O que é da Venezuela sem seu Huguinho?

Quinta-feira, 05 de março de 2015 Morte oficial de Hugo Chávez completa dois anos Em 2011, a novela colombiana Chepe Fortuna, do ca...

Quinta-feira, 05 de março de 2015

Morte oficial de Hugo Chávez completa dois anos

Em 2011, a novela colombiana Chepe Fortuna, do canal RCN, já questionava o que seria da Venezuela sem seu Huguinho. No dramalhão havia uma secretária trambiqueira, envolvida em atividades ilícitas, chamada Venezuela, dona de um cachorro chamado Huguinho. A personagem, por sua vez, tinha uma irmã chamada Colômbia. O enredo satirizava a crise diplomática protagonizada entre os dois países, devido à presença de militares estadunidenses em Bogotá, em apoio ao combate ao narcotráfico.

No dia em que o animal de estimação sumiu numa praia, Venezuela recebeu uma ligação de seu namorado, e ao saber do fato se fez esta pergunta: “O que será da Venezuela sem seu Huguinho?” E escutou a seguinte reposta: “Será livre, Venezuela. Ultimamente, Huguinho vivia fazendo cagadas por todas as partes”. Isso foi a gota d'água para que o então presidente Hugo Chávez censurasse a programação, ao ordenar ao canal Televen a retirá-lo do ar, alegando suposta apologia ao delito, intolerância racial, xenofobia e que denegria a imagem do país.

Dizem que a vida imita a arte. Nem sempre!!! Dois anos após a morte oficial de Hugo Chávez, completados nesta quinta-feira (5/3), os venezuelanos ainda não conseguiram se livrar de sua onipresença. O país está pior do que nunca: escassez de comida, de papel higiênico, de medicamentos e preservativos; inflação anual acima dos 60%; crise cambial; a importação de petróleo, embora a nação seja uma das maiores exportadoras; constantes empréstimos para aliviar a crise acirrada pela baixa no preço do petróleo no mercado mundial; a perseguição direta e declarada a políticos opositores etc.

Seu afilhado político, Nicolás Maduro, não possui o carisma de Chávez e dirige o país como se ainda dirigisse um ônibus. Esse era seu ofício antes de entrar na política com o falecido mandatário. Por inúmeras vezes, o governo apelou para o misticismo para controlar a massa:

1) dias após o falecimento, supostos populares construíram uma capelinha e a batizaram de 'Capela Santo Hugo Chávez'. Esta encontra-se no bairro 23 de Enero, em Caracas, cujo local é cheio de significados: fica próxima ao Quartel de la Montaña, onde seu corpo foi sepultado, e onde ocorreu uma tentativa de golpe de estado, momento marcante na trajetória política do ex-líder bolivariano.

2) para vencer a eleição presidencial contra o então governador de Miranda, Henrique Capriles, em 2013, Maduro disse que Chávez apareceu diante dele em forma de passarinho.

3) em setembro passado, chavistas criaram a 'Oração do Delegado', uma espécie de Pai Nosso: “Chávez, nosso, que estás no céu, na terra e no mar e em nós, os delegados e delegadas. Santificado seja o seu nome, venha a nós o seu legado para levá-lo aos povos de aqui e de lá. Dê-nos a tua luz para que nos guie cada dia. Não nos deixe cair na tentação do capitalismo, mas nos livre de maldade da oligarquia, do delito do contrabando porque da gente é a pátria, a paz e a vida. Pelos séculos dos séculos. Amém”.

4) em outubro de 2014, o governo criou o Instituto de Altos Pensamentos do Político Hugo Rafael Chávez Frías. A autarquia tem como função promover nas universidades a lavagem cerebral com a filosofia socialista com vertente chavista.

Mais do que uma 'religião', os chavistas se apropriaram com fetichismo de seu ídolo. Note-se que o país se tornou uma espécie de herança deixada a Maduro e a genro de Chávez, Jorge Arreaza, que é o atual vice-presidente.

Imagem: Minci / Divulgação

Ao lado de duas filhas
O câncer levou Chávez, que está levando a Venezuela para a cova, mesmo depois de morto. Ou pode-se dizer que ele é o próprio câncer político. Como se sabe, seu óbito é um mistério: de acordo com o ex-embaixador do Panamá na OEA, Guillermo Cochez, ele teria falecido entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, não março, enquanto se tratava de um da doença na região pélvica, em Cuba. Vale salientar que, em fevereiro de 2013, ele apareceu, supostamente, lendo um exemplar do diário Granma, de 15 de fevereiro (foto).

Perseguição política

A tensão política aumentou com a detenção arbitrária do prefeito oposicionista de Caracas, Antonio Ledezma, pelo Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin), no último dia 19 de fevereiro, a qual Maduro anunciou como se tivesse ganhado um troféu. Na ocasião, o chefe de Estado anunciou que convocaria novas eleições para o Executivo municipal. O prisioneiro foi acusado de participar de um suposto plano de golpe de estado, com ajuda dos Estados Unidos, para atacar o Palácio de Miraflores (presidência) e as sedes do Ministério da Defesa e do canal estatal Telesur. Ledezma ainda não foi julgado, e a aparente atitude de antecipação por parte do governo poderia ser vista como a certeza de que o Judiciário joga no seu time.

No final do mês passado, a prefeita opositora de Guasdualito, Lumay Barreto, foi destituída do cargo pelo Conselho Municipal, equivalente à Câmara dos Vereadores, por ter se ausentado cinco dias, apesar de a Constituição permitir até 15 dias. Nessa manobra política com cara de golpe de estado, quem assumiu o posto foi o chavista Victor Blanco, então presidente do Legislativo.

Em abril de 2014, a deputada opositora María Corina Machado é deposta da função, por ter aceitado o assento do governo panamenho na Organização das Nações Unidas (OEA), para denunciar supostas violações de direitos humanos na Venezuela.

Também no ano passado foram presos outros dois oposicionistas: o ex-prefeitos de Chacao, Leopoldo López, e de San Cristóbal, Daniel Ceballos. O primeiro foi acusado de suposta incitação ao terrorismo, incitação à violência, danos ao patrimônio público, por participar de um protesto antigoverno que resultou na morte de 43 pessoas e mais de 1.400 feridos num confronto entre a polícia e manifestantes; já o segundo não teria retirado as barreiras de contenção colocadas por manifestantes, o que impedia o trânsito de fluir.

Golpismo e distração

Uma semana antes de sua captura, Ledezma, junto a López e Machado, criou um abaixo-assinado, pedindo a transição do governo. O documento foi considerado uma tentativa de golpe de estado.

Na última terça-feira (3), o presidente Maduro afirmou que o suposto golpe seria transmitido pelo canal local Televen e difundido internacionalmente pela norte-americana CNN com o fito de desestabilizá-lo.

Recentemente, e estranhamente, alguns áudios de supostas conversas sobre golpe de estado foram divulgadas pelo presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello – o segundo no Chavismo –, e o prefeito de Libertador Jorge Rodríguez. Por que não pelo próprio presidente ou por autoridades policiais???

Fica a dúvida se esse suposto plano de golpe realmente existiu ou se o mesmo foi um golpe do próprio governo, para justificar a repressão e provocar distração popular perante o caos no país e as recentes polêmicas, tais como: os supostos envolvimento de autoridades em contrabando e o patrocínio milionário do governo venezuelano ao partido espanhol Podemos, por meio de serviços de consultoria, por exemplo.

Há poucos dias, Maduro disse que se candidatasse a presidente na Espanha, venceria. A declaração foi dita em tom de crítica, pelo fato de a imprensa espanhola noticiar com ênfase a crise em seu país, o que ele considera uma campanha de difamação promovida em parceria com o governo europeu.

A preocupação de Maduro com os espanhóis é tanta, que, no passado dia 12 de fevereiro, integrantes de seu governo se reuniram com representantes de multinacionais ibéricas como a Telefónica, Iberia, Repsol, entre outras. As empresas teriam sido, supostamente, chantageadas com expropriação se não melhorassem a imagem da nação sul-americana perante os meios de comunicação e o Palácio de la Moncloa.

Melhorar a imagem da Venezuela seria, consequentemente, melhorar a do Podemos e, quem sabe, facilitar a expansão bolivariana para o outro lado do Atlântico. Porque do lado de cá já fez escola: na Argentina, no Equador, na Bolívia, e tenta o mesmo no Brasil. A começar com a ideia de regulação econômica da mídia e com o Decreto nº 8.243/2014, que cria os conselhos populares. Isso sem contar o tal convênio firmado entre o ministro para as Comunas e os Movimentos Sociais, Elias Jaua, e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), dias após a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Apesar de tudo o que se tem visto na Venezuela, está difícil predizer seu futuro. Todavia, é possível fazê-lo para os que seguirem o mesmo caminho: o abismo.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

2010,7,2011,1,2012,5,2013,1,2014,41,2015,9,2016,21,2017,3,2018,7,450 anos,1,4G,1,50 anos,1,7 de setembro,1,80 anos,1,A Marcha dos Infames,1,Aborto,9,Abranet,1,Acre,2,Adenor Gonçalves,5,Adidas,2,Adolescência,3,Adriana Ancelmo,1,Aécio Neves,14,Aeroporto Tom Jobim,1,África,4,África do Sul,4,Agronegócio,3,Água,9,Água potável,1,Águas do Rio,4,Aids,2,Alberto Cantalice,3,Alberto Nisman,7,Alejandro Maldonado Aguirre,1,Alejandro Toledo,1,Alemanha,4,Alerj,40,Alesp,5,Alessandro Molon,3,Alexandre Cardoso,1,Alexandre de Moraes,1,Alexis Tsipras,4,Aliança Batista,1,Alicia Kirchner,1,Alto do Paraíso (RO),1,Álvaro Uribe,1,Amazonas,4,Ambulantes,1,América Central,4,América Latina,133,Amijubi,1,AMLO,3,Amor à Vida,1,Amor e Revolução,1,Analfabetismo,1,Anatel,8,Andes,1,Angola,1,Angra dos Reis,1,Anhanguera Educacional,1,Animais,3,Anistia Internacional,1,Aniversário,6,Antonio Ledezma,7,Apagão,1,Aquecimento global,1,Arábia Saudita,2,Arena Corinthians,1,Argentina,21,Argos,1,Arlei Rosa,2,Armênia,1,Arquidiocese,1,Article 19,1,Árvore de Natal da Lagoa,2,Ásia,16,Assembleia de Deus,1,ATUALIDADES,169,Aureo Lídio,1,Avaaz,1,Avenida Brasil,1,Avianca,1,Avon,1,Azul,1,Babilônia,1,Bahia,6,Baixada Fluminense,10,Banco do Brasil,2,Banco Itaú,1,Banco Mercantil,1,Band,2,Banda larga,5,Bangladesh,1,Barack Obama,6,Barcas,1,Bares e restaurante,1,Barra Mansa,2,Bayer,1,Beija-Flor,3,Belo Horizonte,3,Bento XVI,1,Bilhete Único,4,Black Bloc,1,Blecaute,1,Bolívia,8,Bolsa Família,3,Boni,1,Bonsucesso,1,Bossa Nova,1,Botucatu,1,Bradesco,6,Brasil,392,Brasília,11,Brazuca,1,BRF Brasil Foods,4,BUC,1,Buscador,1,Cabo Daciolo,8,Cabo Frio,1,Cabralfobia,1,Caetano Veloso,1,Calor,1,Caminhoneiros,2,Campos dos Goytacazes,2,Canadá,1,Câncer,2,Candomblé,1,Carlos Alberto Sardenberg,1,Carlos Lupi,2,Carlos Osório,1,Carmen Aristegui,1,Carnaval,13,Carnavalesca,1,Casamento gay,10,Catalunha,2,Caxias do Sul,2,CBF,3,CBMERJ,1,Ceará,9,Cebela,1,Cedae,13,Cederj,1,Celac,1,Celebridades,4,Celso Lisboa,2,Celso Russomano,1,César Maia,3,Cesva,3,CFM,1,CFP,2,Chapecoense,2,Chapeuzinho Vermelho,1,Chapolin,1,Chaves,1,Chávez,3,Chavismo,11,Cheias de Charme,1,Chico Xavier,1,Chile,16,China,11,Chuvas,1,CICAD,1,Cidade do Samba,1,Ciro Gomes,1,Clarissa Garotinho,1,Claro,3,Cláudia Leitte,1,Claudia Sheinbaum,1,Cleptocracia,2,CMRJ,3,CNBB,1,CNI,2,CNJ,4,Coaf,2,Coca-Cola,2,Código de Conduta,1,Colégio Pedro II,2,Colômbia,22,Combustível,2,Compaj,4,Complexo da Maré,7,COMUNICAÇÕES,21,Congresso,4,Conmebol,1,Consumidor,10,COP-15,2,COP-16,2,Copa,1,Copa América,1,Copa das Confederações,6,Copa do Mundo,33,Copacabana,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,2,Coronavírus,5,Correios,4,Corrupção,7,Costa Rica,2,Cota racial,1,Covid-19,1,CPI,12,Cremerj,2,Criança,3,Crime,9,Crimes na web,1,Criminalidade,1,Cristina Kirchner,10,Cristo Redentor,2,Crítica,1,Cuba,17,CULTURA,12,CUT,8,Dalai Lama,1,Daniel Ceballos,1,Daniel Guerra,2,Daniel Noboa,1,Daniel Ortega,3,Danilo Gentili,3,DEM,6,Democracia,4,Dica,2,Dicionário inFormal,1,Dilma Rousseff,110,Diploma,2,Direitos Humanos,41,Distrito Federal,7,Ditadura,2,Ditadura militar,4,Dom Pedro I,1,Dom Pedro II,1,Domino's,1,Donald Trump,14,Drogas,2,Duque de Caxias,6,Ecuavisa,2,Edir Macedo,5,EDITORIAL,6,Edson Fachin,1,Eduardo Bolsonaro,1,Eduardo Cunha,5,Eduardo Guimarães,1,Eduardo Paes,12,EDUCAÇÃO,340,Edward Snowden,1,Egito,2,Eike Batista,4,El Comercio,1,El Salvador,1,Eleições,51,Embratel,1,Emirados Árabes Unidos,1,EMS,1,Enel,1,Enem,20,Energia,4,Enrique Peña Nieto,7,Equador,10,Escola da Rua,1,Escola Municipal Friedenreich,3,Escolas de Samba,1,Escravidão,1,Escravos de Jó,1,Espanha,6,Espírito Santo,6,ESPORTES,26,Estácio,35,Estado laico,2,Estados Unidos,47,Estelionato,1,Estudantes,1,Etiópia,1,Europa,17,Eutanásia,1,Evo Morales,5,Fabiane Maria de Jesus,1,Facha,1,Faculdade Alfacastelo,1,Faculdade Alvorada,7,Faculdade de São Roque,1,Fades,1,FAIPD,1,Fapan,1,Farc,5,Favela,3,Felipe Calderón,1,Fênix 2,1,Fernando Haddad,10,Fernando Henrique Cardoso,1,Fernando Lugo,4,Fernando Mac Dowell,1,FGV,1,Fidel Castro,1,Fifa,8,Flamengo,1,Flávio Bolsonaro,4,FMC,4,FMI,2,Força Sindical,2,Foro de São Paulo,3,Fortaleza,2,França,1,Francisco Dornelles,3,Francisco I,3,Fuleco,5,Funk,2,Funkódromo,1,Furnas,1,Futebol,14,Galileo Educacional,221,Gama Filho,1,Garotinho,5,Gay,14,Geraldo Alckmin,2,Gilberto Gil,1,Globovisión,1,Glória Perez,2,Goiás,2,Google,8,Google AdWords,2,Grécia,8,GRES Estácio de Sá,2,GRES Grande Rio,1,GRES Império Serrano,2,GRES Mangueira,3,GRES Paraíso do Tuiuti,2,GRES Portela,3,GRES São Clemente,1,GRES Unidos da Tijuca,2,Greve,11,Gripe,2,Groupon,1,Grupo de Lima,2,Guanambi,1,Guapimirim,5,Guarda Municipal,2,Guatemala,7,Guido Mantega,1,Guiné Equatorial,1,Haiti,3,Halloween,1,Harry Potter,1,Heello,1,Heinz,1,Heitor Schuch,1,Henrique Capriles,4,Hillary Clinton,2,HIV,1,Holocausto,1,Homofobia,2,Homossexualidade,2,Honduras,6,Hong Kong,2,Horário de verão,5,Hospitais,1,Hotel Urbano,1,Hoy Ecuador,1,HPV,1,HRW,3,Huatabampo,1,Hugo Chávez,24,Humor,2,Hypermarcas,1,Idec,1,Iêmen,1,Igreja Católica,10,Iguá Saneamento,3,IMPD,2,Impeachment,7,Imperatriz Leopoldinense,1,Imposto de Renda,4,Imprensa,2,Indenização,1,Independência,1,Índia,5,Indiana,1,Índio da Costa,1,Indonésia,9,Infobae,1,INFORMAÇÃO ÚTIL,12,Inglaterra,4,Ingrid Betancourt,1,Inocência do Islamismo,1,Insaes,1,Internet,24,Irã,4,Iraque,1,Irlanda,1,Islamismo,4,Israel,4,Itaguaí,2,Itália,1,Itamaraty,2,Iuperj,1,Iurd,10,Jabulani,1,Jacob Zuma,1,Jair Bolsonaro,24,Jamal Khashoggi,1,Jandira Feghali,2,Japão,1,Javier Milei,2,JBS,12,Jean Wyllys,3,Jennifer Lopez,1,Jesus Cristo,1,Jimmy Morales,1,João Dória Jr.,3,Joaquim Barbosa,3,Joe Biden,1,Joesley Batista,1,Jogos,1,Jogos da Baixada,1,Jogos Olímpicos,11,Jorge Álvarez Maynez,1,Jorge Glas,1,Jornal Cruzeiro do Sul,1,Jornal do Brasil,1,Jornalismo,16,Jornalismo opinativo,12,José Alencar,1,José Antonio Dias Toffoli,2,José Dirceu,4,José Eduardo Cardozo,1,José Genoíno,1,José Luiz Datena,1,José Mojica,1,José Mujica,7,José Serra,2,José Sócrates,1,Joyce Ribeiro,1,Juan Guaidó,1,Juan Manuel Santos,7,Julian Assange,2,Kelly Serra,1,Kroton,11,Lei 43.057,1,Lei 8.069/90,1,Lei 8.078/90,2,Lei 9.504/97,1,Lei da Palmada,1,Lei Menino Bernardo,1,Leopoldo López,10,Liberdade de expressão,16,Light,2,Limonada,1,Língua Portuguesa,1,Livros,2,Lixo,1,Lobão,1,Lobo-mau,1,Luciano Mota,2,Luis Almagro,3,Luiz Fernando Pezão,20,Luiz Sérgio,2,Lula,46,Lumay Barreto,1,Maconha,4,Magé,1,Manuel Zelaya,3,Maomé,1,Maracanã,3,Maranhão,1,Marcela Temer,1,Marcelo Aguiar,1,Marcelo Crivella,17,Marcelo Freixo,6,Marcelo Madureira,2,Marcha da Família,1,Marcha para Jesus,1,Márcia Tiburi,1,Márcio Catão,2,Marco Civil da Internet,6,Marco Feliciano,7,Maria Corina Machado,2,María Corina Machado,3,Marina Rocha,2,Marina Silva,5,Marisa Formolo,1,Marisa Letícia,1,Marta Suplicy,1,Mate,1,Mato Grosso,2,Mato Grosso do Sul,1,Mayara Petruso,1,MBL,2,MEC,128,Medicamento,1,MEIO AMBIENTE,2,Meleca,1,Mensalão,9,Mercosul,6,Metrô,3,México,32,Michel Temer,51,Michelle Obama,1,Microsoft,6,Mídia,3,Minas Gerais,10,Mineiros,1,Ministério da Família,1,Ministério da Justiça,1,Ministério da Saúde,8,Ministério do Esporte,1,Ministério do Trabalho,1,Ministério Público,13,Miriam Leitão,1,Miss Universo,4,Mitt Romney,1,MNDH,1,Montes Claros,1,Moreira Franco,4,MPL,1,MST,9,Mudanças climáticas,1,MUNDO,214,Museu do Índio,3,Museu Nacional,1,Música,1,Natal,2,Natan Donadon,1,Natureza,1,Nazismo,1,NBC,3,Nepal,6,Néstor Kirchner,1,Net,1,Nextel,1,Ney Matogrosso,1,Nicarágua,8,Nicolás Maduro,37,Nilópolis,1,Niterói,2,Nordeste,4,Noticiero y Opinión,1,Nova Iguaçu,1,Nova Zelândia,1,Novela,5,Novo,1,Novo site,1,Nuestro México del Futuro,1,Numerologia,2,O Boticário,1,O Globo,1,O Maior Brasileiro de Todos os Tempos,2,OAB,2,OAB-BA,1,OAB-CE,1,OAB-DF,1,OAB-PE,1,OCDE,1,Odebrecht,7,OEA,9,Oi,7,Ônibus,17,ONU,14,Opas,1,Operação Calabar,1,Operação Calicute,4,Operação Carne Fraca,9,Operação Conclave,1,Operação Eficiência,1,Operação Hades,1,Operação Lava-Jato,14,Operação Pausare,1,Operação Recomeço,4,Operação Tergiversação,1,Opinólogo,14,Opinólogo.com,1,Oração do Delegado,1,Ordem,1,Oriente Médio,3,Orlando Silva,1,Os Cavaleiros do Zodíaco,1,Osama Bin Laden,1,Otan,1,Otto Pérez Molina,4,Ozônio,1,P,1,Pai Nosso,1,PAÍS,76,Palestina,2,PAMC,2,Panamá,4,Papai Noel,1,Paperblog,1,Paquistão,3,Pará,2,Paraguai,8,Paraíba,2,Paraná,6,Parque Piedade,1,Passagem,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Ezequiel Teixeira,1,Pastor Sargento Isidório,1,Pastor Sebastião,1,Paulinho da Força,3,Paulo Maluf,1,Paz,1,PC do B,6,PDT,1,Peccin Agroindustrial,1,Pedofilia,2,Pedro Fernandes,1,Pedro Paulo,2,Pemex,1,PEN,1,Pentecoste,3,Pernambuco,3,Peru,8,Petrobras,17,Petróleo,2,Petrópolis,2,PHS,1,Pitbull,1,Pizza,1,Plutão,1,PMB,1,PMDB,35,PNC,1,PNPS,9,Podemos (PTN),2,Polícia,10,POLÍTICA,232,Politicagem,1,Políticos,1,Polvilho,1,Porto Alegre,1,Porto Rico,2,Portugal,8,Portugal Telecom,1,Positivo,2,PP,6,PPS,3,PR,1,PRB,2,Preconceito,2,Previdência,4,Primeira Dama,1,Princesa Isabel,1,Procon-RJ,2,Procriação,1,Programa Mais Médicos,8,Protesto,22,ProUni,2,Provas,1,PRTB,1,PSB,5,PSC,6,PSD,1,PSDB,35,PSDC,1,PSL,2,PSOL,24,PSTU,1,PT,90,PTN,2,Publicidade enganosa,2,PUC-Campinas,1,PUC-Rio,1,PUC-SP,1,PV,1,QG da Propina,1,Rachel Sheherazade,5,Racismo,2,Rafael Correa,4,Randolfe Rodrigues,1,RCTV,2,Recife,1,Rede Globo,4,Rede Record,4,Rede Sustentabilidade,4,Redes Sociais,8,RedeTV!,1,Reforma da Previdência,3,Reforma Ortográfica,1,Reforma Trabalhista,2,Região Serrana,2,Registro.br,2,Reinaldo Azevedo,3,Reino Unido,4,Relações internacionais,1,Religião,39,Renan Calheiros,2,Repsol,1,República Dominicana,1,Ricardo Barros,1,Ricardo Fabris de Abreu,1,Ricardo Lewandowski,1,Ricky Martin,1,Rio de Janeiro,444,Rio Grande do Norte,2,Rio Grande do Sul,9,Rio Info,1,Rio Mais Saneamento,2,Rio+Saneamento,1,Ritonavir,1,RJ,12,Roberto Gómez Bolaños,1,Rocinha,2,Romário,6,Romero Jucá,1,Rondônia,1,Roraima,2,Rosinha Garotinho,1,Royalties,1,RSF,1,RTP,1,SAAE-RJ,14,Saint Seiya,1,Salário,3,Salve Jorge,2,San José,1,Sandro Matos,1,Saneamento básico,1,Santa Catarina,2,Santa Maria,4,Santo Antônio de Pádua,1,Santos Dumont,1,São João da Barra,1,São João de Meriti,2,São Paulo,47,São Pedro,1,São Sebastião do Alto,1,Sapezal,1,Saquarema,1,Saudação,1,SAÚDE,24,SBT,14,Seara,1,Segredo,1,SEGURANÇA,22,Semana Santa,1,Senac,18,Senado,5,Sepe/RJ,2,Ser Educacional,7,Sérgio Cabral,15,Sergio Massa,2,Sérgio Moro,5,Sergipe,1,Sete,1,Setec,1,Sexo,1,Shopping Nova América,2,Silas Malafaia,8,Sílvio Santos,1,SinMed/RJ,14,Sinpro-Rio,58,SIP,1,Sisu,2,Site,1,Sky,1,Sociedade Brasileira de Instrução,1,Solidariedade,3,Sony,1,Sophia Fernandes,1,Sorocaba,1,SP,3,STF,15,Sub-20,1,Suécia,1,Suesc,6,Suíça,2,Suipa,1,SuperVia,3,Tarcísio Motta,3,Táxi,1,Tecnologia,1,Teleamazonas,1,Telefonia,2,Teleton,1,Televisa,3,Telluride Foundation,1,Teori Zavascki,1,Teresópolis,3,Terra Empresas,3,Terremoto,25,Terrorismo,1,Tibete,2,Tim,4,Tiririca,3,Tirulipa,1,Titanic,1,TJRJ,2,Tocantins,1,Trabalho,4,Trânsito,1,TRANSPORTES,17,TRE-AL,1,TRE-RJ,2,Trem,4,Tsunami,3,Turquia,5,TV Aparecida,1,TVE,1,Twitter,1,Uber,1,UBM,1,Ucam,22,Uerj,6,Uezo,1,UFRJ,1,UFSM,4,Uganda,1,UGF,230,Unasul,7,UNE,8,Unesp,1,Unicamp,1,Uniesp,13,Unifieo,2,Unig,1,Unigranrio,4,Uninove,1,Unisuam,2,Unitau,1,UniverCidade,232,Universidade Brasil,1,Universidade Lusófona,1,Universidade Santa Úrsula,4,Universidades,3,Universidades federais,1,Univisión,4,Unoeste,1,Uol,1,UPP,4,Uruguai,10,UVA,23,Vacinação,4,Vaio,1,Valdemiro Santiago,2,Vaticano,3,Vatileaks,1,Veja,1,Velox,1,Venezuela,86,Vestibular,1,Vigilância Sanitária,1,Vinícius e Tom,1,Violência,3,Viradouro,1,Vivo,4,Votação,2,Washington Reis,4,Webesteira,1,Wikileaks,6,Wikipédia,3,Wilson Witzel,3,Wom,1,Woody Allen,1,Xóchitl Gálvez,1,Xuxa,2,Yoani Sánchez,1,YoSoy132Media,1,You Tube,6,YPF,1,Zito,3,Zuzeco,1,
ltr
item
Opinólogo - Jornalismo Opinativo: O que é da Venezuela sem seu Huguinho?
O que é da Venezuela sem seu Huguinho?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-RZZ-LGnVdbTNcBHZYXMLDs2Wea3D50CKme4MLcHuDaM0R6i7TVuNHZBa5yEY9ZEJt-hWN_qR3sk2J1qLurP7o0wKudKxe76HonCLLtw6byrPQ4SSTdsUstV0ngy5dFhHp8sSM-tQ5k8/s1600/hugo+chavez+aparicion+cuba.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-RZZ-LGnVdbTNcBHZYXMLDs2Wea3D50CKme4MLcHuDaM0R6i7TVuNHZBa5yEY9ZEJt-hWN_qR3sk2J1qLurP7o0wKudKxe76HonCLLtw6byrPQ4SSTdsUstV0ngy5dFhHp8sSM-tQ5k8/s72-c/hugo+chavez+aparicion+cuba.jpg
Opinólogo - Jornalismo Opinativo
https://www.opinologo.com.br/2015/03/o-que-e-da-venezuela-sem-seu-huguinho.html
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/2015/03/o-que-e-da-venezuela-sem-seu-huguinho.html
true
5480391970516636544
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Clique para ver Responder Cancelar resposta Deletar By Home PAGES POSTS Clique para ver tudo sobre esta editoria Recomendada para você LABEL ARCHIVE Buscador ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para a Página Incial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy