“Pacificação”: a indulgência dos pecados na política

Domingo, 21 de setembro de 2025 Pesquisas de opinião mostram que mais da metade dos entrevistados é contra anistiar os réus do 8 de janeiro ...

Domingo, 21 de setembro de 2025

Pesquisas de opinião mostram que mais da metade dos entrevistados é contra anistiar os réus do 8 de janeiro de 2023; em protesto a duas propostas de emenda constitucional que tramitam no Congresso, milhares de brasileiros foram às ruas protestar contra os textos

Imagem: Tânia Rêgo - Agência Brasil
Em Copacabana, assim como em outras partes do Brasil, o mantra foi “pacificação”

Fábrica de crises políticas


Sempre que o Brasil enfrenta uma grave crise política, com reflexos econômicos, sociais e jurídicos, surgem algumas forças do mal, oportunistas e travestidas de mensageiras da paz, que se colocam como interlocutoras de um processo de “pacificação” do país para problemas que a própria classe política criou e/ou continua instigando. E desta vez, não seria diferente. O motivo gira em torno de uma proposta de emenda constitucional (PEC) para anistiar golpistas de extrema direita que vandalizaram e/ou orquestraram plano de invasão à sede dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Essa crise política foi gestada ainda durante o governo de Jair Bolsonaro (PL-RJ), com discursos voltados à militância para desacreditar as urnas eletrônicas e a lisura do processo eleitoral, além de críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a alguns de seus juízes. Durante o desfile de Independência de 2021, chamou Alexandre de Moraes de “canalha” e fez ameaças ao então presidente da corte, ministro Luiz Fux, para que “enquadrasse” o colega de magistratura. Ademais, não reconheceu a derrota nas eleições de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) e deixou o país dias antes de concluir o mandato, como se fosse um foragido da lei, para não ter de passar a faixa presidencial ao sucessor.

Mesmo diante das evidências, Luiz Fux optou por votar contra a condenação de Jair Bolsonaro (PL-RJ), contrariando os demais ministros num discurso cansativo que durou mais de 12 horas. Como disse recentemente o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, em entrevista à Rádio CBN, “o Fux lavou nossa alma”. O posicionamento do magistrado tem servido de base para que o governo norte-americano continue ameaçando juízes brasileiros que votaram a favor de punir o ex-capitão do Exército.

Encurralados diante do julgamento dos golpistas e do 8 de janeiro de 2023, a tática bolsonarista foi fabricar nova crise política ou agravar a já existente. Seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se licenciou em março deste ano do mandato de deputado federal pelo período de 120 dias, alegando suposta perseguição, e num autoexílio viajou para os Estados Unidos, onde permanece desde então. As investidas do parlamentar, que desenvolveu toda uma narrativa barata de falso vitimismo, incitaram o governo do presidente norte-americano, Donald Trump, a sobretaxar em 50% vários produtos brasileiros vendidos naquele país, além da aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes.

Em diferentes ocasiões, o filho 03 de Jair Bolsonaro deixou explícito que o único modo para que os Estados Unidos retirassem as sanções contra o Brasil e algumas de suas autoridades seria anistiando o pai. Cria-se o problema para depois “vender” a solução”.

Impunidade x Generosidade


Fomentada por congressistas bolsonaristas, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Anistia tem como pano de fundo indutar o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 11 de setembro, para que possa ser novamente elegível e concorrer às eleições gerais de 2026.

Recentemente, o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) – relator da PEC da Anistia na Câmara – se reuniu com seu homólogo Aécio Neves (PSDB-MG) e com o ex-presidente Michel Temer (MDB-SP) para discutir o projeto e rebatizá-lo de “PEC da Dosimetria”, com foco na redução da pena dos acusados.

Durante entrevista à Globonews, o parlamentar tucano defendeu que o “Brasil precisa de pacificação e todos devem contribuir (…), longe da radicalização e do ódio, porque o Brasil é maior que Lula e Bolsonaro”. Eufemizou, ao alegar que “não é um gesto de impunidade, mas um gesto de generosidade” com o país.

Durante o referido julgamento, o ministro Alexandre de Moraes já tinha deixado claro que não haveria anistia, perdão nem qualquer induto para os réus. No entanto, a Câmara dos Deputados, sob o comando do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), vem tentando atropelar decisões judiciais em retaliação ao fato de que vários parlamentares da base governista tenham votado contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) das Prerrogativas – chamada popularmente de “PEC da Blindagem” ou “PEC da Bandidagem” –, aprovada em dois turnos na casa legislativa e que será discutida no Senado.

Após a má repercussão sobre a votação em plenário que aprovou a “PEC da Blindagem”, alguns deputados federais que votaram favoráveis já se mostraram arrependidos, mudaram o voto e/ou estão tentando reverter a pauta perante a mais alta corte de justiça do país. Faltaram astúcia e bom senso por parte deles, que, no fundo, sabem que poderá haver uma resposta forte nas urnas ano que vem. Alguns políticos começaram a se dar conta que caíram em sua própria arapuca e egocentrismo.

Antes de continuar, é válido recordar que alguns dias após o fatídico desfile de 7 de setembro de 2021, Jair Bolsonaro (PL-RJ) mandou um avião para buscar o ex-presidente Michel Temer (MDB-SP) até o Distrito Federal, para ajudá-lo a lidar com a crise que ele mesmo criou com o Poder Judiciário. O emedebista, aproveitando-se da influência pelo fato de ter indicado Alexandre de Moraes à suprema corte, sugeriu a divulgação de um “manifestou de pacificação” e intermediou um telefonema entre ambos na tentativa de acalmar os ânimos.

As tensões envolvendo Jair Bolsonaro (PL-SP) eram uma espécie de “morde e assopra”. Quando ele via que as coisas estavam se complicando para o lado dele ou de algum dos filhos, falava sobre “pacificação”, mas não tardava muito para voltar ao “normal” e gerar novamente um clima de animosidade entre os poderes republicanos.

Aliás, diga-se de passagem, a única coisa boa que Michel Temer (MDB-SP) fez foi colocar Alexandre de Moraes no STF, que tem defendido de modo intransigente a democracia brasileira contra investidas golpistas internas e estrangeiras.

“Com o supremo, com tudo”, de novo?


Na última quarta-feira (17/9), a Folha de São Paulo publicou que o centrão teria fechado um suposto acordo com o STF para que Jair Bolsonaro (PL-RJ) pudesse permanecer em prisão domiciliar e não ser transferido para um presídio, em troca de não anistiar os réus. É impossível não parafrasear o ex-senador Romero Jucá, que durante as investigações da Operação Lava-Jato sugeriu um acordo nacional, “com o supremo, com tudo”, para barrá-la, e o resultado prático para abafar um dos maiores escândalos de corrupção do país, com extensões no exterior, foi o impeachment da então presidenta Dilma Rousseff (PT-MG) em 2016.

Mais do que um intento de preservar prerrogativas funcionais, o que se vê é um confronto de forças entre os poderes Legislativo e Judiciário em meio à inconstitucionalidade e à desarmonia entre as partes.

O Brasil tem por clichê não punir golpes de Estado e/ou suas tentativas, ao tentar transformar tais crimes em atos análogos ou meras infrações, deturpando por si só a gravidade da situação. E como bem disse Alexandre de Moraes sobre o 8 de janeiro de 2023, “não houve um domingo no parque”, mas um ataque à democracia.

Durante a Idade Média, a Igreja Católica aplicava diferentes tipos de indulgência conforme os pecados e/ou classe social. Os pobres expiavam suas más ações com castigos corporais, como ficar de joelho diante do milho ou se açoitar, por exemplo, enquanto que os ricos se redimiam mediante pagamento em dinheiro e/ou bens. Não se pode subornar a Deus, mas aos homens, sim.

O que certos parlamentares chamam de “pacificação” é, na verdade, um tipo de indulgência para os pecados na política. Entretanto, isso não trará paz ao país, tendo em vista que há um grande número de brasileiros contra a anistia, principalmente quem é de esquerda, o que poderia gerar protestos contra abençoar criminosos com a impunidade ou “generosidade”, nas palavras de Aécio Neves (PSDB-MG).

Rejeição à anistia


Imagem: Paulo Pinto - Agência Brasil
Mais do que um protesto contra a anistia, o ato também pode ser visto como uma celebração à condenação de Jair Bolsonaro

Pesquisa Quaest, divulgada na terça-feira (16), mostrou que 41% dos consultados se opõem à anistia, enquanto que outros 36%, a favor. A enquete ouviu 2.004 pessoas entre os dias 12 e 14 deste mês, e a margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

Uma consulta de opinião realizada por AtlasIntel/Bloomberg, publicada na última quarta-feira (17), que revela que 57,3% dos brasileiros são contra a anistia, enquanto que outros 40,6%, favoráveis. Ao todo, foram entrevistadas 7.291 pessoas entre os dias 10 e 14 de setembro, e a margem de erro é de um por cento para mais ou para menos.

E para reforçar a necessidade de condenar os réus do 8 de janeiro, milhares de brasileiros foram às ruas em diversas capitais do país, neste domingo (21), para protestar contra a “PEC da Blindagem” e “PEC da Anistia”. Vários artistas se juntaram a esse movimento liderado por movimentos sociais e partidos políticos de esquerda e fizeram shows, entre eles Daniela Mercury, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, entre outros.

No Rio de Janeiro (foto 1), por exemplo, a manifestação ocorreu a meados da tarde deste domingo (21) na orla de Copacabana, Zona Sul do Rio. Em São Paulo (foto 2), o evento aconteceu na Avenida Paulista, local que já é tradição para atos políticos tanto da esquerda quanto da direita.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

2010,7,2011,1,2012,5,2013,1,2014,41,2015,9,2016,21,2017,3,2018,7,450 anos,1,4G,1,50 anos,1,7 de setembro,1,80 anos,1,A Marcha dos Infames,1,Aborto,10,Abranet,1,Acre,2,Adenor Gonçalves,5,Adidas,2,Adolescência,4,Adriana Ancelmo,1,Aécio Neves,14,Aeroporto Tom Jobim,1,África,5,África do Sul,4,Agronegócio,3,Água,9,Água potável,1,Águas do Rio,4,Aids,3,Alberto Cantalice,3,Alberto Nisman,7,Alejandro Maldonado Aguirre,1,Alejandro Toledo,1,Alemanha,4,Alerj,40,Alesp,5,Alessandro Molon,3,Alexandre Cardoso,1,Alexandre de Moraes,2,Alexis Tsipras,4,Aliança Batista,1,Alicia Kirchner,1,Alto do Paraíso (RO),1,Álvaro Uribe,2,Amazonas,4,Amazônia,1,Ambulantes,1,América Central,5,América Latina,142,Amijubi,1,AMLO,4,Amor à Vida,1,Amor e Revolução,1,Analfabetismo,1,Anatel,8,Andes,1,Angola,1,Angra dos Reis,1,Anhanguera Educacional,1,Animais,3,Anistia Internacional,1,Aniversário,6,Antonio Ledezma,7,Apagão,1,Aquecimento global,1,Arábia Saudita,2,Arena Corinthians,1,Argentina,21,Argos,1,Arlei Rosa,2,Armênia,1,Arquidiocese,1,Article 19,1,Árvore de Natal da Lagoa,2,Ásia,17,Assembleia de Deus,1,ATUALIDADES,174,Aureo Lídio,1,Austrália,1,Avaaz,1,Avenida Brasil,1,Avianca,1,Avon,1,Azul,1,Babilônia,1,Bahia,7,Baixada Fluminense,10,Banco do Brasil,2,Banco Itaú,1,Banco Mercantil,1,Band,2,Banda larga,5,Bangladesh,1,Barack Obama,6,Barcas,1,Bares e restaurante,1,Barra Mansa,2,Barueri,1,Bayer,1,Beija-Flor,3,Belo Horizonte,3,Bento XVI,1,Bilhete Único,4,Black Bloc,1,Blecaute,1,Bolívia,9,Bolsa Família,3,Boni,1,Bonsucesso,1,Bossa Nova,1,Botucatu,1,Bradesco,6,Brasil,408,Brasília,11,Brazuca,1,BRF Brasil Foods,4,Brics,1,BUC,1,Budismo,1,Buscador,1,Cabo Daciolo,8,Cabo Frio,1,Cabralfobia,1,Caetano Veloso,1,Calor,1,Caminhoneiros,2,Campos dos Goytacazes,2,Canadá,1,Câncer,2,Candomblé,1,Carla Zambelli,1,Carlos Alberto Sardenberg,1,Carlos Lupi,2,Carlos Osório,1,Carmen Aristegui,1,Carnaval,13,Carnavalesca,1,Casamento gay,10,Catalunha,2,Caucaia,1,Caxias do Sul,2,CBF,3,CBMERJ,1,Ceará,10,Cebela,1,Cedae,13,Cederj,1,Celac,1,Celebridades,4,Celso Lisboa,2,Celso Russomano,1,César Maia,3,Cesva,3,CFM,1,CFP,2,Chapecoense,2,Chapeuzinho Vermelho,1,Chapolin,1,Chaves,1,Chávez,3,Chavismo,11,Cheias de Charme,1,Chico Xavier,1,Chile,16,China,13,Chuvas,1,CICAD,1,Cidade do Samba,1,Ciro Gomes,1,Clarissa Garotinho,1,Claro,3,Cláudia Leitte,1,Claudia Sheinbaum,1,Cleptocracia,2,CMRJ,3,CNBB,1,CNI,2,CNJ,4,Coaf,2,Coca-Cola,2,Código de Conduta,1,Colégio Pedro II,2,Colômbia,30,Combustível,2,Compaj,4,Complexo da Maré,8,COMUNICAÇÕES,21,Concurso,1,Congresso,7,Conmebol,1,Consumidor,10,COP-15,2,COP-16,2,COP30,1,Copa,1,Copa América,1,Copa das Confederações,6,Copa do Mundo,33,Copacabana,3,Cordeiro,1,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,2,Coronavírus,5,Coronel Aginaldo,1,Correios,4,Corrupção,7,Costa Rica,2,Cota racial,1,Covid-19,1,CPI,12,Cremerj,2,Criança,3,Crime,10,Crimes na web,1,Criminalidade,1,Cristina Kirchner,10,Cristo Redentor,2,Crítica,1,Cuba,20,CULTURA,12,CUT,8,Dalai Lama,2,Daniel Ceballos,1,Daniel Guerra,2,Daniel Noboa,2,Daniel Ortega,3,Danilo Gentili,3,DEM,6,Democracia,5,Dica,2,Dicionário inFormal,1,Dilma Rousseff,110,Diploma,2,Direitos Humanos,42,Distrito Federal,7,Ditadura,2,Ditadura militar,4,Doença,1,Dom Pedro I,1,Dom Pedro II,1,Domino's,1,Donald Trump,22,Drogas,2,Duque de Caxias,6,Ecuavisa,2,Edir Macedo,5,EDITORIAL,6,Edson Fachin,1,Eduardo Bolsonaro,1,Eduardo Cunha,5,Eduardo Guimarães,1,Eduardo Paes,12,EDUCAÇÃO,340,Edward Snowden,1,Egito,2,Eike Batista,4,El Comercio,1,El Salvador,2,Eleições,51,Embratel,1,Emirados Árabes Unidos,1,EMS,1,Enel,1,Enem,20,Energia,4,Enrique Peña Nieto,7,Equador,12,Escola da Rua,1,Escola Municipal Friedenreich,3,Escolas de Samba,1,Escravidão,1,Escravos de Jó,1,Espanha,7,Espírito Santo,6,ESPORTES,27,Estácio,35,Estado laico,2,Estados Unidos,58,Estelionato,1,Estudantes,1,Etiópia,1,Europa,19,Eurovisión,2,Eutanásia,1,Evo Morales,6,Fabiane Maria de Jesus,1,Facha,1,Faculdade Alfacastelo,1,Faculdade Alvorada,7,Faculdade de São Roque,1,Fades,1,FAIPD,1,Faixa de Gaza,1,Fapan,1,Farc,6,Favela,3,Feira de Santana,1,Felipe Calderón,1,Fênix 2,1,Fernando Haddad,10,Fernando Henrique Cardoso,1,Fernando Lugo,4,Fernando Mac Dowell,1,FGV,1,Fibromialgia,1,Fidel Castro,2,Fifa,8,Filipinas,1,Flamengo,1,Flávio Bolsonaro,4,FMC,4,FMI,2,Força Sindical,2,Foro de São Paulo,3,Fortaleza,2,França,1,Francisco Dornelles,3,Francisco I,3,Fuleco,5,Funk,3,Funkódromo,1,Furnas,1,Futebol,14,Galileo Educacional,221,Gama Filho,1,Garotinho,5,Gay,14,Geraldo Alckmin,2,Gilberto Gil,1,Globovisión,1,Glória Perez,2,Goiás,2,Google,9,Google AdWords,2,Grécia,8,GRES Estácio de Sá,2,GRES Grande Rio,1,GRES Império Serrano,2,GRES Mangueira,3,GRES Paraíso do Tuiuti,2,GRES Portela,3,GRES São Clemente,1,GRES Unidos da Tijuca,2,Greve,11,Gripe,2,Groupon,1,Grupo de Lima,2,Guanambi,1,Guapimirim,5,Guarda Municipal,2,Guatemala,7,Guido Mantega,1,Guiné Equatorial,1,Guiné-Bissau,1,Gustavo Petro,4,Haiti,3,Halloween,1,Harry Potter,1,Heello,1,Heinz,1,Heitor Schuch,1,Henrique Capriles,4,Hillary Clinton,2,HIV,3,Holocausto,1,Homofobia,2,Homossexualidade,2,Honduras,6,Hong Kong,2,Horário de verão,5,Hospitais,1,Hotel Urbano,1,Hoy Ecuador,1,HPV,1,HRW,3,Huatabampo,1,Hugo Chávez,24,Humor,2,Hypermarcas,1,Idec,1,Iêmen,1,Igreja Católica,12,Iguá Saneamento,3,IMPD,2,Impeachment,7,Imperatriz Leopoldinense,1,Imposto de Renda,4,Imprensa,4,Indenização,1,Independência,1,Índia,6,Indiana,1,Índio da Costa,1,Indonésia,10,Infobae,1,INFORMAÇÃO ÚTIL,12,Inglaterra,4,Ingrid Betancourt,1,Inocência do Islamismo,1,Insaes,1,Internet,25,Intervision,2,Irã,4,Iraque,1,Irlanda,1,Islamismo,4,Israel,7,Itaguaí,2,Itália,1,Itamaraty,2,Iuperj,1,Iurd,10,Jabulani,1,Jacob Zuma,1,Jair Bolsonaro,27,Jamal Khashoggi,1,Jandira Feghali,2,Japão,1,Javier Milei,2,JBS,12,Jean Wyllys,3,Jennifer Lopez,1,Jesus Cristo,2,Jimmy Morales,1,Jiu-jitsu,1,João Dória Jr.,3,Joaquim Barbosa,3,Joe Biden,1,Joesley Batista,1,Jogos,1,Jogos da Baixada,1,Jogos Olímpicos,11,Jorge Álvarez Maynez,1,Jorge Glas,1,Jorge Quiroga,1,Jornal Cruzeiro do Sul,1,Jornal do Brasil,1,Jornalismo,16,Jornalismo opinativo,12,José Alencar,1,José Antonio Dias Toffoli,2,José Dirceu,4,José Eduardo Cardozo,1,José Genoíno,1,José Luiz Datena,1,José Mojica,1,José Mujica,7,José Serra,2,José Sócrates,1,Joyce Ribeiro,1,Juan Guaidó,1,Juan Manuel Santos,7,Julian Assange,2,Justiça,6,Kamla Persaid,2,Kelly Serra,1,Kroton,11,Leão XIV,1,Lei 43.057,1,Lei 8.069/90,1,Lei 8.078/90,2,Lei 9.504/97,1,Lei da Palmada,1,Lei Menino Bernardo,1,Lenacapavir,1,Leopoldo López,10,Liberdade de expressão,16,Light,2,Limonada,1,Língua Portuguesa,1,Livros,2,Lixo,1,Lobão,1,Lobo-mau,1,Luciano Mota,2,Luis Almagro,3,Luis Arce,1,Luiz Fernando Pezão,20,Luiz Sérgio,2,Lula,50,Lumay Barreto,1,Maconha,4,Magé,2,Manuel Zelaya,3,Maomé,1,Maracanã,3,Maranhão,1,Marcela Temer,1,Marcelo Aguiar,1,Marcelo Crivella,17,Marcelo Freixo,6,Marcelo Madureira,2,Marcha da Família,1,Marcha para Jesus,1,Márcia Tiburi,1,Márcio Catão,2,Marco Civil da Internet,6,Marco Feliciano,7,Maria Corina Machado,2,María Corina Machado,3,Marina Rocha,2,Marina Silva,5,Marisa Formolo,1,Marisa Letícia,1,Marta Suplicy,1,Mate,1,Mato Grosso,2,Mato Grosso do Sul,1,Mayara Petruso,1,MBL,2,MEC,128,Medicamento,1,MEIO AMBIENTE,3,Meleca,1,Mensalão,9,Mercosul,6,Metrô,3,México,41,Michel Temer,51,Michelle Obama,1,Microsoft,6,Mídia,3,Minas Gerais,10,Mineiros,1,Ministério da Família,1,Ministério da Justiça,1,Ministério da Saúde,8,Ministério do Esporte,1,Ministério do Trabalho,1,Ministério Público,14,Miriam Leitão,1,Miss Universo,5,Mitt Romney,1,MNDH,1,Montes Claros,1,Moreira Franco,4,MPL,1,MST,9,Mudanças climáticas,1,MUNDO,250,Museu do Índio,3,Museu Nacional,1,Música,1,Natal,2,Natan Donadon,1,Natureza,1,Nayib Bukele,1,Nazismo,1,NBC,3,Nepal,6,Néstor Kirchner,1,Net,1,Nextel,1,Ney Matogrosso,1,Nicarágua,9,Nicolás Maduro,38,Nilópolis,1,Niterói,2,Nordeste,4,Noticiero y Opinión,1,Nova Iguaçu,1,Nova Zelândia,1,Novela,5,Novo,1,Novo site,1,Nuestro México del Futuro,1,Numerologia,2,O Boticário,1,O Globo,1,O Maior Brasileiro de Todos os Tempos,2,OAB,2,OAB-BA,1,OAB-CE,1,OAB-DF,1,OAB-PE,1,OCDE,1,Odebrecht,7,OEA,10,Oi,7,Ônibus,17,ONU,14,Opas,1,Operação Calabar,1,Operação Calicute,4,Operação Carne Fraca,9,Operação Conclave,1,Operação Eficiência,1,Operação Hades,1,Operação Lava-Jato,14,Operação Pausare,1,Operação Recomeço,4,Operação Tergiversação,1,Opinólogo,14,Opinólogo.com,1,Oração do Delegado,1,Ordem,1,Oriente Médio,4,Orlando Silva,1,Oruam,1,Os Cavaleiros do Zodíaco,1,Osama Bin Laden,1,Otan,1,Otto Pérez Molina,4,Ozônio,1,P,1,Pai Nosso,1,PAÍS,77,Palestina,3,PAMC,2,Panamá,4,Papai Noel,1,Paperblog,1,Paquistão,3,Pará,2,Paraguai,8,Paraíba,3,Paraná,6,Paraty,1,Parque Piedade,1,Passagem,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Ezequiel Teixeira,1,Pastor Sargento Isidório,1,Pastor Sebastião,1,Paulinho da Força,3,Paulo Maluf,1,Paz,1,PC do B,6,PDT,1,Peccin Agroindustrial,1,Pedofilia,2,Pedro Fernandes,1,Pedro Paulo,2,Pemex,2,PEN,1,Penguin Random,1,Pentecoste,3,Pernambuco,3,Peru,9,Petrobras,17,Petróleo,2,Petrópolis,2,PHS,1,Pitbull,1,Pizza,1,Plutão,1,PMB,1,PMDB,35,PNC,1,PNPS,9,Podemos (PTN),2,Polícia,14,POLÍTICA,239,Politicagem,1,Políticos,1,Polvilho,1,Porto Alegre,1,Porto Rico,2,Portugal,9,Portugal Telecom,1,Positivo,2,PP,6,PPS,3,PR,1,PRB,2,Preconceito,2,Previdência,4,Primeira Dama,1,Princesa Isabel,1,Procon-RJ,2,Procriação,1,Programa Mais Médicos,8,Protesto,22,ProUni,2,Provas,1,PRTB,1,PSB,5,PSC,6,PSD,1,PSDB,35,PSDC,1,PSL,2,PSOL,24,PSTU,1,PT,90,PTN,2,Publicidade enganosa,2,PUC-Campinas,1,PUC-Rio,1,PUC-SP,1,PV,1,QG da Propina,1,Rachel Sheherazade,5,Racismo,2,Rafael Correa,4,Randolfe Rodrigues,1,RCTV,2,Recife,1,Rede Globo,4,Rede Record,4,Rede Sustentabilidade,4,Redes Sociais,8,RedeTV!,1,Reforma da Previdência,3,Reforma Ortográfica,1,Reforma Trabalhista,2,Região Serrana,2,Registro.br,2,Reinaldo Azevedo,3,Reino Unido,4,Relações internacionais,1,Religião,44,Renan Calheiros,2,Repsol,1,República Dominicana,2,Ricardo Barros,1,Ricardo Fabris de Abreu,1,Ricardo Lewandowski,1,Ricky Martin,1,Rio de Janeiro,451,Rio Grande do Norte,2,Rio Grande do Sul,9,Rio Info,1,Rio Mais Saneamento,2,Rio+Saneamento,1,Ritonavir,1,RJ,12,Roberto Gómez Bolaños,1,Rocinha,2,Rodrigo Paz,1,Romário,6,Romero Jucá,1,Rondônia,1,Roraima,2,Rosinha Garotinho,1,Royalties,1,RSF,2,RTP,1,Rússia,3,SAAE-RJ,14,Saint Seiya,1,Salário,3,Salve Jorge,2,San José,1,Sandro Matos,1,Saneamento básico,1,Santa Catarina,2,Santa Maria,4,Santo Antônio de Pádua,1,Santos Dumont,1,São João da Barra,1,São João de Meriti,2,São Paulo,47,São Pedro,1,São Sebastião do Alto,1,Sapezal,1,Saquarema,1,Saudação,1,SAÚDE,28,SBT,14,Seara,1,Segredo,1,SEGURANÇA,24,SEGURANÇA Polícia,1,Semana Santa,1,Senac,18,Senado,5,Sepe/RJ,2,Ser Educacional,7,Sérgio Cabral,15,Sergio Massa,2,Sérgio Moro,5,Sergipe,1,Sete,1,Setec,1,Sexo,1,Shopping Nova América,2,Silas Malafaia,8,Sílvio Santos,1,SinMed/RJ,14,Sinpro-Rio,58,SIP,1,Sisu,2,Site,1,Sky,1,Sociedade Brasileira de Instrução,1,Solidariedade,3,Sony,1,Sophia Fernandes,1,Sorocaba,1,SP,3,STF,21,Sub-20,1,Suécia,1,Suesc,6,Suíça,2,Suipa,1,SuperVia,3,Tarcísio Motta,3,Táxi,1,Tecnologia,2,Teleamazonas,1,Telefonia,2,Teleton,1,Televisa,4,Telluride Foundation,1,Teori Zavascki,1,Teresópolis,3,Terra Empresas,3,Terremoto,26,Terrorismo,2,Tibete,3,Tim,4,Tiririca,3,Tirulipa,1,Titanic,1,TJRJ,2,Tocantins,1,Trabalho,4,Trânsito,1,TRANSPORTES,17,TRE-AL,1,TRE-RJ,2,Trem,4,Trinidad e Tobago,2,Tsunami,3,Turquia,5,TV Aparecida,1,TVE,1,Twitter,1,Uber,1,UBM,1,Ucam,22,Uerj,6,Uezo,1,UFRJ,1,UFSM,4,Uganda,1,UGF,230,Unasul,7,UNE,8,Unesp,1,Unicamp,1,Uniesp,13,Unifieo,2,Unig,1,Unigranrio,4,Uninove,1,Unisuam,2,Unitau,1,UniverCidade,232,Universidade Brasil,1,Universidade Lusófona,1,Universidade Santa Úrsula,4,Universidades,3,Universidades federais,1,Univisión,5,Unoeste,1,Uol,1,UPP,4,Uruguai,10,UVA,23,Vacinação,4,Vaio,1,Valdemiro Santiago,2,Vaticano,4,Vatileaks,1,Veja,1,Velox,1,Venezuela,89,Vestibular,1,Vietnã,1,Vigilância Sanitária,1,Vinícius e Tom,1,Violência,3,Viradouro,1,Vivo,4,Votação,2,Washington Reis,4,Webesteira,1,Wikileaks,6,Wikipédia,3,Wilson Witzel,3,Wom,1,Woody Allen,1,Xóchitl Gálvez,1,Xuxa,2,Yoani Sánchez,1,YoSoy132Media,1,You Tube,6,YPF,1,Zito,3,Zuzeco,1,
ltr
item
Opinólogo - Jornalismo Opinativo: “Pacificação”: a indulgência dos pecados na política
“Pacificação”: a indulgência dos pecados na política
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrjhe3TFQsApiElXpkJxLcUsdYFHCptRbaXsgiQujr5aqd-bJFnZvL_ZUAzukikCCqOvtRheG9e7VzJdVTCkQbCBpkKrTpGzfEjswtLgScmLGyIgeMPgdqSfIBly6lg025sk3wx9JS8NfrWXrepQPKIe2LhxdwebY_eYnJwxhZ4FeGrumUTIqneOw-YoU/w640-h480/protesto%20pec%20anistia%20rio%2021092025%20001%20ok.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrjhe3TFQsApiElXpkJxLcUsdYFHCptRbaXsgiQujr5aqd-bJFnZvL_ZUAzukikCCqOvtRheG9e7VzJdVTCkQbCBpkKrTpGzfEjswtLgScmLGyIgeMPgdqSfIBly6lg025sk3wx9JS8NfrWXrepQPKIe2LhxdwebY_eYnJwxhZ4FeGrumUTIqneOw-YoU/s72-w640-c-h480/protesto%20pec%20anistia%20rio%2021092025%20001%20ok.png
Opinólogo - Jornalismo Opinativo
https://www.opinologo.com.br/2025/09/pacificacao-a-indulgencia-dos-pecados-na-politica.html
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/2025/09/pacificacao-a-indulgencia-dos-pecados-na-politica.html
true
5480391970516636544
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Clique para ver Responder Cancelar resposta Deletar By Home PAGES POSTS Clique para ver tudo sobre esta editoria Recomendada para você LABEL ARCHIVE Buscador ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para a Página Incial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy