A suposta chantagem venezuelana

Terça-feira, 17 de fevereiro de 2015 Empresas espanholas estariam ameaçadas de expropriação, se não melhorassem a imagem da Venezuela p...

Terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Empresas espanholas estariam ameaçadas de expropriação, se não melhorassem a imagem da Venezuela perante os meios de comunicação europeus

Imagens: Stockvault / Uso gratuito / Arte: OPINÓLOGO
Chantagem ou colonialismo inverso?

Representantes de multinacionais espanholas – Telefónica, Iberia, Repsol, Mapfre, Air Europa, Meliá e BBVA – teriam participado de uma reunião no Palacio Miraflores, sede do governo da Venezuela, na quinta-feira passada (12/2), onde foram, supostamente, ameaçadas de expropriação, caso não pressionassem o Palacio de la Moncloa – sede do governo europeu – a por fim à campanha de desprestígio à nação latino-americana perante os meios de comunicação, noticiou o diário 'ABC'.

A suposta chantagem, acrescida de censura, teria sido feita pelo vice-presidente venezuelano, Jorge Arreaza – genro do falecido mandatário Hugo Chávez –, o vice-ministro de Relações Exteriores, Calixto Ortega, e o presidente da Corporação Venezuelana de Comércio Exterior (Corpovex), Ramón Gordils, segundo o espanhol 'El País'.

Até o momento, não se soube de nenhuma contestação por parte do governo venezuelano em relação a tais acusações.

Tal pressão se deve à recente reportagem de 'ABC', de que o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, deputado Diosdado Cabello, o número dois do Chavismo, teria suposto vínculo com o narcotráfico, conforme narrado por seu ex guarda-costas Leamsy Salazar, que fugiu via Madrid para os Estados Unidos, onde denunciou à Administração para o Controle de Drogas (DEA, na sigla em inglês). Ele também foi segurança de Chávez até sua morte, em 2013.

Portais de notícia independentes e críticos ao governo, como El-Nacional, Tal Cual e La Patilla, teriam sido ameaçados por Maduro e Cabello por ecoarem a matéria de 'ABC' sobre o tráfico de drogas.

No início deste mês, a organização Venezuelanos Perseguidos Políticos no Exílio (Veppex), em Miami, nos Estados Unidos, classificou a gestão do atual governante Nicolás Maduro de 'narcogoverno', por tentar proteger autoridades supostamente envolvidas em cartéis de drogas, em carta entregue a parlamentares estadunidenses.

Para completar, 'ABC' divulgou, nessa segunda-feira (16), em edição impressa, que o governo sul-americano financiaria a atividades e membros do Podemos, um partido político de esquerda que promete dar muita dor de cabeça ainda aos espanhóis. De 2002 a 2014, a legenda teria recebido ao menos 3,7 milhões de euros em ONG sem fim lucrativo por assessoramento político, complementou 'El País'.

Suposto golpe de estado

No mesmo dia que promovia uma reunião com empresas europeias, o governo caraquenho contava ter descoberto um suposto plano de golpe de estado, com direito a bombardeio sobre o Palacio Miraflores, orquestrado pelos norte-americanos. Nenhuma prova foi apresentada. Os Estados Unidos se tornaram uma espécie de vilão prático para Hugo Chávez e Nicolás Maduro, da mesma forma que o Ruivo Hering era para o Fred no desenho Scooby-Doo.

A quinta-feira, 12 de fevereiro, coincidia com o aniversário do protesto anti-Maduro que deixou pelo menos 43 mortos e mais de 1.400 feridos, e resultou na prisão do oposicionista Leopoldo López, ex-prefeito de Chacao. Muitos dos que participaram de manifestações, entre janeiro e abril de 2014, seriam estudantes, que estão presos.

É preciso abrir um parêntese para explicitar que os protestos no país vizinho não podem ser comparados com os que ocorreram no Brasil entre 2013 e 2014, apesar dos atos de vandalismo em ambos, alguns deles resultando em mortes. Porque, lá, eles sabiam o que queriam e porque lutavam. Aqui, não. Começou contra um simples reajuste de R$ 0,20 nos transportes públicos e se mesclou à gastança aos preparativos da Copa do Mundo de 2014. O combo de indignação popular incluiu problemas na saúde, educação, segurança pública, a institucionalização da impunidade e da corrupção, mas no fim provou-se que tudo foi por meros R$ 0,20. A vitória de certos políticos nas eleições do ano passado, o silêncio generalizado perante a suposta roubalheira na Petrobras, ademais da restrição a certos direitos trabalhistas pela presidente Dilma Rousseff, por exemplo, demonstraram isso. Brasileiros não fizeram política. Foram usados para fazer politicagem e serem instrumentos de manipulação em massa. Pensava-se que aqui o povo tivera saído de seu estado de esquizofrenia, mas, na verdade, tudo não passou de histeria coletiva.

Ainda não está claro se tal tentativa de golpe na Venezuela realmente aconteceu ou se foi algo, supostamente, criado por autoridades latino-americanas, diante da repercussão negativa sobre o suposto envolvimento de membros do governo em atividades ligadas ao narcotráfico. Um novo escândalo pode encobrir e provocar o esquecimento de um anterior. Ou poderia ser também que as autoridades venezuelanas quisessem causar nova distração ao povo para justificar sua atuação desastrosa na economia, nos direitos humanos, entre outros. 

Em nota, o ditador nicaraguense, Daniel Ortega, se solidarizou com seu homólogo venezuelano a respeito da suposta tentativa de golpe. “Estamos com vocês, Nicolás, Cilia (a primeira-dama), em todos os momentos, e nestes em particular, em respaldo incondicional a todas as suas decisões e, em denúncia permanente de criminosos e inúteis tentativas do Império, de reduzir à Revolução Bolivariana, forjando golpes, conspirações e traições, em seus eternos, invariáveis planos de submissão, destruição e morte”, disse.

O governo sírio também repudiou o suposto plano de golpe. Segue a íntegra do texto:

“A República Árabe Síria seguiu com preocupação a conspiração estadunidense tramada contra a amiga República Bolivariana da Venezuela, a qual está orquestrada para golpear as conquistas do povo venezuelano nos âmbitos político, econômico e social. Neste marco, a Síria condena em especial o complô golpista planejado pelas partes vinculadas com as políticas estadunidenses contra a integridade pessoal do excelentíssimo presidente Nicolás Maduro.

Ainda assim a República Árabe Síria expressa sua enérgica condenação a este tipo de conspirações estadunidenses contra a Revolução Bolivariana e afirma, uma vez, sua plena solidariedade com o povo e a liderança na Venezuela. Sublinhando que a Síria, país que mantém sólidas relações com a República Bolivariana da Venezuela que se manteve firme ante todos esses ataques, reitera estar na mesma trincheira com o povo venezuelano que defende o legado do presidente Hugo Chávez, o qual continua sob a liderança do excelentíssimo presidente Nicolás Maduro, e exige, mais uma vez, colocar fim a todas essas conspirações norte-americanas contra Venezuela, as quais contradizem com o Direito Internacional e a Carta Magna da Organização das Nações Unidas”.

É importante aclarar alguns dos êxitos do governo venezuelano, não apontados pelos sírios: inflação anual acima dos 60%; suposta escassez de medicamentos, preservativos, papel higiênico, leite, macarrão, trigo, frango, papel imprensa para a impressão de jornais etc.; supostas torturas a opositores; fechamento e perseguição a canais de rádio e TV opositores ao Chavismo etc. Muitos dos produtos fabricados no país têm matéria-prima importada. As empresas precisam que o governo libere dólares para aquisição da mesma no exterior e têm encontrado dificuldades.

Ranking liberdade de imprensa 2015

No ranking de 2015 para a liberdade de imprensa, publicado na semana passada pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF), a Venezuela ocupa a posição de número 137 numa avaliação entre 180 países.

“Ano negro para os meios de comunicação venezuelanos. A crise econômica e social que sacudiu a Venezuela, em 2014, teve um impacto desastroso na liberdade de informação. As contínuas manifestações foram teatro de numerosos insultos, agressões, ameaças e detenções arbitrárias de jornalistas locais e estrangeiros, que também padeceram ante o roubo e a destruição de seu equipamento. O principal responsável foi a Guarda Nacional Bolivariana, mas alguns atos também foram cometidos por manifestantes e grupos paramilitares. A perseguição a que padecem jornalistas e meios de comunicação continuou fora das manifestações. A paisagem midiática segue estando muito polarizada entre os meios de comunicação pró-governamentais e aqueles da oposição; falta pluralismo”, sinalizou RSF.

No ano passado, também numa análise entre 180 países, a Venezuela estava na posição número 116. Em 2002, Caracas estava na posição 77 numa avaliação entre 158 nações. Após a tentativa de golpe de estado contra Hugo Chávez, e mesmo que a quantidade de nações avaliadas era menor, a coisa foi piorando. Com isso, aumentou a caçada contra a imprensa independente.

Leia também:

Venezuela: opositor Antonio Ledezma é detido

COMMENTS

BLOGGER
Nome

2010,7,2011,1,2012,5,2013,1,2014,41,2015,9,2016,21,2017,3,2018,7,450 anos,1,4G,1,50 anos,1,7 de setembro,1,80 anos,1,A Marcha dos Infames,1,Aborto,9,Abranet,1,Acre,2,Adenor Gonçalves,5,Adidas,2,Adolescência,3,Adriana Ancelmo,1,Aécio Neves,14,Aeroporto Tom Jobim,1,África,4,África do Sul,4,Agronegócio,3,Água,9,Água potável,1,Águas do Rio,4,Aids,2,Alberto Cantalice,3,Alberto Nisman,7,Alejandro Maldonado Aguirre,1,Alejandro Toledo,1,Alemanha,4,Alerj,40,Alesp,5,Alessandro Molon,3,Alexandre Cardoso,1,Alexandre de Moraes,1,Alexis Tsipras,4,Aliança Batista,1,Alicia Kirchner,1,Alto do Paraíso (RO),1,Álvaro Uribe,1,Amazonas,4,Ambulantes,1,América Central,4,América Latina,131,Amijubi,1,AMLO,2,Amor à Vida,1,Amor e Revolução,1,Analfabetismo,1,Anatel,8,Andes,1,Angola,1,Angra dos Reis,1,Anhanguera Educacional,1,Animais,3,Anistia Internacional,1,Aniversário,6,Antonio Ledezma,7,Apagão,1,Aquecimento global,1,Arábia Saudita,2,Arena Corinthians,1,Argentina,21,Argos,1,Arlei Rosa,2,Armênia,1,Arquidiocese,1,Article 19,1,Árvore de Natal da Lagoa,2,Ásia,16,Assembleia de Deus,1,ATUALIDADES,169,Aureo Lídio,1,Avaaz,1,Avenida Brasil,1,Avianca,1,Avon,1,Azul,1,Babilônia,1,Bahia,6,Baixada Fluminense,10,Banco do Brasil,2,Banco Itaú,1,Banco Mercantil,1,Band,2,Banda larga,5,Bangladesh,1,Barack Obama,6,Barcas,1,Bares e restaurante,1,Barra Mansa,2,Bayer,1,Beija-Flor,3,Belo Horizonte,3,Bento XVI,1,Bilhete Único,4,Black Bloc,1,Blecaute,1,Bolívia,8,Bolsa Família,3,Boni,1,Bonsucesso,1,Bossa Nova,1,Botucatu,1,Bradesco,6,Brasil,392,Brasília,11,Brazuca,1,BRF Brasil Foods,4,BUC,1,Buscador,1,Cabo Daciolo,8,Cabo Frio,1,Cabralfobia,1,Caetano Veloso,1,Calor,1,Caminhoneiros,2,Campos dos Goytacazes,2,Canadá,1,Câncer,2,Candomblé,1,Carlos Alberto Sardenberg,1,Carlos Lupi,2,Carlos Osório,1,Carmen Aristegui,1,Carnaval,13,Carnavalesca,1,Casamento gay,10,Catalunha,2,Caxias do Sul,2,CBF,3,CBMERJ,1,Ceará,9,Cebela,1,Cedae,13,Cederj,1,Celac,1,Celebridades,4,Celso Lisboa,2,Celso Russomano,1,César Maia,3,Cesva,3,CFM,1,CFP,2,Chapecoense,2,Chapeuzinho Vermelho,1,Chapolin,1,Chaves,1,Chávez,3,Chavismo,11,Cheias de Charme,1,Chico Xavier,1,Chile,16,China,11,Chuvas,1,CICAD,1,Cidade do Samba,1,Ciro Gomes,1,Clarissa Garotinho,1,Claro,3,Cláudia Leitte,1,Cleptocracia,2,CMRJ,3,CNBB,1,CNI,2,CNJ,4,Coaf,2,Coca-Cola,2,Código de Conduta,1,Colégio Pedro II,2,Colômbia,22,Combustível,2,Compaj,4,Complexo da Maré,7,COMUNICAÇÕES,21,Congresso,4,Conmebol,1,Consumidor,10,COP-15,2,COP-16,2,Copa,1,Copa América,1,Copa das Confederações,6,Copa do Mundo,33,Copacabana,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,2,Coronavírus,5,Correios,4,Corrupção,7,Costa Rica,2,Cota racial,1,Covid-19,1,CPI,12,Cremerj,2,Criança,3,Crime,9,Crimes na web,1,Criminalidade,1,Cristina Kirchner,10,Cristo Redentor,2,Crítica,1,Cuba,17,CULTURA,12,CUT,8,Dalai Lama,1,Daniel Ceballos,1,Daniel Guerra,2,Daniel Ortega,3,Danilo Gentili,3,DEM,6,Democracia,4,Dica,2,Dicionário inFormal,1,Dilma Rousseff,110,Diploma,2,Direitos Humanos,41,Distrito Federal,7,Ditadura,2,Ditadura militar,4,Dom Pedro I,1,Dom Pedro II,1,Domino's,1,Donald Trump,14,Drogas,2,Duque de Caxias,6,Ecuavisa,2,Edir Macedo,5,EDITORIAL,6,Edson Fachin,1,Eduardo Bolsonaro,1,Eduardo Cunha,5,Eduardo Guimarães,1,Eduardo Paes,12,EDUCAÇÃO,340,Edward Snowden,1,Egito,2,Eike Batista,4,El Comercio,1,El Salvador,1,Eleições,51,Embratel,1,Emirados Árabes Unidos,1,EMS,1,Enel,1,Enem,20,Energia,4,Enrique Peña Nieto,7,Equador,9,Escola da Rua,1,Escola Municipal Friedenreich,3,Escolas de Samba,1,Escravidão,1,Escravos de Jó,1,Espanha,6,Espírito Santo,6,ESPORTES,26,Estácio,35,Estado laico,2,Estados Unidos,47,Estelionato,1,Estudantes,1,Etiópia,1,Europa,17,Eutanásia,1,Evo Morales,5,Fabiane Maria de Jesus,1,Facha,1,Faculdade Alfacastelo,1,Faculdade Alvorada,7,Faculdade de São Roque,1,Fades,1,FAIPD,1,Fapan,1,Farc,5,Favela,3,Felipe Calderón,1,Fênix 2,1,Fernando Haddad,10,Fernando Henrique Cardoso,1,Fernando Lugo,4,Fernando Mac Dowell,1,FGV,1,Fidel Castro,1,Fifa,8,Flamengo,1,Flávio Bolsonaro,4,FMC,4,FMI,2,Força Sindical,2,Foro de São Paulo,3,Fortaleza,2,França,1,Francisco Dornelles,3,Francisco I,3,Fuleco,5,Funk,2,Funkódromo,1,Furnas,1,Futebol,14,Galileo Educacional,221,Gama Filho,1,Garotinho,5,Gay,14,Geraldo Alckmin,2,Gilberto Gil,1,Globovisión,1,Glória Perez,2,Goiás,2,Google,8,Google AdWords,2,Grécia,8,GRES Estácio de Sá,2,GRES Grande Rio,1,GRES Império Serrano,2,GRES Mangueira,3,GRES Paraíso do Tuiuti,2,GRES Portela,3,GRES São Clemente,1,GRES Unidos da Tijuca,2,Greve,11,Gripe,2,Groupon,1,Grupo de Lima,2,Guanambi,1,Guapimirim,5,Guarda Municipal,2,Guatemala,7,Guido Mantega,1,Guiné Equatorial,1,Haiti,3,Halloween,1,Harry Potter,1,Heello,1,Heinz,1,Heitor Schuch,1,Henrique Capriles,4,Hillary Clinton,2,HIV,1,Holocausto,1,Homofobia,2,Homossexualidade,2,Honduras,6,Hong Kong,2,Horário de verão,5,Hospitais,1,Hotel Urbano,1,Hoy Ecuador,1,HPV,1,HRW,3,Huatabampo,1,Hugo Chávez,24,Humor,2,Hypermarcas,1,Idec,1,Iêmen,1,Igreja Católica,10,Iguá Saneamento,3,IMPD,2,Impeachment,7,Imperatriz Leopoldinense,1,Imposto de Renda,4,Imprensa,2,Indenização,1,Independência,1,Índia,5,Indiana,1,Índio da Costa,1,Indonésia,9,Infobae,1,INFORMAÇÃO ÚTIL,12,Inglaterra,4,Ingrid Betancourt,1,Inocência do Islamismo,1,Insaes,1,Internet,24,Irã,4,Iraque,1,Irlanda,1,Islamismo,4,Israel,4,Itaguaí,2,Itália,1,Itamaraty,2,Iuperj,1,Iurd,10,Jabulani,1,Jacob Zuma,1,Jair Bolsonaro,24,Jamal Khashoggi,1,Jandira Feghali,2,Japão,1,Javier Milei,2,JBS,12,Jean Wyllys,3,Jennifer Lopez,1,Jesus Cristo,1,Jimmy Morales,1,João Dória Jr.,3,Joaquim Barbosa,3,Joe Biden,1,Joesley Batista,1,Jogos,1,Jogos da Baixada,1,Jogos Olímpicos,11,Jornal Cruzeiro do Sul,1,Jornal do Brasil,1,Jornalismo,16,Jornalismo opinativo,12,José Alencar,1,José Antonio Dias Toffoli,2,José Dirceu,4,José Eduardo Cardozo,1,José Genoíno,1,José Luiz Datena,1,José Mojica,1,José Mujica,7,José Serra,2,José Sócrates,1,Joyce Ribeiro,1,Juan Guaidó,1,Juan Manuel Santos,7,Julian Assange,2,Kelly Serra,1,Kroton,11,Lei 43.057,1,Lei 8.069/90,1,Lei 8.078/90,2,Lei 9.504/97,1,Lei da Palmada,1,Lei Menino Bernardo,1,Leopoldo López,10,Liberdade de expressão,16,Light,2,Limonada,1,Língua Portuguesa,1,Livros,2,Lixo,1,Lobão,1,Lobo-mau,1,Luciano Mota,2,Luis Almagro,3,Luiz Fernando Pezão,20,Luiz Sérgio,2,Lula,46,Lumay Barreto,1,Maconha,4,Magé,1,Manuel Zelaya,3,Maomé,1,Maracanã,3,Maranhão,1,Marcela Temer,1,Marcelo Aguiar,1,Marcelo Crivella,17,Marcelo Freixo,6,Marcelo Madureira,2,Marcha da Família,1,Marcha para Jesus,1,Márcia Tiburi,1,Márcio Catão,2,Marco Civil da Internet,6,Marco Feliciano,7,Maria Corina Machado,2,María Corina Machado,3,Marina Rocha,2,Marina Silva,5,Marisa Formolo,1,Marisa Letícia,1,Marta Suplicy,1,Mate,1,Mato Grosso,2,Mato Grosso do Sul,1,Mayara Petruso,1,MBL,2,MEC,128,Medicamento,1,MEIO AMBIENTE,2,Meleca,1,Mensalão,9,Mercosul,6,Metrô,3,México,30,Michel Temer,51,Michelle Obama,1,Microsoft,6,Mídia,3,Minas Gerais,10,Mineiros,1,Ministério da Família,1,Ministério da Justiça,1,Ministério da Saúde,8,Ministério do Esporte,1,Ministério do Trabalho,1,Ministério Público,13,Miriam Leitão,1,Miss Universo,4,Mitt Romney,1,MNDH,1,Montes Claros,1,Moreira Franco,4,MPL,1,MST,9,Mudanças climáticas,1,MUNDO,212,Museu do Índio,3,Museu Nacional,1,Música,1,Natal,2,Natan Donadon,1,Natureza,1,Nazismo,1,NBC,3,Nepal,6,Néstor Kirchner,1,Net,1,Nextel,1,Ney Matogrosso,1,Nicarágua,8,Nicolás Maduro,37,Nilópolis,1,Niterói,2,Nordeste,4,Noticiero y Opinión,1,Nova Iguaçu,1,Nova Zelândia,1,Novela,5,Novo,1,Novo site,1,Nuestro México del Futuro,1,Numerologia,2,O Boticário,1,O Globo,1,O Maior Brasileiro de Todos os Tempos,2,OAB,2,OAB-BA,1,OAB-CE,1,OAB-DF,1,OAB-PE,1,OCDE,1,Odebrecht,7,OEA,9,Oi,7,Ônibus,17,ONU,14,Opas,1,Operação Calabar,1,Operação Calicute,4,Operação Carne Fraca,9,Operação Conclave,1,Operação Eficiência,1,Operação Hades,1,Operação Lava-Jato,14,Operação Pausare,1,Operação Recomeço,4,Operação Tergiversação,1,Opinólogo,14,Opinólogo.com,1,Oração do Delegado,1,Ordem,1,Oriente Médio,3,Orlando Silva,1,Os Cavaleiros do Zodíaco,1,Osama Bin Laden,1,Otan,1,Otto Pérez Molina,4,Ozônio,1,P,1,Pai Nosso,1,PAÍS,76,Palestina,2,PAMC,2,Panamá,4,Papai Noel,1,Paperblog,1,Paquistão,3,Pará,2,Paraguai,8,Paraíba,2,Paraná,6,Parque Piedade,1,Passagem,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Ezequiel Teixeira,1,Pastor Sargento Isidório,1,Pastor Sebastião,1,Paulinho da Força,3,Paulo Maluf,1,Paz,1,PC do B,6,PDT,1,Peccin Agroindustrial,1,Pedofilia,2,Pedro Fernandes,1,Pedro Paulo,2,Pemex,1,PEN,1,Pentecoste,3,Pernambuco,3,Peru,8,Petrobras,17,Petróleo,2,Petrópolis,2,PHS,1,Pitbull,1,Pizza,1,Plutão,1,PMB,1,PMDB,35,PNC,1,PNPS,9,Podemos (PTN),2,Polícia,10,POLÍTICA,232,Politicagem,1,Políticos,1,Polvilho,1,Porto Alegre,1,Porto Rico,2,Portugal,8,Portugal Telecom,1,Positivo,2,PP,6,PPS,3,PR,1,PRB,2,Preconceito,2,Previdência,4,Primeira Dama,1,Princesa Isabel,1,Procon-RJ,2,Procriação,1,Programa Mais Médicos,8,Protesto,22,ProUni,2,Provas,1,PRTB,1,PSB,5,PSC,6,PSD,1,PSDB,35,PSDC,1,PSL,2,PSOL,24,PSTU,1,PT,90,PTN,2,Publicidade enganosa,2,PUC-Campinas,1,PUC-Rio,1,PUC-SP,1,PV,1,QG da Propina,1,Rachel Sheherazade,5,Racismo,2,Rafael Correa,4,Randolfe Rodrigues,1,RCTV,2,Recife,1,Rede Globo,4,Rede Record,4,Rede Sustentabilidade,4,Redes Sociais,8,RedeTV!,1,Reforma da Previdência,3,Reforma Ortográfica,1,Reforma Trabalhista,2,Região Serrana,2,Registro.br,2,Reinaldo Azevedo,3,Reino Unido,4,Relações internacionais,1,Religião,39,Renan Calheiros,2,Repsol,1,República Dominicana,1,Ricardo Barros,1,Ricardo Fabris de Abreu,1,Ricardo Lewandowski,1,Ricky Martin,1,Rio de Janeiro,444,Rio Grande do Norte,2,Rio Grande do Sul,9,Rio Info,1,Rio Mais Saneamento,2,Rio+Saneamento,1,Ritonavir,1,RJ,12,Roberto Gómez Bolaños,1,Rocinha,2,Romário,6,Romero Jucá,1,Rondônia,1,Roraima,2,Rosinha Garotinho,1,Royalties,1,RSF,1,RTP,1,SAAE-RJ,14,Saint Seiya,1,Salário,3,Salve Jorge,2,San José,1,Sandro Matos,1,Saneamento básico,1,Santa Catarina,2,Santa Maria,4,Santo Antônio de Pádua,1,Santos Dumont,1,São João da Barra,1,São João de Meriti,2,São Paulo,47,São Pedro,1,São Sebastião do Alto,1,Sapezal,1,Saquarema,1,Saudação,1,SAÚDE,24,SBT,14,Seara,1,Segredo,1,SEGURANÇA,22,Semana Santa,1,Senac,18,Senado,5,Sepe/RJ,2,Ser Educacional,7,Sérgio Cabral,15,Sergio Massa,2,Sérgio Moro,5,Sergipe,1,Sete,1,Setec,1,Sexo,1,Shopping Nova América,2,Silas Malafaia,8,Sílvio Santos,1,SinMed/RJ,14,Sinpro-Rio,58,SIP,1,Sisu,2,Site,1,Sky,1,Sociedade Brasileira de Instrução,1,Solidariedade,3,Sony,1,Sophia Fernandes,1,Sorocaba,1,SP,3,STF,15,Sub-20,1,Suécia,1,Suesc,6,Suíça,2,Suipa,1,SuperVia,3,Tarcísio Motta,3,Táxi,1,Tecnologia,1,Teleamazonas,1,Telefonia,2,Teleton,1,Televisa,3,Telluride Foundation,1,Teori Zavascki,1,Teresópolis,3,Terra Empresas,3,Terremoto,25,Terrorismo,1,Tibete,2,Tim,4,Tiririca,3,Tirulipa,1,Titanic,1,TJRJ,2,Tocantins,1,Trabalho,4,Trânsito,1,TRANSPORTES,17,TRE-AL,1,TRE-RJ,2,Trem,4,Tsunami,3,Turquia,5,TV Aparecida,1,TVE,1,Twitter,1,Uber,1,UBM,1,Ucam,22,Uerj,6,Uezo,1,UFRJ,1,UFSM,4,Uganda,1,UGF,230,Unasul,7,UNE,8,Unesp,1,Unicamp,1,Uniesp,13,Unifieo,2,Unig,1,Unigranrio,4,Uninove,1,Unisuam,2,Unitau,1,UniverCidade,232,Universidade Brasil,1,Universidade Lusófona,1,Universidade Santa Úrsula,4,Universidades,3,Universidades federais,1,Univisión,4,Unoeste,1,Uol,1,UPP,4,Uruguai,10,UVA,23,Vacinação,4,Vaio,1,Valdemiro Santiago,2,Vaticano,3,Vatileaks,1,Veja,1,Velox,1,Venezuela,86,Vestibular,1,Vigilância Sanitária,1,Vinícius e Tom,1,Violência,3,Viradouro,1,Vivo,4,Votação,2,Washington Reis,4,Webesteira,1,Wikileaks,6,Wikipédia,3,Wilson Witzel,3,Wom,1,Woody Allen,1,Xuxa,2,Yoani Sánchez,1,YoSoy132Media,1,You Tube,6,YPF,1,Zito,3,Zuzeco,1,
ltr
item
Opinólogo - Jornalismo Opinativo: A suposta chantagem venezuelana
A suposta chantagem venezuelana
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgo4Uwip1EhTQb_YBW5A54LwuhLDyu0HuPe0kP5dIG8yDyxJ0K4wcOgjSKWJTTkf-8afI2Y4f4jq7LPV-vppSpr-O3tjYYQ9lmCEe97EBphTWQRkCn180JfFukDccurmU_48cXVUGjadNU/s1600/venezuela+x+espanha.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgo4Uwip1EhTQb_YBW5A54LwuhLDyu0HuPe0kP5dIG8yDyxJ0K4wcOgjSKWJTTkf-8afI2Y4f4jq7LPV-vppSpr-O3tjYYQ9lmCEe97EBphTWQRkCn180JfFukDccurmU_48cXVUGjadNU/s72-c/venezuela+x+espanha.jpg
Opinólogo - Jornalismo Opinativo
https://www.opinologo.com.br/2015/02/a-suposta-chantagem-venezuelana.html
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/2015/02/a-suposta-chantagem-venezuelana.html
true
5480391970516636544
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Clique para ver Responder Cancelar resposta Deletar By Home PAGES POSTS Clique para ver tudo sobre esta editoria Recomendada para você LABEL ARCHIVE Buscador ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para a Página Incial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy