O Marco Civil da Internet está longe ainda de ser um 'marco'

Segunda-feira, 17 de março de 2014 Imagem: Divulgação O Projeto de Lei (PL) n° 2.126/2011, de iniciativa do Poder Executivo, sobre ...

Segunda-feira, 17 de março de 2014

Imagem: Divulgação

O Projeto de Lei (PL) n° 2.126/2011, de iniciativa do Poder Executivo, sobre o Marco Civil da Internet poderá ser discutido no plenário da Câmara dos Deputados, nesta semana. O texto fala dos direitos, deveres, garantias e princípios para o uso da rede mundial de computadores no país. O mesmo tinha sido retirado da pauta a pedido do governo federal, com o receio de que não fosse aprovado pela Casa devido às rixas entre o Planalto e o Partido Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), cujo líder desta legenda, deputado Eduardo Cunha (RJ), manifestou empenho para derrubar o Projeto.

Apesar de ser o primeiro projeto a falar de fato sobre a internet, está longe ainda para ser considerado realmente um 'marco' no sentido de um grande acontecimento.

Texto do Planalto

O texto enviado pelo Planalto tem 25 artigos. Fala da internet como forma de expressão, de direitos humanos e de inclusão social. Descreve o que é internet, IP (protocolo de internet), entre outros termos usados. Estabelece que os provedores de internet guardem por um ano os registros de seus usuários. O fornecimento de tais dados a autoridades policiais e administrativas estaria condicionado à decisão judicial. O terceiro parágrafo do artigo 11, por exemplo, permite que o pedido dos registros possa ser feito previamente, com prazo máximo de 60 dias para apresentar autorização da Justiça. Inclusive, o provedor poderia armazenar por período superior a navegação dos mesmos.

O texto também fala também em 'qualidade' da conexão à internet e veda a discriminação do tráfego de dados aos clientes. Porém quando se fala nessa tal qualidade, não especifica, por exemplo, que poderia se tratar da velocidade da conexão.

Texto alternativo do deputado Molon

No último dia 12 de fevereiro, o relator do Marco Civil da Internet, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), apresentou um texto alternativo, com 32 artigos e outros adendos, aparentemente mais completo. Um dos pontos importantes, até mesmo mais valorizado, é o da neutralidade. Assim como o Projeto inicial veda discriminação do tráfego, o segundo texto fala sobre condutas anticoncorrenciais. Existem várias questões citadas no segundo texto: a aplicação das compras online ao Código de Defesa do Consumidor, a Publicidade digital de forma clara, a indenização por violação de dados etc.

O artigo 12 do texto de Molon, por exemplo, exige que grandes provedores de internet, dependendo de seu faturamento, instalem servidores no país para armazenar os portais e os respectivos dados de navegação.

Outro ponto polêmico é o do artigo 11, de seu texto, que sugere que os provedores armazenem os dados cujas pessoas física ou jurídica sejam brasileiras ou seus sites sejam nacionais, tendo um dos servidores aqui no país. 

O artigo 14 do texto de Molon – 11 no do Planalto – inclui o Ministério Público como requerente de dados de navegação. Porém, ambos não especificam o que seriam autoridades administrativas.

Os artigos 14 e 15 do texto original sugerem que os provedores não sejam responsáveis por danos de conteúdos gerados por terceiros, porém que possam retirá-los do ar mediante ordem judicial, respectivamente. Os mesmos tópicos são citados por Molon em seus artigos 19 e 20, respectivamente, ao tentar justificar o impedimento à censura. Tais regras se aplicam a portais que armazenam blogs, sites, redes sociais e vídeos de terceiros, tais como: o Blogspot e o You Tube – do Google –, o Wordpress, Twitter, Facebook, entre outras plataformas. 

Molon defende, por exemplo, que a discriminação e/ou regulação do tráfego seja regulamentada por decreto presidencial.

Texto alternativo do deputado Eduardo Cunha

Já o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) também apresentou uma alternativa ao texto base do Marco Civil da Internet, no dia 18 de fevereiro. Diferente de seu homólogo petista, propõe que fique a cargo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a discriminação e/ou regulação do tráfego.

Seu texto tem 30 artigos e aborda a liberdade dos modelos de negócios promovidos pela internet, por exemplo. Outros aspectos são semelhantes aos de Molon e/ou do texto original.

Análise

Todo mundo sabe que o que motivou o Planalto, em especial, a presidenta Dilma Rousseff, a voltar no assunto em torno do texto do Marco Civil da Internet, parado há três anos, foi as denúncias de suposta espionagem por parte da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) ao seu governo e à Petrobras, conforme relatou o ex-analista Edward Snowden. Este se encontra em solo russo desde agosto do ano passado, onde pediu asilo, o qual foi concedido pelo presidente Vladimir Putin.

O texto precisaria de outros projetos de lei adicionados. Pois, como está não atende à necessidade tão enfatizada pelo governo brasileiro: a inviolabilidade de dados. Para começo de conversa, o Projeto não tipifica os crimes de internet. Fala de violação de dados de uma maneira generalizada, além de não fazer menção às formas de uso indevido de informações e suas possíveis punições. Reter dados privados e alheios de forma indevida consiste em invasão de privacidade. Isso deveria ser tão óbvio sem a necessidade de se ressaltar aqui. Invasão a contas bancárias poderia ser enquadrada como uma violação, da mesma forma como invadir contas de e-mail, servidores, redes sociais etc.

Todavia, a expressão 'violação de dados' é subjetiva: quando se acessa determinados sites, estes registram os dados de navegação de seus usuários/leitores, tais como: as páginas visitadas e o IP. É bastante comum no You Tube, o internauta encontrar sugestões de vídeos baseadas em acessos anteriores. Da mesma forma que certos buscadores registram os passos dos usuários. Quem nunca acessou sites de grandes varejistas, por exemplo, em busca de um produto, e depois, ao visitar um blog – que tenha a ferramenta Google Adsense –, visualizar a publicidade daquele mesmo produto??? Antes não aparecia. Vários provedores de e-mails gratuitos possuem ferramentas de propaganda nas caixas postais, e baseadas em temas de interesse dos usuários ou em palavras-chaves de mensagens.

O que dizer, por exemplo, quando um cliente contrata uma banda larga de uma operadora, e logo depois vendedores de outros provedores ficam lhe telefonando para tentar empurrar seus produtos/serviços??? Alguns tentam induzir que sem seus produtos/serviços, sua internet pode não funcionar. Aparentemente, trata-se de um 'vazamento' interno de informações sobre o consumidor. No ano passado, o Ministério Público Federal do Mato Grosso do Sul (MPF-MS) chegou a abrir uma ação civil pública contra essa suposta prática feita pela Oi em relação ao Velox.

Em relação à espionagem, por exemplo, o texto deveria ser mais claro e levar em questão também a colaboração/participação de terceiros (provedores de internet, operadoras de telefonia, agentes públicos, entre outros). Isso não dá nenhuma garantia de que os EUA ou qualquer outro deixarão de 'vigiar' dados do Brasil.

Quanto à tipificação dos crimes de internet, não se menciona, por exemplo, os ataques cibernéticos a sites e/ou a difusão de vírus, tampouco o combate à pirataria em preservação aos direitos autorais. Também não aborda a pedofilia nem a apologia ao preconceito, à violência, ao crime e ao tráfico de drogas por meio da internet, principalmente pelas redes sociais. Quem nunca se deparou com algum perfil promovendo o racismo, a homofobia, a intolerância religiosa ou exibindo pessoas armadas, por exemplo??? Ou então, visualizar em portais de bate-papo usuários se dizendo menores de 18 anos, quando o serviço não é adequado a esse público???

No que diz respeito aos provedores de internet e à conexão, apesar de existir uma norma da Anatel sobre a velocidade mínima, precisaria constar no PL, uma vez que para exigir qualidade tem que especificar. Não é novidade para ninguém que a atuação dessa Agência em relação aos provedores é praticamente nula. Seu controle parece ser mais forte sobre as operadoras de telefonia e as emissoras de rádio, TV e canais a cabo. É fundamental que haja regras claras sobre a contratação, e mais ainda, sobre o cancelamento de produtos e/ou serviços como hospedagem, manutenção de sites, e-mails e registros de domínios de internet. Ao Comitê Gestor de Internet do Brasil – mais conhecido como 'Registro.br' – cabe apenas o registro de endereços nacionais (.br). Tal fiscalização não existe. Quaisquer tipos de reclamações e multas se baseiam no Código de Defesa do Consumidor. Também deveria haver legislação especificando o tempo que um domínio poderia ser reservado ao proprietário em caso de não pagamento de renovação do mesmo. Atualmente, o Registro.br o guarda por três meses após o vencimento da anuidade. Depois desse tempo, o coloca a leilão pelo valor normal de qualquer outro.

Grandes provedores e/ou prestadores de serviços e/ou produtos com representação no Brasil deveriam comercializar na moeda nacional. Um caso atípico é o do Facebook, cuja publicidade é paga em dólar estadunidense e com base nas leis irlandesas.

Outro ponto que tem que ser debatido é o da publicidade eleitoral via internet. Os artigos 57-B e 57-C da Lei Eleitoral (9.504/97) proíbem a propaganda paga. A mesma pode ser gratuita em sites de pessoas físicas, blogs, de partidos e/ou do próprio candidato.

Assim como já acontece na TV, sites também deveriam possuir classificação etária. O intuito é preservar as crianças e os adolescentes de conteúdos chocantes e/ou eróticos.

Apesar da importância de se ter uma legislação específica sobre a internet, isso só é um contorno para que se discuta no futuro o mesmo em torno da TV e dos demais meios de comunicação. Espera-se que essa nova lei não seja apenas uma ferramenta de manipulação para que se possa retirar do ar denúncias e outros materiais de interesse público que comprometam especialmente a classe política.

Mesmo sem uma legislação específica, a prática de censura de conteúdos na web por parte da Justiça brasileira já existe. Em 2012, por exemplo, representantes do Google Brasil chegaram a ser detidos porque a empresa não retirou do You Tube um vídeo sobre um político do Mato Grosso do Sul.

O jornal 'O Estado de São Paulo' está sob censura desde 2009. Uma ordem judicial o proíbe de divulgar detalhes sobre a operação 'Boi Barrica', da Polícia Federal, na qual um dos investigados seria Fernando Sarney, filho do então senador José Sarney (PMDB-AP).

Em setembro de 2011, o grupo RBS, no Rio Grande do Sul, foi vítima de censura por parte do Tribunal de Justiça (TJRS) daquele estado. Não podia divulgar o nome de um vereador que aparecia em um vídeo do 'Fantástico', da TV Globo, sobre o caso conhecido como a 'Farra das Viagens', segundo o site 'Leitura Subjetiva'.

Dados do Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ) revelaram, em 2011, que o Brasil foi o país que mais censurou conteúdos na web no primeiro semestre de 2010, noticiou o 'Leitura Subjetiva'.

Andamento do PL

A Proposta ainda seguirá para análise no Senado. Em caso de sancionada pelo Executivo, entrará em vigor 60 dias após a publicação no Diário Oficial da União.

O portal Avaaz traz uma petição exigindo a votação integral do texto. A mesma é liderada pelo cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil e até o momento tem mais de 300 mil assinaturas. “Exigimos que o Marco Civil da Internet no Brasil seja votado de forma integral, preservando os conceitos de neutralidade da rede, liberdade de expressão e a privacidade do usuário de internet brasileiro. Nós exigimos que V. Exas se mantenham firme contra o lobby das empresas de telecomunicações e garantam que nenhum usuário perca seus direitos por causa do lucro de empresas privadas. A internet é livre e precisa continuar dessa forma”, diz o texto.

Leia também:

Câmara aprova texto do Marco Civil da Internet

COMMENTS

BLOGGER
Nome

2010,7,2011,1,2012,5,2013,1,2014,41,2015,9,2016,21,2017,3,2018,7,450 anos,1,4G,1,50 anos,1,7 de setembro,1,80 anos,1,A Marcha dos Infames,1,Aborto,9,Abranet,1,Acre,2,Adenor Gonçalves,5,Adidas,2,Adolescência,3,Adriana Ancelmo,1,Aécio Neves,14,Aeroporto Tom Jobim,1,África,4,África do Sul,4,Agronegócio,3,Água,9,Água potável,1,Águas do Rio,4,Aids,2,Alberto Cantalice,3,Alberto Nisman,7,Alejandro Maldonado Aguirre,1,Alejandro Toledo,1,Alemanha,4,Alerj,40,Alesp,5,Alessandro Molon,3,Alexandre Cardoso,1,Alexandre de Moraes,1,Alexis Tsipras,4,Aliança Batista,1,Alicia Kirchner,1,Alto do Paraíso (RO),1,Álvaro Uribe,1,Amazonas,4,Ambulantes,1,América Central,4,América Latina,133,Amijubi,1,AMLO,3,Amor à Vida,1,Amor e Revolução,1,Analfabetismo,1,Anatel,8,Andes,1,Angola,1,Angra dos Reis,1,Anhanguera Educacional,1,Animais,3,Anistia Internacional,1,Aniversário,6,Antonio Ledezma,7,Apagão,1,Aquecimento global,1,Arábia Saudita,2,Arena Corinthians,1,Argentina,21,Argos,1,Arlei Rosa,2,Armênia,1,Arquidiocese,1,Article 19,1,Árvore de Natal da Lagoa,2,Ásia,16,Assembleia de Deus,1,ATUALIDADES,169,Aureo Lídio,1,Avaaz,1,Avenida Brasil,1,Avianca,1,Avon,1,Azul,1,Babilônia,1,Bahia,6,Baixada Fluminense,10,Banco do Brasil,2,Banco Itaú,1,Banco Mercantil,1,Band,2,Banda larga,5,Bangladesh,1,Barack Obama,6,Barcas,1,Bares e restaurante,1,Barra Mansa,2,Bayer,1,Beija-Flor,3,Belo Horizonte,3,Bento XVI,1,Bilhete Único,4,Black Bloc,1,Blecaute,1,Bolívia,8,Bolsa Família,3,Boni,1,Bonsucesso,1,Bossa Nova,1,Botucatu,1,Bradesco,6,Brasil,392,Brasília,11,Brazuca,1,BRF Brasil Foods,4,BUC,1,Buscador,1,Cabo Daciolo,8,Cabo Frio,1,Cabralfobia,1,Caetano Veloso,1,Calor,1,Caminhoneiros,2,Campos dos Goytacazes,2,Canadá,1,Câncer,2,Candomblé,1,Carlos Alberto Sardenberg,1,Carlos Lupi,2,Carlos Osório,1,Carmen Aristegui,1,Carnaval,13,Carnavalesca,1,Casamento gay,10,Catalunha,2,Caxias do Sul,2,CBF,3,CBMERJ,1,Ceará,9,Cebela,1,Cedae,13,Cederj,1,Celac,1,Celebridades,4,Celso Lisboa,2,Celso Russomano,1,César Maia,3,Cesva,3,CFM,1,CFP,2,Chapecoense,2,Chapeuzinho Vermelho,1,Chapolin,1,Chaves,1,Chávez,3,Chavismo,11,Cheias de Charme,1,Chico Xavier,1,Chile,16,China,11,Chuvas,1,CICAD,1,Cidade do Samba,1,Ciro Gomes,1,Clarissa Garotinho,1,Claro,3,Cláudia Leitte,1,Claudia Sheinbaum,1,Cleptocracia,2,CMRJ,3,CNBB,1,CNI,2,CNJ,4,Coaf,2,Coca-Cola,2,Código de Conduta,1,Colégio Pedro II,2,Colômbia,22,Combustível,2,Compaj,4,Complexo da Maré,7,COMUNICAÇÕES,21,Congresso,4,Conmebol,1,Consumidor,10,COP-15,2,COP-16,2,Copa,1,Copa América,1,Copa das Confederações,6,Copa do Mundo,33,Copacabana,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,2,Coronavírus,5,Correios,4,Corrupção,7,Costa Rica,2,Cota racial,1,Covid-19,1,CPI,12,Cremerj,2,Criança,3,Crime,9,Crimes na web,1,Criminalidade,1,Cristina Kirchner,10,Cristo Redentor,2,Crítica,1,Cuba,17,CULTURA,12,CUT,8,Dalai Lama,1,Daniel Ceballos,1,Daniel Guerra,2,Daniel Noboa,1,Daniel Ortega,3,Danilo Gentili,3,DEM,6,Democracia,4,Dica,2,Dicionário inFormal,1,Dilma Rousseff,110,Diploma,2,Direitos Humanos,41,Distrito Federal,7,Ditadura,2,Ditadura militar,4,Dom Pedro I,1,Dom Pedro II,1,Domino's,1,Donald Trump,14,Drogas,2,Duque de Caxias,6,Ecuavisa,2,Edir Macedo,5,EDITORIAL,6,Edson Fachin,1,Eduardo Bolsonaro,1,Eduardo Cunha,5,Eduardo Guimarães,1,Eduardo Paes,12,EDUCAÇÃO,340,Edward Snowden,1,Egito,2,Eike Batista,4,El Comercio,1,El Salvador,1,Eleições,51,Embratel,1,Emirados Árabes Unidos,1,EMS,1,Enel,1,Enem,20,Energia,4,Enrique Peña Nieto,7,Equador,10,Escola da Rua,1,Escola Municipal Friedenreich,3,Escolas de Samba,1,Escravidão,1,Escravos de Jó,1,Espanha,6,Espírito Santo,6,ESPORTES,26,Estácio,35,Estado laico,2,Estados Unidos,47,Estelionato,1,Estudantes,1,Etiópia,1,Europa,17,Eutanásia,1,Evo Morales,5,Fabiane Maria de Jesus,1,Facha,1,Faculdade Alfacastelo,1,Faculdade Alvorada,7,Faculdade de São Roque,1,Fades,1,FAIPD,1,Fapan,1,Farc,5,Favela,3,Felipe Calderón,1,Fênix 2,1,Fernando Haddad,10,Fernando Henrique Cardoso,1,Fernando Lugo,4,Fernando Mac Dowell,1,FGV,1,Fidel Castro,1,Fifa,8,Flamengo,1,Flávio Bolsonaro,4,FMC,4,FMI,2,Força Sindical,2,Foro de São Paulo,3,Fortaleza,2,França,1,Francisco Dornelles,3,Francisco I,3,Fuleco,5,Funk,2,Funkódromo,1,Furnas,1,Futebol,14,Galileo Educacional,221,Gama Filho,1,Garotinho,5,Gay,14,Geraldo Alckmin,2,Gilberto Gil,1,Globovisión,1,Glória Perez,2,Goiás,2,Google,8,Google AdWords,2,Grécia,8,GRES Estácio de Sá,2,GRES Grande Rio,1,GRES Império Serrano,2,GRES Mangueira,3,GRES Paraíso do Tuiuti,2,GRES Portela,3,GRES São Clemente,1,GRES Unidos da Tijuca,2,Greve,11,Gripe,2,Groupon,1,Grupo de Lima,2,Guanambi,1,Guapimirim,5,Guarda Municipal,2,Guatemala,7,Guido Mantega,1,Guiné Equatorial,1,Haiti,3,Halloween,1,Harry Potter,1,Heello,1,Heinz,1,Heitor Schuch,1,Henrique Capriles,4,Hillary Clinton,2,HIV,1,Holocausto,1,Homofobia,2,Homossexualidade,2,Honduras,6,Hong Kong,2,Horário de verão,5,Hospitais,1,Hotel Urbano,1,Hoy Ecuador,1,HPV,1,HRW,3,Huatabampo,1,Hugo Chávez,24,Humor,2,Hypermarcas,1,Idec,1,Iêmen,1,Igreja Católica,10,Iguá Saneamento,3,IMPD,2,Impeachment,7,Imperatriz Leopoldinense,1,Imposto de Renda,4,Imprensa,2,Indenização,1,Independência,1,Índia,5,Indiana,1,Índio da Costa,1,Indonésia,9,Infobae,1,INFORMAÇÃO ÚTIL,12,Inglaterra,4,Ingrid Betancourt,1,Inocência do Islamismo,1,Insaes,1,Internet,24,Irã,4,Iraque,1,Irlanda,1,Islamismo,4,Israel,4,Itaguaí,2,Itália,1,Itamaraty,2,Iuperj,1,Iurd,10,Jabulani,1,Jacob Zuma,1,Jair Bolsonaro,24,Jamal Khashoggi,1,Jandira Feghali,2,Japão,1,Javier Milei,2,JBS,12,Jean Wyllys,3,Jennifer Lopez,1,Jesus Cristo,1,Jimmy Morales,1,João Dória Jr.,3,Joaquim Barbosa,3,Joe Biden,1,Joesley Batista,1,Jogos,1,Jogos da Baixada,1,Jogos Olímpicos,11,Jorge Álvarez Maynez,1,Jorge Glas,1,Jornal Cruzeiro do Sul,1,Jornal do Brasil,1,Jornalismo,16,Jornalismo opinativo,12,José Alencar,1,José Antonio Dias Toffoli,2,José Dirceu,4,José Eduardo Cardozo,1,José Genoíno,1,José Luiz Datena,1,José Mojica,1,José Mujica,7,José Serra,2,José Sócrates,1,Joyce Ribeiro,1,Juan Guaidó,1,Juan Manuel Santos,7,Julian Assange,2,Kelly Serra,1,Kroton,11,Lei 43.057,1,Lei 8.069/90,1,Lei 8.078/90,2,Lei 9.504/97,1,Lei da Palmada,1,Lei Menino Bernardo,1,Leopoldo López,10,Liberdade de expressão,16,Light,2,Limonada,1,Língua Portuguesa,1,Livros,2,Lixo,1,Lobão,1,Lobo-mau,1,Luciano Mota,2,Luis Almagro,3,Luiz Fernando Pezão,20,Luiz Sérgio,2,Lula,46,Lumay Barreto,1,Maconha,4,Magé,1,Manuel Zelaya,3,Maomé,1,Maracanã,3,Maranhão,1,Marcela Temer,1,Marcelo Aguiar,1,Marcelo Crivella,17,Marcelo Freixo,6,Marcelo Madureira,2,Marcha da Família,1,Marcha para Jesus,1,Márcia Tiburi,1,Márcio Catão,2,Marco Civil da Internet,6,Marco Feliciano,7,Maria Corina Machado,2,María Corina Machado,3,Marina Rocha,2,Marina Silva,5,Marisa Formolo,1,Marisa Letícia,1,Marta Suplicy,1,Mate,1,Mato Grosso,2,Mato Grosso do Sul,1,Mayara Petruso,1,MBL,2,MEC,128,Medicamento,1,MEIO AMBIENTE,2,Meleca,1,Mensalão,9,Mercosul,6,Metrô,3,México,32,Michel Temer,51,Michelle Obama,1,Microsoft,6,Mídia,3,Minas Gerais,10,Mineiros,1,Ministério da Família,1,Ministério da Justiça,1,Ministério da Saúde,8,Ministério do Esporte,1,Ministério do Trabalho,1,Ministério Público,13,Miriam Leitão,1,Miss Universo,4,Mitt Romney,1,MNDH,1,Montes Claros,1,Moreira Franco,4,MPL,1,MST,9,Mudanças climáticas,1,MUNDO,214,Museu do Índio,3,Museu Nacional,1,Música,1,Natal,2,Natan Donadon,1,Natureza,1,Nazismo,1,NBC,3,Nepal,6,Néstor Kirchner,1,Net,1,Nextel,1,Ney Matogrosso,1,Nicarágua,8,Nicolás Maduro,37,Nilópolis,1,Niterói,2,Nordeste,4,Noticiero y Opinión,1,Nova Iguaçu,1,Nova Zelândia,1,Novela,5,Novo,1,Novo site,1,Nuestro México del Futuro,1,Numerologia,2,O Boticário,1,O Globo,1,O Maior Brasileiro de Todos os Tempos,2,OAB,2,OAB-BA,1,OAB-CE,1,OAB-DF,1,OAB-PE,1,OCDE,1,Odebrecht,7,OEA,9,Oi,7,Ônibus,17,ONU,14,Opas,1,Operação Calabar,1,Operação Calicute,4,Operação Carne Fraca,9,Operação Conclave,1,Operação Eficiência,1,Operação Hades,1,Operação Lava-Jato,14,Operação Pausare,1,Operação Recomeço,4,Operação Tergiversação,1,Opinólogo,14,Opinólogo.com,1,Oração do Delegado,1,Ordem,1,Oriente Médio,3,Orlando Silva,1,Os Cavaleiros do Zodíaco,1,Osama Bin Laden,1,Otan,1,Otto Pérez Molina,4,Ozônio,1,P,1,Pai Nosso,1,PAÍS,76,Palestina,2,PAMC,2,Panamá,4,Papai Noel,1,Paperblog,1,Paquistão,3,Pará,2,Paraguai,8,Paraíba,2,Paraná,6,Parque Piedade,1,Passagem,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Ezequiel Teixeira,1,Pastor Sargento Isidório,1,Pastor Sebastião,1,Paulinho da Força,3,Paulo Maluf,1,Paz,1,PC do B,6,PDT,1,Peccin Agroindustrial,1,Pedofilia,2,Pedro Fernandes,1,Pedro Paulo,2,Pemex,1,PEN,1,Pentecoste,3,Pernambuco,3,Peru,8,Petrobras,17,Petróleo,2,Petrópolis,2,PHS,1,Pitbull,1,Pizza,1,Plutão,1,PMB,1,PMDB,35,PNC,1,PNPS,9,Podemos (PTN),2,Polícia,10,POLÍTICA,232,Politicagem,1,Políticos,1,Polvilho,1,Porto Alegre,1,Porto Rico,2,Portugal,8,Portugal Telecom,1,Positivo,2,PP,6,PPS,3,PR,1,PRB,2,Preconceito,2,Previdência,4,Primeira Dama,1,Princesa Isabel,1,Procon-RJ,2,Procriação,1,Programa Mais Médicos,8,Protesto,22,ProUni,2,Provas,1,PRTB,1,PSB,5,PSC,6,PSD,1,PSDB,35,PSDC,1,PSL,2,PSOL,24,PSTU,1,PT,90,PTN,2,Publicidade enganosa,2,PUC-Campinas,1,PUC-Rio,1,PUC-SP,1,PV,1,QG da Propina,1,Rachel Sheherazade,5,Racismo,2,Rafael Correa,4,Randolfe Rodrigues,1,RCTV,2,Recife,1,Rede Globo,4,Rede Record,4,Rede Sustentabilidade,4,Redes Sociais,8,RedeTV!,1,Reforma da Previdência,3,Reforma Ortográfica,1,Reforma Trabalhista,2,Região Serrana,2,Registro.br,2,Reinaldo Azevedo,3,Reino Unido,4,Relações internacionais,1,Religião,39,Renan Calheiros,2,Repsol,1,República Dominicana,1,Ricardo Barros,1,Ricardo Fabris de Abreu,1,Ricardo Lewandowski,1,Ricky Martin,1,Rio de Janeiro,444,Rio Grande do Norte,2,Rio Grande do Sul,9,Rio Info,1,Rio Mais Saneamento,2,Rio+Saneamento,1,Ritonavir,1,RJ,12,Roberto Gómez Bolaños,1,Rocinha,2,Romário,6,Romero Jucá,1,Rondônia,1,Roraima,2,Rosinha Garotinho,1,Royalties,1,RSF,1,RTP,1,SAAE-RJ,14,Saint Seiya,1,Salário,3,Salve Jorge,2,San José,1,Sandro Matos,1,Saneamento básico,1,Santa Catarina,2,Santa Maria,4,Santo Antônio de Pádua,1,Santos Dumont,1,São João da Barra,1,São João de Meriti,2,São Paulo,47,São Pedro,1,São Sebastião do Alto,1,Sapezal,1,Saquarema,1,Saudação,1,SAÚDE,24,SBT,14,Seara,1,Segredo,1,SEGURANÇA,22,Semana Santa,1,Senac,18,Senado,5,Sepe/RJ,2,Ser Educacional,7,Sérgio Cabral,15,Sergio Massa,2,Sérgio Moro,5,Sergipe,1,Sete,1,Setec,1,Sexo,1,Shopping Nova América,2,Silas Malafaia,8,Sílvio Santos,1,SinMed/RJ,14,Sinpro-Rio,58,SIP,1,Sisu,2,Site,1,Sky,1,Sociedade Brasileira de Instrução,1,Solidariedade,3,Sony,1,Sophia Fernandes,1,Sorocaba,1,SP,3,STF,15,Sub-20,1,Suécia,1,Suesc,6,Suíça,2,Suipa,1,SuperVia,3,Tarcísio Motta,3,Táxi,1,Tecnologia,1,Teleamazonas,1,Telefonia,2,Teleton,1,Televisa,3,Telluride Foundation,1,Teori Zavascki,1,Teresópolis,3,Terra Empresas,3,Terremoto,25,Terrorismo,1,Tibete,2,Tim,4,Tiririca,3,Tirulipa,1,Titanic,1,TJRJ,2,Tocantins,1,Trabalho,4,Trânsito,1,TRANSPORTES,17,TRE-AL,1,TRE-RJ,2,Trem,4,Tsunami,3,Turquia,5,TV Aparecida,1,TVE,1,Twitter,1,Uber,1,UBM,1,Ucam,22,Uerj,6,Uezo,1,UFRJ,1,UFSM,4,Uganda,1,UGF,230,Unasul,7,UNE,8,Unesp,1,Unicamp,1,Uniesp,13,Unifieo,2,Unig,1,Unigranrio,4,Uninove,1,Unisuam,2,Unitau,1,UniverCidade,232,Universidade Brasil,1,Universidade Lusófona,1,Universidade Santa Úrsula,4,Universidades,3,Universidades federais,1,Univisión,4,Unoeste,1,Uol,1,UPP,4,Uruguai,10,UVA,23,Vacinação,4,Vaio,1,Valdemiro Santiago,2,Vaticano,3,Vatileaks,1,Veja,1,Velox,1,Venezuela,86,Vestibular,1,Vigilância Sanitária,1,Vinícius e Tom,1,Violência,3,Viradouro,1,Vivo,4,Votação,2,Washington Reis,4,Webesteira,1,Wikileaks,6,Wikipédia,3,Wilson Witzel,3,Wom,1,Woody Allen,1,Xóchitl Gálvez,1,Xuxa,2,Yoani Sánchez,1,YoSoy132Media,1,You Tube,6,YPF,1,Zito,3,Zuzeco,1,
ltr
item
Opinólogo - Jornalismo Opinativo: O Marco Civil da Internet está longe ainda de ser um 'marco'
O Marco Civil da Internet está longe ainda de ser um 'marco'
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRnpRK5VmvAiJt7cUp2R2HjLYyNuwQ45Q-NFIuz69vEc5cRQ3zrK_B1a6MPAerAMhlVUWxaozS2IeJUsXyfF40SDfheoRtXdyYswzk96eN7FaLEomAK8J1J8aNwhriQ6YBmAo_18i-fvk/s1600/internet+2.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRnpRK5VmvAiJt7cUp2R2HjLYyNuwQ45Q-NFIuz69vEc5cRQ3zrK_B1a6MPAerAMhlVUWxaozS2IeJUsXyfF40SDfheoRtXdyYswzk96eN7FaLEomAK8J1J8aNwhriQ6YBmAo_18i-fvk/s72-c/internet+2.jpg
Opinólogo - Jornalismo Opinativo
https://www.opinologo.com.br/2014/03/o-marco-civil-da-internet-esta-longe.html
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/2014/03/o-marco-civil-da-internet-esta-longe.html
true
5480391970516636544
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Clique para ver Responder Cancelar resposta Deletar By Home PAGES POSTS Clique para ver tudo sobre esta editoria Recomendada para você LABEL ARCHIVE Buscador ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para a Página Incial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy