Honduras: duas conselheiras eleitorais se escondem em meio à demora na contagem de votos

Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 Cossette Alejandra López e Ana Paola Hall, integrantes do CNE, temem ser presas em suposto conluio de um...

Terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Cossette Alejandra López e Ana Paola Hall, integrantes do CNE, temem ser presas em suposto conluio de um dos colegas, vinculado ao partido governista, com o Ministério Público 

Imagem: Redes Sociais - Divulgação / Qualidade da foto melhorada com inteligência artificial
À esquerda: Cossette Alejandra; à direita: Ana Paola

Acusações de perseguição


As crises política e institucional em Honduras chegaram a um nível em que duas conselheiras do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) tiveram de se esconder, temendo pela própria segurança, em meio à demora na contagem de votos da eleição presidencial. Ana Paola Hall García (à direita na foto) – presidenta do órgão – e Cossette Alejandra López Osorio (à esquerda na foto) estão em lugar desconhecido. De acordo com o portal local El Heraldo, estariam abrigadas em alguma embaixada, sem mencionar de qual país, para evitar uma eventual prisão, conforme especulações de veículos noticiosos locais.

O órgão eleitoral é controlado por três conselheiros, cada qual representando um dos principais partidos políticos hondurenhos. Em Honduras, são as raposas que tomam conta do galinheiro. A desconfiança de Cossette Alejandra e Ana Paola se deve ao fato de o conselheiro Marlon David Ochoa Martínez (foto 2) – vinculado ao partido governista Liberdade e Refundação (Libre, em espanhol) – insistir num encontro presencial entre eles. Para ambas, ele estaria, supostamente, mancomunado com o governo e o Ministério Público para instaurar uma crise e invalidar o pleito ocorrido no último dia 30 de novembro.

“Não é uma casualidade. Este personagem (Marlon Ochoa) acha que pode nos submeter a seus caprichos mediante ameaças, intimidação e o respaldo de quem o acompanha nesta perigosa deriva. Sua intenção é clara. Sua coordenação com o Ministério Público numa perseguição política é cada vez mais clara, assim como seu objetivo de nos privar ilicitamente de nossa liberdade e, com isso, tirar de Honduras a sua democracia”, acusou a conselheira Cossette Alejandra.

Por conta da repercussão na imprensa local acerca de um possível mandado de prisão contra as duas conselheiras, o Ministério Público divulgou um comunicado à sociedade, nessa segunda-feira (22/12), para esclarecer que ‘não há nenhum requerimento especial, ordens de captura nem operação de detenção em flagrante’ contra as duas dirigentes. Ademais, o ente fiscalizador instou um ‘chamamento à responsabilidade para não difundir informação falsa ou não verificada’, por gerar ‘incerteza, confusão e desinformação’.

Também nessa segunda-feira (22), a Procuradoria-Geral da República (PGR) informou ter apresentado ante a Corte Suprema de Justiça um pedido de habeas corpus em favor das duas conselheiras eleitorais, para que se apresentassem, para que ‘se verifique de maneira imediata e direta a situação pessoal’ de ambas, em meio à suspeita de que estivessem sequestradas, ‘a fim de garantir a proteção efetiva de seus direitos fundamentais à liberdade, integridade e vida’.

“A Procuradoria-Geral da República considera que a incerteza objetiva existente sobre o paradeiro e as condições em que exercem suas funções de conselheiras do CNE transcende o âmbito individual e poderia afetar a instabilidade institucional e política do país, a paz social, a segurança da nação, a confiança dos cidadãos no processo eleitoral e na democracia hondurenha. Por isso, o habeas corpus foi proposta como uma medida estritamente jurídica, preventiva e garantista em resguardo à ordem constitucional”, justificou a PGR.

Em recente publicação nas redes sociais, a conselheira Cossette Alejandra alegou que o habeas corpus impetrado pela PGR ‘carece absolutamente de senso jurídico’ e disse que ela e sua chefe seriam vítimas de perseguição.

“O habeas corpus não é um instrumento para apreender pessoas, nem para intimidar, nem para simular preocupação pela integridade de alguém. É uma garantia constitucional destinada exclusivamente a obrigar à autoridade a apresentar uma pessoa que se encontre detida (legal ou ilegalmente e sob custódia do Estado, para verificar a legalidade de sua privação de liberdade e sua integridade”, escreveu Cossette Alejandra.

“Para nos perseguir, se validaram de um terço do CNE, do Ministério Público, dos tribunais que não atendem nossas petições oportunamente, de membros da milícia, de secretários de Estado, e agora se soma a Procuradoria-Geral da República, fazendo um papel lamentável e evidenciando uma ignorância jurídica”, continuou a conselheira eleitoral.

Em entrevista por videoconferência ao canal de TV HCH, a presidenta do CNE, Ana Paola Hall, disse não ter sido sequestrada e destacou que o pedido de habeas corpus apresentado pela PGR partiu ‘das mesmas autoridades nacionais que geraram intimidação contra nós’.

Crises gestadas antes, durante e depois das eleições

Essas crises política e institucional não foram gestadas agora após o pleito. Parte de supostas e contínuas tentativas de sabotagem para atrasar e deslegitimar o processo eleitoral. Em março passado, a Unidade Especial contra Delitos Eleitorais – vinculada ao Ministério Público – precisou enviar pela segunda vez um ofício para convocar os três conselheiros eleitorais, para que prestassem depoimento na condição de testemunhas ante uma denúncia de suspeita de irregularidade para as eleições de 2025, publicou o portal Paradigma.

Imagem: Redes Sociais - Divulgação / Qualidade da foto melhorada com inteligência artificial
Marlon Ochoa é membro do órgão eleitoral hondurenho e filiado ao partido do governo

Em meados deste ano, o conselheiro Marlon Ochoa (foto 2) não compareceu a reuniões convocadas pelo CNE, algo que foi visto como tentativa de sabotagem. Isso resultou no atraso do processo licitatório para contratar uma empresa especializada em tecnologia e sistema eleitoral.

No último dia 19 de novembro, a conselheira Cossette Alejandra concedeu uma polêmica entrevista à imprensa local, afirmando que as Forças Armadas teriam, supostamente, procurado a empresa responsável por instalar GPS nas urnas eleitorais, para saber onde estavam armazenadas. Devido a essa acusação, a instituição militar decidiu processá-la por suposta calúnia.

A apuração dos votos foi interrompida por vários dias, devido a suposta falha no sistema, que só havia computado 36% das atas eleitorais. Parte do processo precisou ser refeito, e até o momento, já foram analisadas 99,82% da documentação. Para minimizar a desconfiança da população e aplacar os ânimos dos candidatos, foram instaladas câmeras para transmitir em tempo real a apuração no CNE.

Mais de 2,7 mil atas eleitorais precisaram ser recontadas por apresentar inconsistências. Isso corresponde a 15%. Para ser mais específico, mais de 500 mil votos no centro dessa disputa. Até semana passada, a diferença entre o primeiro e segundo colocados era de pouco mais de 40 mil votos. Já na tarde desta terça-feira (23), cerca de 28 mil.

Em primeiro lugar, está o candidato Nasry Tito Asfura, do Partido Nacional, com 40,30%; em segundo, Salvador Nasralla, do Partido Liberal, com 39,52%; na terceira posição, Rixi Moncada, do Partido Libre, com 19,19%. Outros dois concorrentes não lograram 1% dos votos cada.

Vale destacar que, no decorrer de todo esse ano, a democracia popular sofreu tentativas de ataque de dentro para fora, não o oposto. Inclusive, recentemente, a imprensa hondurenha noticiou que papéis foram lançados do alto do prédio do CNE, afirmando que as duas conselheiras citadas estariam, supostamente, tentando prejudicar o certame. 

Na noite do último domingo (21), a contagem dos votos foi interrompida. Delegados eleitorais vinculados ao partido governista Liberdade e Refundação (Libre, em espanhol) disseram ter sido ofendidos por membros das Forças Armadas, durante a troca de turno para o escrutínio especial nas instalações do Centro Logístico Eleitoral (CLE).

Ontem (22), três fiscais eleitorais do conservador Partido Nacional – provável vencedor da disputa pelo comando do país – ficaram feridos após serem atacados por militantes do Libre, que é de esquerda, enquanto estavam num ônibus. Os agressores lançaram pedras e explosivos.

O grande derrotado desse pleito presidencial é o Partido Libre, que ficou em terceiro lugar e amarga um descontentamento popular. Os primeiro e segundo lugares ficaram com o Partido Nacional e o Partido Liberal, respectivamente, ambos de direita.

Interferência indireta dos Estados Unidos

As táticas do Libre para não validar o resultado do processo eleitoral incluem alegações de ‘fraude’, o próprio governo convocando protestos e recentes discursos da presidenta de Honduras, Xiomara Castro, do Libre. Ela falou que não reconheceria o pleito, alegando suposta intromissão estrangeira. Na mesma linha seguiu o conselheiro eleitoral Marlon Ochoa, ligado à legenda, ao dizer que ninguém o forçaria a legitimar supostas irregularidades.

Em meio a uma série de interferências e ameaças vindas dos Estados Unidos, o Departamento de Assuntos do Hemisfério Ocidental – vinculado ao Departamento de Estado norte-americano – publicou nas redes sociais que ‘é profundamente preocupante ver certos partidos e candidatos continuarem a perturbar o processo eleitoral em Honduras’.

“(…) Qualquer pessoa que obstruir o tentar atrasar o trabalho do CNE enfrentará as consequências. O povo hondurenho já esperou tempo suficiente. Merece um processo transparente, célere e confiável”, ameaçou o escritório estadunidense.

No último fim de semana, o governo norte-americano revogou vistos de autoridades hondurenhas, mediante acusação de suposta interferência no pleito, entre eles o juiz eleitoral Mario Morazán; e o presidente do Congresso Nacional, Luis Redondo. Já o conselheiro Marlon Ochoa teve o pedido de visto negado.

Às vésperas das eleições, em novembro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou suspender ajuda financeira ao país centro-americano, caso o candidato conservador Nasry Tito Asfura não fosse eleito. Além disso, concedeu indulto ao ex-presidente hondurenho Juan Orlando Hernández, que cumpria pena por narcotráfico e lavagem de dinheiro em prisão norte-americana.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

2010,7,2011,1,2012,5,2013,1,2014,41,2015,9,2016,21,2017,3,2018,7,450 anos,1,4G,1,50 anos,1,7 de setembro,1,80 anos,1,A Marcha dos Infames,1,Aarão Brito,1,Aborto,11,Abranet,1,Acre,2,Adenor Gonçalves,5,Adidas,2,Adolescência,4,Adriana Ancelmo,1,Aécio Neves,15,Aeroporto Tom Jobim,1,África,5,África do Sul,4,Agronegócio,3,Água,9,Água potável,1,Águas do Rio,4,Aids,3,Alagoas,1,Alberto Cantalice,3,Alberto Nisman,7,Alejandro Maldonado Aguirre,1,Alejandro Toledo,1,Alemanha,4,Alerj,40,Alesc,1,Alesp,5,Alessandro Molon,3,Alexandre Cardoso,1,Alexandre de Moraes,4,Alexis Tsipras,4,Aliança Batista,1,Alicia Kirchner,1,Alto do Paraíso (RO),1,Álvaro Uribe,2,Amazonas,5,Amazônia,2,Ambulantes,1,América Central,5,América Latina,148,Amijubi,1,AMLO,4,Amor à Vida,1,Amor e Revolução,1,Analfabetismo,1,Anatel,8,Andes,1,Angola,1,Angra dos Reis,1,Anhanguera Educacional,1,Animais,3,Anistia Internacional,1,Aniversário,6,Antonio Ledezma,7,Anvisa,1,Apagão,1,Aquecimento global,1,Arábia Saudita,2,Arena Corinthians,1,Argentina,25,Argos,1,Arlei Rosa,2,Armênia,1,Arquidiocese,1,Article 19,1,Árvore de Natal da Lagoa,2,Ásia,17,Assembleia de Deus,1,ATUALIDADES,180,Aureo Lídio,1,Austrália,1,Áustria,1,Avaaz,1,Avenida Brasil,1,Avianca,1,Avon,1,Azul,1,Babilônia,1,Bahia,7,Baixada Fluminense,12,Banco do Brasil,2,Banco Itaú,1,Banco Mercantil,1,Band,2,Banda larga,5,Bangladesh,1,Barack Obama,6,Barcas,1,Bares e restaurante,1,Barra Mansa,2,Barueri,1,Bayer,1,Beija-Flor,3,Bélgica,1,Belo Horizonte,3,Bento XVI,1,Bernardo Arévalo,1,Bilhete Único,5,Black Bloc,1,Blecaute,1,Bolívia,11,Bolsa Família,3,Boni,1,Bonsucesso,1,Bossa Nova,1,Botucatu,1,Bradesco,6,Brasil,426,Brasília,11,Brazuca,1,BRF Brasil Foods,4,Brics,1,BUC,1,Budismo,1,Buscador,1,Cabo Daciolo,8,Cabo Frio,1,Cabralfobia,1,Caetano Veloso,1,Calor,1,Caminhoneiros,2,Campos dos Goytacazes,2,Canadá,2,Câncer,2,Candomblé,1,Carla Zambelli,1,Carlos Alberto Sardenberg,1,Carlos Lupi,2,Carlos Osório,1,Carmen Aristegui,1,Carnaval,13,Carnavalesca,1,Casamento gay,10,Catalunha,2,Caucaia,1,Caxias do Sul,2,CBF,3,CBMERJ,1,Ceará,11,Cebela,1,Cedae,14,Cederj,1,Celac,1,Celebridades,4,Celso Lisboa,2,Celso Russomano,1,CEP,1,César Maia,3,Cesva,3,CFM,1,CFP,2,Chapecoense,2,Chapeuzinho Vermelho,1,Chapolin,1,Chaves,1,Chávez,3,Chavismo,11,Cheias de Charme,1,Chico Xavier,1,Chile,18,China,14,Chuvas,1,CICAD,1,Cidade do Samba,1,Cinema,1,Ciro Gomes,1,Clarissa Garotinho,1,Claro,3,Cláudia Leitte,1,Claudia Sheinbaum,4,Cláudio Castro,1,Cleptocracia,2,CMRJ,3,CNBB,1,CNI,2,CNJ,4,Coaf,2,Coca-Cola,2,Código de Conduta,1,Colégio Pedro II,2,Colômbia,33,Combustível,2,Compaj,4,Complexo da Maré,8,COMUNICAÇÕES,22,Concurso,1,Congresso,7,Conmebol,2,Constituição,1,Consumidor,10,COP-15,2,COP-16,2,COP30,1,Copa,1,Copa América,1,Copa das Confederações,6,Copa do Mundo,33,Copacabana,3,Cordeiro,2,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,2,Coronavírus,5,Coronel Aginaldo,1,Correios,4,Corrupção,7,Costa Rica,2,Cota racial,1,Covid-19,1,CPI,12,Cremerj,2,Criança,3,Crime,10,Crimes na web,1,Criminalidade,2,Cristina Kirchner,10,Cristo Redentor,2,Crítica,1,Cuba,23,CULTURA,15,CUT,8,Dalai Lama,2,Daniel Ceballos,1,Daniel Guerra,2,Daniel Noboa,4,Daniel Ortega,3,Danilo Gentili,3,DEM,6,Democracia,7,Dica,2,Dicionário inFormal,1,Dilma Rousseff,110,Dina Boluarte,2,Diploma,2,Direitos Humanos,58,Distrito Federal,7,Ditadura,2,Ditadura militar,4,Doença,2,Dom Pedro I,1,Dom Pedro II,1,Domino's,1,Donald Trump,29,Drogas,3,Duque de Caxias,6,Ecuavisa,3,Edir Macedo,5,EDITORIAL,7,Edson Fachin,1,Eduardo Bolsonaro,2,Eduardo Cunha,5,Eduardo Guimarães,1,Eduardo Paes,12,EDUCAÇÃO,348,Edward Snowden,1,Egito,2,Eike Batista,4,El Comercio,1,El Salvador,3,Eleições,51,Embratel,1,Emirados Árabes Unidos,1,EMS,1,Enel,1,Enem,20,Energia,4,Enrique Peña Nieto,7,Equador,16,Escola da Rua,1,Escola Municipal Friedenreich,3,Escolas de Samba,1,Escravidão,1,Escravos de Jó,1,Eslovênia,1,Espanha,9,Espírito Santo,6,ESPORTES,27,Estácio,35,Estado laico,2,Estados Unidos,74,Estelionato,1,Estudantes,1,Etiópia,1,Europa,27,Eurovisión,6,Eutanásia,1,Evo Morales,8,Fabiane Maria de Jesus,1,Facha,1,Faculdade Alfacastelo,1,Faculdade Alvorada,7,Faculdade de São Roque,1,Fades,1,FAIPD,1,Faixa de Gaza,1,Fapan,1,Farc,6,Favela,5,Feira de Santana,1,Felipe Calderón,1,Fênix 2,1,Fernando Haddad,10,Fernando Henrique Cardoso,1,Fernando Lugo,4,Fernando Mac Dowell,1,FGV,1,Fibromialgia,1,Fidel Castro,2,Fifa,9,Filipinas,1,Flamengo,1,Flávio Bolsonaro,4,FMC,4,FMI,2,Fome,1,Força Sindical,2,Foro de São Paulo,3,Fortaleza,2,França,1,Francisco Dornelles,3,Francisco I,3,Fuleco,5,Funk,3,Funkódromo,1,Furnas,1,Futebol,17,Gabriel Monteiro,1,Galileo Educacional,225,Gama Filho,2,Garotinho,5,Gay,14,Geraldo Alckmin,3,Gilberto Gil,1,Glauber Braga,1,Globovisión,1,Glória Perez,2,Goiás,2,Google,9,Google AdWords,2,Grécia,8,GRES Estácio de Sá,2,GRES Grande Rio,1,GRES Império Serrano,2,GRES Mangueira,3,GRES Paraíso do Tuiuti,2,GRES Portela,3,GRES São Clemente,1,GRES Unidos da Tijuca,2,Greve,11,Gripe,2,Groupon,1,Grupo de Lima,2,Guanambi,1,Guapimirim,7,Guarda Municipal,2,Guatemala,8,Guido Mantega,1,Guiné Equatorial,1,Guiné-Bissau,1,Gustavo Petro,4,Haiti,4,Halloween,1,Harry Potter,1,Heello,1,Heinz,1,Heitor Schuch,1,Henrique Capriles,4,Hillary Clinton,2,HIV,3,Holanda,1,Holocausto,1,Homofobia,2,Homossexualidade,2,Honduras,10,Hong Kong,2,Horário de verão,5,Hospitais,1,Hotel Urbano,1,Hoy Ecuador,1,HPV,1,HRW,3,Huatabampo,1,Hugo Chávez,24,Hugo Motta,1,Humor,2,Hypermarcas,1,Idec,1,Iêmen,1,Igreja Católica,12,Iguá Saneamento,3,IMPD,2,Impeachment,7,Imperatriz Leopoldinense,1,Imposto de Renda,4,Imprensa,7,Indenização,1,Independência,1,Índia,6,Indiana,1,Índio da Costa,1,Indonésia,10,Infobae,1,INFORMAÇÃO ÚTIL,12,Inglaterra,4,Ingrid Betancourt,1,Inocência do Islamismo,1,Insaes,1,Inteligência artificial,1,Internet,26,Intervision,2,Irã,4,Iraque,1,Irlanda,3,Islamismo,4,Israel,12,Itaguaí,3,Itália,2,Itamaraty,2,Iuperj,1,Iurd,10,Jabulani,1,Jacob Zuma,1,Jair Bolsonaro,29,Jamal Khashoggi,1,Jandira Feghali,2,Japão,1,Javier Milei,2,JBS,12,Jean Wyllys,3,Jeanine Áñez,1,Jennifer Lopez,1,Jesus Cristo,2,Jimmy Morales,1,Jiu-jitsu,1,João Dória Jr.,3,Joaquim Barbosa,3,Joe Biden,1,Joesley Batista,1,Jogos,1,Jogos da Baixada,1,Jogos Olímpicos,11,Jorge Álvarez Maynez,1,Jorge Glas,1,Jorge Quiroga,1,Jornal Cruzeiro do Sul,1,Jornal do Brasil,1,Jornalismo,16,Jornalismo opinativo,13,José Alencar,1,José Antonio Dias Toffoli,2,José Dirceu,4,José Eduardo Cardozo,1,José Genoíno,1,José Jerí,2,José Luiz Datena,1,José Mojica,1,José Mujica,7,José Serra,2,José Sócrates,1,Joyce Ribeiro,1,Juan Guaidó,1,Juan Manuel Santos,7,Juan Orlando Hernández,1,Julian Assange,2,Justiça,19,Justiça Eleitoral,2,Kamla Persaid,2,Kelly Serra,1,Kroton,11,Leão XIV,1,Lei 43.057,1,Lei 8.069/90,1,Lei 8.078/90,2,Lei 9.504/97,1,Lei da Palmada,1,Lei Menino Bernardo,1,Lenacapavir,1,Leopoldo López,10,LGBTI,1,Liberdade de expressão,16,Light,2,Limonada,1,Língua Portuguesa,1,Livros,2,Lixo,1,Lobão,1,Lobo-mau,1,Luciano Mota,2,Luis Almagro,3,Luis Arce,1,Luiz Cláudio Ribeiro,1,Luiz Fernando Pezão,20,Luiz Sérgio,2,Lula,56,Lumay Barreto,1,Maconha,4,Magé,2,Mangaratiba,1,Manuel Zelaya,3,Maomé,1,Maracanã,3,Maranhão,1,Marcela Temer,1,Marcelo Aguiar,1,Marcelo Crivella,17,Marcelo Freixo,6,Marcelo Madureira,2,Marcha da Família,1,Marcha para Jesus,1,Márcia Tiburi,1,Márcio Catão,2,Marco Civil da Internet,6,Marco Feliciano,7,Maria Corina Machado,2,María Corina Machado,8,Marina Rocha,2,Marina Silva,5,Marisa Formolo,1,Marisa Letícia,1,Marta Suplicy,1,Mate,1,Mato Grosso,2,Mato Grosso do Sul,2,Mayara Petruso,1,MBL,3,MEC,128,Medicamento,1,MEIO AMBIENTE,4,Meleca,1,Mensalão,9,Mercosul,6,Metrô,3,México,58,Michel Temer,51,Michelle Obama,1,Microsoft,6,Mídia,3,Minas Gerais,10,Mineiros,1,Ministério da Família,1,Ministério da Justiça,1,Ministério da Saúde,8,Ministério do Esporte,1,Ministério do Trabalho,1,Ministério Público,22,Miriam Leitão,1,Miss Universo,10,Missão,1,Mitt Romney,1,MNDH,1,Montes Claros,1,Moreira Franco,4,MPL,1,MST,9,Mudanças climáticas,1,MUNDO,312,Museu do Índio,3,Museu Nacional,1,Música,4,Natal,4,Natan Donadon,1,Natureza,1,Nayib Bukele,2,Nazismo,1,NBC,3,Nepal,6,Néstor Kirchner,1,Net,1,Netflix,1,Nextel,1,Ney Matogrosso,1,Nicarágua,10,Nicolás Maduro,41,Nilópolis,1,Niterói,2,Nordeste,4,Noruega,3,Noticiero y Opinión,1,Nova Iguaçu,4,Nova Zelândia,1,Novela,6,Novo,1,Novo site,1,Nuestro México del Futuro,1,Numerologia,2,O Boticário,1,O Globo,1,O Maior Brasileiro de Todos os Tempos,2,OAB,2,OAB-BA,1,OAB-CE,1,OAB-DF,1,OAB-PE,1,OCDE,1,Odebrecht,7,OEA,14,Oi,7,Ônibus,18,ONU,14,Opas,2,Operação Calabar,1,Operação Calicute,4,Operação Carne Fraca,9,Operação Conclave,1,Operação Eficiência,1,Operação Hades,1,Operação Lava-Jato,14,Operação Pausare,1,Operação Recomeço,4,Operação Tergiversação,1,Opinólogo,15,Opinólogo.com,1,Oração do Delegado,1,Ordem,1,Oriente Médio,4,Orlando Silva,1,Oruam,1,Os Cavaleiros do Zodíaco,1,Osama Bin Laden,1,Otan,1,Otto Pérez Molina,4,Ozônio,1,P,1,Pai Nosso,1,PAÍS,80,Palestina,4,PAMC,2,Panamá,4,Papai Noel,1,Paperblog,1,Paquistão,3,Pará,2,Paraguai,9,Paraíba,3,Paraná,6,Paraty,1,Parque Piedade,1,Passagem,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Ezequiel Teixeira,1,Pastor Sargento Isidório,1,Pastor Sebastião,1,Paulinho da Força,3,Paulo Maluf,1,Paz,1,PC do B,6,PDT,1,Peccin Agroindustrial,1,Pedofilia,2,Pedro Fernandes,1,Pedro Paulo,2,Pedro Sánchez,1,Pemex,2,PEN,1,Penguin Random,1,Pentecoste,3,Pernambuco,3,Peru,17,Petrobras,17,Petróleo,2,Petrópolis,2,PHS,1,Piauí,1,Pitbull,1,Pizza,1,Plutão,1,PMB,1,PMDB,35,PNC,1,PNPS,9,Podemos (PTN),2,Polícia,25,POLÍTICA,248,Politicagem,1,Políticos,1,Polvilho,1,Porto Alegre,1,Porto Rico,4,Portugal,11,Portugal Telecom,1,Positivo,2,PP,6,PPS,3,PR,1,PRB,2,Preconceito,2,Prêmio Nobel,4,Previdência,4,Primeira Dama,1,Princesa Isabel,1,Procon-RJ,2,Procriação,1,Programa Mais Médicos,8,Protesto,23,ProUni,2,Provas,1,PRTB,1,PSB,5,PSC,6,PSD,1,PSDB,36,PSDC,1,PSL,2,PSOL,24,PSTU,1,PT,91,PTN,2,Publicidade enganosa,2,PUC-Campinas,1,PUC-Rio,1,PUC-SP,1,PV,1,QG da Propina,1,Rachel Sheherazade,5,Racismo,2,Rafael Correa,4,Randolfe Rodrigues,1,RCTV,2,Recife,1,Rede Globo,5,Rede Record,4,Rede Sustentabilidade,4,Redes Sociais,10,RedeTV!,1,Reforma da Previdência,3,Reforma Ortográfica,1,Reforma Trabalhista,2,Região Serrana,2,Registro.br,2,Reinaldo Azevedo,3,Reino Unido,4,Relações internacionais,1,Religião,47,Renan Calheiros,2,Repsol,1,República Dominicana,4,Ricardo Barros,1,Ricardo Fabris de Abreu,1,Ricardo Lewandowski,1,Ricardo Nunes,1,Ricardo Salinas,1,Ricky Martin,1,Rio de Janeiro,463,Rio Grande do Norte,2,Rio Grande do Sul,10,Rio Info,1,Rio Mais Saneamento,2,Rio+Saneamento,1,Ritonavir,1,RJ,12,Roberto Gómez Bolaños,1,Rocinha,2,Rodrigo Paz,3,Romário,6,Romero Jucá,1,Rondônia,1,Roraima,2,Rosinha Garotinho,1,Royalties,1,RSF,2,RTP,1,Rússia,3,SAAE-RJ,14,Saint Seiya,1,Salário,3,Salve Jorge,2,San José,1,Sandro Matos,1,Saneamento básico,1,Santa Catarina,3,Santa Maria,4,Santo Antônio de Pádua,1,Santos Dumont,1,São João da Barra,1,São João de Meriti,2,São Paulo,47,São Pedro,1,São Sebastião do Alto,1,Sapezal,1,Saquarema,1,Sarampo,1,Saudação,1,SAÚDE,29,SBT,15,Seara,1,Segredo,1,SEGURANÇA,27,SEGURANÇA Polícia,1,Semana Santa,1,Senac,18,Senado,5,Sepe/RJ,2,Ser Educacional,7,Sérgio Cabral,15,Sergio Massa,2,Sérgio Moro,5,Sergipe,1,Sete,1,Setec,1,Sexo,1,Shopping Nova América,2,Silas Malafaia,8,Sílvio Santos,1,SinMed/RJ,14,Sinpro-Rio,58,SIP,1,Sisu,2,Site,1,Sky,1,Sociedade Brasileira de Instrução,1,Solidariedade,3,Sony,1,Sophia Fernandes,1,Sorocaba,1,SP,3,STF,22,Sub-20,1,Suécia,1,Suesc,6,Suíça,3,Suipa,1,SuperVia,3,Tailândia,5,Tarcísio de Freitas,1,Tarcísio Motta,3,Táxi,1,Teatro,1,Tecnologia,4,Teleamazonas,1,Telebras,1,Telefonia,4,Telefónica,3,Teleton,1,Televisa,4,Telluride Foundation,1,Teori Zavascki,1,Teresópolis,3,Terra Empresas,3,Terremoto,26,Terrorismo,2,Tibete,3,Tigo,3,Tim,4,Tiririca,3,Tirulipa,1,Titanic,1,TJRJ,2,Tocantins,1,Trabalho,4,Trânsito,1,TRANSPORTES,19,TRE-AL,1,TRE-RJ,2,Trem,4,Trinidad e Tobago,2,Tsunami,3,Turquia,5,TV Aparecida,1,TVE,1,Twitter,1,Uber,1,UBM,1,Ucam,22,UCS,1,Udesc,1,Uefa,1,Uerj,6,Uezo,1,Ufal,1,UFRJ,2,UFSM,4,Uganda,1,UGF,233,Unasul,7,UNE,8,Unesp,1,Unicamp,1,Uniesp,13,Unifieo,2,Unig,1,Unigranrio,4,Uninove,1,Unisuam,2,Unitau,1,UniverCidade,236,Universidade Brasil,1,Universidade Lusófona,1,Universidade Santa Úrsula,4,Universidades,4,Universidades federais,1,Univisión,5,Unoeste,1,Uol,1,UPP,4,Uruguai,13,UVA,23,Vacinação,4,Vaio,1,Valdemiro Santiago,2,Vaticano,4,Vatileaks,1,Veja,1,Velox,1,Venezuela,100,Vestibular,1,Vietnã,1,Vigilância Sanitária,1,Vinícius e Tom,1,Violência,3,Viradouro,1,Vivo,4,Votação,2,Warner Bros,1,Washington Reis,4,Webesteira,1,Wikileaks,6,Wikipédia,3,Wilson Witzel,3,Wom,1,Woody Allen,1,Xóchitl Gálvez,1,Xuxa,2,Yoani Sánchez,1,YoSoy132Media,1,You Tube,6,Ypê,1,YPF,1,Zito,3,Zuzeco,1,
ltr
item
Opinólogo - Jornalismo Opinativo: Honduras: duas conselheiras eleitorais se escondem em meio à demora na contagem de votos
Honduras: duas conselheiras eleitorais se escondem em meio à demora na contagem de votos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3kqHj-6gc0YrVKg9r8xU6Ives1eYMYUXkzq9QVR3BkUIACQbRAh4rEZxUB4c6w6FoJ0sISoTgwShfppp4tBfnW9EL28B_1-2lzB2N-XeAyQImOL_GKEySkq7Vt2pJmfBVjLyIeDj1Lbmdz657afCTgJrOypqNKDkp8L7zZuyQ_cKjBCmsYBGEc3ZALZY/w640-h426/cossette%20alejandra%20e%20ana%20paola%20honduras%20002%20okok.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3kqHj-6gc0YrVKg9r8xU6Ives1eYMYUXkzq9QVR3BkUIACQbRAh4rEZxUB4c6w6FoJ0sISoTgwShfppp4tBfnW9EL28B_1-2lzB2N-XeAyQImOL_GKEySkq7Vt2pJmfBVjLyIeDj1Lbmdz657afCTgJrOypqNKDkp8L7zZuyQ_cKjBCmsYBGEc3ZALZY/s72-w640-c-h426/cossette%20alejandra%20e%20ana%20paola%20honduras%20002%20okok.jpg
Opinólogo - Jornalismo Opinativo
https://www.opinologo.com.br/2025/12/honduras-duas-conselheiras-eleitorais-se-escondem-em-meio-a-demora-na-contagem-de-votos.html
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/2025/12/honduras-duas-conselheiras-eleitorais-se-escondem-em-meio-a-demora-na-contagem-de-votos.html
true
5480391970516636544
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Clique para ver Responder Cancelar resposta Deletar By Home PAGES POSTS Clique para ver tudo sobre esta editoria Recomendada para você LABEL ARCHIVE Buscador ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para a Página Incial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy