Muito além de Barack Obama

Sexta-feira, 13 de janeiro de 2017 Imagem: Casa Branca / Reprodução Barack Obama se despede do mandato junto ao vice-presidente Joe ...

Sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Imagem: Casa Branca / Reprodução
Barack Obama se despede do mandato
junto ao vice-presidente Joe Biden
Daqui a uma semana, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Barack Obama (Democrata), deixará o cargo de homem mais poderoso do mundo. Mas, para seus simpatizantes mundo afora, já estaria deixando saudades. Ainda mais com a sucessão do imprevisível Donald Trump (Republicano), quem já lida com polêmicas antes mesmo de assumir o mandato, porque a única previsibilidade que se sabe sobre ele é a de que é alguém imprevisível. Obama se despediu do cargo na última terça-feira (10/1) em Chicago, cidade onde começou sua carreira política.

Há um velho ditado que diz que para um grande homem, existe uma grande mulher. Obama conseguiu ser carismático sem ser populista, e grande parte desse êxito é devido à primeira-dama Michelle Obama, quem, com seu jeito simples e atuante de fazer política – sem ser política –, refletiu positivamente aos oito anos de mandato do marido.

Nem de esquerda, nem de direita. Obama é americano”


Cuba

Desde o ano passado, até onde a memória deste jornalista permite lembrar, o mandatário estadunidense é criticado por adeptos de direita ou os mais conservadores, sendo então tachado de “comunista”. Ele também é criticado pela esquerda, por conta dos bombardeios no Oriente Médio durante seus dois mandatos, principalmente por ter sido declarado um Nobel da Paz de 2009. É a mesma esquerda que se uniu num só sentimento na torcida pela candidata a presidente Hillary Clinton. A verdade é que ele não é nem uma coisa nem outra. Ele é apenas “americano”, ou seja, defende os interesses de seu país.

Obama é criticado por suas iniciativas de reatar laços diplomáticos com Cuba, ainda mais com o declínio do socialismo populista na América Latina. Mas, ele não é bobo. Aliás, os Estados Unidos nunca dão ponto sem nó. Como uma nação visionária, estão sempre à frente das demais.

Cuba conseguiu sobreviver por mais de meio século, apesar das dificuldades provocadas pelo embargo econômico. A ilha centro-americana resistiu ao tempo, ao fugir do próprio tempo e dos adventos da modernidade. Por si só, o castrismo já é um vencedor, embora o país como um todo seja o grande perdedor.

A ideia do bloqueio não tem mais o consenso da maioria dos países da Organização dos Estados Americanos (OEA), além de outros nos demais continentes. Os EUA estão praticamente sozinhos nessa inquisição ideológica criada durante a Guerra Fria, cujo intuito era conter uma onda comunista no ocidente.

As relações comerciais com Cuba criam um novo mercado consumidor bastante promissor. Da mesma forma que os ingleses pressionaram a coroa brasileira pelo fim da escravidão. Não foi porque eles tinham pena dos negros. A comparação pode parecer ridícula, mas não veio outra no momento. É apenas para que você, leitor(a), entenda o contexto.

Cuba construiu – graças a empréstimos obscuros obtidos junto a governos petistas – o porto de Mariel, plataforma que poderá se destacar por estar num ponto central tanto para o Caribe quanto para os EUA. Atuar como mero espectador, enquanto a concorrência se aprochega, seria um ato imbecil.

A nação centro-americana também quer investir na exploração de petróleo em águas profundas no Golfo do México.

Cuba obteve protagonismo na luta pela paz em, ao menos, duas ocasiões: 1) é a sede das negociações de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias das Colômbia (Colômbia); 2) por ser um país neutro, serviu de ponto de encontro entre os líderes da Igreja Católica, o papa Francisco, e da Igreja Ortodoxa, Bartolomeu I, em 2014. As duas segmentações religiosas romperam relações há mais de mil anos.

O principal: à época das primeiras tratativas de reconciliação entre Washington e Havana, o ditador cubano Fidel Castro, agora falecido, já estava com quase 90 anos, ou talvez mais para lá do que para cá, considerando as pouquíssimas aparições públicas. Seu irmão Raúl Castro, seu sucessor, já está com 85 anos, portanto, em idade bastante avançada. Depois que morrer, o futuro de Cuba é incerto, e poderia ser o fim de uma era.

Por tudo isso que foi explicitado, os Estados Unidos não poderiam ficar de fora como meros antagonistas. Inclusive, numa eventual reconstrução do país rumo ao capitalismo, teriam papel decisivo. Porém, infelizmente, muitos críticos não foram capazes de enxergar o óbvio.

Nessa quinta-feira (12), num aprofundamento de relações bilaterais entre EUA e Cuba, o presidente Barack Obama suspendeu a política dos “pés secos, pés molhados”, criada durante o governo de Bill Clinton. Os cubanos que conseguissem pisar em solo americano, poderiam permanecer no país, enquanto que os que fossem capturados pela polícia no mar, seriam deportados a Havana ou enviados a um terceiro país. A partir de agora, os cubanos estão enquadrados na mesma política de imigração aos demais estrangeiros. 


Irã

O presidente Barack Obama também foi criticado por ter firmado um acordo nuclear com o Irã há um ano, desse modo suspendendo as sanções econômicas impostas ao país muçulmano. Há um velho ditado que diz que se você quer seus amigos por perto, os inimigos devem ficar mais perto ainda, para que se possa vigiá-los.

Política de estado


Nos Estados Unidos, as políticas de estado quase sempre estão acima das políticas de governo. Geralmente, quem assume o comando da nação mais rica do mundo apenas segue uma cartilha ou um roteiro, sem se desviar muito do foco.

Já no Brasil, por exemplo, é o oposto. As políticas de governo costumam ser confundidas e/ou se sobrepor às de estado. O país é regido de forma subjetiva por seus governantes, muitas vezes em detrimento dos interesses nacionais.

Durante seus dois mandatos, Barack Obama teve de lidar com pelo menos três escândalos de proporções astronômicas, nenhum deles sobre sua vida pessoal. O primeiro deles foi o vazamento de mais de 250 mil documentos diplomáticos por parte do portal de ativismo político Wikileaks, em 2010. Os relatórios continham detalhes sobre a suposta espionagem norte-americana a governantes de outros países durante décadas, entre eles a chanceler alemã Angela Merkel. O caso provocou a exoneração da então chanceler Hillary Clinton do Departamento de Estado que não conseguiu remediar a situação e, claro, para virar a página por uma nova política diplomática.

O segundo escândalo surgiu em 2013, quando o ex-agente Edward Snowden, da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês), denunciou que tanto a então presidente Dilma Rousseff (PT-RS) quanto a Petrobras seriam alvos de suposta espionagem de Washington. O suposto interesse na estatal se deveu às tecnologias utilizadas na extração de petróleo em águas profundas, o pré-sal, por exemplo. O caso provocou um esfriamento nas relações bilaterais e um protesto por parte do governo brasileiro, que à época cancelou uma visita da petista àquele país.

O terceiro escândalo veio à tona em 2015, quando o Wikileaks revelou que a NSA havia, supostamente, grampeado os telefones da então presidente Dilma Rousseff, inclusive de seu avião presidencial, e de seus principais assessores. Obama acabou prometendo a Dilma que ela não seria mais espionada.

Não foi a primeira vez que Rousseff teria sido, supostamente, espionada, segundo o Wikileaks. Isso já teria ocorrido em 2010, quando seu câncer linfático reapareceu, diante da possibilidade de vir como candidata a presidente da República.

Para se ter uma ideia da dimensão do interesse norte-americano ante o resto do mundo, até a ex-presidente argentina Cristina Kirchner teve sua sanidade mental espiada por Washington, de acordo com o Wikileaks.

A revelação do histórico de espionagem estadunidense ao longo de décadas reforça que isso não se trata de uma política de governo, mas sim de estado. Logo, conclui-se que as políticas adotadas no governo Obama vão muito além do próprio Barack Obama. Os casos serviram também para desmistificar a justificativa em razão de medidas preventivas e de defesa contra o terrorismo. Trata-se de suposta espionagem para fins econômicos ou comerciais.

Dentro das políticas de estado adotadas pelos Estados Unidos, a política de governo de Barack Obama deixou mais à vontade certos países, o que permitiu, por exemplo, uma ascensão do socialismo déspota – na bandeira do venezuelano Hugo Chávez e tendo como professores os irmãos Castro – na América Latina. Na prática quer dizer que não houve ingerência direta ou descarada de Washington sobre os povos. Mas, isso não significa que as autoridades estadunidenses não tenham agido nos bastidores contra tais políticas ou em defesa de seus interesses. 

COMMENTS

BLOGGER
Nome

2010,7,2011,1,2012,5,2013,1,2014,41,2015,9,2016,21,2017,3,2018,7,450 anos,1,4G,1,50 anos,1,7 de setembro,1,80 anos,1,A Marcha dos Infames,1,Aborto,9,Abranet,1,Acre,2,Adenor Gonçalves,5,Adidas,2,Adolescência,3,Adriana Ancelmo,1,Aécio Neves,14,Aeroporto Tom Jobim,1,África,4,África do Sul,4,Agronegócio,3,Água,9,Água potável,1,Águas do Rio,4,Aids,2,Alberto Cantalice,3,Alberto Nisman,7,Alejandro Maldonado Aguirre,1,Alejandro Toledo,1,Alemanha,4,Alerj,40,Alesp,5,Alessandro Molon,3,Alexandre Cardoso,1,Alexandre de Moraes,1,Alexis Tsipras,4,Aliança Batista,1,Alicia Kirchner,1,Alto do Paraíso (RO),1,Álvaro Uribe,1,Amazonas,4,Ambulantes,1,América Central,4,América Latina,133,Amijubi,1,AMLO,3,Amor à Vida,1,Amor e Revolução,1,Analfabetismo,1,Anatel,8,Andes,1,Angola,1,Angra dos Reis,1,Anhanguera Educacional,1,Animais,3,Anistia Internacional,1,Aniversário,6,Antonio Ledezma,7,Apagão,1,Aquecimento global,1,Arábia Saudita,2,Arena Corinthians,1,Argentina,21,Argos,1,Arlei Rosa,2,Armênia,1,Arquidiocese,1,Article 19,1,Árvore de Natal da Lagoa,2,Ásia,16,Assembleia de Deus,1,ATUALIDADES,169,Aureo Lídio,1,Avaaz,1,Avenida Brasil,1,Avianca,1,Avon,1,Azul,1,Babilônia,1,Bahia,6,Baixada Fluminense,10,Banco do Brasil,2,Banco Itaú,1,Banco Mercantil,1,Band,2,Banda larga,5,Bangladesh,1,Barack Obama,6,Barcas,1,Bares e restaurante,1,Barra Mansa,2,Bayer,1,Beija-Flor,3,Belo Horizonte,3,Bento XVI,1,Bilhete Único,4,Black Bloc,1,Blecaute,1,Bolívia,8,Bolsa Família,3,Boni,1,Bonsucesso,1,Bossa Nova,1,Botucatu,1,Bradesco,6,Brasil,392,Brasília,11,Brazuca,1,BRF Brasil Foods,4,BUC,1,Buscador,1,Cabo Daciolo,8,Cabo Frio,1,Cabralfobia,1,Caetano Veloso,1,Calor,1,Caminhoneiros,2,Campos dos Goytacazes,2,Canadá,1,Câncer,2,Candomblé,1,Carlos Alberto Sardenberg,1,Carlos Lupi,2,Carlos Osório,1,Carmen Aristegui,1,Carnaval,13,Carnavalesca,1,Casamento gay,10,Catalunha,2,Caxias do Sul,2,CBF,3,CBMERJ,1,Ceará,9,Cebela,1,Cedae,13,Cederj,1,Celac,1,Celebridades,4,Celso Lisboa,2,Celso Russomano,1,César Maia,3,Cesva,3,CFM,1,CFP,2,Chapecoense,2,Chapeuzinho Vermelho,1,Chapolin,1,Chaves,1,Chávez,3,Chavismo,11,Cheias de Charme,1,Chico Xavier,1,Chile,16,China,11,Chuvas,1,CICAD,1,Cidade do Samba,1,Ciro Gomes,1,Clarissa Garotinho,1,Claro,3,Cláudia Leitte,1,Claudia Sheinbaum,1,Cleptocracia,2,CMRJ,3,CNBB,1,CNI,2,CNJ,4,Coaf,2,Coca-Cola,2,Código de Conduta,1,Colégio Pedro II,2,Colômbia,22,Combustível,2,Compaj,4,Complexo da Maré,7,COMUNICAÇÕES,21,Congresso,4,Conmebol,1,Consumidor,10,COP-15,2,COP-16,2,Copa,1,Copa América,1,Copa das Confederações,6,Copa do Mundo,33,Copacabana,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,2,Coronavírus,5,Correios,4,Corrupção,7,Costa Rica,2,Cota racial,1,Covid-19,1,CPI,12,Cremerj,2,Criança,3,Crime,9,Crimes na web,1,Criminalidade,1,Cristina Kirchner,10,Cristo Redentor,2,Crítica,1,Cuba,17,CULTURA,12,CUT,8,Dalai Lama,1,Daniel Ceballos,1,Daniel Guerra,2,Daniel Noboa,1,Daniel Ortega,3,Danilo Gentili,3,DEM,6,Democracia,4,Dica,2,Dicionário inFormal,1,Dilma Rousseff,110,Diploma,2,Direitos Humanos,41,Distrito Federal,7,Ditadura,2,Ditadura militar,4,Dom Pedro I,1,Dom Pedro II,1,Domino's,1,Donald Trump,14,Drogas,2,Duque de Caxias,6,Ecuavisa,2,Edir Macedo,5,EDITORIAL,6,Edson Fachin,1,Eduardo Bolsonaro,1,Eduardo Cunha,5,Eduardo Guimarães,1,Eduardo Paes,12,EDUCAÇÃO,340,Edward Snowden,1,Egito,2,Eike Batista,4,El Comercio,1,El Salvador,1,Eleições,51,Embratel,1,Emirados Árabes Unidos,1,EMS,1,Enel,1,Enem,20,Energia,4,Enrique Peña Nieto,7,Equador,10,Escola da Rua,1,Escola Municipal Friedenreich,3,Escolas de Samba,1,Escravidão,1,Escravos de Jó,1,Espanha,6,Espírito Santo,6,ESPORTES,26,Estácio,35,Estado laico,2,Estados Unidos,47,Estelionato,1,Estudantes,1,Etiópia,1,Europa,17,Eutanásia,1,Evo Morales,5,Fabiane Maria de Jesus,1,Facha,1,Faculdade Alfacastelo,1,Faculdade Alvorada,7,Faculdade de São Roque,1,Fades,1,FAIPD,1,Fapan,1,Farc,5,Favela,3,Felipe Calderón,1,Fênix 2,1,Fernando Haddad,10,Fernando Henrique Cardoso,1,Fernando Lugo,4,Fernando Mac Dowell,1,FGV,1,Fidel Castro,1,Fifa,8,Flamengo,1,Flávio Bolsonaro,4,FMC,4,FMI,2,Força Sindical,2,Foro de São Paulo,3,Fortaleza,2,França,1,Francisco Dornelles,3,Francisco I,3,Fuleco,5,Funk,2,Funkódromo,1,Furnas,1,Futebol,14,Galileo Educacional,221,Gama Filho,1,Garotinho,5,Gay,14,Geraldo Alckmin,2,Gilberto Gil,1,Globovisión,1,Glória Perez,2,Goiás,2,Google,8,Google AdWords,2,Grécia,8,GRES Estácio de Sá,2,GRES Grande Rio,1,GRES Império Serrano,2,GRES Mangueira,3,GRES Paraíso do Tuiuti,2,GRES Portela,3,GRES São Clemente,1,GRES Unidos da Tijuca,2,Greve,11,Gripe,2,Groupon,1,Grupo de Lima,2,Guanambi,1,Guapimirim,5,Guarda Municipal,2,Guatemala,7,Guido Mantega,1,Guiné Equatorial,1,Haiti,3,Halloween,1,Harry Potter,1,Heello,1,Heinz,1,Heitor Schuch,1,Henrique Capriles,4,Hillary Clinton,2,HIV,1,Holocausto,1,Homofobia,2,Homossexualidade,2,Honduras,6,Hong Kong,2,Horário de verão,5,Hospitais,1,Hotel Urbano,1,Hoy Ecuador,1,HPV,1,HRW,3,Huatabampo,1,Hugo Chávez,24,Humor,2,Hypermarcas,1,Idec,1,Iêmen,1,Igreja Católica,10,Iguá Saneamento,3,IMPD,2,Impeachment,7,Imperatriz Leopoldinense,1,Imposto de Renda,4,Imprensa,2,Indenização,1,Independência,1,Índia,5,Indiana,1,Índio da Costa,1,Indonésia,9,Infobae,1,INFORMAÇÃO ÚTIL,12,Inglaterra,4,Ingrid Betancourt,1,Inocência do Islamismo,1,Insaes,1,Internet,24,Irã,4,Iraque,1,Irlanda,1,Islamismo,4,Israel,4,Itaguaí,2,Itália,1,Itamaraty,2,Iuperj,1,Iurd,10,Jabulani,1,Jacob Zuma,1,Jair Bolsonaro,24,Jamal Khashoggi,1,Jandira Feghali,2,Japão,1,Javier Milei,2,JBS,12,Jean Wyllys,3,Jennifer Lopez,1,Jesus Cristo,1,Jimmy Morales,1,João Dória Jr.,3,Joaquim Barbosa,3,Joe Biden,1,Joesley Batista,1,Jogos,1,Jogos da Baixada,1,Jogos Olímpicos,11,Jorge Álvarez Maynez,1,Jorge Glas,1,Jornal Cruzeiro do Sul,1,Jornal do Brasil,1,Jornalismo,16,Jornalismo opinativo,12,José Alencar,1,José Antonio Dias Toffoli,2,José Dirceu,4,José Eduardo Cardozo,1,José Genoíno,1,José Luiz Datena,1,José Mojica,1,José Mujica,7,José Serra,2,José Sócrates,1,Joyce Ribeiro,1,Juan Guaidó,1,Juan Manuel Santos,7,Julian Assange,2,Kelly Serra,1,Kroton,11,Lei 43.057,1,Lei 8.069/90,1,Lei 8.078/90,2,Lei 9.504/97,1,Lei da Palmada,1,Lei Menino Bernardo,1,Leopoldo López,10,Liberdade de expressão,16,Light,2,Limonada,1,Língua Portuguesa,1,Livros,2,Lixo,1,Lobão,1,Lobo-mau,1,Luciano Mota,2,Luis Almagro,3,Luiz Fernando Pezão,20,Luiz Sérgio,2,Lula,46,Lumay Barreto,1,Maconha,4,Magé,1,Manuel Zelaya,3,Maomé,1,Maracanã,3,Maranhão,1,Marcela Temer,1,Marcelo Aguiar,1,Marcelo Crivella,17,Marcelo Freixo,6,Marcelo Madureira,2,Marcha da Família,1,Marcha para Jesus,1,Márcia Tiburi,1,Márcio Catão,2,Marco Civil da Internet,6,Marco Feliciano,7,Maria Corina Machado,2,María Corina Machado,3,Marina Rocha,2,Marina Silva,5,Marisa Formolo,1,Marisa Letícia,1,Marta Suplicy,1,Mate,1,Mato Grosso,2,Mato Grosso do Sul,1,Mayara Petruso,1,MBL,2,MEC,128,Medicamento,1,MEIO AMBIENTE,2,Meleca,1,Mensalão,9,Mercosul,6,Metrô,3,México,32,Michel Temer,51,Michelle Obama,1,Microsoft,6,Mídia,3,Minas Gerais,10,Mineiros,1,Ministério da Família,1,Ministério da Justiça,1,Ministério da Saúde,8,Ministério do Esporte,1,Ministério do Trabalho,1,Ministério Público,13,Miriam Leitão,1,Miss Universo,4,Mitt Romney,1,MNDH,1,Montes Claros,1,Moreira Franco,4,MPL,1,MST,9,Mudanças climáticas,1,MUNDO,214,Museu do Índio,3,Museu Nacional,1,Música,1,Natal,2,Natan Donadon,1,Natureza,1,Nazismo,1,NBC,3,Nepal,6,Néstor Kirchner,1,Net,1,Nextel,1,Ney Matogrosso,1,Nicarágua,8,Nicolás Maduro,37,Nilópolis,1,Niterói,2,Nordeste,4,Noticiero y Opinión,1,Nova Iguaçu,1,Nova Zelândia,1,Novela,5,Novo,1,Novo site,1,Nuestro México del Futuro,1,Numerologia,2,O Boticário,1,O Globo,1,O Maior Brasileiro de Todos os Tempos,2,OAB,2,OAB-BA,1,OAB-CE,1,OAB-DF,1,OAB-PE,1,OCDE,1,Odebrecht,7,OEA,9,Oi,7,Ônibus,17,ONU,14,Opas,1,Operação Calabar,1,Operação Calicute,4,Operação Carne Fraca,9,Operação Conclave,1,Operação Eficiência,1,Operação Hades,1,Operação Lava-Jato,14,Operação Pausare,1,Operação Recomeço,4,Operação Tergiversação,1,Opinólogo,14,Opinólogo.com,1,Oração do Delegado,1,Ordem,1,Oriente Médio,3,Orlando Silva,1,Os Cavaleiros do Zodíaco,1,Osama Bin Laden,1,Otan,1,Otto Pérez Molina,4,Ozônio,1,P,1,Pai Nosso,1,PAÍS,76,Palestina,2,PAMC,2,Panamá,4,Papai Noel,1,Paperblog,1,Paquistão,3,Pará,2,Paraguai,8,Paraíba,2,Paraná,6,Parque Piedade,1,Passagem,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Ezequiel Teixeira,1,Pastor Sargento Isidório,1,Pastor Sebastião,1,Paulinho da Força,3,Paulo Maluf,1,Paz,1,PC do B,6,PDT,1,Peccin Agroindustrial,1,Pedofilia,2,Pedro Fernandes,1,Pedro Paulo,2,Pemex,1,PEN,1,Pentecoste,3,Pernambuco,3,Peru,8,Petrobras,17,Petróleo,2,Petrópolis,2,PHS,1,Pitbull,1,Pizza,1,Plutão,1,PMB,1,PMDB,35,PNC,1,PNPS,9,Podemos (PTN),2,Polícia,10,POLÍTICA,232,Politicagem,1,Políticos,1,Polvilho,1,Porto Alegre,1,Porto Rico,2,Portugal,8,Portugal Telecom,1,Positivo,2,PP,6,PPS,3,PR,1,PRB,2,Preconceito,2,Previdência,4,Primeira Dama,1,Princesa Isabel,1,Procon-RJ,2,Procriação,1,Programa Mais Médicos,8,Protesto,22,ProUni,2,Provas,1,PRTB,1,PSB,5,PSC,6,PSD,1,PSDB,35,PSDC,1,PSL,2,PSOL,24,PSTU,1,PT,90,PTN,2,Publicidade enganosa,2,PUC-Campinas,1,PUC-Rio,1,PUC-SP,1,PV,1,QG da Propina,1,Rachel Sheherazade,5,Racismo,2,Rafael Correa,4,Randolfe Rodrigues,1,RCTV,2,Recife,1,Rede Globo,4,Rede Record,4,Rede Sustentabilidade,4,Redes Sociais,8,RedeTV!,1,Reforma da Previdência,3,Reforma Ortográfica,1,Reforma Trabalhista,2,Região Serrana,2,Registro.br,2,Reinaldo Azevedo,3,Reino Unido,4,Relações internacionais,1,Religião,39,Renan Calheiros,2,Repsol,1,República Dominicana,1,Ricardo Barros,1,Ricardo Fabris de Abreu,1,Ricardo Lewandowski,1,Ricky Martin,1,Rio de Janeiro,444,Rio Grande do Norte,2,Rio Grande do Sul,9,Rio Info,1,Rio Mais Saneamento,2,Rio+Saneamento,1,Ritonavir,1,RJ,12,Roberto Gómez Bolaños,1,Rocinha,2,Romário,6,Romero Jucá,1,Rondônia,1,Roraima,2,Rosinha Garotinho,1,Royalties,1,RSF,1,RTP,1,SAAE-RJ,14,Saint Seiya,1,Salário,3,Salve Jorge,2,San José,1,Sandro Matos,1,Saneamento básico,1,Santa Catarina,2,Santa Maria,4,Santo Antônio de Pádua,1,Santos Dumont,1,São João da Barra,1,São João de Meriti,2,São Paulo,47,São Pedro,1,São Sebastião do Alto,1,Sapezal,1,Saquarema,1,Saudação,1,SAÚDE,24,SBT,14,Seara,1,Segredo,1,SEGURANÇA,22,Semana Santa,1,Senac,18,Senado,5,Sepe/RJ,2,Ser Educacional,7,Sérgio Cabral,15,Sergio Massa,2,Sérgio Moro,5,Sergipe,1,Sete,1,Setec,1,Sexo,1,Shopping Nova América,2,Silas Malafaia,8,Sílvio Santos,1,SinMed/RJ,14,Sinpro-Rio,58,SIP,1,Sisu,2,Site,1,Sky,1,Sociedade Brasileira de Instrução,1,Solidariedade,3,Sony,1,Sophia Fernandes,1,Sorocaba,1,SP,3,STF,15,Sub-20,1,Suécia,1,Suesc,6,Suíça,2,Suipa,1,SuperVia,3,Tarcísio Motta,3,Táxi,1,Tecnologia,1,Teleamazonas,1,Telefonia,2,Teleton,1,Televisa,3,Telluride Foundation,1,Teori Zavascki,1,Teresópolis,3,Terra Empresas,3,Terremoto,25,Terrorismo,1,Tibete,2,Tim,4,Tiririca,3,Tirulipa,1,Titanic,1,TJRJ,2,Tocantins,1,Trabalho,4,Trânsito,1,TRANSPORTES,17,TRE-AL,1,TRE-RJ,2,Trem,4,Tsunami,3,Turquia,5,TV Aparecida,1,TVE,1,Twitter,1,Uber,1,UBM,1,Ucam,22,Uerj,6,Uezo,1,UFRJ,1,UFSM,4,Uganda,1,UGF,230,Unasul,7,UNE,8,Unesp,1,Unicamp,1,Uniesp,13,Unifieo,2,Unig,1,Unigranrio,4,Uninove,1,Unisuam,2,Unitau,1,UniverCidade,232,Universidade Brasil,1,Universidade Lusófona,1,Universidade Santa Úrsula,4,Universidades,3,Universidades federais,1,Univisión,4,Unoeste,1,Uol,1,UPP,4,Uruguai,10,UVA,23,Vacinação,4,Vaio,1,Valdemiro Santiago,2,Vaticano,3,Vatileaks,1,Veja,1,Velox,1,Venezuela,86,Vestibular,1,Vigilância Sanitária,1,Vinícius e Tom,1,Violência,3,Viradouro,1,Vivo,4,Votação,2,Washington Reis,4,Webesteira,1,Wikileaks,6,Wikipédia,3,Wilson Witzel,3,Wom,1,Woody Allen,1,Xóchitl Gálvez,1,Xuxa,2,Yoani Sánchez,1,YoSoy132Media,1,You Tube,6,YPF,1,Zito,3,Zuzeco,1,
ltr
item
Opinólogo - Jornalismo Opinativo: Muito além de Barack Obama
Muito além de Barack Obama
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbsukpZdaLJF9Hy3hD4n3uS2rhL94VO_YCyMIl-_8Z4C2TGhDtaNW9ZBRYe6BbziDAVFUyT3wtQ_s_CBfn-tJCEHGIIlvQQThQTMEaxJ5oE2xdirSkU3nmQno4QcZ217PdE9frawc3nX0/s400/barack+obama+joe+biden.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbsukpZdaLJF9Hy3hD4n3uS2rhL94VO_YCyMIl-_8Z4C2TGhDtaNW9ZBRYe6BbziDAVFUyT3wtQ_s_CBfn-tJCEHGIIlvQQThQTMEaxJ5oE2xdirSkU3nmQno4QcZ217PdE9frawc3nX0/s72-c/barack+obama+joe+biden.jpg
Opinólogo - Jornalismo Opinativo
https://www.opinologo.com.br/2017/01/muito-alem-de-barack-obama.html
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/2017/01/muito-alem-de-barack-obama.html
true
5480391970516636544
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Clique para ver Responder Cancelar resposta Deletar By Home PAGES POSTS Clique para ver tudo sobre esta editoria Recomendada para você LABEL ARCHIVE Buscador ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para a Página Incial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy