Ativismo gay made in USA

Sábado, 27 de junho de 2015 Os 'brasiyankees' Uma onda contagiante tomou conta de inúmeros perfis no facebook em várias par...

Sábado, 27 de junho de 2015

Os 'brasiyankees'

Uma onda contagiante tomou conta de inúmeros perfis no facebook em várias partes do mundo, como também no Brasil, nessa sexta-feira (26/6), em comemoração à decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que torna legal o matrimônio civil entre pessoas do mesmo gênero em todo o país. Por meio de um aplicativo criado por essa rede social, era possível mesclar a foto de perfil com a da bandeira LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) com as cores do arco-íris.

Não há nada contra a causa. Até porque OPINÓLOGO também celebrou (foto) o feito, mexendo em sua logomarca. Contudo, é preciso ter senso crítico para admitir que é forte o complexo de 'vira-lata' por parte de brasileiros que adoram importar tudo o que é estadunidense, inclusive o ativismo. Nem quando o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável homoafetiva, em 2009, houve tamanha comemoração. Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através da Resolução nº 175, transformou a união estável homoafetiva em casamento civil. Nem assim, o país brindou!!! No ano passado, por exemplo, o Rio de Janeiro promoveu – com 160 casais – o maior matrimônio gay do mundo. Com isso, o estado fluminense bateu seu próprio recorde: em 2011, logo após a decisão do STF, tinha unido oficialmente 50 casais.

Vale destacar a similitude da legalização do casamento gay tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Nos dois casos, não houve aprovação do Congresso. Portanto, não há uma lei. Foi preciso que instâncias jurídicas entrassem no assunto. Lá, os estados têm autonomia para decidir certos temas, tanto que apenas 13, dos 50, resistiram à aprovação de uma legislação em seus parlamentos.

Em 2010, a Argentina foi o primeiro país da América Latina a aprovar pelo Congresso o casamento gay. O Uruguai, nos últimos anos, têm dado constantes provas de laicidade: legalizou a união homoafetiva, o aborto e as drogas. Esta última poderia ser considerada um fracasso na luta contra o narcotráfico, mas isso é discussão para outro momento. Mesmo assim, os acontecimentos não tiveram tanta repercussão nas mídias sociais no Brasil.

Parlamentares insistem na 'cura gay'

Enquanto brasileiros olham para a janela do vizinho e se esquecem do próprio quintal, deputados federais ligados à bancada evangélica criaram um 'circo' – por meio de uma audiência pública –, na última quarta-feira (24), com o intuito de reacender a discussão sobre a Resolução nº 01/1999 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que proíbe aos psicólogos a realização de tratamento de cura da homossexualidade. Reuniram alguns autointitulados ex-homossexuais para falar de suas experiências e do preconceito que continuam sofrendo. Esta resolução se baseia numa decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS), que orienta as nações a não considerar a homossexualidade uma doença.

A audiência – realizada na Comissão de Direitos Humanos e das Minorias (CDHM) – foi solicitada pelo ex-presidente dessa comissão, o deputado federal pastor Marco Feliciano (PSC-SP). “Como é que um conselho resolve algo que vai influenciar na vida de milhares de pessoas sem passar por esta Casa?”, indagou.

Parlamentares evangélicos só esperaram uma nova legislatura para insistirem com o tema. Em 2013, devido à forte pressão popular provocada pela onda de protestos que tomou conta do país, a Câmara teve de arquivar o Projeto de Decreto Legislativo nº 234/2011, do deputado federal evangélico João Campos (PSDB-GO), que anulava dois artigos da supracitada resolução. Seu projeto foi apelidado de 'cura gay'. Portanto, não poderia ser novamente discutido até 2015.

“O que está colocado aqui é uma estratégia de um grupo de deputados que quer reacender esse debate para derrubar essa resolução que trata da forma como nós da Psicologia entendemos que o exercício profissional deva ser colocado”, opinou o vice-presidente do CFP, Rogério de Oliveira Silva.

“Sustentei que o CFP diminuía o profissional de Psicologia com a norma. Não cabe ao conselho limitar o livre exercício da profissão”, criticou o deputado João Campos, em alusão à Resolução 1/99 do órgão. O parlamentar também defendeu que as instituições religiosas acolhessem ex-gays.

“Nós na Psicologia não somos contrários ao sofrimento das pessoas que nos procuram. O que ocorre é uma confusão, é que não podemos, no exercício profissional, partir do pressuposto de que vamos fazer o tratamento de algo que não é considerado como doença”, rebateu o vice-presidente do CFP, ao salientar que o psicólogo não deve impor suas ideologias e crenças aos pacientes.

Para Marisa Lobo, psicóloga especialista em Saúde Mental e Filosofia de Direitos Humanos, os 'programas de televisão ridicularizam os ex-homossexuais, porque não sabem como são por dentro'. “Essas pessoas são seres humanos e devem ser respeitadas”, disse.

Relatos de ex-homossexuais

“Antes ele (o homossexual) era discriminado pela sociedade heterossexual e agora ele é tanto pela hétero, que não acredita nele, como pela sociedade LGBT, que também não acredita, e porque a maioria das pessoas deixou a homossexualidade a partir da experiência religiosa”, afirmou Claudemiro Soares Ferreira, especialista em políticas sobre drogas e mestre em Saúde Pública. Ele também seria um ex-gay.

“Para desconstruir a homossexualidade no meu processo, eu precisava entender quem eu era. Alguém me ajudou a tratar os gatilhos que me levaram à homossexualidade”, comentou o pastor e radialista Arlei Lopes Batista. Ele relatou que até os três anos de idade, a mãe o vestia de menina, pois durante a gravidez desejava ter uma filha.

Já para o pastor e cantor Robson Alves, falta ajuda psicológica para quem vive um relacionamento homossexual, e ainda assim não se sente feliz. “Recebi indicação da psicóloga para viver minha homossexualidade, mas eu não era feliz. A pessoa que quer deixar de ser homossexual, ela pode deixar”, contou.

O pastor Joide Pinto Miranda relatou ter sofrido abusos dos 6 aos 7 anos de idade. Justificou sua homossexualidade pela ausência paterna. “Aos seis anos fui abusado por um advogado, tentei contar para o meu pai, mas ele não tinha tempo para mim”, disse. Aos 12 anos, saiu de casa e foi atuar como travesti em São Paulo e depois na Europa. “Nunca fui doente quando era homossexual, mas tinha a alma dilacerada. Na verdade eu nunca fui gay, nasci hétero, mas a vida me levou para esse caminho”, complementou, ao falar que largou a profissão e retornou ao país em atenção a um pedido da mãe.

A radialista e estudante de Psicologia Raquel Guimarães afirmou ter sido abusada sexualmente dos 8 aos 15 anos. “Passei a rejeitar a imagem de homem. Não me sentia bem e não conseguia ver um futuro feliz ao lado de um homem”, relatou, também, que aos 11 anos de idade, começou a sentir atração por mulheres.

“O abuso sexual de uma menina, de um menino leva obrigatoriamente a ter um comportamento homossexual? Definitivamente, disso não há prova”, questionou o deputado federal Adelmo Carneiro Leão (PT-MG). Ele também criticou a generalização para a causa da homossexualidade, que foi atrelada a relatos de abusos sexuais.

O deputado federal Marcos Rogério (PDT-RO), suplente na CDHM, criticou o Estado brasileiro de financiar cirurgias de mudança de sexo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas não oferecer nenhum programa para quem quiser deixar de ser gay ou lésbica, por exemplo.

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) reclamou o fato de a audiência ter sido presidida pelo presidente da CDHM, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), quem é defensor dos direitos LGBT. Note-se que o parlamentar carioca não fez nenhuma objeção quando Feliciano – evangélico – presidia essa comissão, em 2013, que na ocasião também implicava com a resolução do CFP.

O deputado federal Sóstenes Cavalcanti (PSD-RJ) criticou a ausência de seus homólogos Jean Wyllys (Psol/RJ) e Érika Kokai (PT-DF), ambos ativistas pró-LGBT. O parlamentar foi eleito com o apoio do pastor Silas Malafaia, da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Avec).

Nessa quinta-feira (25), o líder da Avec participou de uma audiência realizada por uma comissão especial que analisa o Projeto de Lei nº 6.583/2013, que cria o Estatuto da Família. “Se a Constituição diz que família é homem e mulher, então mude a lei é só isso. Não adianta vir com caneta de juiz para tentar conquistar um direito. Direitos se conquistam no Parlamento por meio da democracia e da discussão das ideias”, expressou.

Vale frisar que o texto do Estatuto da Família é do deputado federal Anderson Ferreira (PR-PE). Evangélico, atuou como relator na CDHM, em 2013, quando tramitava o projeto de 'cura gay'. O parlamentar busca impor sua crença, em detrimento ao Estado laico, ao propor também a obrigatoriedade no currículo do Ensino Fundamental a disciplina 'Educação para a Família'. Ademais, sugere que os colégios públicos e privados passem a celebrar o dia 21 de outubro como o Dia Nacional de Valorização da Família.

Breve análise

Mais do que estar preocupados com o fiofó alheio, parlamentares da bancada evangélica parecem não respeitar as vozes das ruas, que os obrigaram a engavetar definitivamente qualquer projeto ligado à cura da homossexualidade. Querem impor seu fundamentalismo religioso contra o Estado laico.

Por meio da audiência que reuniu supostos ex-homossexuais, buscaram tangenciar uma questão que deveria estar resolvida. Tentam intrometer-se em assuntos que não os competem como na supramencionada resolução do Conselho Federal de Psicologia. Cabe a esta entidade regulamentar e fiscalizar seus profissionais, não um bando de leigos, que buscam dar viés legal ao que chamam de discussão com um grupo de entes com pensamentos afins.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

2010,7,2011,1,2012,5,2013,1,2014,41,2015,9,2016,21,2017,3,2018,7,450 anos,1,4G,1,50 anos,1,7 de setembro,1,80 anos,1,A Marcha dos Infames,1,Aborto,9,Abranet,1,Acre,2,Adenor Gonçalves,5,Adidas,2,Adolescência,3,Adriana Ancelmo,1,Aécio Neves,14,Aeroporto Tom Jobim,1,África,4,África do Sul,4,Agronegócio,3,Água,9,Água potável,1,Águas do Rio,4,Aids,2,Alberto Cantalice,3,Alberto Nisman,7,Alejandro Maldonado Aguirre,1,Alejandro Toledo,1,Alemanha,4,Alerj,40,Alesp,5,Alessandro Molon,3,Alexandre Cardoso,1,Alexandre de Moraes,1,Alexis Tsipras,4,Aliança Batista,1,Alicia Kirchner,1,Alto do Paraíso (RO),1,Álvaro Uribe,1,Amazonas,4,Ambulantes,1,América Central,4,América Latina,133,Amijubi,1,AMLO,3,Amor à Vida,1,Amor e Revolução,1,Analfabetismo,1,Anatel,8,Andes,1,Angola,1,Angra dos Reis,1,Anhanguera Educacional,1,Animais,3,Anistia Internacional,1,Aniversário,6,Antonio Ledezma,7,Apagão,1,Aquecimento global,1,Arábia Saudita,2,Arena Corinthians,1,Argentina,21,Argos,1,Arlei Rosa,2,Armênia,1,Arquidiocese,1,Article 19,1,Árvore de Natal da Lagoa,2,Ásia,16,Assembleia de Deus,1,ATUALIDADES,169,Aureo Lídio,1,Avaaz,1,Avenida Brasil,1,Avianca,1,Avon,1,Azul,1,Babilônia,1,Bahia,6,Baixada Fluminense,10,Banco do Brasil,2,Banco Itaú,1,Banco Mercantil,1,Band,2,Banda larga,5,Bangladesh,1,Barack Obama,6,Barcas,1,Bares e restaurante,1,Barra Mansa,2,Bayer,1,Beija-Flor,3,Belo Horizonte,3,Bento XVI,1,Bilhete Único,4,Black Bloc,1,Blecaute,1,Bolívia,8,Bolsa Família,3,Boni,1,Bonsucesso,1,Bossa Nova,1,Botucatu,1,Bradesco,6,Brasil,392,Brasília,11,Brazuca,1,BRF Brasil Foods,4,BUC,1,Buscador,1,Cabo Daciolo,8,Cabo Frio,1,Cabralfobia,1,Caetano Veloso,1,Calor,1,Caminhoneiros,2,Campos dos Goytacazes,2,Canadá,1,Câncer,2,Candomblé,1,Carlos Alberto Sardenberg,1,Carlos Lupi,2,Carlos Osório,1,Carmen Aristegui,1,Carnaval,13,Carnavalesca,1,Casamento gay,10,Catalunha,2,Caxias do Sul,2,CBF,3,CBMERJ,1,Ceará,9,Cebela,1,Cedae,13,Cederj,1,Celac,1,Celebridades,4,Celso Lisboa,2,Celso Russomano,1,César Maia,3,Cesva,3,CFM,1,CFP,2,Chapecoense,2,Chapeuzinho Vermelho,1,Chapolin,1,Chaves,1,Chávez,3,Chavismo,11,Cheias de Charme,1,Chico Xavier,1,Chile,16,China,11,Chuvas,1,CICAD,1,Cidade do Samba,1,Ciro Gomes,1,Clarissa Garotinho,1,Claro,3,Cláudia Leitte,1,Claudia Sheinbaum,1,Cleptocracia,2,CMRJ,3,CNBB,1,CNI,2,CNJ,4,Coaf,2,Coca-Cola,2,Código de Conduta,1,Colégio Pedro II,2,Colômbia,22,Combustível,2,Compaj,4,Complexo da Maré,7,COMUNICAÇÕES,21,Congresso,4,Conmebol,1,Consumidor,10,COP-15,2,COP-16,2,Copa,1,Copa América,1,Copa das Confederações,6,Copa do Mundo,33,Copacabana,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,2,Coronavírus,5,Correios,4,Corrupção,7,Costa Rica,2,Cota racial,1,Covid-19,1,CPI,12,Cremerj,2,Criança,3,Crime,9,Crimes na web,1,Criminalidade,1,Cristina Kirchner,10,Cristo Redentor,2,Crítica,1,Cuba,17,CULTURA,12,CUT,8,Dalai Lama,1,Daniel Ceballos,1,Daniel Guerra,2,Daniel Noboa,1,Daniel Ortega,3,Danilo Gentili,3,DEM,6,Democracia,4,Dica,2,Dicionário inFormal,1,Dilma Rousseff,110,Diploma,2,Direitos Humanos,41,Distrito Federal,7,Ditadura,2,Ditadura militar,4,Dom Pedro I,1,Dom Pedro II,1,Domino's,1,Donald Trump,14,Drogas,2,Duque de Caxias,6,Ecuavisa,2,Edir Macedo,5,EDITORIAL,6,Edson Fachin,1,Eduardo Bolsonaro,1,Eduardo Cunha,5,Eduardo Guimarães,1,Eduardo Paes,12,EDUCAÇÃO,340,Edward Snowden,1,Egito,2,Eike Batista,4,El Comercio,1,El Salvador,1,Eleições,51,Embratel,1,Emirados Árabes Unidos,1,EMS,1,Enel,1,Enem,20,Energia,4,Enrique Peña Nieto,7,Equador,10,Escola da Rua,1,Escola Municipal Friedenreich,3,Escolas de Samba,1,Escravidão,1,Escravos de Jó,1,Espanha,6,Espírito Santo,6,ESPORTES,26,Estácio,35,Estado laico,2,Estados Unidos,47,Estelionato,1,Estudantes,1,Etiópia,1,Europa,17,Eutanásia,1,Evo Morales,5,Fabiane Maria de Jesus,1,Facha,1,Faculdade Alfacastelo,1,Faculdade Alvorada,7,Faculdade de São Roque,1,Fades,1,FAIPD,1,Fapan,1,Farc,5,Favela,3,Felipe Calderón,1,Fênix 2,1,Fernando Haddad,10,Fernando Henrique Cardoso,1,Fernando Lugo,4,Fernando Mac Dowell,1,FGV,1,Fidel Castro,1,Fifa,8,Flamengo,1,Flávio Bolsonaro,4,FMC,4,FMI,2,Força Sindical,2,Foro de São Paulo,3,Fortaleza,2,França,1,Francisco Dornelles,3,Francisco I,3,Fuleco,5,Funk,2,Funkódromo,1,Furnas,1,Futebol,14,Galileo Educacional,221,Gama Filho,1,Garotinho,5,Gay,14,Geraldo Alckmin,2,Gilberto Gil,1,Globovisión,1,Glória Perez,2,Goiás,2,Google,8,Google AdWords,2,Grécia,8,GRES Estácio de Sá,2,GRES Grande Rio,1,GRES Império Serrano,2,GRES Mangueira,3,GRES Paraíso do Tuiuti,2,GRES Portela,3,GRES São Clemente,1,GRES Unidos da Tijuca,2,Greve,11,Gripe,2,Groupon,1,Grupo de Lima,2,Guanambi,1,Guapimirim,5,Guarda Municipal,2,Guatemala,7,Guido Mantega,1,Guiné Equatorial,1,Haiti,3,Halloween,1,Harry Potter,1,Heello,1,Heinz,1,Heitor Schuch,1,Henrique Capriles,4,Hillary Clinton,2,HIV,1,Holocausto,1,Homofobia,2,Homossexualidade,2,Honduras,6,Hong Kong,2,Horário de verão,5,Hospitais,1,Hotel Urbano,1,Hoy Ecuador,1,HPV,1,HRW,3,Huatabampo,1,Hugo Chávez,24,Humor,2,Hypermarcas,1,Idec,1,Iêmen,1,Igreja Católica,10,Iguá Saneamento,3,IMPD,2,Impeachment,7,Imperatriz Leopoldinense,1,Imposto de Renda,4,Imprensa,2,Indenização,1,Independência,1,Índia,5,Indiana,1,Índio da Costa,1,Indonésia,9,Infobae,1,INFORMAÇÃO ÚTIL,12,Inglaterra,4,Ingrid Betancourt,1,Inocência do Islamismo,1,Insaes,1,Internet,24,Irã,4,Iraque,1,Irlanda,1,Islamismo,4,Israel,4,Itaguaí,2,Itália,1,Itamaraty,2,Iuperj,1,Iurd,10,Jabulani,1,Jacob Zuma,1,Jair Bolsonaro,24,Jamal Khashoggi,1,Jandira Feghali,2,Japão,1,Javier Milei,2,JBS,12,Jean Wyllys,3,Jennifer Lopez,1,Jesus Cristo,1,Jimmy Morales,1,João Dória Jr.,3,Joaquim Barbosa,3,Joe Biden,1,Joesley Batista,1,Jogos,1,Jogos da Baixada,1,Jogos Olímpicos,11,Jorge Álvarez Maynez,1,Jorge Glas,1,Jornal Cruzeiro do Sul,1,Jornal do Brasil,1,Jornalismo,16,Jornalismo opinativo,12,José Alencar,1,José Antonio Dias Toffoli,2,José Dirceu,4,José Eduardo Cardozo,1,José Genoíno,1,José Luiz Datena,1,José Mojica,1,José Mujica,7,José Serra,2,José Sócrates,1,Joyce Ribeiro,1,Juan Guaidó,1,Juan Manuel Santos,7,Julian Assange,2,Kelly Serra,1,Kroton,11,Lei 43.057,1,Lei 8.069/90,1,Lei 8.078/90,2,Lei 9.504/97,1,Lei da Palmada,1,Lei Menino Bernardo,1,Leopoldo López,10,Liberdade de expressão,16,Light,2,Limonada,1,Língua Portuguesa,1,Livros,2,Lixo,1,Lobão,1,Lobo-mau,1,Luciano Mota,2,Luis Almagro,3,Luiz Fernando Pezão,20,Luiz Sérgio,2,Lula,46,Lumay Barreto,1,Maconha,4,Magé,1,Manuel Zelaya,3,Maomé,1,Maracanã,3,Maranhão,1,Marcela Temer,1,Marcelo Aguiar,1,Marcelo Crivella,17,Marcelo Freixo,6,Marcelo Madureira,2,Marcha da Família,1,Marcha para Jesus,1,Márcia Tiburi,1,Márcio Catão,2,Marco Civil da Internet,6,Marco Feliciano,7,Maria Corina Machado,2,María Corina Machado,3,Marina Rocha,2,Marina Silva,5,Marisa Formolo,1,Marisa Letícia,1,Marta Suplicy,1,Mate,1,Mato Grosso,2,Mato Grosso do Sul,1,Mayara Petruso,1,MBL,2,MEC,128,Medicamento,1,MEIO AMBIENTE,2,Meleca,1,Mensalão,9,Mercosul,6,Metrô,3,México,32,Michel Temer,51,Michelle Obama,1,Microsoft,6,Mídia,3,Minas Gerais,10,Mineiros,1,Ministério da Família,1,Ministério da Justiça,1,Ministério da Saúde,8,Ministério do Esporte,1,Ministério do Trabalho,1,Ministério Público,13,Miriam Leitão,1,Miss Universo,4,Mitt Romney,1,MNDH,1,Montes Claros,1,Moreira Franco,4,MPL,1,MST,9,Mudanças climáticas,1,MUNDO,214,Museu do Índio,3,Museu Nacional,1,Música,1,Natal,2,Natan Donadon,1,Natureza,1,Nazismo,1,NBC,3,Nepal,6,Néstor Kirchner,1,Net,1,Nextel,1,Ney Matogrosso,1,Nicarágua,8,Nicolás Maduro,37,Nilópolis,1,Niterói,2,Nordeste,4,Noticiero y Opinión,1,Nova Iguaçu,1,Nova Zelândia,1,Novela,5,Novo,1,Novo site,1,Nuestro México del Futuro,1,Numerologia,2,O Boticário,1,O Globo,1,O Maior Brasileiro de Todos os Tempos,2,OAB,2,OAB-BA,1,OAB-CE,1,OAB-DF,1,OAB-PE,1,OCDE,1,Odebrecht,7,OEA,9,Oi,7,Ônibus,17,ONU,14,Opas,1,Operação Calabar,1,Operação Calicute,4,Operação Carne Fraca,9,Operação Conclave,1,Operação Eficiência,1,Operação Hades,1,Operação Lava-Jato,14,Operação Pausare,1,Operação Recomeço,4,Operação Tergiversação,1,Opinólogo,14,Opinólogo.com,1,Oração do Delegado,1,Ordem,1,Oriente Médio,3,Orlando Silva,1,Os Cavaleiros do Zodíaco,1,Osama Bin Laden,1,Otan,1,Otto Pérez Molina,4,Ozônio,1,P,1,Pai Nosso,1,PAÍS,76,Palestina,2,PAMC,2,Panamá,4,Papai Noel,1,Paperblog,1,Paquistão,3,Pará,2,Paraguai,8,Paraíba,2,Paraná,6,Parque Piedade,1,Passagem,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Ezequiel Teixeira,1,Pastor Sargento Isidório,1,Pastor Sebastião,1,Paulinho da Força,3,Paulo Maluf,1,Paz,1,PC do B,6,PDT,1,Peccin Agroindustrial,1,Pedofilia,2,Pedro Fernandes,1,Pedro Paulo,2,Pemex,1,PEN,1,Pentecoste,3,Pernambuco,3,Peru,8,Petrobras,17,Petróleo,2,Petrópolis,2,PHS,1,Pitbull,1,Pizza,1,Plutão,1,PMB,1,PMDB,35,PNC,1,PNPS,9,Podemos (PTN),2,Polícia,10,POLÍTICA,232,Politicagem,1,Políticos,1,Polvilho,1,Porto Alegre,1,Porto Rico,2,Portugal,8,Portugal Telecom,1,Positivo,2,PP,6,PPS,3,PR,1,PRB,2,Preconceito,2,Previdência,4,Primeira Dama,1,Princesa Isabel,1,Procon-RJ,2,Procriação,1,Programa Mais Médicos,8,Protesto,22,ProUni,2,Provas,1,PRTB,1,PSB,5,PSC,6,PSD,1,PSDB,35,PSDC,1,PSL,2,PSOL,24,PSTU,1,PT,90,PTN,2,Publicidade enganosa,2,PUC-Campinas,1,PUC-Rio,1,PUC-SP,1,PV,1,QG da Propina,1,Rachel Sheherazade,5,Racismo,2,Rafael Correa,4,Randolfe Rodrigues,1,RCTV,2,Recife,1,Rede Globo,4,Rede Record,4,Rede Sustentabilidade,4,Redes Sociais,8,RedeTV!,1,Reforma da Previdência,3,Reforma Ortográfica,1,Reforma Trabalhista,2,Região Serrana,2,Registro.br,2,Reinaldo Azevedo,3,Reino Unido,4,Relações internacionais,1,Religião,39,Renan Calheiros,2,Repsol,1,República Dominicana,1,Ricardo Barros,1,Ricardo Fabris de Abreu,1,Ricardo Lewandowski,1,Ricky Martin,1,Rio de Janeiro,444,Rio Grande do Norte,2,Rio Grande do Sul,9,Rio Info,1,Rio Mais Saneamento,2,Rio+Saneamento,1,Ritonavir,1,RJ,12,Roberto Gómez Bolaños,1,Rocinha,2,Romário,6,Romero Jucá,1,Rondônia,1,Roraima,2,Rosinha Garotinho,1,Royalties,1,RSF,1,RTP,1,SAAE-RJ,14,Saint Seiya,1,Salário,3,Salve Jorge,2,San José,1,Sandro Matos,1,Saneamento básico,1,Santa Catarina,2,Santa Maria,4,Santo Antônio de Pádua,1,Santos Dumont,1,São João da Barra,1,São João de Meriti,2,São Paulo,47,São Pedro,1,São Sebastião do Alto,1,Sapezal,1,Saquarema,1,Saudação,1,SAÚDE,24,SBT,14,Seara,1,Segredo,1,SEGURANÇA,22,Semana Santa,1,Senac,18,Senado,5,Sepe/RJ,2,Ser Educacional,7,Sérgio Cabral,15,Sergio Massa,2,Sérgio Moro,5,Sergipe,1,Sete,1,Setec,1,Sexo,1,Shopping Nova América,2,Silas Malafaia,8,Sílvio Santos,1,SinMed/RJ,14,Sinpro-Rio,58,SIP,1,Sisu,2,Site,1,Sky,1,Sociedade Brasileira de Instrução,1,Solidariedade,3,Sony,1,Sophia Fernandes,1,Sorocaba,1,SP,3,STF,15,Sub-20,1,Suécia,1,Suesc,6,Suíça,2,Suipa,1,SuperVia,3,Tarcísio Motta,3,Táxi,1,Tecnologia,1,Teleamazonas,1,Telefonia,2,Teleton,1,Televisa,3,Telluride Foundation,1,Teori Zavascki,1,Teresópolis,3,Terra Empresas,3,Terremoto,25,Terrorismo,1,Tibete,2,Tim,4,Tiririca,3,Tirulipa,1,Titanic,1,TJRJ,2,Tocantins,1,Trabalho,4,Trânsito,1,TRANSPORTES,17,TRE-AL,1,TRE-RJ,2,Trem,4,Tsunami,3,Turquia,5,TV Aparecida,1,TVE,1,Twitter,1,Uber,1,UBM,1,Ucam,22,Uerj,6,Uezo,1,UFRJ,1,UFSM,4,Uganda,1,UGF,230,Unasul,7,UNE,8,Unesp,1,Unicamp,1,Uniesp,13,Unifieo,2,Unig,1,Unigranrio,4,Uninove,1,Unisuam,2,Unitau,1,UniverCidade,232,Universidade Brasil,1,Universidade Lusófona,1,Universidade Santa Úrsula,4,Universidades,3,Universidades federais,1,Univisión,4,Unoeste,1,Uol,1,UPP,4,Uruguai,10,UVA,23,Vacinação,4,Vaio,1,Valdemiro Santiago,2,Vaticano,3,Vatileaks,1,Veja,1,Velox,1,Venezuela,86,Vestibular,1,Vigilância Sanitária,1,Vinícius e Tom,1,Violência,3,Viradouro,1,Vivo,4,Votação,2,Washington Reis,4,Webesteira,1,Wikileaks,6,Wikipédia,3,Wilson Witzel,3,Wom,1,Woody Allen,1,Xóchitl Gálvez,1,Xuxa,2,Yoani Sánchez,1,YoSoy132Media,1,You Tube,6,YPF,1,Zito,3,Zuzeco,1,
ltr
item
Opinólogo - Jornalismo Opinativo: Ativismo gay made in USA
Ativismo gay made in USA
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjq3kmPDxCAIFWFrnFJWkZW2cVwDW2eKDHjHqEeSAYobmrpRdhdaiDa3Nsrx5bpINXsyecPuwpj-fms8UAe5kICTGBqJ4ycbRzwzyk7fsmlGAVqUPojezCWCByTOtZKaoJVGRAWuTMbPJk/s320/opinologo+lgbt.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjq3kmPDxCAIFWFrnFJWkZW2cVwDW2eKDHjHqEeSAYobmrpRdhdaiDa3Nsrx5bpINXsyecPuwpj-fms8UAe5kICTGBqJ4ycbRzwzyk7fsmlGAVqUPojezCWCByTOtZKaoJVGRAWuTMbPJk/s72-c/opinologo+lgbt.png
Opinólogo - Jornalismo Opinativo
https://www.opinologo.com.br/2015/06/ativismo-gay-made-in-usa.html
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/2015/06/ativismo-gay-made-in-usa.html
true
5480391970516636544
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Clique para ver Responder Cancelar resposta Deletar By Home PAGES POSTS Clique para ver tudo sobre esta editoria Recomendada para você LABEL ARCHIVE Buscador ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para a Página Incial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy