Barbárie contra Fabiane Maria de Jesus não servirá de lição aos 61,2 milhões de usuários do Facebook no Brasil, diz texto

Quinta-feira, 08 de maio de 2014 OPINÓLOGO compartilha com seus leitores uma reflexão sobre a barbárie cometida contra Fabiane Maria de ...

Quinta-feira, 08 de maio de 2014

OPINÓLOGO compartilha com seus leitores uma reflexão sobre a barbárie cometida contra Fabiane Maria de Jesus, de apenas 33 anos, no Guarujá, brutalmente assassinada por causa de boatos em redes sociais de que ela seria uma suposta raptora de crianças para usá-las em rituais de magia negra. O texto foi publicado originalmente no site 'Mundo Dimais' –, de autoajuda e filosofias –, que também pertence a este periodista que lhe escreve, sob o título 'Webesteira: o mau uso das redes sociais – capítulo 3'.

“Infelizmente, a barbárie cometida contra Fabiane não servirá de lição à grande parte dos 61,2 milhões de brasileiros que utilizam o Facebook (dados são de fevereiro de 2014 do portal Uol). Muitos, já que não se pode generalizá-los, continuarão postando bobagens e, sem ter consciência, difamando os outros. É bom ter em mente que mesmo que tal acusação ou boato tenha sido feito por outra pessoa, quem o replica sem provas também tem coautoria”, diz um dos trechos do artigo.

'Webesteira' seria um neologismo formado pelas palavras web + besteira, para nomear o mau uso da internet, especialmente nas redes sociais. E faz parte de alguns textos de uma série de análises que este jornalista vem fazendo ao longo dos últimos anos com base na experiência que tem e no que tem visto em sua rede de amigos e/ou até mesmo em noticiários.

Segue o texto, na íntegra:

“Webesteira: o mau uso das redes sociais – capítulo 3

Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, foi espancada até a morte, no Guarujá (SP), no último dia 3 de maio, por causa de um boato em redes sociais de que seria uma suposta sequestradora de crianças para utilizá-las em rituais de magia negra. Para resumir a 'ópera': ela era inocente. E segundo parece, também não existiam registros de menores desaparecidos na região.

De acordo com o Dicionário Michaelis de Língua Portuguesa, boato é: “sm (lat boatu) 1 Notícia anônima, sem confirmação, que corre publicamente. 2 Balela”. Complementando: um boato pode ser verdadeiro ou não. Todavia, 'Mundo Dimais' oferece um significado mais adequado ao tema abordado: trata-se de um 'ruído' de comunicação entre o emissor e o receptor de uma mensagem oriundo de um mau entendimento e que se propaga. A principal característica desse fenômeno do 'disse me disse' está na interpretação que se dá e ao não checar a veracidade dos dados e não questioná-los. O receptor aceita passivamente o que ouviu e se torna um ser ativo na difusão.

Fabiane também não morreu porque uma jornalista disse ser 'compreensível' a ação de pessoas que praticam a justiça com as próprias mãos. Ela foi vítima da ignorância e de uma sociedade cansada de tantas injustiças, que se 'vilaniza' ao querer converter os demais em bodes expiatórios para expiar os pecados de toda uma existência. Embora hajam pessoas querendo culpar indiretamente a Rachel Sheherazade pelo comentário que fez no 'SBT Brasil', no último dia 4 de fevereiro, sobre um jovem negro amarrado ao poste que apanhou de 'justiceiros', essas mesmas pessoas são incapazes de aceitar que se autoflagelam ao querer colocar o bandido como vítima e esta, o oposto. E quem acreditar nisso estará sendo refém dessas mesmas pessoas que não têm respostas para dar à sociedade contra a violência, a corrupção, entre tantos males sociais, e buscam no ataque a melhor maneira de se defenderem. Em vez de os assassinos de Fabiane serem criticados, optou-se por um linchamento moral à âncora de TV. Pura inversão de valores!!!

Fabiane não foi morta por 'justiceiros', mas por bandidos que fazem seus próprios juízos e executam as punições, e que confundem vingança com justiça. Batman era justiceiro, assim como o Homem-Aranha e tantos outros heróis. É importante saber distinguir um do outro. Porque esses seres dos quadrinhos costumam levar os vilões para a prisão. E não foi o que aconteceu fora dos gibis.

Apenas por uma questão de honestidade intelectual: vale-se do clichê – algo chato e repetitivo – de que nas periferias, o tráfico atua como 'polícia', 'legisla' e 'julga' da forma que achar mais conveniente. Foi assim, é assim e continua sendo. E ninguém se opõe. A culpa não pode ser dos meios de comunicação ou das redes sociais. Muito menos de uma apresentadora de telejornal!!!

Fabiane, assim como tantas outras pessoas, talvez inocentes, foi transformada de vítima a ré de um 'fundamentalismo brasileiro', que não concede o benefício da dúvida, que bate primeiro para pedir desculpas depois.

Já não é de hoje que mídia e redes sociais disputam não oficialmente o título de quarto poder. A primeira surgiu muito antes da segunda, é detentora de tal apelido e, atualmente, ambas se complementam até certo ponto. Entretanto, o que se tem visto por aí é que a segunda tenta se sobrepor à primeira e ao que tudo implica. Blogs e perfis em redes sociais têm se aproveitado de erros do passado de grandes meios de comunicação – que apoiaram a Ditadura Militar (1964-1985) – para culpá-los por toda a eternidade e demonizá-los. Essas mídias alternativas tentam se mostrar como se fossem mais verdadeiras do que a grande imprensa, que está realmente preparada com ética e responsabilidade para cumprir o seu labor social: o de levar informação.

Uma sutil diferença entre a imprensa oficial e a alternativa é que a primeira defende os próprios interesses, enquanto a segunda, em certas ocasiões, é paga – até mesmo com dinheiro público – para defender os dos outros. Você nunca verá o jornalismo oficial divulgar notícias no anonimato, mas o alternativo, talvez. O que mais se tem visto por aí é perfis e blogs anônimos ou com pseudônimos para atacar A ou B, comumente usados para fins politicamente sórdidos. Observa-se uma espécie de desonestidade intelectual. É importante frisar que não há nada contra essas mídias alternativas, e que também não se pode generalizá-las. Até porque várias delas têm contribuído com o processo de globalização da informação e, em determinados casos, até feito concorrência aos meios tradicionais. Com isso, obrigando-os a trabalhar mais para oferecer melhores serviços e coberturas noticiosas. Mas, não se pode deixar de enfatizar que essas mídias secundárias redescobriram a 'receita' que o velho jornalismo deixou de lado: falam aquilo que os espectadores querem ouvir e/ou ver.

Descobriu-se nas redes sociais como criar campanhas de descrédito por meio da incredulidade e da indignação popular. Só que aí o usuário acaba sendo vítima – melhor dizendo: manipulado – ao passar a crer sem verificar e/ou contestar. Foi assim que Fabiane morreu... vítima de uma 'webesteira', neologismo que este autor definiu como o mau uso das redes sociais. A expressão é formada pelas palavras web + besteira.

Se certas pessoas realmente tivessem noção do poder que a web tem, jamais a usariam em vão: ela pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal. É como diz aquele velho ditado: “as palavras são levadas pelo vento”. Comentou este autor no primeiro capítulo desta série de textos.

Infelizmente, a barbárie cometida contra Fabiane não servirá de lição à grande parte dos 61,2 milhões de brasileiros que utilizam o Facebook (dados são de fevereiro de 2014 do portal Uol). Muitos, já que não se pode generalizá-los, continuarão postando bobagens e, sem ter consciência, difamando os outros. É bom ter em mente que mesmo que tal acusação ou boato tenha sido feito por outra pessoa, quem o replica sem provas também tem coautoria.”

O enterro

Fabiane de Jesus foi enterrada no último dia 6. A página 'Guarujá Alerta', no Facebook, citada como suposta autora do boato, disse que iria colaborar com a Polícia para as investigações, e que não comentaria nada por enquanto para não interferir no trabalho.

Relembrando o caso de Sheherazade

Conforme já dito no próprio artigo, Rachel Sheherazade declarou (vídeo 1), em fevereiro último, ser 'compreensível' a ação dos tais 'justiceiros' que amarraram o adolescente ao poste e o agrediram. Ele seria suspeito de praticar furtos em bairros da zona sul do Rio.

SBT / You Tube / Reprodução


Tanto o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) quanto a âncora de TV foram denunciados. A deputada federal Jandira Feghali (PcdoB-RJ) os acusou na Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto crime de incitação ao ódio. E o deputado federal Ivan Valente (PSOL-RJ) – representando o partido – os denunciou no Ministério Público por suposta incitação ao crime.

Após umas mini férias entre março e a abril em João Pessoa (PB), sua cidade natal, a apresentadora voltou à bancada do telejornal, no último dia 14 de abril, porém tendo que deixar de lado o jornalismo opinativo. Atualmente, existem rumores de uma possível contratação pela TV Bandeirantes.

Sheherazade também seria convidada pelo deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) a comparecer na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, onde prestaria depoimento sobre o que disse no programa, em 11 de março, a respeito de uma suposta ingerência política na Polícia Federal (vídeo 2): “Não há como garantir a lisura do trabalho da PF se os agentes não têm licença para trabalhar. Se são obrigados a pedir licença para investigar (...)”, disse a jornalista na época.

Vídeo: SBT / You Tube / Reprodução


A data de sua presença não tinha sido confirmada, porque faltava o convite ser apreciado pela supracitada Comissão.

Leia também:

SBT é processado pelo MPF-SP

COMMENTS

BLOGGER
Nome

2010,7,2011,1,2012,5,2013,1,2014,41,2015,9,2016,21,2017,3,2018,7,450 anos,1,4G,1,50 anos,1,7 de setembro,1,80 anos,1,A Marcha dos Infames,1,Aborto,9,Abranet,1,Acre,2,Adenor Gonçalves,5,Adidas,2,Adolescência,3,Adriana Ancelmo,1,Aécio Neves,14,Aeroporto Tom Jobim,1,África,4,África do Sul,4,Agronegócio,3,Água,9,Água potável,1,Águas do Rio,4,Aids,2,Alberto Cantalice,3,Alberto Nisman,7,Alejandro Maldonado Aguirre,1,Alejandro Toledo,1,Alemanha,4,Alerj,40,Alesp,5,Alessandro Molon,3,Alexandre Cardoso,1,Alexandre de Moraes,1,Alexis Tsipras,4,Aliança Batista,1,Alicia Kirchner,1,Alto do Paraíso (RO),1,Álvaro Uribe,1,Amazonas,4,Ambulantes,1,América Central,4,América Latina,134,Amijubi,1,AMLO,3,Amor à Vida,1,Amor e Revolução,1,Analfabetismo,1,Anatel,8,Andes,1,Angola,1,Angra dos Reis,1,Anhanguera Educacional,1,Animais,3,Anistia Internacional,1,Aniversário,6,Antonio Ledezma,7,Apagão,1,Aquecimento global,1,Arábia Saudita,2,Arena Corinthians,1,Argentina,21,Argos,1,Arlei Rosa,2,Armênia,1,Arquidiocese,1,Article 19,1,Árvore de Natal da Lagoa,2,Ásia,16,Assembleia de Deus,1,ATUALIDADES,169,Aureo Lídio,1,Avaaz,1,Avenida Brasil,1,Avianca,1,Avon,1,Azul,1,Babilônia,1,Bahia,6,Baixada Fluminense,10,Banco do Brasil,2,Banco Itaú,1,Banco Mercantil,1,Band,2,Banda larga,5,Bangladesh,1,Barack Obama,6,Barcas,1,Bares e restaurante,1,Barra Mansa,2,Bayer,1,Beija-Flor,3,Belo Horizonte,3,Bento XVI,1,Bilhete Único,4,Black Bloc,1,Blecaute,1,Bolívia,8,Bolsa Família,3,Boni,1,Bonsucesso,1,Bossa Nova,1,Botucatu,1,Bradesco,6,Brasil,392,Brasília,11,Brazuca,1,BRF Brasil Foods,4,BUC,1,Buscador,1,Cabo Daciolo,8,Cabo Frio,1,Cabralfobia,1,Caetano Veloso,1,Calor,1,Caminhoneiros,2,Campos dos Goytacazes,2,Canadá,1,Câncer,2,Candomblé,1,Carlos Alberto Sardenberg,1,Carlos Lupi,2,Carlos Osório,1,Carmen Aristegui,1,Carnaval,13,Carnavalesca,1,Casamento gay,10,Catalunha,2,Caxias do Sul,2,CBF,3,CBMERJ,1,Ceará,9,Cebela,1,Cedae,13,Cederj,1,Celac,1,Celebridades,4,Celso Lisboa,2,Celso Russomano,1,César Maia,3,Cesva,3,CFM,1,CFP,2,Chapecoense,2,Chapeuzinho Vermelho,1,Chapolin,1,Chaves,1,Chávez,3,Chavismo,11,Cheias de Charme,1,Chico Xavier,1,Chile,16,China,11,Chuvas,1,CICAD,1,Cidade do Samba,1,Ciro Gomes,1,Clarissa Garotinho,1,Claro,3,Cláudia Leitte,1,Claudia Sheinbaum,1,Cleptocracia,2,CMRJ,3,CNBB,1,CNI,2,CNJ,4,Coaf,2,Coca-Cola,2,Código de Conduta,1,Colégio Pedro II,2,Colômbia,23,Combustível,2,Compaj,4,Complexo da Maré,7,COMUNICAÇÕES,21,Congresso,4,Conmebol,1,Consumidor,10,COP-15,2,COP-16,2,Copa,1,Copa América,1,Copa das Confederações,6,Copa do Mundo,33,Copacabana,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,2,Coronavírus,5,Correios,4,Corrupção,7,Costa Rica,2,Cota racial,1,Covid-19,1,CPI,12,Cremerj,2,Criança,3,Crime,9,Crimes na web,1,Criminalidade,1,Cristina Kirchner,10,Cristo Redentor,2,Crítica,1,Cuba,17,CULTURA,12,CUT,8,Dalai Lama,1,Daniel Ceballos,1,Daniel Guerra,2,Daniel Noboa,1,Daniel Ortega,3,Danilo Gentili,3,DEM,6,Democracia,4,Dica,2,Dicionário inFormal,1,Dilma Rousseff,110,Diploma,2,Direitos Humanos,41,Distrito Federal,7,Ditadura,2,Ditadura militar,4,Dom Pedro I,1,Dom Pedro II,1,Domino's,1,Donald Trump,14,Drogas,2,Duque de Caxias,6,Ecuavisa,2,Edir Macedo,5,EDITORIAL,6,Edson Fachin,1,Eduardo Bolsonaro,1,Eduardo Cunha,5,Eduardo Guimarães,1,Eduardo Paes,12,EDUCAÇÃO,340,Edward Snowden,1,Egito,2,Eike Batista,4,El Comercio,1,El Salvador,1,Eleições,51,Embratel,1,Emirados Árabes Unidos,1,EMS,1,Enel,1,Enem,20,Energia,4,Enrique Peña Nieto,7,Equador,10,Escola da Rua,1,Escola Municipal Friedenreich,3,Escolas de Samba,1,Escravidão,1,Escravos de Jó,1,Espanha,6,Espírito Santo,6,ESPORTES,26,Estácio,35,Estado laico,2,Estados Unidos,47,Estelionato,1,Estudantes,1,Etiópia,1,Europa,17,Eutanásia,1,Evo Morales,5,Fabiane Maria de Jesus,1,Facha,1,Faculdade Alfacastelo,1,Faculdade Alvorada,7,Faculdade de São Roque,1,Fades,1,FAIPD,1,Fapan,1,Farc,5,Favela,3,Felipe Calderón,1,Fênix 2,1,Fernando Haddad,10,Fernando Henrique Cardoso,1,Fernando Lugo,4,Fernando Mac Dowell,1,FGV,1,Fidel Castro,1,Fifa,8,Flamengo,1,Flávio Bolsonaro,4,FMC,4,FMI,2,Força Sindical,2,Foro de São Paulo,3,Fortaleza,2,França,1,Francisco Dornelles,3,Francisco I,3,Fuleco,5,Funk,2,Funkódromo,1,Furnas,1,Futebol,14,Galileo Educacional,221,Gama Filho,1,Garotinho,5,Gay,14,Geraldo Alckmin,2,Gilberto Gil,1,Globovisión,1,Glória Perez,2,Goiás,2,Google,8,Google AdWords,2,Grécia,8,GRES Estácio de Sá,2,GRES Grande Rio,1,GRES Império Serrano,2,GRES Mangueira,3,GRES Paraíso do Tuiuti,2,GRES Portela,3,GRES São Clemente,1,GRES Unidos da Tijuca,2,Greve,11,Gripe,2,Groupon,1,Grupo de Lima,2,Guanambi,1,Guapimirim,5,Guarda Municipal,2,Guatemala,7,Guido Mantega,1,Guiné Equatorial,1,Haiti,3,Halloween,1,Harry Potter,1,Heello,1,Heinz,1,Heitor Schuch,1,Henrique Capriles,4,Hillary Clinton,2,HIV,1,Holocausto,1,Homofobia,2,Homossexualidade,2,Honduras,6,Hong Kong,2,Horário de verão,5,Hospitais,1,Hotel Urbano,1,Hoy Ecuador,1,HPV,1,HRW,3,Huatabampo,1,Hugo Chávez,24,Humor,2,Hypermarcas,1,Idec,1,Iêmen,1,Igreja Católica,10,Iguá Saneamento,3,IMPD,2,Impeachment,7,Imperatriz Leopoldinense,1,Imposto de Renda,4,Imprensa,2,Indenização,1,Independência,1,Índia,5,Indiana,1,Índio da Costa,1,Indonésia,9,Infobae,1,INFORMAÇÃO ÚTIL,12,Inglaterra,4,Ingrid Betancourt,1,Inocência do Islamismo,1,Insaes,1,Internet,24,Irã,4,Iraque,1,Irlanda,1,Islamismo,4,Israel,4,Itaguaí,2,Itália,1,Itamaraty,2,Iuperj,1,Iurd,10,Jabulani,1,Jacob Zuma,1,Jair Bolsonaro,24,Jamal Khashoggi,1,Jandira Feghali,2,Japão,1,Javier Milei,2,JBS,12,Jean Wyllys,3,Jennifer Lopez,1,Jesus Cristo,1,Jimmy Morales,1,João Dória Jr.,3,Joaquim Barbosa,3,Joe Biden,1,Joesley Batista,1,Jogos,1,Jogos da Baixada,1,Jogos Olímpicos,11,Jorge Álvarez Maynez,1,Jorge Glas,1,Jornal Cruzeiro do Sul,1,Jornal do Brasil,1,Jornalismo,16,Jornalismo opinativo,12,José Alencar,1,José Antonio Dias Toffoli,2,José Dirceu,4,José Eduardo Cardozo,1,José Genoíno,1,José Luiz Datena,1,José Mojica,1,José Mujica,7,José Serra,2,José Sócrates,1,Joyce Ribeiro,1,Juan Guaidó,1,Juan Manuel Santos,7,Julian Assange,2,Kelly Serra,1,Kroton,11,Lei 43.057,1,Lei 8.069/90,1,Lei 8.078/90,2,Lei 9.504/97,1,Lei da Palmada,1,Lei Menino Bernardo,1,Leopoldo López,10,Liberdade de expressão,16,Light,2,Limonada,1,Língua Portuguesa,1,Livros,2,Lixo,1,Lobão,1,Lobo-mau,1,Luciano Mota,2,Luis Almagro,3,Luiz Fernando Pezão,20,Luiz Sérgio,2,Lula,46,Lumay Barreto,1,Maconha,4,Magé,1,Manuel Zelaya,3,Maomé,1,Maracanã,3,Maranhão,1,Marcela Temer,1,Marcelo Aguiar,1,Marcelo Crivella,17,Marcelo Freixo,6,Marcelo Madureira,2,Marcha da Família,1,Marcha para Jesus,1,Márcia Tiburi,1,Márcio Catão,2,Marco Civil da Internet,6,Marco Feliciano,7,Maria Corina Machado,2,María Corina Machado,3,Marina Rocha,2,Marina Silva,5,Marisa Formolo,1,Marisa Letícia,1,Marta Suplicy,1,Mate,1,Mato Grosso,2,Mato Grosso do Sul,1,Mayara Petruso,1,MBL,2,MEC,128,Medicamento,1,MEIO AMBIENTE,2,Meleca,1,Mensalão,9,Mercosul,6,Metrô,3,México,33,Michel Temer,51,Michelle Obama,1,Microsoft,6,Mídia,3,Minas Gerais,10,Mineiros,1,Ministério da Família,1,Ministério da Justiça,1,Ministério da Saúde,8,Ministério do Esporte,1,Ministério do Trabalho,1,Ministério Público,13,Miriam Leitão,1,Miss Universo,4,Mitt Romney,1,MNDH,1,Montes Claros,1,Moreira Franco,4,MPL,1,MST,9,Mudanças climáticas,1,MUNDO,215,Museu do Índio,3,Museu Nacional,1,Música,1,Natal,2,Natan Donadon,1,Natureza,1,Nazismo,1,NBC,3,Nepal,6,Néstor Kirchner,1,Net,1,Nextel,1,Ney Matogrosso,1,Nicarágua,8,Nicolás Maduro,37,Nilópolis,1,Niterói,2,Nordeste,4,Noticiero y Opinión,1,Nova Iguaçu,1,Nova Zelândia,1,Novela,5,Novo,1,Novo site,1,Nuestro México del Futuro,1,Numerologia,2,O Boticário,1,O Globo,1,O Maior Brasileiro de Todos os Tempos,2,OAB,2,OAB-BA,1,OAB-CE,1,OAB-DF,1,OAB-PE,1,OCDE,1,Odebrecht,7,OEA,9,Oi,7,Ônibus,17,ONU,14,Opas,1,Operação Calabar,1,Operação Calicute,4,Operação Carne Fraca,9,Operação Conclave,1,Operação Eficiência,1,Operação Hades,1,Operação Lava-Jato,14,Operação Pausare,1,Operação Recomeço,4,Operação Tergiversação,1,Opinólogo,14,Opinólogo.com,1,Oração do Delegado,1,Ordem,1,Oriente Médio,3,Orlando Silva,1,Os Cavaleiros do Zodíaco,1,Osama Bin Laden,1,Otan,1,Otto Pérez Molina,4,Ozônio,1,P,1,Pai Nosso,1,PAÍS,76,Palestina,2,PAMC,2,Panamá,4,Papai Noel,1,Paperblog,1,Paquistão,3,Pará,2,Paraguai,8,Paraíba,2,Paraná,6,Parque Piedade,1,Passagem,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Ezequiel Teixeira,1,Pastor Sargento Isidório,1,Pastor Sebastião,1,Paulinho da Força,3,Paulo Maluf,1,Paz,1,PC do B,6,PDT,1,Peccin Agroindustrial,1,Pedofilia,2,Pedro Fernandes,1,Pedro Paulo,2,Pemex,1,PEN,1,Pentecoste,3,Pernambuco,3,Peru,8,Petrobras,17,Petróleo,2,Petrópolis,2,PHS,1,Pitbull,1,Pizza,1,Plutão,1,PMB,1,PMDB,35,PNC,1,PNPS,9,Podemos (PTN),2,Polícia,10,POLÍTICA,232,Politicagem,1,Políticos,1,Polvilho,1,Porto Alegre,1,Porto Rico,2,Portugal,8,Portugal Telecom,1,Positivo,2,PP,6,PPS,3,PR,1,PRB,2,Preconceito,2,Previdência,4,Primeira Dama,1,Princesa Isabel,1,Procon-RJ,2,Procriação,1,Programa Mais Médicos,8,Protesto,22,ProUni,2,Provas,1,PRTB,1,PSB,5,PSC,6,PSD,1,PSDB,35,PSDC,1,PSL,2,PSOL,24,PSTU,1,PT,90,PTN,2,Publicidade enganosa,2,PUC-Campinas,1,PUC-Rio,1,PUC-SP,1,PV,1,QG da Propina,1,Rachel Sheherazade,5,Racismo,2,Rafael Correa,4,Randolfe Rodrigues,1,RCTV,2,Recife,1,Rede Globo,4,Rede Record,4,Rede Sustentabilidade,4,Redes Sociais,8,RedeTV!,1,Reforma da Previdência,3,Reforma Ortográfica,1,Reforma Trabalhista,2,Região Serrana,2,Registro.br,2,Reinaldo Azevedo,3,Reino Unido,4,Relações internacionais,1,Religião,39,Renan Calheiros,2,Repsol,1,República Dominicana,1,Ricardo Barros,1,Ricardo Fabris de Abreu,1,Ricardo Lewandowski,1,Ricky Martin,1,Rio de Janeiro,444,Rio Grande do Norte,2,Rio Grande do Sul,9,Rio Info,1,Rio Mais Saneamento,2,Rio+Saneamento,1,Ritonavir,1,RJ,12,Roberto Gómez Bolaños,1,Rocinha,2,Romário,6,Romero Jucá,1,Rondônia,1,Roraima,2,Rosinha Garotinho,1,Royalties,1,RSF,1,RTP,1,SAAE-RJ,14,Saint Seiya,1,Salário,3,Salve Jorge,2,San José,1,Sandro Matos,1,Saneamento básico,1,Santa Catarina,2,Santa Maria,4,Santo Antônio de Pádua,1,Santos Dumont,1,São João da Barra,1,São João de Meriti,2,São Paulo,47,São Pedro,1,São Sebastião do Alto,1,Sapezal,1,Saquarema,1,Saudação,1,SAÚDE,24,SBT,14,Seara,1,Segredo,1,SEGURANÇA,22,Semana Santa,1,Senac,18,Senado,5,Sepe/RJ,2,Ser Educacional,7,Sérgio Cabral,15,Sergio Massa,2,Sérgio Moro,5,Sergipe,1,Sete,1,Setec,1,Sexo,1,Shopping Nova América,2,Silas Malafaia,8,Sílvio Santos,1,SinMed/RJ,14,Sinpro-Rio,58,SIP,1,Sisu,2,Site,1,Sky,1,Sociedade Brasileira de Instrução,1,Solidariedade,3,Sony,1,Sophia Fernandes,1,Sorocaba,1,SP,3,STF,15,Sub-20,1,Suécia,1,Suesc,6,Suíça,2,Suipa,1,SuperVia,3,Tarcísio Motta,3,Táxi,1,Tecnologia,1,Teleamazonas,1,Telefonia,2,Teleton,1,Televisa,3,Telluride Foundation,1,Teori Zavascki,1,Teresópolis,3,Terra Empresas,3,Terremoto,25,Terrorismo,1,Tibete,2,Tim,4,Tiririca,3,Tirulipa,1,Titanic,1,TJRJ,2,Tocantins,1,Trabalho,4,Trânsito,1,TRANSPORTES,17,TRE-AL,1,TRE-RJ,2,Trem,4,Tsunami,3,Turquia,5,TV Aparecida,1,TVE,1,Twitter,1,Uber,1,UBM,1,Ucam,22,Uerj,6,Uezo,1,UFRJ,1,UFSM,4,Uganda,1,UGF,230,Unasul,7,UNE,8,Unesp,1,Unicamp,1,Uniesp,13,Unifieo,2,Unig,1,Unigranrio,4,Uninove,1,Unisuam,2,Unitau,1,UniverCidade,232,Universidade Brasil,1,Universidade Lusófona,1,Universidade Santa Úrsula,4,Universidades,3,Universidades federais,1,Univisión,4,Unoeste,1,Uol,1,UPP,4,Uruguai,10,UVA,23,Vacinação,4,Vaio,1,Valdemiro Santiago,2,Vaticano,3,Vatileaks,1,Veja,1,Velox,1,Venezuela,86,Vestibular,1,Vigilância Sanitária,1,Vinícius e Tom,1,Violência,3,Viradouro,1,Vivo,4,Votação,2,Washington Reis,4,Webesteira,1,Wikileaks,6,Wikipédia,3,Wilson Witzel,3,Wom,1,Woody Allen,1,Xóchitl Gálvez,1,Xuxa,2,Yoani Sánchez,1,YoSoy132Media,1,You Tube,6,YPF,1,Zito,3,Zuzeco,1,
ltr
item
Opinólogo - Jornalismo Opinativo: Barbárie contra Fabiane Maria de Jesus não servirá de lição aos 61,2 milhões de usuários do Facebook no Brasil, diz texto
Barbárie contra Fabiane Maria de Jesus não servirá de lição aos 61,2 milhões de usuários do Facebook no Brasil, diz texto
Opinólogo - Jornalismo Opinativo
https://www.opinologo.com.br/2014/05/barbarie-contra-fabiane-maria-de-jesus.html
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/2014/05/barbarie-contra-fabiane-maria-de-jesus.html
true
5480391970516636544
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Clique para ver Responder Cancelar resposta Deletar By Home PAGES POSTS Clique para ver tudo sobre esta editoria Recomendada para você LABEL ARCHIVE Buscador ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para a Página Incial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy