Coronavírus: Brasil registra mais de 1,8 mil casos confirmados e 34 mortes

Segunda-feira, 23 de março de 2020 Imagem: Pete Linforth - Pixabay - Creative Commons Imagem ilustrativa de um coronavírus em 3D O...

Segunda-feira, 23 de março de 2020

Imagem: Pete Linforth - Pixabay - Creative Commons
Imagem ilustrativa de um coronavírus em 3D
O Brasil já registrou, até a noite deste segunda-feira (23/3), 1.891 casos confirmados de coronavírus (Covid-19) e 34 mortes, segundo o Ministério da Saúde. Desse total de óbitos até o momento, 30 são do estado de São Paulo e os outros quatro são do estado do Rio de Janeiro.

Número de casos por região


Na região Sudeste, São Paulo é o que registra também o maior número de casos, 745, enquanto que o Rio de Janeiro, 233. Minas Gerais segue com 128 e o Espírito Santo, 29.

Na região Centro-Oeste, o Distrito Federal tem 133 casos confirmados, enquanto que Goiás, 33, Mato Grosso do Sul, 21, e Mato Grosso, dois casos.

Na região Nordeste, o Ceará lidera com 163 casos confirmados, seguido pela Bahia, com 63, e Pernambuco, 42 casos. O Rio Grande do Norte tem 13 casos, Sergipe, 10 casos, Alagoas, sete casos, Piauí, seis casos, Maranhão e Paraíba, dois casos cada.

Na região Norte, o Amazonas lidera com 32 casos, seguido do Acre, com 11. Pará e Tocantins, cinco casos cada. Rondônia tem três casos e Roraima, dois casos. E o Amapá, um caso.

E na região Sul, o Rio Grande do Sul é o que registra a maior quantidade de casos, 86. Santa Catarina tem 68 casos e o Paraná, 56.

Casos no RJ


Os casos confirmados em solo fluminense são dos seguintes locais: Rio de Janeiro, 212; Niterói, 10; Petrópolis, três casos; Barra Mansa, um caso; Guapimirim; um caso; Miguel Pereira, um caso; e do exterior, dois casos.

Anteriormente, a Prefeitura de Guapimirim havia declarado à imprensa que tinha ocorrido um suposto erro nos dados e que não haveria caso confirmado no município, e sim dois suspeitos. Apesar disso, o governo fluminense manteve a informação. Já na noite desta segunda-feira (23), a administração municipal anunciou o primeiro caso confirmado.

No estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde disse que ainda está apurando a causa de outras 10 mortes, para saber se foram pelo coronavírus ou não.

A quarta vítima fatal do Covid-19 morava na cidade do Rio de Janeiro. Era uma mulher de 58 anos e apresentava outros problemas de saúde.

Na capital carioca, a prefeitura disse já haver 214 casos confirmados e outros 162 suspeitos. A grande maioria dos enfermos está em moradores de bairros da Zona Sul e da região da Barra da Tijuca. Somente neste bairro da Zona Oeste, são 35 casos, enquanto que o Leblon, por exemplo, 29, Ipanema, 24, Botafogo, Lagoa e São Conrado, 11 casos cada. Note-se que são bairros com grande fluxo de turistas.

Mais de 14 mil mortes pelo mundo


No mínimo, 14.652 pessoas em 189 países morreram devido ao coronavírus. São mais de 332,9 mil casos confirmados, segundo a Organização Mundial da Saúde. Definitivamente, não dá para chamar isso de “gripezinha”, como disse o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em recente coletiva de imprensa.

A China lidera as estatísticas com 81.603 casos e 3.267 mortes. A Itália está na segunda posição, com 59.138 casos e 5.476 mortes. Os Estados Unidos ultrapassaram a Espanha e agora está com 31.573 casos e 402 mortes. Já a Espanha, 28.572 casos e 1.720 óbitos. A Alemanha ultrapassou o Irã e registrou 24.774 casos e 94 mortes. Em sexto está o Irã, com 23.049 casos e 1.812 mortes.

O que se sabe sobre o coronavírus?


O coronavírus (Covid-19) faz parte de uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente é chamado de Covid-19, por ter sido descoberto no ano de 2019. As versões oficiais dão conta que o primeiro caso de paciente com a doença foi registrado em 31 de dezembro de 2019, na província chinesa de Wuhan.

Os sintomas do coronavírus são similares ao de uma gripe e podem evoluir para uma pneumonia, podendo causar morte.

O nome “coronavírus” faz alusão à “coroa”, em espanhol. O vírus tem o formato de uma coroa. Passou a ser chamado assim a partir de 1965, depois de uma análise em microscópio. No entanto, os primeiros coronavírus foram descobertos ainda no ano de 1937. Muita gente contrai, ao longo, da vida, os tipos mais simples do coronavírus.

O Covid-19 é uma versão nova do coronavírus. Portanto, ainda não há cura ou vacina. O jeito é seguir as orientações dos órgãos de saúde e de vigilância sanitária: ficar em quarentena e evitar sair de casa sem necessidade; proteger, principalmente, os idosos, que são os mais vulneráveis; evitar aglomeração e ambientes fechados e com pouca ventilação; cobrir a boca e o nariz ao espirrar; higienizar as mãos com álcool 70 ou em gel ou com água e sabão; e higienizar também objetos tocados por outras pessoas.

O que se sabe até o momento é que em algumas nações estariam sendo testando vacinas e alguns medicamentos já existentes no mercado contra outras enfermidades, para saber se teriam efeito também contra o coronavírus.

A Embaixada da China no Brasil divulgou nas redes sociais que Pequim começou a testar uma vacina contra o coronavírus em humanos, mais precisamente em moradores de Wuhan, região onde tudo começou.

Na França, no Estados Unidos e no Brasil, por exemplo, há testes com o Sulfato de Hidroxicloroquina, só ou com uso concomitante de Azitromicina. Nos Estados Unidos também avalia-se o uso do Redemsivir, enquanto que no Japão, o Favipiravir.

O Sulfato de Hidroxicloroquina e também o Diofosfato de Cloroquina são usados em pacientes com alguns tipos de malária, lúpus e artrite reumatoide.

A Azitromicina é um antibiótico usado em pacientes com sinusite e outros problemas respiratórios, algumas infecções de pele, ademais de clamídia e gonorreia, por exemplo.

O Redemvisir é um antiviral usado contra o ebola.

E o Favipiravir é um antiviral comum no Japão contra outros tipos de gripe e recentemente foi testado em pacientes com ebola. É produzido por uma das empresas da Fujifilm. Sim, é isso que você leu, aquela companhia de fotografias e filmes para câmeras analógicas.

Pandemia, epidemia, surto e endemia


O coronavírus está sendo considerado uma pandemia, porque é uma epidemia cujos efeitos já atingem escala global e está fora de controle. Já saiu da zona de controle de um país.

Quando a doença está concentrada num bairro ou cidade, é chamada de surto. Mas, quando se espalha para municípios vizinhos ou para todo estado ou país, passa a ser vista como uma epidemia.

Uma doença é considerada endêmica, quando ela se repete com certa frequência num determinado intervalo de tempo.

Polêmicas envolvendo a China

Imagem: Twitter / Reprodução
A postagem dele é mais polêmica,
pelo fato de ser
o filho do presidente do Brasil
Na semana passada, o deputado federal Eduardo Bolsonaro – filho 03 do presidente Jair Bolsonaro – comparou (foto) a pandemia que teve início na China com o acidente nuclear em Chernobyl, no ano de 1986, caso em que as autoridades soviéticas tentaram impedir que viesse à tona. Ele não apresentou nenhuma prova de que as autoridades de Pequim pudessem ter ocultado informações sobre o vírus. A Embaixada chinesa no Brasil respondeu ao parlamentar e o criticou por sua postura, ao afirmar que ele ofendia a todo o povo chinês e não fazia jus ao cargo que ocupava. Nesse caso, a questão é complicada, porque não se trata de um mero político brasileiro, mas o filho do presidente da República, o que poderia comprometer as relações entre os dois países.

Ainda não se sabe até que ponto o governo do país asiático sabia sobre o coronavírus. Por enquanto há muitos rumores e teorias conspiratórias. Contudo, há algumas reportagens na imprensa estrangeira apontando para o fato de o governo chinês, supostamente, ter escondido e negligenciado o problema. Ao menos dois jornalistas chineses independentes que cobriam sobre o Covid-19 eram considerados desaparecidos, em fevereiro de 2020. São eles: Quen Qiushi e Fang Bin. Mas, segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), ambos foram detidos pelo governo, assim como os comentaristas políticos Guo Quan e Xu Zhiyong. O comentarista Xu Zhangrun foi colocado em prisão domiciliar.

Chen Qiushi teria sido, supostamente, ameaçado pela polícia chinesa, que o colocou em quarentena, por divulgar informações em desacordo com o governo. Ele também teve seu perfil numa rede social local chamada WeChat suspenso. Internautas que compartilhavam seus vídeos também tinham o perfil bloqueado, noticiou o portal francês “rfi”.

Imagem: Twitter / Reprodução
Essa é apenas uma das inúmeras respostas
do governo chinês ao filho do presidente
Um ofltalmologista chegou a ser preso pela polícia, acusado de divulgar “boatos” sobre a epidemia junto a outras sete pessoas, continuou a rádio francesa.

O primeiro caso de coronavírus teria ocorrido em 17 de novembro de 2019, não em 31 de dezembro, informou o portal “South China Morning Post”, de Hong Kong. O infectado seria um homem de 55 anos, na província de Hubei. A versão estatal é que houve uma suposta contaminação por consumo de mariscos.

Ainda, segundo o portal noticioso honconguês, no último dia do ano passado, não havia somente um caso, mas 266. Consta na OMS que o primeiro caso confirmado foi em 8 de dezembro.

Dos quatro mil profissionais de saúde que trabalhavam no Hospital Central de Wuhan, pelo menos 230 teriam morrido por conta do coronavírus. O “Diário de Notícias”, de Portugal, atribuiu ao “South China Morning Post” a informação de que houve supostos casos de falsificação nos laudos dos pacientes para que os médicos colocassem outras causas de morte.

O “South China Morning Post” também disse que o governo de Hubei tinha deletado uma postagem numa rede social em que afirmava que pacientes curados de coronavírus deveriam buscar aconselhamento médico, pois o vírus poderia, supostamente, afetar a fertilidade masculina.

Cabe salientar que Hong Kong pertence à China. O “South China Morning Post” só pôde divulgar tais notícias, porque lá é uma região administrativa especial até o ano de 2047, conforme acordo de devolução firmado com o Reino Unido. Lá, ainda vigoram as liberdades de expressão e de imprensa e há uma certa independência em relação à China continental, como o judiciário, por exemplo.

No último dia 19 de fevereiro, o Ministério de Relações Exteriores da China suspendeu as credenciais de imprensa de três jornalistas do diário estadunidense “Wall Street Journal”, por conta de um artigo de opinião intitulado “A China é o verdadeiro homem doente da Ásia”, em que criticava a atuação do governo de Pequim no combate ao Covid-19. Para as autoridades, o periódico utilizou uma “linguagem discriminatória” contra o povo chinês.

De acordo com Repórteres Sem Fronteiras, o governo chinês, costuma ameaçar a cancelar vistos de jornalistas que publiquem notícias que desagradem as autoridades. Em 2019, a nação asiática ocupava a 177ª posição, entre 189 países, no ranking de liberdade de imprensa dessa ONG.

Recentemente, a Embaixada chinesa na França criticou “uma certa imprensa francesa”, por conta da cobertura do Covid-19 no país asiático.

A questão é que as autoridades chinesas detêm o controle absoluto das informações em seu país, o que compromete a independência dos profissionais de imprensa e a liberdade de expressão. Tudo isso, sem falar do forte controle político, social e religioso. Os meios de comunicação locais só publicam notícias autorizadas, o que coloca em xeque a credibilidade dos dados oficiais sobre a pandemia.

Se essas histórias se confirmassem, poderiam abalar a imagem da China e do Partido Comunista mais externa do que internamente, tendo em vista que a população é isolada do mundo exterior, em parte, e as informações são controladas pelo governo.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

2010,7,2011,1,2012,5,2013,1,2014,41,2015,9,2016,21,2017,3,2018,7,450 anos,1,4G,1,50 anos,1,7 de setembro,1,80 anos,1,A Marcha dos Infames,1,Aborto,9,Abranet,1,Acre,2,Adenor Gonçalves,4,Adidas,2,Adolescência,3,Adriana Ancelmo,1,Aécio Neves,14,Aeroporto Tom Jobim,1,África,4,África do Sul,4,Agronegócio,3,Água,4,Água potável,1,Aids,2,Alberto Cantalice,3,Alberto Nisman,7,Alejandro Maldonado Aguirre,1,Alejandro Toledo,1,Alemanha,4,Alerj,40,Alesp,5,Alessandro Molon,3,Alexandre Cardoso,1,Alexandre de Moraes,1,Alexis Tsipras,4,Aliança Batista,1,Alicia Kirchner,1,Alto do Paraíso (RO),1,Álvaro Uribe,1,Amazonas,4,Ambulantes,1,América Central,4,América Latina,128,Amijubi,1,AMLO,2,Amor à Vida,1,Amor e Revolução,1,Analfabetismo,1,Anatel,8,Andes,1,Angola,1,Angra dos Reis,1,Anhanguera Educacional,1,Animais,3,Anistia Internacional,1,Aniversário,6,Antonio Ledezma,7,Apagão,1,Aquecimento global,1,Arábia Saudita,2,Arena Corinthians,1,Argentina,18,Argos,1,Arlei Rosa,2,Armênia,1,Arquidiocese,1,Article 19,1,Árvore de Natal da Lagoa,2,Ásia,16,Assembleia de Deus,1,ATUALIDADES,159,Aureo Lídio,1,Avaaz,1,Avenida Brasil,1,Avianca,1,Avon,1,Azul,1,Babilônia,1,Bahia,6,Baixada Fluminense,5,Banco do Brasil,2,Banco Itaú,1,Banco Mercantil,1,Band,2,Banda larga,5,Bangladesh,1,Barack Obama,6,Barcas,1,Bares e restaurante,1,Barra Mansa,2,Bayer,1,Beija-Flor,3,Belo Horizonte,3,Bento XVI,1,Bilhete Único,4,Black Bloc,1,Blecaute,1,Bolívia,7,Bolsa Família,3,Boni,1,Bonsucesso,1,Bossa Nova,1,Botucatu,1,Bradesco,6,Brasil,386,Brasília,11,Brazuca,1,BRF Brasil Foods,4,BUC,1,Buscador,1,Cabo Daciolo,8,Cabo Frio,1,Cabralfobia,1,Caetano Veloso,1,Caminhoneiros,2,Campos dos Goytacazes,1,Canadá,1,Câncer,2,Candomblé,1,Carlos Alberto Sardenberg,1,Carlos Lupi,2,Carlos Osório,1,Carmen Aristegui,1,Carnaval,13,Carnavalesca,1,Casamento gay,10,Catalunha,2,Caxias do Sul,2,CBF,3,CBMERJ,1,Ceará,8,Cebela,1,Cedae,9,Cederj,1,Celac,1,Celebridades,4,Celso Lisboa,2,Celso Russomano,1,César Maia,3,Cesva,3,CFM,1,CFP,2,Chapecoense,2,Chapeuzinho Vermelho,1,Chapolin,1,Chaves,1,Chávez,3,Chavismo,11,Cheias de Charme,1,Chico Xavier,1,Chile,15,China,11,Chuvas,1,CICAD,1,Cidade do Samba,1,Ciro Gomes,1,Clarissa Garotinho,1,Claro,3,Cláudia Leitte,1,Cleptocracia,2,CMRJ,3,CNBB,1,CNI,2,CNJ,4,Coaf,2,Coca-Cola,2,Código de Conduta,1,Colégio Pedro II,2,Colômbia,21,Combustível,2,Compaj,4,Complexo da Maré,6,COMUNICAÇÕES,21,Congresso,4,Consumidor,10,COP-15,2,COP-16,2,Copa,1,Copa das Confederações,6,Copa do Mundo,33,Copacabana,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,2,Coronavírus,3,Correios,4,Corrupção,7,Costa Rica,2,Cota racial,1,CPI,12,Cremerj,2,Criança,3,Crime,7,Crimes na web,1,Criminalidade,1,Cristina Kirchner,10,Cristo Redentor,2,Crítica,1,Cuba,17,CULTURA,12,CUT,8,Dalai Lama,1,Daniel Ceballos,1,Daniel Guerra,2,Daniel Ortega,3,Danilo Gentili,3,DEM,6,Democracia,4,Dica,2,Dicionário inFormal,1,Dilma Rousseff,110,Diploma,2,Direitos Humanos,41,Distrito Federal,7,Ditadura,2,Ditadura militar,4,Dom Pedro I,1,Dom Pedro II,1,Domino's,1,Donald Trump,14,Drogas,2,Duque de Caxias,6,Ecuavisa,2,Edir Macedo,5,EDITORIAL,6,Edson Fachin,1,Eduardo Bolsonaro,1,Eduardo Cunha,5,Eduardo Guimarães,1,Eduardo Paes,12,EDUCAÇÃO,336,Edward Snowden,1,Egito,2,Eike Batista,4,El Comercio,1,El Salvador,1,Eleições,49,Embratel,1,Emirados Árabes Unidos,1,EMS,1,Enem,20,Energia,3,Enrique Peña Nieto,7,Equador,8,Escola da Rua,1,Escola Municipal Friedenreich,3,Escolas de Samba,1,Escravidão,1,Escravos de Jó,1,Espanha,6,Espírito Santo,6,ESPORTES,25,Estácio,35,Estado laico,2,Estados Unidos,46,Estudantes,1,Etiópia,1,Europa,17,Eutanásia,1,Evo Morales,5,Fabiane Maria de Jesus,1,Facha,1,Faculdade Alfacastelo,1,Faculdade Alvorada,7,Faculdade de São Roque,1,Fades,1,FAIPD,1,Fapan,1,Farc,5,Favela,3,Felipe Calderón,1,Fênix 2,1,Fernando Haddad,10,Fernando Henrique Cardoso,1,Fernando Lugo,4,Fernando Mac Dowell,1,FGV,1,Fidel Castro,1,Fifa,8,Flamengo,1,Flávio Bolsonaro,4,FMC,4,FMI,2,Força Sindical,2,Foro de São Paulo,3,Fortaleza,2,França,1,Francisco Dornelles,3,Francisco I,3,Fuleco,5,Funk,2,Funkódromo,1,Futebol,13,Galileo Educacional,217,Garotinho,5,Gay,14,Geraldo Alckmin,2,Gilberto Gil,1,Globovisión,1,Glória Perez,2,Goiás,2,Google,8,Google AdWords,2,Grécia,7,GRES Estácio de Sá,2,GRES Grande Rio,1,GRES Império Serrano,2,GRES Mangueira,3,GRES Paraíso do Tuiuti,2,GRES Portela,3,GRES São Clemente,1,GRES Unidos da Tijuca,2,Greve,11,Gripe,2,Groupon,1,Grupo de Lima,2,Guanambi,1,Guapimirim,3,Guarda Municipal,2,Guatemala,7,Guido Mantega,1,Guiné Equatorial,1,Haiti,3,Halloween,1,Harry Potter,1,Heello,1,Heinz,1,Heitor Schuch,1,Henrique Capriles,4,Hillary Clinton,2,Holocausto,1,Homofobia,2,Homossexualidade,2,Honduras,6,Hong Kong,2,Horário de verão,5,Hospitais,1,Hotel Urbano,1,Hoy Ecuador,1,HPV,1,HRW,3,Huatabampo,1,Hugo Chávez,24,Humor,2,Hypermarcas,1,Idec,1,Iêmen,1,Igreja Católica,10,IMPD,2,Impeachment,7,Imperatriz Leopoldinense,1,Imposto de Renda,4,Imprensa,2,Indenização,1,Independência,1,Índia,5,Indiana,1,Índio da Costa,1,Indonésia,9,Infobae,1,INFORMAÇÃO ÚTIL,12,Inglaterra,4,Ingrid Betancourt,1,Inocência do Islamismo,1,Insaes,1,Internet,23,Irã,4,Iraque,1,Irlanda,1,Islamismo,4,Israel,4,Itaguaí,2,Itália,1,Itamaraty,2,Iuperj,1,Iurd,10,Jabulani,1,Jacob Zuma,1,Jair Bolsonaro,22,Jamal Khashoggi,1,Jandira Feghali,2,Japão,1,JBS,12,Jean Wyllys,3,Jennifer Lopez,1,Jesus Cristo,1,Jimmy Morales,1,João Dória Jr.,3,Joaquim Barbosa,3,Joesley Batista,1,Jogos,1,Jogos da Baixada,1,Jogos Olímpicos,11,Jornal Cruzeiro do Sul,1,Jornal do Brasil,1,Jornalismo,16,Jornalismo opinativo,11,José Alencar,1,José Antonio Dias Toffoli,2,José Dirceu,4,José Eduardo Cardozo,1,José Genoíno,1,José Luiz Datena,1,José Mojica,1,José Mujica,7,José Serra,2,José Sócrates,1,Joyce Ribeiro,1,Juan Guaidó,1,Juan Manuel Santos,7,Julian Assange,2,Kelly Serra,1,Kroton,11,Lei 43.057,1,Lei 8.069/90,1,Lei 8.078/90,2,Lei 9.504/97,1,Lei da Palmada,1,Lei Menino Bernardo,1,Leopoldo López,10,Liberdade de expressão,16,Light,1,Limonada,1,Língua Portuguesa,1,Livros,2,Lixo,1,Lobão,1,Lobo-mau,1,Luciano Mota,2,Luis Almagro,3,Luiz Fernando Pezão,20,Luiz Sérgio,2,Lula,44,Lumay Barreto,1,Maconha,4,Magé,1,Manuel Zelaya,3,Maomé,1,Maracanã,3,Maranhão,1,Marcela Temer,1,Marcelo Aguiar,1,Marcelo Crivella,16,Marcelo Freixo,6,Marcelo Madureira,2,Marcha da Família,1,Marcha para Jesus,1,Márcia Tiburi,1,Márcio Catão,2,Marco Civil da Internet,6,Marco Feliciano,7,Maria Corina Machado,2,María Corina Machado,2,Marina Silva,5,Marisa Formolo,1,Marisa Letícia,1,Marta Suplicy,1,Mate,1,Mato Grosso,2,Mato Grosso do Sul,1,Mayara Petruso,1,MBL,2,MEC,128,Medicamento,1,MEIO AMBIENTE,2,Meleca,1,Mensalão,9,Mercosul,6,Metrô,3,México,30,Michel Temer,51,Michelle Obama,1,Microsoft,6,Mídia,3,Minas Gerais,9,Mineiros,1,Ministério da Família,1,Ministério da Justiça,1,Ministério da Saúde,8,Ministério do Esporte,1,Ministério do Trabalho,1,Ministério Público,13,Miriam Leitão,1,Miss Universo,4,Mitt Romney,1,MNDH,1,Montes Claros,1,Moreira Franco,4,MPL,1,MST,9,Mudanças climáticas,1,MUNDO,208,Museu do Índio,3,Museu Nacional,1,Música,1,Natal,2,Natan Donadon,1,Natureza,1,Nazismo,1,NBC,3,Nepal,6,Néstor Kirchner,1,Net,1,Nextel,1,Ney Matogrosso,1,Nicarágua,8,Nicolás Maduro,36,Niterói,2,Nordeste,4,Noticiero y Opinión,1,Nova Zelândia,1,Novela,5,Novo,1,Novo site,1,Nuestro México del Futuro,1,Numerologia,2,O Boticário,1,O Globo,1,O Maior Brasileiro de Todos os Tempos,2,OAB,2,OAB-BA,1,OAB-CE,1,OAB-DF,1,OAB-PE,1,OCDE,1,Odebrecht,7,OEA,9,Oi,7,Ônibus,17,ONU,14,Opas,1,Operação Calabar,1,Operação Calicute,4,Operação Carne Fraca,9,Operação Conclave,1,Operação Eficiência,1,Operação Lava-Jato,14,Operação Pausare,1,Operação Recomeço,4,Operação Tergiversação,1,Opinólogo,13,Opinólogo.com,1,Oração do Delegado,1,Ordem,1,Oriente Médio,3,Orlando Silva,1,Os Cavaleiros do Zodíaco,1,Osama Bin Laden,1,Otan,1,Otto Pérez Molina,4,Ozônio,1,P,1,Pai Nosso,1,PAÍS,75,Palestina,2,PAMC,2,Panamá,4,Papai Noel,1,Paperblog,1,Paquistão,3,Pará,2,Paraguai,7,Paraíba,2,Paraná,6,Passagem,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Ezequiel Teixeira,1,Pastor Sargento Isidório,1,Pastor Sebastião,1,Paulinho da Força,3,Paulo Maluf,1,Paz,1,PC do B,6,PDT,1,Peccin Agroindustrial,1,Pedofilia,2,Pedro Fernandes,1,Pedro Paulo,2,Pemex,1,PEN,1,Pentecoste,3,Pernambuco,3,Peru,7,Petrobras,17,Petróleo,2,Petrópolis,1,PHS,1,Pitbull,1,Pizza,1,Plutão,1,PMB,1,PMDB,35,PNC,1,PNPS,9,Podemos (PTN),2,Polícia,9,POLÍTICA,230,Politicagem,1,Políticos,1,Polvilho,1,Porto Alegre,1,Porto Rico,2,Portugal,8,Portugal Telecom,1,Positivo,2,PP,6,PPS,3,PR,1,PRB,2,Preconceito,2,Previdência,4,Primeira Dama,1,Princesa Isabel,1,Procon-RJ,2,Procriação,1,Programa Mais Médicos,8,Protesto,22,ProUni,2,Provas,1,PRTB,1,PSB,5,PSC,6,PSD,1,PSDB,35,PSDC,1,PSL,2,PSOL,24,PSTU,1,PT,90,PTN,2,Publicidade enganosa,2,PUC-Campinas,1,PUC-Rio,1,PUC-SP,1,PV,1,Rachel Sheherazade,5,Racismo,2,Rafael Correa,4,Randolfe Rodrigues,1,RCTV,2,Recife,1,Rede Globo,4,Rede Record,4,Rede Sustentabilidade,4,Redes Sociais,7,RedeTV!,1,Reforma da Previdência,3,Reforma Ortográfica,1,Reforma Trabalhista,2,Região Serrana,2,Registro.br,2,Reinaldo Azevedo,3,Reino Unido,4,Relações internacionais,1,Religião,39,Renan Calheiros,2,Repsol,1,República Dominicana,1,Ricardo Barros,1,Ricardo Fabris de Abreu,1,Ricardo Lewandowski,1,Ricky Martin,1,Rio de Janeiro,433,Rio Grande do Norte,2,Rio Grande do Sul,9,Rio Info,1,RJ,12,Roberto Gómez Bolaños,1,Rocinha,2,Romário,6,Romero Jucá,1,Rondônia,1,Roraima,2,Rosinha Garotinho,1,Royalties,1,RSF,1,RTP,1,SAAE-RJ,14,Saint Seiya,1,Salário,3,Salve Jorge,2,San José,1,Sandro Matos,1,Saneamento básico,1,Santa Catarina,2,Santa Maria,4,Santo Antônio de Pádua,1,Santos Dumont,1,São João da Barra,1,São João de Meriti,1,São Paulo,47,São Pedro,1,São Sebastião do Alto,1,Sapezal,1,Saquarema,1,Saudação,1,SAÚDE,21,SBT,14,Seara,1,Segredo,1,SEGURANÇA,22,Semana Santa,1,Senac,18,Senado,5,Sepe/RJ,2,Ser Educacional,7,Sérgio Cabral,15,Sérgio Moro,5,Sergipe,1,Sete,1,Setec,1,Sexo,1,Shopping Nova América,2,Silas Malafaia,8,Sílvio Santos,1,SinMed/RJ,14,Sinpro-Rio,58,SIP,1,Sisu,2,Site,1,Sky,1,Sociedade Brasileira de Instrução,1,Solidariedade,3,Sony,1,Sophia Fernandes,1,Sorocaba,1,SP,3,STF,15,Sub-20,1,Suécia,1,Suesc,6,Suíça,2,Suipa,1,SuperVia,3,Tarcísio Motta,3,Táxi,1,Tecnologia,1,Teleamazonas,1,Telefonia,2,Teleton,1,Televisa,3,Telluride Foundation,1,Teori Zavascki,1,Teresópolis,3,Terra Empresas,3,Terremoto,24,Terrorismo,1,Tibete,2,Tim,4,Tiririca,3,Tirulipa,1,TJRJ,2,Tocantins,1,Trabalho,4,Trânsito,1,TRANSPORTES,17,TRE-AL,1,TRE-RJ,2,Trem,4,Tsunami,3,Turquia,4,TV Aparecida,1,TVE,1,Twitter,1,Uber,1,UBM,1,Ucam,21,Uerj,6,Uezo,1,UFRJ,1,UFSM,4,Uganda,1,UGF,226,Unasul,7,UNE,8,Unesp,1,Unicamp,1,Uniesp,13,Unifieo,2,Unig,1,Unigranrio,4,Uninove,1,Unisuam,2,Unitau,1,UniverCidade,228,Universidade Brasil,1,Universidade Lusófona,1,Universidade Santa Úrsula,4,Universidades,3,Universidades federais,1,Univisión,4,Unoeste,1,Uol,1,UPP,4,Uruguai,9,UVA,23,Vacinação,4,Vaio,1,Valdemiro Santiago,2,Vaticano,3,Vatileaks,1,Veja,1,Velox,1,Venezuela,84,Vestibular,1,Vigilância Sanitária,1,Vinícius e Tom,1,Violência,3,Viradouro,1,Vivo,4,Votação,2,Washington Reis,4,Webesteira,1,Wikileaks,6,Wikipédia,3,Wilson Witzel,3,Wom,1,Woody Allen,1,Xuxa,2,Yoani Sánchez,1,YoSoy132Media,1,You Tube,6,YPF,1,Zito,3,Zuzeco,1,
ltr
item
Opinólogo - Jornalismo Opinativo: Coronavírus: Brasil registra mais de 1,8 mil casos confirmados e 34 mortes
Coronavírus: Brasil registra mais de 1,8 mil casos confirmados e 34 mortes
https://1.bp.blogspot.com/-R56lJM65qR8/XnljqLHbaKI/AAAAAAAADw4/X9xPIpMAxeAOiv33_TuHpRzcJDxF8cd4gCEwYBhgL/s400/coronavirus%2B06b.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-R56lJM65qR8/XnljqLHbaKI/AAAAAAAADw4/X9xPIpMAxeAOiv33_TuHpRzcJDxF8cd4gCEwYBhgL/s72-c/coronavirus%2B06b.jpg
Opinólogo - Jornalismo Opinativo
https://www.opinologo.com.br/2020/03/coronavirus-brasil-registra-mais-de-1800-casos-confirmados-e-34-mortes.html
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/2020/03/coronavirus-brasil-registra-mais-de-1800-casos-confirmados-e-34-mortes.html
true
5480391970516636544
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Clique para ver Responder Cancelar resposta Deletar By Home PAGES POSTS Clique para ver tudo sobre esta editoria Recomendada para você LABEL ARCHIVE Buscador ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para a Página Incial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy