Por que o ‘bolsonarismo’ está em ascensão???

Terça-feira, 14 de março de 2017 Enquete Jair Bolsonaro x Lula Imagem: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil / Reprodução / Crea...

Terça-feira, 14 de março de 2017

Enquete Jair Bolsonaro x Lula

Imagem: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil /
Reprodução / Creative Commons
Jair Bolsonaro na Comissão de Ética da Câmara,
no ano passado. Ele foi acusado de elogiar durante
votação do impeachment de Dilma Rousseff o
o ex-coronel Ustra, quem foi
declarado um torturador no regime militar
Racista, misógino, homofóbico, preconceituoso e apoiador da Ditadura Militar no Brasil. Esses são alguns dos adjetivos atribuídos ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), às vezes comparado a Adolf Hitler, por seus críticos e/ou opositores. Ele, por si só, é tão polêmico que chega a ser um clichê. Ele não se esforça para isso. É apenas ele mesmo. E é um possível candidato a presidente da República em 2018. Pesquisas de intenções de voto de alguns institutos o colocam entre 7% e 18%, com margens de erros para mais ou para menos, em terceiro lugar em relação a políticos mais tradicionais como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) ou o senador Aécio Neves (PSDB-MG), por exemplo. Ou tecnicamente empatado com os que aparecem na segunda posição.

No mês passado, um dos seus filhos, o deputado federal Flávio Bolsonaro (PSC-RJ), tentou desacreditar as pesquisas e resolveu lançar uma enquete em seu perfil no twitter, ao simular uma eventual disputa entre o pai e Lula. O petista ganhou disparado com 69% dos votos entre os mais de 211 mil internautas consultados. A militância de Jair não foi capaz de reverter esse resultado constrangedor. Apesar das acusações imputadas a Lula na Lava-Jato, ele ainda lidera a preferência do eleitorado.

‘Bolsonarismo’

Se antes o modo de pensar de Bolsonaro era objeto de rejeição – e continua sendo –, atualmente está em ascensão no Brasil. Ainda está cedo para dizer que o ‘bolsonarismo’ está em alta, mas seu radicalismo começa a estar na moda. Seus pontos de vista extremamente conservadores são os mesmos de muitos outros que outrora se escondiam e agora sentem orgulho de compartilhar de tais linhas de pensamento. O que comprova isso é seus mais de 464 mil votos nas eleições de 2014 que o colocaram como o candidato mais votado do Rio de Janeiro para a Câmara dos Deputados.

O ‘fenômeno’ Bolsonaro está em evidência por vários motivos: 1) o fracasso do neossocialismo liderado pelo chavismo na América Latina; 2) as pessoas mais conservadoras – boa parte evangélica, heterossexual e contra o casamento gay e o que chamam de forçação de barra midiática para impor às pressas a agenda LGBT – sentem que seus valores de família (macho e fêmea) estão sendo ameaçados por pautas tachadas de esquerdistas e por considerar uma intromissão do Estado na educação de seus filhos, quando se pretende discutir ideologia de gênero nas escolas, por exemplo; 3) a corrupção e a violência generalizadas no Brasil e as sensações de descrença e de impunidade na política e na justiça; 4) o efeito Trump: a vitória do magnata Donald Trump para presidente dos Estados Unidos impulsiona uma direita que quer se apropriar do tradicionalismo para garantir a sobrevivência num contexto de globalização.

E Jair Bolsonaro tem sabido aproveitar isso. Hoje conta com uma militância que o apelidou de ‘bolsomito’, que o defende nas redes sociais com unhas dentes e ataca, sempre com menosprezo, seus críticos. Não difere muito das táticas utilizadas pela oposição nos últimos anos. Nem mesmo sua forma de pensar, os escassos projetos de lei aprovados em mais de duas décadas de vida parlamentar e o processo que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta apologia ao estupro são suficientes para convencer seus simpatizantes do contrário. Em entrevista publicada pela ‘Folha de São Paulo’ nessa segunda-feira (13/3), disse que não seria a imprensa ou a corte a calá-lo no episódio envolvendo a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), de que ela ‘não merece [ser estuprada], porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia’.

A declaração repetida em 2014 é, por si só, um absurdo, exceto para os adeptos ao ‘bolsonarismo’ que não veem nada demais nisso, não porque o alvo do parlamentar foi uma mulher, e sim uma petista, uma socialista, uma defensora dos direitos humanos, uma ‘defensora de bandidos’. Há uma espécie de cumplicidade ou cegueira ideológica que tem sido usada para definir o caráter de uma pessoa.

O fato de um eleitor ser de direita não deveria significar que se tem de concordar com tudo que um político de direita diz ou faz. O mesmo conceito deveria valer para a esquerda. Mas, em ambos os lados não é assim que a coisa funciona. Por questão de orgulho, Bolsonaro não se desculpou apenas com a deputada Maria do Rosário (PT-RS). Deixou de fazê-lo a todas as mulheres, o que talvez tivesse evitado a ação que enfrenta. Como bem disse o filósofo grego Sócrates, ‘se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto por desonestidade’. No contexto deste artigo é a honestidade intelectual.

“Não vou discutir [sobre a acusação]. Não é a imprensa e o Supremo que vão falar o que é limite para mim. Vão catar coquinho, não vou arredar em nada, não me arrependo de nada do que falei”, disse Bolsonaro na recente entrevista ao diário paulistano.

“Por que seria [punido]? Eu tenho imunidade para quê? Sou civil e plenamente inimputável por qualquer palavra. Posso falar o que bem entender, isso é democracia. Já dei soco em alguém, dei tiro, dei coice?”, continuou.

Não são os meios de comunicação ou a suprema corte que colocam freios, mas o peso da lei. A imunidade parlamentar não pode ser absoluta e precisa ser inerente ao cargo, o que não parece ser o caso. Como político, ele poderia, sim, tê-la criticado por suas posições políticas, atuação, entre outras coisas.

Para os ‘bolsonaristas’, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) se tornou uma espécie de divindade da virtude e da moralidade, por ser um dos poucos políticos a não estar involucrado em escândalos de corrupção e por ser alguém que fala a ‘verdade’. O conceito de verdade é muito subjetivo. E ser honesto, tanto em atos quanto em palavras, deveria ser uma obrigação de qualquer indivíduo de vida pública, não um favor e/ou diferencial. Nas viagens que tem feito Brasil afora, é recebido por centenas ou milhares de fãs em aeroportos. Coisa assim só foi vista a jogadores da seleção ao ganharem uma Copa do Mundo.

O fato de o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) ter recebido somente quatro votos para presidente da Câmara dos Deputados, no mês passado, é um ‘elogio’ para sua militância, que vê como uma confirmação de que ele não seria corrupto como os demais colegas.

Estatuto do Desarmamento e a legalização da maconha

Bolsonaro é contra o Estatuto do Desarmamento e defende o uso da violência para combater a violência. Seu discurso está ancorado na insatisfação do cidadão comum e de bem que paga impostos e não é correspondido pelo Estado, que é incapaz de garantir sua segurança.

Bolsonaro também é contra a descriminalização da maconha. “Ele (o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, PSDB-SP) está para ganhar o título de princesa Isabel da maconha, porque quer liberar as drogas no Brasil”, disse em dada ocasião. Para os defensores da liberação, a legalização das drogas diminuiria a influência do narcotráfico. Na verdade, exaltaria o fracasso do Estado brasileiro por render-se ao consumo, baseado naquele velho ditado de que ‘quando não se pode com eles, junte-se a eles’.

Eleitorados parecidos

Os eleitores de Bolsonaro têm algumas características similares aos que elegeram pela primeira vez Lula para presidente em 2002, apesar de ambos estarem ideologicamente em polos opostos. São brasileiros que já sentiram o peso da inflação e da crise econômica e assistem a um Brasil que ainda não deu certo. No primeiro, os que só conhecem sobre a ditadura nos livros de História; no segundo, os que a viveram. Nos dois casos, o pensamento é de renovação política em prol de melhorias.

Para testar sua popularidade, Jair Bolsonaro (PSC-RJ) lançou o filho Flávio Bolsonaro (PSC-RJ), que é deputado estadual no Rio de Janeiro, candidato a prefeito no ano passado. O nome do clã familiar fez com que ele lograsse 14% dos votos válidos, o que é bastante positivo para uma primeira candidatura a cargo executivo ante uma atuação pífia nos debates. Pode até ser que Jair Bolsonaro não ganhe em 2018, mas é certo que poderá tirar muitos votos de concorrentes que disputam o apoio da direita, e a partir de seu nicho ser valorizado entre os partidos. Ele não deve ser descartado. Poucos também levavam fé em Donald Trump, e o resultado todos já sabem, embora o sistema eleitoral no Brasil e nos Estados Unidos seja totalmente distinto. 

COMMENTS

BLOGGER: 2
Loading...
Nome

2010,7,2011,1,2012,5,2013,1,2014,41,2015,9,2016,21,2017,3,2018,7,450 anos,1,4G,1,50 anos,1,7 de setembro,1,80 anos,1,A Marcha dos Infames,1,Aborto,9,Abranet,1,Acre,2,Adenor Gonçalves,5,Adidas,2,Adolescência,3,Adriana Ancelmo,1,Aécio Neves,14,Aeroporto Tom Jobim,1,África,4,África do Sul,4,Agronegócio,3,Água,9,Água potável,1,Águas do Rio,4,Aids,2,Alberto Cantalice,3,Alberto Nisman,7,Alejandro Maldonado Aguirre,1,Alejandro Toledo,1,Alemanha,4,Alerj,40,Alesp,5,Alessandro Molon,3,Alexandre Cardoso,1,Alexandre de Moraes,1,Alexis Tsipras,4,Aliança Batista,1,Alicia Kirchner,1,Alto do Paraíso (RO),1,Álvaro Uribe,1,Amazonas,4,Ambulantes,1,América Central,4,América Latina,131,Amijubi,1,AMLO,2,Amor à Vida,1,Amor e Revolução,1,Analfabetismo,1,Anatel,8,Andes,1,Angola,1,Angra dos Reis,1,Anhanguera Educacional,1,Animais,3,Anistia Internacional,1,Aniversário,6,Antonio Ledezma,7,Apagão,1,Aquecimento global,1,Arábia Saudita,2,Arena Corinthians,1,Argentina,21,Argos,1,Arlei Rosa,2,Armênia,1,Arquidiocese,1,Article 19,1,Árvore de Natal da Lagoa,2,Ásia,16,Assembleia de Deus,1,ATUALIDADES,169,Aureo Lídio,1,Avaaz,1,Avenida Brasil,1,Avianca,1,Avon,1,Azul,1,Babilônia,1,Bahia,6,Baixada Fluminense,10,Banco do Brasil,2,Banco Itaú,1,Banco Mercantil,1,Band,2,Banda larga,5,Bangladesh,1,Barack Obama,6,Barcas,1,Bares e restaurante,1,Barra Mansa,2,Bayer,1,Beija-Flor,3,Belo Horizonte,3,Bento XVI,1,Bilhete Único,4,Black Bloc,1,Blecaute,1,Bolívia,8,Bolsa Família,3,Boni,1,Bonsucesso,1,Bossa Nova,1,Botucatu,1,Bradesco,6,Brasil,392,Brasília,11,Brazuca,1,BRF Brasil Foods,4,BUC,1,Buscador,1,Cabo Daciolo,8,Cabo Frio,1,Cabralfobia,1,Caetano Veloso,1,Calor,1,Caminhoneiros,2,Campos dos Goytacazes,2,Canadá,1,Câncer,2,Candomblé,1,Carlos Alberto Sardenberg,1,Carlos Lupi,2,Carlos Osório,1,Carmen Aristegui,1,Carnaval,13,Carnavalesca,1,Casamento gay,10,Catalunha,2,Caxias do Sul,2,CBF,3,CBMERJ,1,Ceará,9,Cebela,1,Cedae,13,Cederj,1,Celac,1,Celebridades,4,Celso Lisboa,2,Celso Russomano,1,César Maia,3,Cesva,3,CFM,1,CFP,2,Chapecoense,2,Chapeuzinho Vermelho,1,Chapolin,1,Chaves,1,Chávez,3,Chavismo,11,Cheias de Charme,1,Chico Xavier,1,Chile,16,China,11,Chuvas,1,CICAD,1,Cidade do Samba,1,Ciro Gomes,1,Clarissa Garotinho,1,Claro,3,Cláudia Leitte,1,Cleptocracia,2,CMRJ,3,CNBB,1,CNI,2,CNJ,4,Coaf,2,Coca-Cola,2,Código de Conduta,1,Colégio Pedro II,2,Colômbia,22,Combustível,2,Compaj,4,Complexo da Maré,7,COMUNICAÇÕES,21,Congresso,4,Conmebol,1,Consumidor,10,COP-15,2,COP-16,2,Copa,1,Copa América,1,Copa das Confederações,6,Copa do Mundo,33,Copacabana,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,2,Coronavírus,5,Correios,4,Corrupção,7,Costa Rica,2,Cota racial,1,Covid-19,1,CPI,12,Cremerj,2,Criança,3,Crime,9,Crimes na web,1,Criminalidade,1,Cristina Kirchner,10,Cristo Redentor,2,Crítica,1,Cuba,17,CULTURA,12,CUT,8,Dalai Lama,1,Daniel Ceballos,1,Daniel Guerra,2,Daniel Ortega,3,Danilo Gentili,3,DEM,6,Democracia,4,Dica,2,Dicionário inFormal,1,Dilma Rousseff,110,Diploma,2,Direitos Humanos,41,Distrito Federal,7,Ditadura,2,Ditadura militar,4,Dom Pedro I,1,Dom Pedro II,1,Domino's,1,Donald Trump,14,Drogas,2,Duque de Caxias,6,Ecuavisa,2,Edir Macedo,5,EDITORIAL,6,Edson Fachin,1,Eduardo Bolsonaro,1,Eduardo Cunha,5,Eduardo Guimarães,1,Eduardo Paes,12,EDUCAÇÃO,340,Edward Snowden,1,Egito,2,Eike Batista,4,El Comercio,1,El Salvador,1,Eleições,51,Embratel,1,Emirados Árabes Unidos,1,EMS,1,Enel,1,Enem,20,Energia,4,Enrique Peña Nieto,7,Equador,9,Escola da Rua,1,Escola Municipal Friedenreich,3,Escolas de Samba,1,Escravidão,1,Escravos de Jó,1,Espanha,6,Espírito Santo,6,ESPORTES,26,Estácio,35,Estado laico,2,Estados Unidos,47,Estelionato,1,Estudantes,1,Etiópia,1,Europa,17,Eutanásia,1,Evo Morales,5,Fabiane Maria de Jesus,1,Facha,1,Faculdade Alfacastelo,1,Faculdade Alvorada,7,Faculdade de São Roque,1,Fades,1,FAIPD,1,Fapan,1,Farc,5,Favela,3,Felipe Calderón,1,Fênix 2,1,Fernando Haddad,10,Fernando Henrique Cardoso,1,Fernando Lugo,4,Fernando Mac Dowell,1,FGV,1,Fidel Castro,1,Fifa,8,Flamengo,1,Flávio Bolsonaro,4,FMC,4,FMI,2,Força Sindical,2,Foro de São Paulo,3,Fortaleza,2,França,1,Francisco Dornelles,3,Francisco I,3,Fuleco,5,Funk,2,Funkódromo,1,Furnas,1,Futebol,14,Galileo Educacional,221,Gama Filho,1,Garotinho,5,Gay,14,Geraldo Alckmin,2,Gilberto Gil,1,Globovisión,1,Glória Perez,2,Goiás,2,Google,8,Google AdWords,2,Grécia,8,GRES Estácio de Sá,2,GRES Grande Rio,1,GRES Império Serrano,2,GRES Mangueira,3,GRES Paraíso do Tuiuti,2,GRES Portela,3,GRES São Clemente,1,GRES Unidos da Tijuca,2,Greve,11,Gripe,2,Groupon,1,Grupo de Lima,2,Guanambi,1,Guapimirim,5,Guarda Municipal,2,Guatemala,7,Guido Mantega,1,Guiné Equatorial,1,Haiti,3,Halloween,1,Harry Potter,1,Heello,1,Heinz,1,Heitor Schuch,1,Henrique Capriles,4,Hillary Clinton,2,HIV,1,Holocausto,1,Homofobia,2,Homossexualidade,2,Honduras,6,Hong Kong,2,Horário de verão,5,Hospitais,1,Hotel Urbano,1,Hoy Ecuador,1,HPV,1,HRW,3,Huatabampo,1,Hugo Chávez,24,Humor,2,Hypermarcas,1,Idec,1,Iêmen,1,Igreja Católica,10,Iguá Saneamento,3,IMPD,2,Impeachment,7,Imperatriz Leopoldinense,1,Imposto de Renda,4,Imprensa,2,Indenização,1,Independência,1,Índia,5,Indiana,1,Índio da Costa,1,Indonésia,9,Infobae,1,INFORMAÇÃO ÚTIL,12,Inglaterra,4,Ingrid Betancourt,1,Inocência do Islamismo,1,Insaes,1,Internet,24,Irã,4,Iraque,1,Irlanda,1,Islamismo,4,Israel,4,Itaguaí,2,Itália,1,Itamaraty,2,Iuperj,1,Iurd,10,Jabulani,1,Jacob Zuma,1,Jair Bolsonaro,24,Jamal Khashoggi,1,Jandira Feghali,2,Japão,1,Javier Milei,2,JBS,12,Jean Wyllys,3,Jennifer Lopez,1,Jesus Cristo,1,Jimmy Morales,1,João Dória Jr.,3,Joaquim Barbosa,3,Joe Biden,1,Joesley Batista,1,Jogos,1,Jogos da Baixada,1,Jogos Olímpicos,11,Jornal Cruzeiro do Sul,1,Jornal do Brasil,1,Jornalismo,16,Jornalismo opinativo,12,José Alencar,1,José Antonio Dias Toffoli,2,José Dirceu,4,José Eduardo Cardozo,1,José Genoíno,1,José Luiz Datena,1,José Mojica,1,José Mujica,7,José Serra,2,José Sócrates,1,Joyce Ribeiro,1,Juan Guaidó,1,Juan Manuel Santos,7,Julian Assange,2,Kelly Serra,1,Kroton,11,Lei 43.057,1,Lei 8.069/90,1,Lei 8.078/90,2,Lei 9.504/97,1,Lei da Palmada,1,Lei Menino Bernardo,1,Leopoldo López,10,Liberdade de expressão,16,Light,2,Limonada,1,Língua Portuguesa,1,Livros,2,Lixo,1,Lobão,1,Lobo-mau,1,Luciano Mota,2,Luis Almagro,3,Luiz Fernando Pezão,20,Luiz Sérgio,2,Lula,46,Lumay Barreto,1,Maconha,4,Magé,1,Manuel Zelaya,3,Maomé,1,Maracanã,3,Maranhão,1,Marcela Temer,1,Marcelo Aguiar,1,Marcelo Crivella,17,Marcelo Freixo,6,Marcelo Madureira,2,Marcha da Família,1,Marcha para Jesus,1,Márcia Tiburi,1,Márcio Catão,2,Marco Civil da Internet,6,Marco Feliciano,7,Maria Corina Machado,2,María Corina Machado,3,Marina Rocha,2,Marina Silva,5,Marisa Formolo,1,Marisa Letícia,1,Marta Suplicy,1,Mate,1,Mato Grosso,2,Mato Grosso do Sul,1,Mayara Petruso,1,MBL,2,MEC,128,Medicamento,1,MEIO AMBIENTE,2,Meleca,1,Mensalão,9,Mercosul,6,Metrô,3,México,30,Michel Temer,51,Michelle Obama,1,Microsoft,6,Mídia,3,Minas Gerais,10,Mineiros,1,Ministério da Família,1,Ministério da Justiça,1,Ministério da Saúde,8,Ministério do Esporte,1,Ministério do Trabalho,1,Ministério Público,13,Miriam Leitão,1,Miss Universo,4,Mitt Romney,1,MNDH,1,Montes Claros,1,Moreira Franco,4,MPL,1,MST,9,Mudanças climáticas,1,MUNDO,212,Museu do Índio,3,Museu Nacional,1,Música,1,Natal,2,Natan Donadon,1,Natureza,1,Nazismo,1,NBC,3,Nepal,6,Néstor Kirchner,1,Net,1,Nextel,1,Ney Matogrosso,1,Nicarágua,8,Nicolás Maduro,37,Nilópolis,1,Niterói,2,Nordeste,4,Noticiero y Opinión,1,Nova Iguaçu,1,Nova Zelândia,1,Novela,5,Novo,1,Novo site,1,Nuestro México del Futuro,1,Numerologia,2,O Boticário,1,O Globo,1,O Maior Brasileiro de Todos os Tempos,2,OAB,2,OAB-BA,1,OAB-CE,1,OAB-DF,1,OAB-PE,1,OCDE,1,Odebrecht,7,OEA,9,Oi,7,Ônibus,17,ONU,14,Opas,1,Operação Calabar,1,Operação Calicute,4,Operação Carne Fraca,9,Operação Conclave,1,Operação Eficiência,1,Operação Hades,1,Operação Lava-Jato,14,Operação Pausare,1,Operação Recomeço,4,Operação Tergiversação,1,Opinólogo,14,Opinólogo.com,1,Oração do Delegado,1,Ordem,1,Oriente Médio,3,Orlando Silva,1,Os Cavaleiros do Zodíaco,1,Osama Bin Laden,1,Otan,1,Otto Pérez Molina,4,Ozônio,1,P,1,Pai Nosso,1,PAÍS,76,Palestina,2,PAMC,2,Panamá,4,Papai Noel,1,Paperblog,1,Paquistão,3,Pará,2,Paraguai,8,Paraíba,2,Paraná,6,Parque Piedade,1,Passagem,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Ezequiel Teixeira,1,Pastor Sargento Isidório,1,Pastor Sebastião,1,Paulinho da Força,3,Paulo Maluf,1,Paz,1,PC do B,6,PDT,1,Peccin Agroindustrial,1,Pedofilia,2,Pedro Fernandes,1,Pedro Paulo,2,Pemex,1,PEN,1,Pentecoste,3,Pernambuco,3,Peru,8,Petrobras,17,Petróleo,2,Petrópolis,2,PHS,1,Pitbull,1,Pizza,1,Plutão,1,PMB,1,PMDB,35,PNC,1,PNPS,9,Podemos (PTN),2,Polícia,10,POLÍTICA,232,Politicagem,1,Políticos,1,Polvilho,1,Porto Alegre,1,Porto Rico,2,Portugal,8,Portugal Telecom,1,Positivo,2,PP,6,PPS,3,PR,1,PRB,2,Preconceito,2,Previdência,4,Primeira Dama,1,Princesa Isabel,1,Procon-RJ,2,Procriação,1,Programa Mais Médicos,8,Protesto,22,ProUni,2,Provas,1,PRTB,1,PSB,5,PSC,6,PSD,1,PSDB,35,PSDC,1,PSL,2,PSOL,24,PSTU,1,PT,90,PTN,2,Publicidade enganosa,2,PUC-Campinas,1,PUC-Rio,1,PUC-SP,1,PV,1,QG da Propina,1,Rachel Sheherazade,5,Racismo,2,Rafael Correa,4,Randolfe Rodrigues,1,RCTV,2,Recife,1,Rede Globo,4,Rede Record,4,Rede Sustentabilidade,4,Redes Sociais,8,RedeTV!,1,Reforma da Previdência,3,Reforma Ortográfica,1,Reforma Trabalhista,2,Região Serrana,2,Registro.br,2,Reinaldo Azevedo,3,Reino Unido,4,Relações internacionais,1,Religião,39,Renan Calheiros,2,Repsol,1,República Dominicana,1,Ricardo Barros,1,Ricardo Fabris de Abreu,1,Ricardo Lewandowski,1,Ricky Martin,1,Rio de Janeiro,444,Rio Grande do Norte,2,Rio Grande do Sul,9,Rio Info,1,Rio Mais Saneamento,2,Rio+Saneamento,1,Ritonavir,1,RJ,12,Roberto Gómez Bolaños,1,Rocinha,2,Romário,6,Romero Jucá,1,Rondônia,1,Roraima,2,Rosinha Garotinho,1,Royalties,1,RSF,1,RTP,1,SAAE-RJ,14,Saint Seiya,1,Salário,3,Salve Jorge,2,San José,1,Sandro Matos,1,Saneamento básico,1,Santa Catarina,2,Santa Maria,4,Santo Antônio de Pádua,1,Santos Dumont,1,São João da Barra,1,São João de Meriti,2,São Paulo,47,São Pedro,1,São Sebastião do Alto,1,Sapezal,1,Saquarema,1,Saudação,1,SAÚDE,24,SBT,14,Seara,1,Segredo,1,SEGURANÇA,22,Semana Santa,1,Senac,18,Senado,5,Sepe/RJ,2,Ser Educacional,7,Sérgio Cabral,15,Sergio Massa,2,Sérgio Moro,5,Sergipe,1,Sete,1,Setec,1,Sexo,1,Shopping Nova América,2,Silas Malafaia,8,Sílvio Santos,1,SinMed/RJ,14,Sinpro-Rio,58,SIP,1,Sisu,2,Site,1,Sky,1,Sociedade Brasileira de Instrução,1,Solidariedade,3,Sony,1,Sophia Fernandes,1,Sorocaba,1,SP,3,STF,15,Sub-20,1,Suécia,1,Suesc,6,Suíça,2,Suipa,1,SuperVia,3,Tarcísio Motta,3,Táxi,1,Tecnologia,1,Teleamazonas,1,Telefonia,2,Teleton,1,Televisa,3,Telluride Foundation,1,Teori Zavascki,1,Teresópolis,3,Terra Empresas,3,Terremoto,25,Terrorismo,1,Tibete,2,Tim,4,Tiririca,3,Tirulipa,1,Titanic,1,TJRJ,2,Tocantins,1,Trabalho,4,Trânsito,1,TRANSPORTES,17,TRE-AL,1,TRE-RJ,2,Trem,4,Tsunami,3,Turquia,5,TV Aparecida,1,TVE,1,Twitter,1,Uber,1,UBM,1,Ucam,22,Uerj,6,Uezo,1,UFRJ,1,UFSM,4,Uganda,1,UGF,230,Unasul,7,UNE,8,Unesp,1,Unicamp,1,Uniesp,13,Unifieo,2,Unig,1,Unigranrio,4,Uninove,1,Unisuam,2,Unitau,1,UniverCidade,232,Universidade Brasil,1,Universidade Lusófona,1,Universidade Santa Úrsula,4,Universidades,3,Universidades federais,1,Univisión,4,Unoeste,1,Uol,1,UPP,4,Uruguai,10,UVA,23,Vacinação,4,Vaio,1,Valdemiro Santiago,2,Vaticano,3,Vatileaks,1,Veja,1,Velox,1,Venezuela,86,Vestibular,1,Vigilância Sanitária,1,Vinícius e Tom,1,Violência,3,Viradouro,1,Vivo,4,Votação,2,Washington Reis,4,Webesteira,1,Wikileaks,6,Wikipédia,3,Wilson Witzel,3,Wom,1,Woody Allen,1,Xuxa,2,Yoani Sánchez,1,YoSoy132Media,1,You Tube,6,YPF,1,Zito,3,Zuzeco,1,
ltr
item
Opinólogo - Jornalismo Opinativo: Por que o ‘bolsonarismo’ está em ascensão???
Por que o ‘bolsonarismo’ está em ascensão???
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrp72UI0Ga4ZAC2UCjbAdL_8zOzjWl-SwLE849iRKMTiiFqYduDBCHyfbMCUB308LGDkVXN43WON5JE4xgLMUhgzG58ma_uRy-kIa879fdPdE9F-A2ePrzYuCg9-v6HyYSl1RPVMgbWOA/s400/jair+bolsonaro.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrp72UI0Ga4ZAC2UCjbAdL_8zOzjWl-SwLE849iRKMTiiFqYduDBCHyfbMCUB308LGDkVXN43WON5JE4xgLMUhgzG58ma_uRy-kIa879fdPdE9F-A2ePrzYuCg9-v6HyYSl1RPVMgbWOA/s72-c/jair+bolsonaro.jpg
Opinólogo - Jornalismo Opinativo
https://www.opinologo.com.br/2017/03/por-que-o-bolsonarismo-esta-em-ascensao.html
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/2017/03/por-que-o-bolsonarismo-esta-em-ascensao.html
true
5480391970516636544
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Clique para ver Responder Cancelar resposta Deletar By Home PAGES POSTS Clique para ver tudo sobre esta editoria Recomendada para você LABEL ARCHIVE Buscador ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para a Página Incial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy