SBT realiza enquete para saber quem seria o “Maior Brasileiro de Todos os Tempos” Os ingleses, inteligentemente, escolheram Winston...
SBT realiza enquete para saber quem seria o “Maior Brasileiro de Todos os Tempos”
Os ingleses, inteligentemente, escolheram Winston Churchill – pensador e estadista político, que salvou o país da derrota durante a Segunda Guerra Mundial – como seu maior cidadão de todos os tempos; os franceses, Charles de Gaulle – político esquerdista, militar e oposicionista às influências norte-americana e britânica na Europa; os italianos, Leonardo da Vinci – pintor, cientista, matemático, músico, poeta etc. Na verdade, ele foi de tudo um pouco. E presenteou a humanidade com seu legado, entre eles: Mona Lisa e a Última Ceia, duas grandes obras de arte; e os chilenos optaram por Salvador Allende – primeiro presidente eleito democraticamente e um dos fundadores do Partido Socialista Chileno; enquanto aqui, ainda estamos decidindo numa eleição desastrosa quem seria o “Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, cujo programa de mesmo nome e promovido pelo SBT está realizando tal competição. Entre os 100 maiores, 12 ficaram como finalistas: Ayrton Senna, Chico Xavier, Fernando Henrique Cardoso, Getúlio Vargas, Irmã Dulce, Juscelino Kubitschek, Lula, Oscar Niemeyer, Pelé, Princesa Isabel, Santos Dumont e Tiradentes.
No entanto, a surpresa foi com várias das 88 personalidades restantes, que já obtiveram suas posições definitivas num ranking completamente questionável. Ao que parece, muitos dos que votaram fugiram das aulas de História, só pode!!! Não é à toa que no quesito educação estamos em 88° lugar, segundo a Unesco. O objetivo do programa é eleger pessoas que fizeram coisas importantes pelo país, que tenham deixado um legado. Contudo, como se pode ver, muitas delas contribuíram mais com o progresso de si mesmas, especialmente o financeiro, do que com o coletivo. Mas, para um povo que escolhe mal seus representantes, não se espanta que faça o mesmo com as demais coisas.
“O SBT propõe que o povo brasileiro faça uma pausa nas suas atividades diárias para pensar sobre isso. Que a resposta não seja imediata, mas pensada e refletida, lembrando da história da nossa nação, dos momentos marcantes e importantes e não apenas de quem está na mídia agora”. Essa foi a sugestão da emissora, entretanto, parece ter entrado por um ouvido e saído pelo outro.
Sem querer se desculpar – que não é a intenção do OPINÓLOGO –, as críticas não são pessoais. Tratam-se apenas de reflexões para tentar compreender escolhas feitas pelo subjetivismo do calor do momento, como a do lutador Anderson Silva (90°) e o ator Reynaldo Gianecchini (65°), quem recentemente superou um câncer.
Até bem pouco tempo, este jornalista que lhes escreve sequer sabia quem era uma tal de Lua Blanco (71°). Provavelmente, a maioria dos brasileiros também não!!! Gugu Liberato (49°), por exemplo, já fez muito mais pela população em seus programas do que muitos dos nossos governantes!!! O ex-presidente Fernando Collor de Mello (78°) talvez nem devesse estar na lista, uma vez que foi deposto por Impeachment. Para cantores como Michel Teló (72°), Luan Santana (42°), Ivete Sangalo (43°), Roberto Carlos (18°), entre outros, ainda está difícil achar um porquê!!! Este último, por exemplo, não traz nada novo em seu repertório há bastante tempo, sobrevive de passado.
Certos líderes religiosos – que estão entre os classificados – apenas acirraram ainda mais a disputa no mercado da fé nos veículos de comunicação, e claro, aumentaram o poder de influência e financeiro de suas instituições. A inclusão de jogadores de futebol serve para refletir que o Brasil continua sendo o país desse esporte. Pelo menos os mais novos no ramo ainda precisariam contribuir muito mais para merecerem tal crédito. Não dá pra falar de todos, porque, senão, seria uma matéria sem fim.
É possível que, alguns leitores questionem as críticas aqui abordadas, alegando que tais celebridades teriam elevado o nome do país no exterior. Todavia, vale lembrar que, o Brasil já tem nome e reconhecimento. Portanto, é preciso romper com essa cultura de autodesvalorização.
Dentre as personalidades que realmente fizeram algo pela sociedade, destacam-se algumas: Zilda Arnis (17°), missionária que morreu em serviço durante o terremoto do Haiti, em 2010; Zumbi dos Palmares (53°), quem deu abrigo a escravos fugitivos; Monteiro Lobato (57°), contribuiu na literatura e no folclore; Vital Brazil (98°), médico sanitarista que combateu a febre amarela e a peste bubônica no século passado; Carlos Chagas (66°), o descobridor da doença que leva seu sobrenome; Oswaldo Cruz (25°), médico sanitarista que combateu a febre amarela e pesquisador de doenças tropicais; Santos Dumont – que ainda está disputando entre os finalistas – por ter inventado o 14 Bis; etc.
Sentiu-se falta de nomes como: Aurélio Buarque de Holanda, o pai do nosso dicionário mais famoso; Tarsila do Amaral, pintora que ajudou o Brasil a romper laços de dependência com a arte européia; Sílvio Santos, apresentador, animador de TV, empresário e um incentivador cultural. Porém, este não poderia participar, aliás, nenhum dos que trabalhassem no canal. Essa talvez seja a única desvantagem de fazer parte da emissora, que num sentimento de transparência pública se exclui!!!
OPINÓLOGO não vai comentar, por enquanto, sobre os 12 finalistas, para não influenciar e/ou prejudicar a sua escolha. Apenas tem a dizer que, do jeito que a votação está indo, é bem possível que se esteja promovendo a maior piada de todos os tempos. É provável que, muitos devem ter votado várias vezes na mesma personalidade.
A votação pode ser feita por mensagem de celular e/ou no site da emissora. O programa lançado pelo SBT é inspirado nos moldes do “Great”, pelo canal britânico BBC.
Leia também:
A religião venceu a História e a ciência
Leia também:
A religião venceu a História e a ciência
COMMENTS