A criminalidade no Brasil ganha novos CEPs

Domingo, 12 de outubro de 2025 Mais de 12 mil favelas brasileiras passam a ter código de endereçamento postal, mas em várias delas os morado...

Domingo, 12 de outubro de 2025

Mais de 12 mil favelas brasileiras passam a ter código de endereçamento postal, mas em várias delas os moradores continuam sem direito de receber encomendas

Imagem: Tânia Rêgo - Agência Brasil - Arquivo
Imagem aérea do Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, em 2024
Imagem aérea do Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, em 2024

CEP para Todos, PAC e inclusão social


Todas as 12.348 favelas e comunidades urbanas do Brasil agora contam com um Código de Endereçamento Postal (CEP) geral. O anúncio foi feito pelo governo federal durante o ‘Seminário da Moradia ao Território: reconhecendo as periferias brasileiras’, na última quarta-feira (8/10).

A iniciativa, inserida no programa CEP para Todos, faz parte do programa Periferia Viva, que foi lançado em novembro de 2024 numa parceria entre o Ministério das Cidades, os Correios e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Mais do que um número, ter CEP é dignidade para as pessoas que estão nas periferias e não tinham acesso ao básico, como levar seus filhos a um posto de saúde próximo de casa. Essa é mais uma dívida histórica que está sendo reparada pelo governo federal”, comentou o ministro das Cidades, Jader Filho.

O Censo 2022 – realizado pelo IBGE – revelou que 16 milhões de cidadãos vivem em periferias espalhadas por 656 municípios e que esses moradores representam 8,1% da população brasileira. Os dados também mostraram que 72,9% dos habitantes da nação sul-americana são negros e pardos.

“Mais que a satisfação de ver esse trabalho concretizado, é uma honra testemunhar a política pública chegando a quem realmente precisa. Estamos reparando um erro que demorou mais de 500 anos para ser corrigido e não vamos parar. O CEP é só uma parte da nossa proposta de inclusão para garantir dignidade às pessoas que moram nas favelas”, declarou o secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões.

A primeira meta do CEP para Todos foi implementada com mais de um ano de antecedência, tendo em vista que a previsão para ser concluída era até o final de 2026. A segunda meta será fazer um mapeamento de ruas, becos e vielas. A implantação desses CEPs começará nos 59 territórios do Periferia Viva, que somam mais de 300 favelas e comunidades urbanas. Ao menos 765 códigos postais já foram criados no país, sendo 279 em comunidades do Complexo da Maré, Zona Norte do Rio.

A terceira e última etapa será a de criar agências ou postos físicos dos Correios para 100 favelas, conforme as particularidades e dificuldades enfrentadas pelos moradores. O programa Periferia Viva está vinculado ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, que prevê a urbanização e regularização fundiária de regiões de periferia.

Imagem: Gabriel Oliveira - Ministério das Cidades
O CEP facilita o trabalho dos entregadores e na regularização fundiária

Vale destacar que em várias comunidades cada rua já tem seu próprio código postal. A nova medida busca corrigir certas distorções, facilitar o trabalho de carteiros e demais entregadores e a regularizar imóveis perante os órgãos competentes.

Em 2019, o então prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), sancionou a Lei Municipal nº 6.618/2019, autorizando o uso de estabelecimentos geridos pela própria administração, como unidades de ensino, postos de saúde e vilas olímpicas, por exemplo, em favelas cariocas, para o recebimento de encomendas por parte dos moradores. Não se tem notícia de que, de fato, isso tenha sido implementado ou se ficou só no ‘se’, tendo em vista que no Brasil algumas leis pegam, outras não.

A origem da favela


O termo ‘favela’ começou a ser utilizado pelo IBGE em 1950. Em 1991, foi substituído por ‘aglomerações subnormais’. Já no último censo, optou-se por adotar ‘comunidades urbanas’, cuja denominação foi discutida com movimentos sociais, órgãos governamentais e comunidades acadêmicas.

O termo ‘favela’ se remete ao nome de uma planta que causava irritação em contato com a pele. Com a demolição do Cortiço Cabeça de Porco nas vizinhas da Central do Brasil, no Centro do Rio, por parte do então prefeito Cândido Barata Ribeiro, no final do século XIX – pós Lei Áurea e início do Brasil republicano –, muitos moradores ocuparam uma região próxima com essa vasta vegetação. O local passou a ser chamado de Morro da Previdência e, posteriormente, Morro da Favela, tornando-se a primeira favela do país e ocupada por ex-escravos e ex-combatentes da Guerra de Canudos.

O Dia da Favela é celebrado em 4 de novembro. A escolha da data se deve ao fato de que a expressão ‘favela’ foi usada pela primeira vez num documento da polícia, de forma pejorativa, em 1900, para se referir ao Morro da Providência.

Favela: resistência e violência


A favela surgiu como um movimento de sobrevivência e de resistência na busca por moradia, numa época que o Rio de Janeiro era a capital do Brasil. Mais de 120 anos se passaram, e ela continua sendo um marco de resistência popular por inúmeros motivos.

A favela nasceu como resultado do abandono e da negligência do Estado para com essas populações vulneráveis, que, desde então, continuam sofrendo das mesmas mazelas sociais decorrentes da incapacidade ou morosidade na implementação de políticas públicas sociais e de inclusão social que visem garantir mais acesso à saúde, à educação, ao saneamento básico, à habitação, à segurança pública e a demais elementos que configurem a possibilidade de se ter uma vida digna.

Para além disso, a favela é o berço da marginalização social. Os moradores estão largados à própria sorte e continuam resistindo ao abandono estatal em meio ao poderio de narcotraficantes e milicianos no controle de territórios. Não é preciso se aprofundar, aqui, sobre extorsões praticadas contra essas populações, como taxa de segurança, sobrepreço em produtos como água mineral, gás de cozinha, entre outros, e a oferta quase que exclusiva de serviços clandestinos como internet, TV a cabo e mototáxi, por exemplo. Tudo isso é amplamente noticiado na imprensa e pode ser encontrado na web sem que haja necessidade de se comprovar o que está sendo dito.

Um código de endereçamento postal não resolverá os problemas das favelas, quando muitos habitantes sequer conseguem receber encomendas ou mercadorias, porque as transportadoras não atendem determinadas localidades dominadas pelo poder paralelo. A dignidade dessas populações vai muito além de um CEP. É constrangedor quando um morador tenta pegar um táxi ou um serviço de transporte por aplicativo, e o motorista informa que não entra na comunidade ou então rejeita a corrida.

Em certas comunidades controladas por organizações criminosas, há relatos de que os moradores são obrigados a pagar uma taxa para receberem uma carta ou encomenda na qual deveria ser de direito, porque os Correios – serviço oficial de entrega –, simplesmente, não conseguem chegar até seus reais destinatários. Era o caso, por exemplo, da Muzema, na Zona Sudoeste do Rio, cujo ‘monopólio’ do serviço estava nas mãos de milicianos, conforme reportagem do portal G1 em 2022. Naquele mesmo ano, o Ministério Público Federal (MPF) havia instaurado um inquérito para apurar se a estatal teria, supostamente, firmado algum tipo de acordo com um grupo paramilitar de Guaratiba, Zona Oeste, para terceirizar as entregas, publicou o Metrópoles. Entretanto, não se sabe o andamento dessas investigações.

O fato de ruas de periferias lograrem novos códigos postais, individuais ou coletivos, não significa que a favela esteja vencendo, e sim que a criminalidade ganha novos CEPs no Brasil, porque não se resolve os efeitos da exclusão social sem antes solucionar as causas. Não dá nem para classificar isso como medida paliativa. No fundo, busca-se induzir essas populações vítimas a uma falsa sensação de pertencimento.

Convém salientar que o enfrentamento direto à violência e à criminalidade é atribuição dos governos distrital e estaduais. Ao governo federal cabe colaborar com esses entes e combater organizações criminosas em delitos interestaduais e transnacionais em regiões fronteiriças e em estradas e rodovias federais.

No mais, e para quem acredita, resta rezar neste domingo (12) à Nossa Senhora Aparecida – padroeira do Brasil –, em seu dia, por proteção e intercessão divina contra a opressão sofrida diuturnamente por mais de 16 milhões de moradores das mais de 12 mil favelas brasileiras.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

2010,7,2011,1,2012,5,2013,1,2014,41,2015,9,2016,21,2017,3,2018,7,450 anos,1,4G,1,50 anos,1,7 de setembro,1,80 anos,1,A Marcha dos Infames,1,Aborto,10,Abranet,1,Acre,2,Adenor Gonçalves,5,Adidas,2,Adolescência,4,Adriana Ancelmo,1,Aécio Neves,14,Aeroporto Tom Jobim,1,África,5,África do Sul,4,Agronegócio,3,Água,9,Água potável,1,Águas do Rio,4,Aids,3,Alberto Cantalice,3,Alberto Nisman,7,Alejandro Maldonado Aguirre,1,Alejandro Toledo,1,Alemanha,4,Alerj,40,Alesp,5,Alessandro Molon,3,Alexandre Cardoso,1,Alexandre de Moraes,2,Alexis Tsipras,4,Aliança Batista,1,Alicia Kirchner,1,Alto do Paraíso (RO),1,Álvaro Uribe,2,Amazonas,4,Amazônia,1,Ambulantes,1,América Central,5,América Latina,142,Amijubi,1,AMLO,4,Amor à Vida,1,Amor e Revolução,1,Analfabetismo,1,Anatel,8,Andes,1,Angola,1,Angra dos Reis,1,Anhanguera Educacional,1,Animais,3,Anistia Internacional,1,Aniversário,6,Antonio Ledezma,7,Apagão,1,Aquecimento global,1,Arábia Saudita,2,Arena Corinthians,1,Argentina,21,Argos,1,Arlei Rosa,2,Armênia,1,Arquidiocese,1,Article 19,1,Árvore de Natal da Lagoa,2,Ásia,17,Assembleia de Deus,1,ATUALIDADES,174,Aureo Lídio,1,Austrália,1,Avaaz,1,Avenida Brasil,1,Avianca,1,Avon,1,Azul,1,Babilônia,1,Bahia,7,Baixada Fluminense,10,Banco do Brasil,2,Banco Itaú,1,Banco Mercantil,1,Band,2,Banda larga,5,Bangladesh,1,Barack Obama,6,Barcas,1,Bares e restaurante,1,Barra Mansa,2,Barueri,1,Bayer,1,Beija-Flor,3,Belo Horizonte,3,Bento XVI,1,Bilhete Único,4,Black Bloc,1,Blecaute,1,Bolívia,9,Bolsa Família,3,Boni,1,Bonsucesso,1,Bossa Nova,1,Botucatu,1,Bradesco,6,Brasil,410,Brasília,11,Brazuca,1,BRF Brasil Foods,4,Brics,1,BUC,1,Budismo,1,Buscador,1,Cabo Daciolo,8,Cabo Frio,1,Cabralfobia,1,Caetano Veloso,1,Calor,1,Caminhoneiros,2,Campos dos Goytacazes,2,Canadá,1,Câncer,2,Candomblé,1,Carla Zambelli,1,Carlos Alberto Sardenberg,1,Carlos Lupi,2,Carlos Osório,1,Carmen Aristegui,1,Carnaval,13,Carnavalesca,1,Casamento gay,10,Catalunha,2,Caucaia,1,Caxias do Sul,2,CBF,3,CBMERJ,1,Ceará,11,Cebela,1,Cedae,13,Cederj,1,Celac,1,Celebridades,4,Celso Lisboa,2,Celso Russomano,1,CEP,1,César Maia,3,Cesva,3,CFM,1,CFP,2,Chapecoense,2,Chapeuzinho Vermelho,1,Chapolin,1,Chaves,1,Chávez,3,Chavismo,11,Cheias de Charme,1,Chico Xavier,1,Chile,16,China,13,Chuvas,1,CICAD,1,Cidade do Samba,1,Ciro Gomes,1,Clarissa Garotinho,1,Claro,3,Cláudia Leitte,1,Claudia Sheinbaum,1,Cleptocracia,2,CMRJ,3,CNBB,1,CNI,2,CNJ,4,Coaf,2,Coca-Cola,2,Código de Conduta,1,Colégio Pedro II,2,Colômbia,30,Combustível,2,Compaj,4,Complexo da Maré,8,COMUNICAÇÕES,21,Concurso,1,Congresso,7,Conmebol,1,Constituição,1,Consumidor,10,COP-15,2,COP-16,2,COP30,1,Copa,1,Copa América,1,Copa das Confederações,6,Copa do Mundo,33,Copacabana,3,Cordeiro,1,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,2,Coronavírus,5,Coronel Aginaldo,1,Correios,4,Corrupção,7,Costa Rica,2,Cota racial,1,Covid-19,1,CPI,12,Cremerj,2,Criança,3,Crime,10,Crimes na web,1,Criminalidade,1,Cristina Kirchner,10,Cristo Redentor,2,Crítica,1,Cuba,20,CULTURA,12,CUT,8,Dalai Lama,2,Daniel Ceballos,1,Daniel Guerra,2,Daniel Noboa,3,Daniel Ortega,3,Danilo Gentili,3,DEM,6,Democracia,5,Dica,2,Dicionário inFormal,1,Dilma Rousseff,110,Dina Boluarte,2,Diploma,2,Direitos Humanos,45,Distrito Federal,7,Ditadura,2,Ditadura militar,4,Doença,1,Dom Pedro I,1,Dom Pedro II,1,Domino's,1,Donald Trump,22,Drogas,2,Duque de Caxias,6,Ecuavisa,3,Edir Macedo,5,EDITORIAL,6,Edson Fachin,1,Eduardo Bolsonaro,1,Eduardo Cunha,5,Eduardo Guimarães,1,Eduardo Paes,12,EDUCAÇÃO,342,Edward Snowden,1,Egito,2,Eike Batista,4,El Comercio,1,El Salvador,3,Eleições,51,Embratel,1,Emirados Árabes Unidos,1,EMS,1,Enel,1,Enem,20,Energia,4,Enrique Peña Nieto,7,Equador,13,Escola da Rua,1,Escola Municipal Friedenreich,3,Escolas de Samba,1,Escravidão,1,Escravos de Jó,1,Espanha,7,Espírito Santo,6,ESPORTES,27,Estácio,35,Estado laico,2,Estados Unidos,58,Estelionato,1,Estudantes,1,Etiópia,1,Europa,19,Eurovisión,2,Eutanásia,1,Evo Morales,6,Fabiane Maria de Jesus,1,Facha,1,Faculdade Alfacastelo,1,Faculdade Alvorada,7,Faculdade de São Roque,1,Fades,1,FAIPD,1,Faixa de Gaza,1,Fapan,1,Farc,6,Favela,4,Feira de Santana,1,Felipe Calderón,1,Fênix 2,1,Fernando Haddad,10,Fernando Henrique Cardoso,1,Fernando Lugo,4,Fernando Mac Dowell,1,FGV,1,Fibromialgia,1,Fidel Castro,2,Fifa,8,Filipinas,1,Flamengo,1,Flávio Bolsonaro,4,FMC,4,FMI,2,Força Sindical,2,Foro de São Paulo,3,Fortaleza,2,França,1,Francisco Dornelles,3,Francisco I,3,Fuleco,5,Funk,3,Funkódromo,1,Furnas,1,Futebol,14,Galileo Educacional,223,Gama Filho,1,Garotinho,5,Gay,14,Geraldo Alckmin,2,Gilberto Gil,1,Globovisión,1,Glória Perez,2,Goiás,2,Google,9,Google AdWords,2,Grécia,8,GRES Estácio de Sá,2,GRES Grande Rio,1,GRES Império Serrano,2,GRES Mangueira,3,GRES Paraíso do Tuiuti,2,GRES Portela,3,GRES São Clemente,1,GRES Unidos da Tijuca,2,Greve,11,Gripe,2,Groupon,1,Grupo de Lima,2,Guanambi,1,Guapimirim,5,Guarda Municipal,2,Guatemala,7,Guido Mantega,1,Guiné Equatorial,1,Guiné-Bissau,1,Gustavo Petro,4,Haiti,3,Halloween,1,Harry Potter,1,Heello,1,Heinz,1,Heitor Schuch,1,Henrique Capriles,4,Hillary Clinton,2,HIV,3,Holocausto,1,Homofobia,2,Homossexualidade,2,Honduras,6,Hong Kong,2,Horário de verão,5,Hospitais,1,Hotel Urbano,1,Hoy Ecuador,1,HPV,1,HRW,3,Huatabampo,1,Hugo Chávez,24,Humor,2,Hypermarcas,1,Idec,1,Iêmen,1,Igreja Católica,12,Iguá Saneamento,3,IMPD,2,Impeachment,7,Imperatriz Leopoldinense,1,Imposto de Renda,4,Imprensa,5,Indenização,1,Independência,1,Índia,6,Indiana,1,Índio da Costa,1,Indonésia,10,Infobae,1,INFORMAÇÃO ÚTIL,12,Inglaterra,4,Ingrid Betancourt,1,Inocência do Islamismo,1,Insaes,1,Internet,25,Intervision,2,Irã,4,Iraque,1,Irlanda,1,Islamismo,4,Israel,7,Itaguaí,2,Itália,1,Itamaraty,2,Iuperj,1,Iurd,10,Jabulani,1,Jacob Zuma,1,Jair Bolsonaro,27,Jamal Khashoggi,1,Jandira Feghali,2,Japão,1,Javier Milei,2,JBS,12,Jean Wyllys,3,Jennifer Lopez,1,Jesus Cristo,2,Jimmy Morales,1,Jiu-jitsu,1,João Dória Jr.,3,Joaquim Barbosa,3,Joe Biden,1,Joesley Batista,1,Jogos,1,Jogos da Baixada,1,Jogos Olímpicos,11,Jorge Álvarez Maynez,1,Jorge Glas,1,Jorge Quiroga,1,Jornal Cruzeiro do Sul,1,Jornal do Brasil,1,Jornalismo,16,Jornalismo opinativo,12,José Alencar,1,José Antonio Dias Toffoli,2,José Dirceu,4,José Eduardo Cardozo,1,José Genoíno,1,José Jerí,1,José Luiz Datena,1,José Mojica,1,José Mujica,7,José Serra,2,José Sócrates,1,Joyce Ribeiro,1,Juan Guaidó,1,Juan Manuel Santos,7,Julian Assange,2,Justiça,8,Kamla Persaid,2,Kelly Serra,1,Kroton,11,Leão XIV,1,Lei 43.057,1,Lei 8.069/90,1,Lei 8.078/90,2,Lei 9.504/97,1,Lei da Palmada,1,Lei Menino Bernardo,1,Lenacapavir,1,Leopoldo López,10,Liberdade de expressão,16,Light,2,Limonada,1,Língua Portuguesa,1,Livros,2,Lixo,1,Lobão,1,Lobo-mau,1,Luciano Mota,2,Luis Almagro,3,Luis Arce,1,Luiz Fernando Pezão,20,Luiz Sérgio,2,Lula,50,Lumay Barreto,1,Maconha,4,Magé,2,Manuel Zelaya,3,Maomé,1,Maracanã,3,Maranhão,1,Marcela Temer,1,Marcelo Aguiar,1,Marcelo Crivella,17,Marcelo Freixo,6,Marcelo Madureira,2,Marcha da Família,1,Marcha para Jesus,1,Márcia Tiburi,1,Márcio Catão,2,Marco Civil da Internet,6,Marco Feliciano,7,Maria Corina Machado,2,María Corina Machado,6,Marina Rocha,2,Marina Silva,5,Marisa Formolo,1,Marisa Letícia,1,Marta Suplicy,1,Mate,1,Mato Grosso,2,Mato Grosso do Sul,1,Mayara Petruso,1,MBL,2,MEC,128,Medicamento,1,MEIO AMBIENTE,3,Meleca,1,Mensalão,9,Mercosul,6,Metrô,3,México,41,Michel Temer,51,Michelle Obama,1,Microsoft,6,Mídia,3,Minas Gerais,10,Mineiros,1,Ministério da Família,1,Ministério da Justiça,1,Ministério da Saúde,8,Ministério do Esporte,1,Ministério do Trabalho,1,Ministério Público,14,Miriam Leitão,1,Miss Universo,5,Mitt Romney,1,MNDH,1,Montes Claros,1,Moreira Franco,4,MPL,1,MST,9,Mudanças climáticas,1,MUNDO,258,Museu do Índio,3,Museu Nacional,1,Música,1,Natal,2,Natan Donadon,1,Natureza,1,Nayib Bukele,2,Nazismo,1,NBC,3,Nepal,6,Néstor Kirchner,1,Net,1,Nextel,1,Ney Matogrosso,1,Nicarágua,9,Nicolás Maduro,40,Nilópolis,1,Niterói,2,Nordeste,4,Noruega,2,Noticiero y Opinión,1,Nova Iguaçu,1,Nova Zelândia,1,Novela,5,Novo,1,Novo site,1,Nuestro México del Futuro,1,Numerologia,2,O Boticário,1,O Globo,1,O Maior Brasileiro de Todos os Tempos,2,OAB,2,OAB-BA,1,OAB-CE,1,OAB-DF,1,OAB-PE,1,OCDE,1,Odebrecht,7,OEA,10,Oi,7,Ônibus,17,ONU,14,Opas,1,Operação Calabar,1,Operação Calicute,4,Operação Carne Fraca,9,Operação Conclave,1,Operação Eficiência,1,Operação Hades,1,Operação Lava-Jato,14,Operação Pausare,1,Operação Recomeço,4,Operação Tergiversação,1,Opinólogo,14,Opinólogo.com,1,Oração do Delegado,1,Ordem,1,Oriente Médio,4,Orlando Silva,1,Oruam,1,Os Cavaleiros do Zodíaco,1,Osama Bin Laden,1,Otan,1,Otto Pérez Molina,4,Ozônio,1,P,1,Pai Nosso,1,PAÍS,79,Palestina,3,PAMC,2,Panamá,4,Papai Noel,1,Paperblog,1,Paquistão,3,Pará,2,Paraguai,8,Paraíba,3,Paraná,6,Paraty,1,Parque Piedade,1,Passagem,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Ezequiel Teixeira,1,Pastor Sargento Isidório,1,Pastor Sebastião,1,Paulinho da Força,3,Paulo Maluf,1,Paz,1,PC do B,6,PDT,1,Peccin Agroindustrial,1,Pedofilia,2,Pedro Fernandes,1,Pedro Paulo,2,Pemex,2,PEN,1,Penguin Random,1,Pentecoste,3,Pernambuco,3,Peru,11,Petrobras,17,Petróleo,2,Petrópolis,2,PHS,1,Pitbull,1,Pizza,1,Plutão,1,PMB,1,PMDB,35,PNC,1,PNPS,9,Podemos (PTN),2,Polícia,14,POLÍTICA,240,Politicagem,1,Políticos,1,Polvilho,1,Porto Alegre,1,Porto Rico,2,Portugal,9,Portugal Telecom,1,Positivo,2,PP,6,PPS,3,PR,1,PRB,2,Preconceito,2,Prêmio Nobel,3,Previdência,4,Primeira Dama,1,Princesa Isabel,1,Procon-RJ,2,Procriação,1,Programa Mais Médicos,8,Protesto,22,ProUni,2,Provas,1,PRTB,1,PSB,5,PSC,6,PSD,1,PSDB,35,PSDC,1,PSL,2,PSOL,24,PSTU,1,PT,90,PTN,2,Publicidade enganosa,2,PUC-Campinas,1,PUC-Rio,1,PUC-SP,1,PV,1,QG da Propina,1,Rachel Sheherazade,5,Racismo,2,Rafael Correa,4,Randolfe Rodrigues,1,RCTV,2,Recife,1,Rede Globo,4,Rede Record,4,Rede Sustentabilidade,4,Redes Sociais,8,RedeTV!,1,Reforma da Previdência,3,Reforma Ortográfica,1,Reforma Trabalhista,2,Região Serrana,2,Registro.br,2,Reinaldo Azevedo,3,Reino Unido,4,Relações internacionais,1,Religião,45,Renan Calheiros,2,Repsol,1,República Dominicana,2,Ricardo Barros,1,Ricardo Fabris de Abreu,1,Ricardo Lewandowski,1,Ricky Martin,1,Rio de Janeiro,453,Rio Grande do Norte,2,Rio Grande do Sul,9,Rio Info,1,Rio Mais Saneamento,2,Rio+Saneamento,1,Ritonavir,1,RJ,12,Roberto Gómez Bolaños,1,Rocinha,2,Rodrigo Paz,1,Romário,6,Romero Jucá,1,Rondônia,1,Roraima,2,Rosinha Garotinho,1,Royalties,1,RSF,2,RTP,1,Rússia,3,SAAE-RJ,14,Saint Seiya,1,Salário,3,Salve Jorge,2,San José,1,Sandro Matos,1,Saneamento básico,1,Santa Catarina,2,Santa Maria,4,Santo Antônio de Pádua,1,Santos Dumont,1,São João da Barra,1,São João de Meriti,2,São Paulo,47,São Pedro,1,São Sebastião do Alto,1,Sapezal,1,Saquarema,1,Saudação,1,SAÚDE,28,SBT,14,Seara,1,Segredo,1,SEGURANÇA,24,SEGURANÇA Polícia,1,Semana Santa,1,Senac,18,Senado,5,Sepe/RJ,2,Ser Educacional,7,Sérgio Cabral,15,Sergio Massa,2,Sérgio Moro,5,Sergipe,1,Sete,1,Setec,1,Sexo,1,Shopping Nova América,2,Silas Malafaia,8,Sílvio Santos,1,SinMed/RJ,14,Sinpro-Rio,58,SIP,1,Sisu,2,Site,1,Sky,1,Sociedade Brasileira de Instrução,1,Solidariedade,3,Sony,1,Sophia Fernandes,1,Sorocaba,1,SP,3,STF,21,Sub-20,1,Suécia,1,Suesc,6,Suíça,2,Suipa,1,SuperVia,3,Tarcísio Motta,3,Táxi,1,Tecnologia,2,Teleamazonas,1,Telefonia,2,Telefónica,1,Teleton,1,Televisa,4,Telluride Foundation,1,Teori Zavascki,1,Teresópolis,3,Terra Empresas,3,Terremoto,26,Terrorismo,2,Tibete,3,Tigo,1,Tim,4,Tiririca,3,Tirulipa,1,Titanic,1,TJRJ,2,Tocantins,1,Trabalho,4,Trânsito,1,TRANSPORTES,17,TRE-AL,1,TRE-RJ,2,Trem,4,Trinidad e Tobago,2,Tsunami,3,Turquia,5,TV Aparecida,1,TVE,1,Twitter,1,Uber,1,UBM,1,Ucam,22,Uerj,6,Uezo,1,UFRJ,1,UFSM,4,Uganda,1,UGF,232,Unasul,7,UNE,8,Unesp,1,Unicamp,1,Uniesp,13,Unifieo,2,Unig,1,Unigranrio,4,Uninove,1,Unisuam,2,Unitau,1,UniverCidade,234,Universidade Brasil,1,Universidade Lusófona,1,Universidade Santa Úrsula,4,Universidades,3,Universidades federais,1,Univisión,5,Unoeste,1,Uol,1,UPP,4,Uruguai,11,UVA,23,Vacinação,4,Vaio,1,Valdemiro Santiago,2,Vaticano,4,Vatileaks,1,Veja,1,Velox,1,Venezuela,92,Vestibular,1,Vietnã,1,Vigilância Sanitária,1,Vinícius e Tom,1,Violência,3,Viradouro,1,Vivo,4,Votação,2,Washington Reis,4,Webesteira,1,Wikileaks,6,Wikipédia,3,Wilson Witzel,3,Wom,1,Woody Allen,1,Xóchitl Gálvez,1,Xuxa,2,Yoani Sánchez,1,YoSoy132Media,1,You Tube,6,YPF,1,Zito,3,Zuzeco,1,
ltr
item
Opinólogo - Jornalismo Opinativo: A criminalidade no Brasil ganha novos CEPs
A criminalidade no Brasil ganha novos CEPs
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMvsQd5lSSG0ukuGa9W9hiSyMpEFuviMWW8l1-ifWJuBbuJ-ksfnXnXPdUnFMwHz541q-pDheyKbgqzUyEdz-jJ88NJ29aIIYTJr1xxzgsnz7uIH7W_SxQQXgZLngkWN9j61BcfFavp21QZSxMHnc0_wmFhc-NikJUQIq7OEZSN1hQUDHRm-P5Zpkv55k/w640-h480/complexo%20do%20alemao%20001.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMvsQd5lSSG0ukuGa9W9hiSyMpEFuviMWW8l1-ifWJuBbuJ-ksfnXnXPdUnFMwHz541q-pDheyKbgqzUyEdz-jJ88NJ29aIIYTJr1xxzgsnz7uIH7W_SxQQXgZLngkWN9j61BcfFavp21QZSxMHnc0_wmFhc-NikJUQIq7OEZSN1hQUDHRm-P5Zpkv55k/s72-w640-c-h480/complexo%20do%20alemao%20001.png
Opinólogo - Jornalismo Opinativo
https://www.opinologo.com.br/2025/10/a-criminalidade-no-brasil-ganha-novos-ceps.html
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/2025/10/a-criminalidade-no-brasil-ganha-novos-ceps.html
true
5480391970516636544
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Clique para ver Responder Cancelar resposta Deletar By Home PAGES POSTS Clique para ver tudo sobre esta editoria Recomendada para você LABEL ARCHIVE Buscador ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para a Página Incial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy