‘O Flamengo está de luto’: incêndio no Ninho do Urubu deixa mortos

Sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019

Campeonato Carioca: partida entre Flamengo e Fluminense poderá ser adiada

Imagem: Tomaz Silva / Agência Brasil /
Reprodução / Creative Commons
Familiares e imprensa em busca de informações
no Ninho do Urubu
O esporte brasileiro está de luto. Um incêndio na madrugada desta sexta-feira (8/2), no Ninho do Urubu – centro de treinamento do clube Flamengo –, no bairro de Vargem Grande, Zona Oeste do Rio, deixou ao menos 10 mortos. Outras três ficaram feridas e estão internadas.

“O Flamengo está de luto”, postou o clube carioca nas redes sociais. O time ainda não divulgou detalhes sobre o ocorrido, mas já suspendeu treinamentos e atividades esportivas também em sua sede na Gávea, Zona Sul do Rio.

O local serve de treinamento para jovens de 14 a 17 anos, vários deles de outros estados que por falta de opção acabam dormindo no imóvel. As chamas atingiram principalmente os alojamentos. O incêndio destruiu o sonho de jovens em busca de uma carreira e um futuro melhor por meio do esporte.

Das 10 vítimas fatais, seis seriam jogadores adolescentes e quatro, funcionários, segundo o portal ‘Uol’. Ao menos duas delas já foram identificadas: o goleiro Christian Esmério Candido e Arthur Vinícius, ambos de 15 anos, publicou o jornal ‘O Dia’. Os demais nomes não foram divulgados, porque as famílias ainda não tinham sido comunicadas.

Os três feridos seriam: Jonathan Cruz Ventura, Francisco Diogo Bento Alves, ambos de 15 anos, e Cauã Emanuel Gomes Nunes, de 14 anos.

Nas redes sociais, além da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), clubes brasileiros e estrangeiros demonstraram solidariedade ao time carioca. Entre os nacionais vale destacar: Fluminense, Botafogo, Vasco, São Paulo, Chapecoense e Ponte Preta. E entre os de fora: Real Madrid, Milan, Paris Saint-German, Chelsea e Sporting Clube de Portugal.

“Hoje não há clima para treino. As atividades do dia foram canceladas. Jogadores e membros da comissão técnica se solidarizam com as vítimas e familiares da tragédia que aconteceu no Ninho do Urubu. O Fluminense Football Clube decretou luto oficial de três dias”, postou o Fluminense.

“Hoje não tem rivalidade, não tem disputa, não tem vitória. Estamos todos derrotados e a dor é muito grande. Força ao Flamengo, às vítimas e a todas as famílias das pessoas envolvidas na tragédia do Ninho do Urubu”, escreveu o Botafogo.

A Presidência da República divulgou nota de pesar e disse que o presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ) estaria ‘consternado’. Ele segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, após ter feito nova cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia, por conta da facada que levou em setembro passado. Ele estaria se tratando agora de uma pneumonia.

Atletas, celebridades e políticos também se manifestaram sobre a tragédia, entre eles o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB-SP).

“Profundamente triste nesta manhã com a tragédia no CT do Flamengo. Como torcedor e esportista, solidarizo-me com as famílias, o clube e a nação Rubro-Negra. Deus conforte a todos. Toque de silêncio”, expressou Mourão.

A tragédia já repercute na imprensa internacional, como os canais norte-americanos ‘CNN’ e ‘Fox News’, os veículos britânicos ‘BBC’, ‘The Guardian’ e ‘The Independent’, a TV colombiana ‘RCN’, os portais argentinos ‘La Nación’ e ‘Infobae’, entre outros meios de comunicação. O destaque é o número de óbitos.

As causas do incêndio ainda não foram divulgadas.

Partida poderá ser adiada


Em nota, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) lamentou o ocorrido e informou que está convocando uma ‘reunião de emergência” com os representantes do Flamengo, do Fluminense e a emissora de TV detentora dos direitos do Campeonato Carioca, para discutir o adiamento da partida entre os dois times prevista para amanhã (9), às 19h, no Maracanã.

Post a Comment

Sua opinião será publicada, logo que aprovada, conforme Política de Uso do site.

O OPINÓLOGO agradece o seu comentário.