,1,PC do B,6,PDT,1,Peccin Agroindustrial,1,Pedofilia,2,Pedro Fernandes,1,Pedro Paulo,2,Pemex,1,PEN,1,Pentecoste,3,Pernambuco,3,Peru,8,Petrobras,17,Petróleo,2,Petrópolis,2,PHS,1,Pitbull,1,Pizza,1,Plutão,1,PMB,1,PMDB,35,PNC,1,PNPS,9,Podemos (PTN),2,Polícia,10,POLÍTICA,232,Politicagem,1,Políticos,1,Polvilho,1,Porto Alegre,1,Porto Rico,2,Portugal,8,Portugal Telecom,1,Positivo,2,PP,6,PPS,3,PR,1,PRB,2,Preconceito,2,Previdência,4,Primeira Dama,1,Princesa Isabel,1,Procon-RJ,2,Procriação,1,Programa Mais Médicos,8,Protesto,22,ProUni,2,Provas,1,PRTB,1,PSB,5,PSC,6,PSD,1,PSDB,35,PSDC,1,PSL,2,PSOL,24,PSTU,1,PT,90,PTN,2,Publicidade enganosa,2,PUC-Campinas,1,PUC-Rio,1,PUC-SP,1,PV,1,QG da Propina,1,Rachel Sheherazade,5,Racismo,2,Rafael Correa,4,Randolfe Rodrigues,1,RCTV,2,Recife,1,Rede Globo,4,Rede Record,4,Rede Sustentabilidade,4,Redes Sociais,8,RedeTV!,1,Reforma da Previdência,3,Reforma Ortográfica,1,Reforma Trabalhista,2,Região Serrana,2,Registro.br,2,Reinaldo Azevedo,3,Reino Unido,4,Relações internacionais,1,Religião,39,Renan Calheiros,2,Repsol,1,República Dominicana,1,Ricardo Barros,1,Ricardo Fabris de Abreu,1,Ricardo Lewandowski,1,Ricky Martin,1,Rio de Janeiro,444,Rio Grande do Norte,2,Rio Grande do Sul,9,Rio Info,1,Rio Mais Saneamento,2,Rio+Saneamento,1,Ritonavir,1,RJ,12,Roberto Gómez Bolaños,1,Rocinha,2,Romário,6,Romero Jucá,1,Rondônia,1,Roraima,2,Rosinha Garotinho,1,Royalties,1,RSF,1,RTP,1,SAAE-RJ,14,Saint Seiya,1,Salário,3,Salve Jorge,2,San José,1,Sandro Matos,1,Saneamento básico,1,Santa Catarina,2,Santa Maria,4,Santo Antônio de Pádua,1,Santos Dumont,1,São João da Barra,1,São João de Meriti,2,São Paulo,47,São Pedro,1,São Sebastião do Alto,1,Sapezal,1,Saquarema,1,Saudação,1,SAÚDE,24,SBT,14,Seara,1,Segredo,1,SEGURANÇA,22,Semana Santa,1,Senac,18,Senado,5,Sepe/RJ,2,Ser Educacional,7,Sérgio Cabral,15,Sergio Massa,2,Sérgio Moro,5,Sergipe,1,Sete,1,Setec,1,Sexo,1,Shopping Nova América,2,Silas Malafaia,8,Sílvio Santos,1,SinMed/RJ,14,Sinpro-Rio,58,SIP,1,Sisu,2,Site,1,Sky,1,Sociedade Brasileira de Instrução,1,Solidariedade,3,Sony,1,Sophia Fernandes,1,Sorocaba,1,SP,3,STF,15,Sub-20,1,Suécia,1,Suesc,6,Suíça,2,Suipa,1,SuperVia,3,Tarcísio Motta,3,Táxi,1,Tecnologia,1,Teleamazonas,1,Telefonia,2,Teleton,1,Televisa,3,Telluride Foundation,1,Teori Zavascki,1,Teresópolis,3,Terra Empresas,3,Terremoto,25,Terrorismo,1,Tibete,2,Tim,4,Tiririca,3,Tirulipa,1,Titanic,1,TJRJ,2,Tocantins,1,Trabalho,4,Trânsito,1,TRANSPORTES,17,TRE-AL,1,TRE-RJ,2,Trem,4,Tsunami,3,Turquia,5,TV Aparecida,1,TVE,1,Twitter,1,Uber,1,UBM,1,Ucam,22,Uerj,6,Uezo,1,UFRJ,1,UFSM,4,Uganda,1,UGF,230,Unasul,7,UNE,8,Unesp,1,Unicamp,1,Uniesp,13,Unifieo,2,Unig,1,Unigranrio,4,Uninove,1,Unisuam,2,Unitau,1,UniverCidade,232,Universidade Brasil,1,Universidade Lusófona,1,Universidade Santa Úrsula,4,Universidades,3,Universidades federais,1,Univisión,4,Unoeste,1,Uol,1,UPP,4,Uruguai,10,UVA,23,Vacinação,4,Vaio,1,Valdemiro Santiago,2,Vaticano,3,Vatileaks,1,Veja,1,Velox,1,Venezuela,86,Vestibular,1,Vigilância Sanitária,1,Vinícius e Tom,1,Violência,3,Viradouro,1,Vivo,4,Votação,2,Washington Reis,4,Webesteira,1,Wikileaks,6,Wikipédia,3,Wilson Witzel,3,Wom,1,Woody Allen,1,Xóchitl Gálvez,1,Xuxa,2,Yoani Sánchez,1,YoSoy132Media,1,You Tube,6,YPF,1,Zito,3,Zuzeco,1,
ltr
item
Opinólogo - Jornalismo Opinativo: Para HRW, a Venezuela pré-fabricou a crise na fronteira com a Colômbia
Para HRW, a Venezuela pré-fabricou a crise na fronteira com a Colômbia
Opinólogo - Jornalismo Opinativo
https://www.opinologo.com.br/2015/09/para-hrw-venezuela-pre-fabricou-crise.html
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/2015/09/para-hrw-venezuela-pre-fabricou-crise.html
true
5480391970516636544
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Clique para ver Responder Cancelar resposta Deletar By Home PAGES POSTS Clique para ver tudo sobre esta editoria Recomendada para você LABEL ARCHIVE Buscador ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para a Página Incial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy