Vitória do crime organizado, derrota da população: crise na segurança pública prejudica direitos básicos

Quarta-feira, 01 de outubro de 2025 Duas unidades de saúde no Rio são fechadas por conta da violência e risco aos profissionais de saúde e p...

Quarta-feira, 01 de outubro de 2025

Duas unidades de saúde no Rio são fechadas por conta da violência e risco aos profissionais de saúde e pacientes; ônibus são usados como barricadas; Justiça Eleitoral cogita alterar locais de votação situados em favelas

Alguns casos


Imagem: Divulgação
O uso de coletivos por traficantes como barricadas já se tornou comum

O aumento da criminalidade no Brasil, marcado por táticas cada vez mais ousadas por parte de narcotraficantes e milicianos, pode ser usado como termômetro para refletir a escalada de violência e o fracasso nas políticas de segurança pública, principalmente nas grandes metrópoles. São inúmeros casos que já banalizaram e que já fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas, e isso não é apenas no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Cidades como Fortaleza, João Pessoa, entre outras, também são impactadas.

Na capital fluminense, por exemplo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Costa Barros, na Zona Norte, está fechada desde ontem (30/9) e sem previsão de reabertura, depois que traficantes armados invadiram o estabelecimento durante o final da madrugada em busca de supostos baleados de facção adversária. Na ocasião, profissionais de saúde foram ameaçados e agredidos e dois pacientes, confundidos com rivais, sequestrados e posteriormente liberados. Após a invasão, criminosos teriam passado em frente a unidade de saúde. Por conta disso, 11 pacientes tiveram de ser transferidos para o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, no bairro vizinho de Acari.

Em Madureira, bairro próximo na Zona Norte, o Hospital Maternidade Carmela Dutra precisou ser fechado, nesta quarta-feira (1/10), após um homem – cuja identidade não foi divulgada – ter sido achado morto com sinais de tiros. A medida visava proteger trabalhadores da saúde e pacientes.

Também nessa terça-feira (30), três ônibus foram sequestrados (foto) e utilizados como barricadas por criminosos na Estrada dos Bandeirantes, em Jacarepaguá, bairro que agora faz parte da nova Zona Sudoeste do Rio. Para dificultar a retirada dos veículos pela polícia, os marginais roubaram as chaves. Além do trânsito impactado, sete linhas tiveram seus itinerários alterados. Apenas em 2025, mais de 100 coletivos foram usados por bandidos no mesmo modus operandi, na “Cidade Maravilhosa” para impedir ou atrapalhar operações policiais.

Durante uma reunião realizada na sexta-feira passada (26), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cogitou a possibilidade de transferir o local de votação de eleitores que vivem em áreas dominadas por facções criminosas e milícias já para o pleito de 2026, noticiou o jornal O Globo. O objetivo seria evitar influência e coação por parte de grupos criminosos para que os moradores votem em seus candidatos.

Vale frisar que nas eleições municipais de 2024, por exemplo, vários cidadãos tiveram seus colégios eleitorais modificados. Em outras favelas, as urnas eletrônicas tiveram de ser levadas em veículos blindados – popularmente chamados de “caveirões” – da Polícia Militar.

No último dia 6 de setembro, uma mulher foi internada num hospital em João Pessoa, na Paraíba, após ser agredida por outras quatro mulheres, supostamente, a mando de traficantes, como punição por ela ter denunciado o companheiro por delito de violência doméstica, de acordo com a TV Cabo Branco.

Breve análise


Esses são alguns episódios recentes e aleatórios escolhidos por Opinólogo para ilustrar a [in]segurança pública e a crise que prejudica o direito de ir e vir dos brasileiros, não só os que residem em comunidades como também os que vivem fora delas. A vitória do crime organizado é a derrota da população, que tem, constantemente, seus direitos básicos cerceados de distintas maneiras: falta de acesso a serviços públicos como telefonia e internet; linhas de ônibus alteradas; dificuldade para solicitar carros por aplicativos, porque os motoristas têm medo de assaltos e extorsões; sobrepreço em produtos como gás de cozinha, água mineral, entre tantos outros. E tudo isso é conhecido tanto pela população quanto pelo poder público, mas nada é solucionado ou devidamente combatido.

O caso da mulher vítima de violência doméstica na Paraíba demonstra o quão surreal chegou a conduta de criminosos, que querem silenciá-la e impedi-la de se proteger de um eventual feminicídio.

Não bastassem todos esses abusos contra habitantes de periferias, muitos perderão o simples direito de votar perto de casa, tendo de enfrentar longas filas, porque o dever ao exercício de cidadania é comprometido por organizações criminosas. Tudo isso sem contar os candidatos que são impedidos de fazer campanha nessas localidades, mas isso é assunto para outro momento e que precisa ser abordado em detalhes.

Ações de inteligência são fundamentais para coibir e enfrentar o crime organizado, de modo a evitar que cidadãos inocentes sejam atingidos por tiros durante uma operação policial, por exemplo. Contudo, essas iniciativas precisam estar atreladas a investimentos, capacitação de agentes, melhorias salariais, combate à corrupção nas instituições públicas e modernização nas legislações para resguardar as polícias, ao Poder Judiciário e ao Ministério Público a atuarem de forma mais efetiva e combativa.

De modo geral e por força da lei, a polícia é obrigada a ter limites, mas o bandido não. Aí, está toda a diferença no enfrentamento à violência urbana, cuja linha tênue está nos direitos humanos que o Estado precisa garantir no amplo direito à defesa e à garantia da dignidade de suspeitos. Isso ajuda a explicar a indignação de cidadãos críticos aos direitos humanos, que reclamam que os moradores de favelas denunciam a polícia, mas não têm coragem de fazer o mesmo com meliantes.

Somente a educação não será capaz de transformar a sociedade, porque tais investimentos seriam direcionados às futuras gerações, o que levaria décadas, quando as circunstâncias exigem políticas concomitantes para lidar hoje com a dura e crua realidade.

Cidadãos brasileiros não são reféns apenas de traficantes e milicianos, mas também do próprio sistema – e isso inclui as instituições e a classe política –, que é burocrático e moroso. Muitas vezes, criminosos sem quaisquer perspectivas de ressocialização, e com uma vasta ficha criminal, têm permitida a “saidinha temporária” e não regressam às penitenciárias, gerando gastos para o Estado pela recaptura e mudança de foco das polícias, que deveriam estar concentradas em outras iniciativas e investigações, mas precisam consertar lambanças cometidas pela falta de bom senso e em nome da legalidade.

É preciso explicitar que o combate à criminalidade é de responsabilidade dos governos estaduais, e que a atuação da União é a de somar forças, oferecer mecanismos aos estados e atuar no combate a crimes interestaduais e em zonas fronteiriças.

E por falar em criminalidade, é risível que o Brasil insista no “mantra” de algum dia ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), ao lado de Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia, por exemplo. O país sul-americano sequer consegue fazer seu dever de casa para garantir a segurança em solo doméstico nem impedir o avanço de organizações criminosas, algumas delas com presença no exterior. 

Entre 2004 e 2017, o Brasil liderou a Missão de Paz da ONU para o Haiti (Minustah), quando o país centro-americano lidava com graves crises política e social. E diga-se de passagem, foi um fiasco: mais de duas mil denúncias de crimes de violência sexual – 300 delas envolvem crianças –, supostamente, cometidos por soldados dos países que integravam a missão. Em 2005, uma operação das forças militares estrangeiras deixou 27 civis mortos, sendo 20 das vítimas mulheres adolescentes. O episódio é conhecido como Massacre Cité Soleil.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

2010,7,2011,1,2012,5,2013,1,2014,41,2015,9,2016,21,2017,3,2018,7,450 anos,1,4G,1,50 anos,1,7 de setembro,1,80 anos,1,A Marcha dos Infames,1,Aborto,10,Abranet,1,Acre,2,Adenor Gonçalves,5,Adidas,2,Adolescência,4,Adriana Ancelmo,1,Aécio Neves,14,Aeroporto Tom Jobim,1,África,5,África do Sul,4,Agronegócio,3,Água,9,Água potável,1,Águas do Rio,4,Aids,3,Alberto Cantalice,3,Alberto Nisman,7,Alejandro Maldonado Aguirre,1,Alejandro Toledo,1,Alemanha,4,Alerj,40,Alesp,5,Alessandro Molon,3,Alexandre Cardoso,1,Alexandre de Moraes,2,Alexis Tsipras,4,Aliança Batista,1,Alicia Kirchner,1,Alto do Paraíso (RO),1,Álvaro Uribe,2,Amazonas,4,Amazônia,1,Ambulantes,1,América Central,5,América Latina,142,Amijubi,1,AMLO,4,Amor à Vida,1,Amor e Revolução,1,Analfabetismo,1,Anatel,8,Andes,1,Angola,1,Angra dos Reis,1,Anhanguera Educacional,1,Animais,3,Anistia Internacional,1,Aniversário,6,Antonio Ledezma,7,Apagão,1,Aquecimento global,1,Arábia Saudita,2,Arena Corinthians,1,Argentina,21,Argos,1,Arlei Rosa,2,Armênia,1,Arquidiocese,1,Article 19,1,Árvore de Natal da Lagoa,2,Ásia,17,Assembleia de Deus,1,ATUALIDADES,174,Aureo Lídio,1,Austrália,1,Avaaz,1,Avenida Brasil,1,Avianca,1,Avon,1,Azul,1,Babilônia,1,Bahia,7,Baixada Fluminense,10,Banco do Brasil,2,Banco Itaú,1,Banco Mercantil,1,Band,2,Banda larga,5,Bangladesh,1,Barack Obama,6,Barcas,1,Bares e restaurante,1,Barra Mansa,2,Barueri,1,Bayer,1,Beija-Flor,3,Belo Horizonte,3,Bento XVI,1,Bilhete Único,4,Black Bloc,1,Blecaute,1,Bolívia,9,Bolsa Família,3,Boni,1,Bonsucesso,1,Bossa Nova,1,Botucatu,1,Bradesco,6,Brasil,408,Brasília,11,Brazuca,1,BRF Brasil Foods,4,Brics,1,BUC,1,Budismo,1,Buscador,1,Cabo Daciolo,8,Cabo Frio,1,Cabralfobia,1,Caetano Veloso,1,Calor,1,Caminhoneiros,2,Campos dos Goytacazes,2,Canadá,1,Câncer,2,Candomblé,1,Carla Zambelli,1,Carlos Alberto Sardenberg,1,Carlos Lupi,2,Carlos Osório,1,Carmen Aristegui,1,Carnaval,13,Carnavalesca,1,Casamento gay,10,Catalunha,2,Caucaia,1,Caxias do Sul,2,CBF,3,CBMERJ,1,Ceará,10,Cebela,1,Cedae,13,Cederj,1,Celac,1,Celebridades,4,Celso Lisboa,2,Celso Russomano,1,César Maia,3,Cesva,3,CFM,1,CFP,2,Chapecoense,2,Chapeuzinho Vermelho,1,Chapolin,1,Chaves,1,Chávez,3,Chavismo,11,Cheias de Charme,1,Chico Xavier,1,Chile,16,China,13,Chuvas,1,CICAD,1,Cidade do Samba,1,Ciro Gomes,1,Clarissa Garotinho,1,Claro,3,Cláudia Leitte,1,Claudia Sheinbaum,1,Cleptocracia,2,CMRJ,3,CNBB,1,CNI,2,CNJ,4,Coaf,2,Coca-Cola,2,Código de Conduta,1,Colégio Pedro II,2,Colômbia,30,Combustível,2,Compaj,4,Complexo da Maré,8,COMUNICAÇÕES,21,Concurso,1,Congresso,7,Conmebol,1,Consumidor,10,COP-15,2,COP-16,2,COP30,1,Copa,1,Copa América,1,Copa das Confederações,6,Copa do Mundo,33,Copacabana,3,Cordeiro,1,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,2,Coronavírus,5,Coronel Aginaldo,1,Correios,4,Corrupção,7,Costa Rica,2,Cota racial,1,Covid-19,1,CPI,12,Cremerj,2,Criança,3,Crime,10,Crimes na web,1,Criminalidade,1,Cristina Kirchner,10,Cristo Redentor,2,Crítica,1,Cuba,20,CULTURA,12,CUT,8,Dalai Lama,2,Daniel Ceballos,1,Daniel Guerra,2,Daniel Noboa,2,Daniel Ortega,3,Danilo Gentili,3,DEM,6,Democracia,5,Dica,2,Dicionário inFormal,1,Dilma Rousseff,110,Diploma,2,Direitos Humanos,42,Distrito Federal,7,Ditadura,2,Ditadura militar,4,Doença,1,Dom Pedro I,1,Dom Pedro II,1,Domino's,1,Donald Trump,22,Drogas,2,Duque de Caxias,6,Ecuavisa,2,Edir Macedo,5,EDITORIAL,6,Edson Fachin,1,Eduardo Bolsonaro,1,Eduardo Cunha,5,Eduardo Guimarães,1,Eduardo Paes,12,EDUCAÇÃO,340,Edward Snowden,1,Egito,2,Eike Batista,4,El Comercio,1,El Salvador,2,Eleições,51,Embratel,1,Emirados Árabes Unidos,1,EMS,1,Enel,1,Enem,20,Energia,4,Enrique Peña Nieto,7,Equador,12,Escola da Rua,1,Escola Municipal Friedenreich,3,Escolas de Samba,1,Escravidão,1,Escravos de Jó,1,Espanha,7,Espírito Santo,6,ESPORTES,27,Estácio,35,Estado laico,2,Estados Unidos,58,Estelionato,1,Estudantes,1,Etiópia,1,Europa,19,Eurovisión,2,Eutanásia,1,Evo Morales,6,Fabiane Maria de Jesus,1,Facha,1,Faculdade Alfacastelo,1,Faculdade Alvorada,7,Faculdade de São Roque,1,Fades,1,FAIPD,1,Faixa de Gaza,1,Fapan,1,Farc,6,Favela,3,Feira de Santana,1,Felipe Calderón,1,Fênix 2,1,Fernando Haddad,10,Fernando Henrique Cardoso,1,Fernando Lugo,4,Fernando Mac Dowell,1,FGV,1,Fibromialgia,1,Fidel Castro,2,Fifa,8,Filipinas,1,Flamengo,1,Flávio Bolsonaro,4,FMC,4,FMI,2,Força Sindical,2,Foro de São Paulo,3,Fortaleza,2,França,1,Francisco Dornelles,3,Francisco I,3,Fuleco,5,Funk,3,Funkódromo,1,Furnas,1,Futebol,14,Galileo Educacional,221,Gama Filho,1,Garotinho,5,Gay,14,Geraldo Alckmin,2,Gilberto Gil,1,Globovisión,1,Glória Perez,2,Goiás,2,Google,9,Google AdWords,2,Grécia,8,GRES Estácio de Sá,2,GRES Grande Rio,1,GRES Império Serrano,2,GRES Mangueira,3,GRES Paraíso do Tuiuti,2,GRES Portela,3,GRES São Clemente,1,GRES Unidos da Tijuca,2,Greve,11,Gripe,2,Groupon,1,Grupo de Lima,2,Guanambi,1,Guapimirim,5,Guarda Municipal,2,Guatemala,7,Guido Mantega,1,Guiné Equatorial,1,Guiné-Bissau,1,Gustavo Petro,4,Haiti,3,Halloween,1,Harry Potter,1,Heello,1,Heinz,1,Heitor Schuch,1,Henrique Capriles,4,Hillary Clinton,2,HIV,3,Holocausto,1,Homofobia,2,Homossexualidade,2,Honduras,6,Hong Kong,2,Horário de verão,5,Hospitais,1,Hotel Urbano,1,Hoy Ecuador,1,HPV,1,HRW,3,Huatabampo,1,Hugo Chávez,24,Humor,2,Hypermarcas,1,Idec,1,Iêmen,1,Igreja Católica,12,Iguá Saneamento,3,IMPD,2,Impeachment,7,Imperatriz Leopoldinense,1,Imposto de Renda,4,Imprensa,4,Indenização,1,Independência,1,Índia,6,Indiana,1,Índio da Costa,1,Indonésia,10,Infobae,1,INFORMAÇÃO ÚTIL,12,Inglaterra,4,Ingrid Betancourt,1,Inocência do Islamismo,1,Insaes,1,Internet,25,Intervision,2,Irã,4,Iraque,1,Irlanda,1,Islamismo,4,Israel,7,Itaguaí,2,Itália,1,Itamaraty,2,Iuperj,1,Iurd,10,Jabulani,1,Jacob Zuma,1,Jair Bolsonaro,27,Jamal Khashoggi,1,Jandira Feghali,2,Japão,1,Javier Milei,2,JBS,12,Jean Wyllys,3,Jennifer Lopez,1,Jesus Cristo,2,Jimmy Morales,1,Jiu-jitsu,1,João Dória Jr.,3,Joaquim Barbosa,3,Joe Biden,1,Joesley Batista,1,Jogos,1,Jogos da Baixada,1,Jogos Olímpicos,11,Jorge Álvarez Maynez,1,Jorge Glas,1,Jorge Quiroga,1,Jornal Cruzeiro do Sul,1,Jornal do Brasil,1,Jornalismo,16,Jornalismo opinativo,12,José Alencar,1,José Antonio Dias Toffoli,2,José Dirceu,4,José Eduardo Cardozo,1,José Genoíno,1,José Luiz Datena,1,José Mojica,1,José Mujica,7,José Serra,2,José Sócrates,1,Joyce Ribeiro,1,Juan Guaidó,1,Juan Manuel Santos,7,Julian Assange,2,Justiça,6,Kamla Persaid,2,Kelly Serra,1,Kroton,11,Leão XIV,1,Lei 43.057,1,Lei 8.069/90,1,Lei 8.078/90,2,Lei 9.504/97,1,Lei da Palmada,1,Lei Menino Bernardo,1,Lenacapavir,1,Leopoldo López,10,Liberdade de expressão,16,Light,2,Limonada,1,Língua Portuguesa,1,Livros,2,Lixo,1,Lobão,1,Lobo-mau,1,Luciano Mota,2,Luis Almagro,3,Luis Arce,1,Luiz Fernando Pezão,20,Luiz Sérgio,2,Lula,50,Lumay Barreto,1,Maconha,4,Magé,2,Manuel Zelaya,3,Maomé,1,Maracanã,3,Maranhão,1,Marcela Temer,1,Marcelo Aguiar,1,Marcelo Crivella,17,Marcelo Freixo,6,Marcelo Madureira,2,Marcha da Família,1,Marcha para Jesus,1,Márcia Tiburi,1,Márcio Catão,2,Marco Civil da Internet,6,Marco Feliciano,7,Maria Corina Machado,2,María Corina Machado,3,Marina Rocha,2,Marina Silva,5,Marisa Formolo,1,Marisa Letícia,1,Marta Suplicy,1,Mate,1,Mato Grosso,2,Mato Grosso do Sul,1,Mayara Petruso,1,MBL,2,MEC,128,Medicamento,1,MEIO AMBIENTE,3,Meleca,1,Mensalão,9,Mercosul,6,Metrô,3,México,41,Michel Temer,51,Michelle Obama,1,Microsoft,6,Mídia,3,Minas Gerais,10,Mineiros,1,Ministério da Família,1,Ministério da Justiça,1,Ministério da Saúde,8,Ministério do Esporte,1,Ministério do Trabalho,1,Ministério Público,14,Miriam Leitão,1,Miss Universo,5,Mitt Romney,1,MNDH,1,Montes Claros,1,Moreira Franco,4,MPL,1,MST,9,Mudanças climáticas,1,MUNDO,250,Museu do Índio,3,Museu Nacional,1,Música,1,Natal,2,Natan Donadon,1,Natureza,1,Nayib Bukele,1,Nazismo,1,NBC,3,Nepal,6,Néstor Kirchner,1,Net,1,Nextel,1,Ney Matogrosso,1,Nicarágua,9,Nicolás Maduro,38,Nilópolis,1,Niterói,2,Nordeste,4,Noticiero y Opinión,1,Nova Iguaçu,1,Nova Zelândia,1,Novela,5,Novo,1,Novo site,1,Nuestro México del Futuro,1,Numerologia,2,O Boticário,1,O Globo,1,O Maior Brasileiro de Todos os Tempos,2,OAB,2,OAB-BA,1,OAB-CE,1,OAB-DF,1,OAB-PE,1,OCDE,1,Odebrecht,7,OEA,10,Oi,7,Ônibus,17,ONU,14,Opas,1,Operação Calabar,1,Operação Calicute,4,Operação Carne Fraca,9,Operação Conclave,1,Operação Eficiência,1,Operação Hades,1,Operação Lava-Jato,14,Operação Pausare,1,Operação Recomeço,4,Operação Tergiversação,1,Opinólogo,14,Opinólogo.com,1,Oração do Delegado,1,Ordem,1,Oriente Médio,4,Orlando Silva,1,Oruam,1,Os Cavaleiros do Zodíaco,1,Osama Bin Laden,1,Otan,1,Otto Pérez Molina,4,Ozônio,1,P,1,Pai Nosso,1,PAÍS,77,Palestina,3,PAMC,2,Panamá,4,Papai Noel,1,Paperblog,1,Paquistão,3,Pará,2,Paraguai,8,Paraíba,3,Paraná,6,Paraty,1,Parque Piedade,1,Passagem,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Ezequiel Teixeira,1,Pastor Sargento Isidório,1,Pastor Sebastião,1,Paulinho da Força,3,Paulo Maluf,1,Paz,1,PC do B,6,PDT,1,Peccin Agroindustrial,1,Pedofilia,2,Pedro Fernandes,1,Pedro Paulo,2,Pemex,2,PEN,1,Penguin Random,1,Pentecoste,3,Pernambuco,3,Peru,9,Petrobras,17,Petróleo,2,Petrópolis,2,PHS,1,Pitbull,1,Pizza,1,Plutão,1,PMB,1,PMDB,35,PNC,1,PNPS,9,Podemos (PTN),2,Polícia,14,POLÍTICA,239,Politicagem,1,Políticos,1,Polvilho,1,Porto Alegre,1,Porto Rico,2,Portugal,9,Portugal Telecom,1,Positivo,2,PP,6,PPS,3,PR,1,PRB,2,Preconceito,2,Previdência,4,Primeira Dama,1,Princesa Isabel,1,Procon-RJ,2,Procriação,1,Programa Mais Médicos,8,Protesto,22,ProUni,2,Provas,1,PRTB,1,PSB,5,PSC,6,PSD,1,PSDB,35,PSDC,1,PSL,2,PSOL,24,PSTU,1,PT,90,PTN,2,Publicidade enganosa,2,PUC-Campinas,1,PUC-Rio,1,PUC-SP,1,PV,1,QG da Propina,1,Rachel Sheherazade,5,Racismo,2,Rafael Correa,4,Randolfe Rodrigues,1,RCTV,2,Recife,1,Rede Globo,4,Rede Record,4,Rede Sustentabilidade,4,Redes Sociais,8,RedeTV!,1,Reforma da Previdência,3,Reforma Ortográfica,1,Reforma Trabalhista,2,Região Serrana,2,Registro.br,2,Reinaldo Azevedo,3,Reino Unido,4,Relações internacionais,1,Religião,44,Renan Calheiros,2,Repsol,1,República Dominicana,2,Ricardo Barros,1,Ricardo Fabris de Abreu,1,Ricardo Lewandowski,1,Ricky Martin,1,Rio de Janeiro,451,Rio Grande do Norte,2,Rio Grande do Sul,9,Rio Info,1,Rio Mais Saneamento,2,Rio+Saneamento,1,Ritonavir,1,RJ,12,Roberto Gómez Bolaños,1,Rocinha,2,Rodrigo Paz,1,Romário,6,Romero Jucá,1,Rondônia,1,Roraima,2,Rosinha Garotinho,1,Royalties,1,RSF,2,RTP,1,Rússia,3,SAAE-RJ,14,Saint Seiya,1,Salário,3,Salve Jorge,2,San José,1,Sandro Matos,1,Saneamento básico,1,Santa Catarina,2,Santa Maria,4,Santo Antônio de Pádua,1,Santos Dumont,1,São João da Barra,1,São João de Meriti,2,São Paulo,47,São Pedro,1,São Sebastião do Alto,1,Sapezal,1,Saquarema,1,Saudação,1,SAÚDE,28,SBT,14,Seara,1,Segredo,1,SEGURANÇA,24,SEGURANÇA Polícia,1,Semana Santa,1,Senac,18,Senado,5,Sepe/RJ,2,Ser Educacional,7,Sérgio Cabral,15,Sergio Massa,2,Sérgio Moro,5,Sergipe,1,Sete,1,Setec,1,Sexo,1,Shopping Nova América,2,Silas Malafaia,8,Sílvio Santos,1,SinMed/RJ,14,Sinpro-Rio,58,SIP,1,Sisu,2,Site,1,Sky,1,Sociedade Brasileira de Instrução,1,Solidariedade,3,Sony,1,Sophia Fernandes,1,Sorocaba,1,SP,3,STF,21,Sub-20,1,Suécia,1,Suesc,6,Suíça,2,Suipa,1,SuperVia,3,Tarcísio Motta,3,Táxi,1,Tecnologia,2,Teleamazonas,1,Telefonia,2,Teleton,1,Televisa,4,Telluride Foundation,1,Teori Zavascki,1,Teresópolis,3,Terra Empresas,3,Terremoto,26,Terrorismo,2,Tibete,3,Tim,4,Tiririca,3,Tirulipa,1,Titanic,1,TJRJ,2,Tocantins,1,Trabalho,4,Trânsito,1,TRANSPORTES,17,TRE-AL,1,TRE-RJ,2,Trem,4,Trinidad e Tobago,2,Tsunami,3,Turquia,5,TV Aparecida,1,TVE,1,Twitter,1,Uber,1,UBM,1,Ucam,22,Uerj,6,Uezo,1,UFRJ,1,UFSM,4,Uganda,1,UGF,230,Unasul,7,UNE,8,Unesp,1,Unicamp,1,Uniesp,13,Unifieo,2,Unig,1,Unigranrio,4,Uninove,1,Unisuam,2,Unitau,1,UniverCidade,232,Universidade Brasil,1,Universidade Lusófona,1,Universidade Santa Úrsula,4,Universidades,3,Universidades federais,1,Univisión,5,Unoeste,1,Uol,1,UPP,4,Uruguai,10,UVA,23,Vacinação,4,Vaio,1,Valdemiro Santiago,2,Vaticano,4,Vatileaks,1,Veja,1,Velox,1,Venezuela,89,Vestibular,1,Vietnã,1,Vigilância Sanitária,1,Vinícius e Tom,1,Violência,3,Viradouro,1,Vivo,4,Votação,2,Washington Reis,4,Webesteira,1,Wikileaks,6,Wikipédia,3,Wilson Witzel,3,Wom,1,Woody Allen,1,Xóchitl Gálvez,1,Xuxa,2,Yoani Sánchez,1,YoSoy132Media,1,You Tube,6,YPF,1,Zito,3,Zuzeco,1,
ltr
item
Opinólogo - Jornalismo Opinativo: Vitória do crime organizado, derrota da população: crise na segurança pública prejudica direitos básicos
Vitória do crime organizado, derrota da população: crise na segurança pública prejudica direitos básicos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiK2UegPx90Px0CvHIOCcIUh5eM57hj37PvNAwqB67v6CNFr1GUlS6812KPSU9NXi_ZEIPrjECSX45dKhmereHyVmtbHzME6WHuHC4DtTLAKH42k2MM4ZPKPBwBWzawcH4vvc5HU5gGsD4hCzU5jgc6JZNVmTiTPnjfi9Ndmq-BsqbWfRiukf2aVAAneZE/w640-h360/onibus%20barricada%20jacarepagua%2030092025.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiK2UegPx90Px0CvHIOCcIUh5eM57hj37PvNAwqB67v6CNFr1GUlS6812KPSU9NXi_ZEIPrjECSX45dKhmereHyVmtbHzME6WHuHC4DtTLAKH42k2MM4ZPKPBwBWzawcH4vvc5HU5gGsD4hCzU5jgc6JZNVmTiTPnjfi9Ndmq-BsqbWfRiukf2aVAAneZE/s72-w640-c-h360/onibus%20barricada%20jacarepagua%2030092025.png
Opinólogo - Jornalismo Opinativo
https://www.opinologo.com.br/2025/10/vitoria-do-crime-organizado-derrota-da-populacao-crise-na-seguranca-publica-prejudica-direitos-basicos.html
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/2025/10/vitoria-do-crime-organizado-derrota-da-populacao-crise-na-seguranca-publica-prejudica-direitos-basicos.html
true
5480391970516636544
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Clique para ver Responder Cancelar resposta Deletar By Home PAGES POSTS Clique para ver tudo sobre esta editoria Recomendada para você LABEL ARCHIVE Buscador ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para a Página Incial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy