Eleições 2018: um Brasil dividido entre o medo de 1964 e o de se tornar uma Venezuela

Segunda-feira, 24 de setembro de 2018 O temor da população é que o país se torne uma ditadura de esquerda ou de direita Imagens: urn...

Segunda-feira, 24 de setembro de 2018

O temor da população é que o país se torne uma ditadura de esquerda ou de direita

Imagens: urna eletrônica: TRE-BA /
Pânico: OpenClipart-Vectors / Pixabay / Creative Commons /
Arte: Diego Francisco / OPINÓLOGO
A população vota motivada pelo medo do pior
Medo. Esse sentimento define bem o cenário das eleições de 2018 em nível nacional. Novamente, a política está bastante polarizada entre esquerda e direita, sendo que desta vez e mais precisamente, entre o medo de uma nova ditadura militar – como a de 1964 e que durou 21 anos – e o de o Partido dos Trabalhadores (PT) voltar ao poder e o Brasil se transformar numa Venezuela ou Cuba. Em linguagem prática, hoje o país vive o assombro de ser hipoteticamente transformado numa ditadura de direita ou de esquerda, respectivamente, a depender do resultado nas urnas. Nota-se, claramente, que grande parte da população não é motivada a votar por dias melhores para o país, e sim com o medo de herdar uma nação pior.

O temor de que o gigante sul-americano se tornasse uma ditadura socialista já havia protagonizado o debate público durante as eleições presidenciais de 2014. Movimentos opositores como o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem pra Rua, com o apoio de partidos derrotados e de oposição, fomentaram os protestos contra a reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff (PT-MG). Essa onda de indignação, supostamente, popular cresceu no ano seguinte, à medida que eram divulgadas novas informações sobre a operação Lava-Jato, e ajudou a alimentar a teoria de que a economia do país só sairia do buraco, ao qual estava se caminhando, se ela fosse deposta. Logo após o êxito da petista, quatro anos atrás, foi feito um abaixo-assinado no site da Casa Branca, sede do governo estadunidense, pedindo uma intervenção no Brasil.

Visão esquerdista


Para eleitores de esquerda, a vitória de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) para o Palácio do Planalto representaria um retrocesso político e aos direitos humanos pelo suposto comportamento racista, misógino, homofóbico, entre outros tantos adjetivos que o acompanham, e pelo fato de ser considerado de extrema direita. Em 2016, enquanto votava a favor da abertura do processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT-MG), o parlamentar exaltou o ex-coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, considerado um dos torturadores durante o regime militar. Além disso, pesam as preocupantes declarações de seu candidato a vice, general Mourão (PRTB), sobre um eventual ‘autogolpe’, em caso de anarquia, por parte do presidente, com o apoio das Forças Armadas, como também a elaboração de uma nova constituição sem constituinte.

Ainda na visão desse mesmo público, a eleição de Fernando Haddad (PT-SP) seria uma resposta ao suposto golpe contra Dilma Rousseff perpetrado por partidos como o Movimento Democrático Brasileiro (PSDB) e o da Social Democracia Brasileira (PSDB), com o apoio do Democratas (DEM), Solidariedade (SD), Partido Popular Socialista (PPS), entre outros.

Visão direitista


Já para eleitores de direita, o sucesso de Fernando Haddad (PT-SP) significaria a volta do PT ao poder e de tudo o que está implícito: que o petista seria um suposto fantoche do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP); a suposta libertação de Lula – que cumpre pena em Curitiba – por indulto presidencial, embora o candidato negue; ademais a crença de que o Brasil poderia se tornar uma ditadura de esquerda nos moldes de Cuba e da Venezuela. Para bom entendedor, um pingo é letra. O temor é de que o Brasil tenha de lidar com os mesmos graves problemas econômicos e sociais enfrentados pelo vizinho sul-americano, tais como: inflação estimada em mais de 200.000%; crise cambial; miséria – provocando a migração de milhares de famílias que fogem da fome –; desemprego; escassez de alimentos e medicamentos; autogolpes de Estado, o que leva à eternização do poder etc.

Para esse eleitorado, a vitória de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) é considerada uma alternativa para que o PT não reassuma o controle do país, além do fato de ele não ser investigado por crimes de corrupção. O presidenciável encarna ante seus adeptos uma espécie de ‘Messias’, que solucionaria definitivamente o caos na segurança pública, especialmente por mostrar-se favorável ao porte de armas como meio de defesa e defender a pena de morte para bandido.

O que pensam alguns eleitores?


“Eu não acredito que o [Fernando] Haddad esteja preparado para ser presidente da República. Acredito que o PT deveria ter apoiado o Ciro [Gomes], que é o candidato mais preparado. Mas, essa vontade do PT de voltar ao poder como protagonista faz com que se lance um candidato próprio e, consequentemente, mais fácil de manipular. Algo que não ocorreria no governo do Ciro Gomes. Por essa posição egoísta, eu não votaria no Haddad. O PT virou um partido comum. Perdi o encanto. Mas, eu também não votaria jamais no [Jair] Bolsonaro, pois vai contra tudo o que acredito. Representaria um retrocesso social. Não votaria num candidato que defende o ódio contra homossexuais, que não tem sensibilidade para perceber que não somos todos iguais e que muitas pessoas precisam do Estado. Não votaria num candidato que defende uma meritocracia que na prática não existe”, opinou o advogado Bruno Lugato.

“A primeira vez que votei foi em Dilma Rousseff (PT-MG) na eleição passada contra Aécio Neves (PSDB-MG), contra um projeto político neoliberal que não me agradava. Eu estava pensando votar no Ciro Gomes, uma melhor opção em relação ao Jair Bolsonaro (PSL-RJ), porém a pauta pró-ruralista da Kátia Abreu, que é vice da chapa, me colocou reticente. Quanto ao Bolsonaro, o extremismo é uma onda que está acontecendo no mundo inteiro e que usa o populismo para poder atingir a massa. E me preocupa o projeto neoliberal do [economista] Paulo Guedes, que expõe claramente o objetivo dele (Paulo Guedes): o esfacelamento do Estado e das políticas de bem-estar social. Tenho medo de que aconteça aqui no Brasil o mesmo que na Argentina: uma fuga de capital. E a tendência é entrar em crise, com uma desvalorização da nossa moeda. Isso porque sendo um país subdesenvolvido, o Brasil não tem condições de manter o lastro do real, tendo em vista que depende de capital estrangeiro, logo, fica submisso às condições do mercado internacional. Minha primeira opção sempre foi o Guilherme Boulos (PSOL-SP), porque tenho uma visão de que todo país subdesenvolvido tem que caminhar com a esquerda, ou seja, de encontro ao capitalismo, não ao encontro dele, porque significaria caminhar ao lado do capitalismo e concordando com suas contradições. Então, eu escolho o [Fernando] Haddad, porque ele tem uma história como professor e como ministro da Educação e tantos programas de êxito durante sua atuação como ministro, além da ausência da corrupção em sua pasta que movimenta muito dinheiro”, justificou o estudante de Sociologia e Psicologia Maycon Bitencourt.

Paulo Guedes é a figura apresentada por Bolsonaro como seu possível ministro da Fazenda, ou com ele mesmo diz: seu ‘Posto Ipiranga’.

“Eu não sou eleitor do [Fernando] Haddad nem do [Jair] Bolsonaro. Mas, num eventual segundo turno com os dois no páreo, eu escolheria o Bolsonaro, mesmo sendo contra a muitas leis que ele quer aplicar como o porte de arma e militarizar os colégios. Eu acho quase impossível ele conseguir militarizar todos os colégios, porque ele teria de fazer muitos investimentos na educação, e ele não sabe nem por onde começar. Ele fala isso para ganhar votos. Penso que seria bem mais interessante se ele investisse no ensino profissionalizante, porque, assim, os jovens sairiam formados em alguma profissão e estariam mais preparados para o mercado de trabalho. Eu votaria no Bolsonaro, porque o Haddad, além de ser indicado por um presidiário (Lula) – que foi um bom presidente –, na hora que o bicho pegar ele vai pedir socorro ao Lula na cadeia. Sem contar que ele (Haddad) perdeu a reeleição para a Prefeitura de São Paulo [em 2016] para votos nulos e brancos. O Haddad perdeu para o [João] Dória (PSDB-SP), um cara fraco e sem experiência. O PT já está muito desgastado. Está na hora de mudar”, contou o cinegrafista Éverton de Paula.

Breve análise


Bolsonaro e Haddad lideram as intenções de votos, respectivamente, e há possibilidade de que ambos se enfrentem num segundo turno, previsto para o próximo dia 28 de outubro. Todavia, a possibilidade de vitória de um dá força à campanha do outro.

Os adeptos de Bolsonaro não se importam que, em quase três décadas na política, ele não tenha muitos projetos de lei aprovados nem seja tachado de radical e preconceituoso. Eles veem no candidato um cara que diz o que pensa. O deputado personifica o que muitos pensam, mas sentem vergonha de expressar. Para seus simpatizantes, o fato de não estar metido em corrupção é mais do que suficiente. Uma eventual vitória colocaria fim à hegemonia do triângulo político – PT, MDB e PSDB – que tem comandado o país nas últimas décadas.

Já os adeptos de Lula não se importam que, mesmo preso, ele fosse candidato, por acreditarem na inocência dele ou por ignorarem os escândalos de corrupção – como Mensalão e Lava-Jato – nos quais grandes nomes do PT se viram involucrados. Seus adoradores veem com bons olhos a ideia de ‘democratização’ dos meios de comunicação, embora signifique uma censura disfarçada. Por mais que a campanha do petista invoque o mantra de que ‘Lula é Haddad’ e vice-versa, o carisma dos dois dista anos-luz. Lula é um personagem que militou em sindicatos e se preparou uma vida inteira para ser presidente, enquanto que o professor Haddad é apenas um substituto de seu mestre.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

2010,7,2011,1,2012,5,2013,1,2014,41,2015,9,2016,21,2017,3,2018,7,450 anos,1,4G,1,50 anos,1,7 de setembro,1,80 anos,1,A Marcha dos Infames,1,Aborto,9,Abranet,1,Acre,2,Adenor Gonçalves,5,Adidas,2,Adolescência,3,Adriana Ancelmo,1,Aécio Neves,14,Aeroporto Tom Jobim,1,África,4,África do Sul,4,Agronegócio,3,Água,9,Água potável,1,Águas do Rio,4,Aids,2,Alberto Cantalice,3,Alberto Nisman,7,Alejandro Maldonado Aguirre,1,Alejandro Toledo,1,Alemanha,4,Alerj,40,Alesp,5,Alessandro Molon,3,Alexandre Cardoso,1,Alexandre de Moraes,1,Alexis Tsipras,4,Aliança Batista,1,Alicia Kirchner,1,Alto do Paraíso (RO),1,Álvaro Uribe,1,Amazonas,4,Ambulantes,1,América Central,4,América Latina,133,Amijubi,1,AMLO,3,Amor à Vida,1,Amor e Revolução,1,Analfabetismo,1,Anatel,8,Andes,1,Angola,1,Angra dos Reis,1,Anhanguera Educacional,1,Animais,3,Anistia Internacional,1,Aniversário,6,Antonio Ledezma,7,Apagão,1,Aquecimento global,1,Arábia Saudita,2,Arena Corinthians,1,Argentina,21,Argos,1,Arlei Rosa,2,Armênia,1,Arquidiocese,1,Article 19,1,Árvore de Natal da Lagoa,2,Ásia,16,Assembleia de Deus,1,ATUALIDADES,169,Aureo Lídio,1,Avaaz,1,Avenida Brasil,1,Avianca,1,Avon,1,Azul,1,Babilônia,1,Bahia,6,Baixada Fluminense,10,Banco do Brasil,2,Banco Itaú,1,Banco Mercantil,1,Band,2,Banda larga,5,Bangladesh,1,Barack Obama,6,Barcas,1,Bares e restaurante,1,Barra Mansa,2,Bayer,1,Beija-Flor,3,Belo Horizonte,3,Bento XVI,1,Bilhete Único,4,Black Bloc,1,Blecaute,1,Bolívia,8,Bolsa Família,3,Boni,1,Bonsucesso,1,Bossa Nova,1,Botucatu,1,Bradesco,6,Brasil,392,Brasília,11,Brazuca,1,BRF Brasil Foods,4,BUC,1,Buscador,1,Cabo Daciolo,8,Cabo Frio,1,Cabralfobia,1,Caetano Veloso,1,Calor,1,Caminhoneiros,2,Campos dos Goytacazes,2,Canadá,1,Câncer,2,Candomblé,1,Carlos Alberto Sardenberg,1,Carlos Lupi,2,Carlos Osório,1,Carmen Aristegui,1,Carnaval,13,Carnavalesca,1,Casamento gay,10,Catalunha,2,Caxias do Sul,2,CBF,3,CBMERJ,1,Ceará,9,Cebela,1,Cedae,13,Cederj,1,Celac,1,Celebridades,4,Celso Lisboa,2,Celso Russomano,1,César Maia,3,Cesva,3,CFM,1,CFP,2,Chapecoense,2,Chapeuzinho Vermelho,1,Chapolin,1,Chaves,1,Chávez,3,Chavismo,11,Cheias de Charme,1,Chico Xavier,1,Chile,16,China,11,Chuvas,1,CICAD,1,Cidade do Samba,1,Ciro Gomes,1,Clarissa Garotinho,1,Claro,3,Cláudia Leitte,1,Claudia Sheinbaum,1,Cleptocracia,2,CMRJ,3,CNBB,1,CNI,2,CNJ,4,Coaf,2,Coca-Cola,2,Código de Conduta,1,Colégio Pedro II,2,Colômbia,22,Combustível,2,Compaj,4,Complexo da Maré,7,COMUNICAÇÕES,21,Congresso,4,Conmebol,1,Consumidor,10,COP-15,2,COP-16,2,Copa,1,Copa América,1,Copa das Confederações,6,Copa do Mundo,33,Copacabana,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,2,Coronavírus,5,Correios,4,Corrupção,7,Costa Rica,2,Cota racial,1,Covid-19,1,CPI,12,Cremerj,2,Criança,3,Crime,9,Crimes na web,1,Criminalidade,1,Cristina Kirchner,10,Cristo Redentor,2,Crítica,1,Cuba,17,CULTURA,12,CUT,8,Dalai Lama,1,Daniel Ceballos,1,Daniel Guerra,2,Daniel Noboa,1,Daniel Ortega,3,Danilo Gentili,3,DEM,6,Democracia,4,Dica,2,Dicionário inFormal,1,Dilma Rousseff,110,Diploma,2,Direitos Humanos,41,Distrito Federal,7,Ditadura,2,Ditadura militar,4,Dom Pedro I,1,Dom Pedro II,1,Domino's,1,Donald Trump,14,Drogas,2,Duque de Caxias,6,Ecuavisa,2,Edir Macedo,5,EDITORIAL,6,Edson Fachin,1,Eduardo Bolsonaro,1,Eduardo Cunha,5,Eduardo Guimarães,1,Eduardo Paes,12,EDUCAÇÃO,340,Edward Snowden,1,Egito,2,Eike Batista,4,El Comercio,1,El Salvador,1,Eleições,51,Embratel,1,Emirados Árabes Unidos,1,EMS,1,Enel,1,Enem,20,Energia,4,Enrique Peña Nieto,7,Equador,10,Escola da Rua,1,Escola Municipal Friedenreich,3,Escolas de Samba,1,Escravidão,1,Escravos de Jó,1,Espanha,6,Espírito Santo,6,ESPORTES,26,Estácio,35,Estado laico,2,Estados Unidos,47,Estelionato,1,Estudantes,1,Etiópia,1,Europa,17,Eutanásia,1,Evo Morales,5,Fabiane Maria de Jesus,1,Facha,1,Faculdade Alfacastelo,1,Faculdade Alvorada,7,Faculdade de São Roque,1,Fades,1,FAIPD,1,Fapan,1,Farc,5,Favela,3,Felipe Calderón,1,Fênix 2,1,Fernando Haddad,10,Fernando Henrique Cardoso,1,Fernando Lugo,4,Fernando Mac Dowell,1,FGV,1,Fidel Castro,1,Fifa,8,Flamengo,1,Flávio Bolsonaro,4,FMC,4,FMI,2,Força Sindical,2,Foro de São Paulo,3,Fortaleza,2,França,1,Francisco Dornelles,3,Francisco I,3,Fuleco,5,Funk,2,Funkódromo,1,Furnas,1,Futebol,14,Galileo Educacional,221,Gama Filho,1,Garotinho,5,Gay,14,Geraldo Alckmin,2,Gilberto Gil,1,Globovisión,1,Glória Perez,2,Goiás,2,Google,8,Google AdWords,2,Grécia,8,GRES Estácio de Sá,2,GRES Grande Rio,1,GRES Império Serrano,2,GRES Mangueira,3,GRES Paraíso do Tuiuti,2,GRES Portela,3,GRES São Clemente,1,GRES Unidos da Tijuca,2,Greve,11,Gripe,2,Groupon,1,Grupo de Lima,2,Guanambi,1,Guapimirim,5,Guarda Municipal,2,Guatemala,7,Guido Mantega,1,Guiné Equatorial,1,Haiti,3,Halloween,1,Harry Potter,1,Heello,1,Heinz,1,Heitor Schuch,1,Henrique Capriles,4,Hillary Clinton,2,HIV,1,Holocausto,1,Homofobia,2,Homossexualidade,2,Honduras,6,Hong Kong,2,Horário de verão,5,Hospitais,1,Hotel Urbano,1,Hoy Ecuador,1,HPV,1,HRW,3,Huatabampo,1,Hugo Chávez,24,Humor,2,Hypermarcas,1,Idec,1,Iêmen,1,Igreja Católica,10,Iguá Saneamento,3,IMPD,2,Impeachment,7,Imperatriz Leopoldinense,1,Imposto de Renda,4,Imprensa,2,Indenização,1,Independência,1,Índia,5,Indiana,1,Índio da Costa,1,Indonésia,9,Infobae,1,INFORMAÇÃO ÚTIL,12,Inglaterra,4,Ingrid Betancourt,1,Inocência do Islamismo,1,Insaes,1,Internet,24,Irã,4,Iraque,1,Irlanda,1,Islamismo,4,Israel,4,Itaguaí,2,Itália,1,Itamaraty,2,Iuperj,1,Iurd,10,Jabulani,1,Jacob Zuma,1,Jair Bolsonaro,24,Jamal Khashoggi,1,Jandira Feghali,2,Japão,1,Javier Milei,2,JBS,12,Jean Wyllys,3,Jennifer Lopez,1,Jesus Cristo,1,Jimmy Morales,1,João Dória Jr.,3,Joaquim Barbosa,3,Joe Biden,1,Joesley Batista,1,Jogos,1,Jogos da Baixada,1,Jogos Olímpicos,11,Jorge Álvarez Maynez,1,Jorge Glas,1,Jornal Cruzeiro do Sul,1,Jornal do Brasil,1,Jornalismo,16,Jornalismo opinativo,12,José Alencar,1,José Antonio Dias Toffoli,2,José Dirceu,4,José Eduardo Cardozo,1,José Genoíno,1,José Luiz Datena,1,José Mojica,1,José Mujica,7,José Serra,2,José Sócrates,1,Joyce Ribeiro,1,Juan Guaidó,1,Juan Manuel Santos,7,Julian Assange,2,Kelly Serra,1,Kroton,11,Lei 43.057,1,Lei 8.069/90,1,Lei 8.078/90,2,Lei 9.504/97,1,Lei da Palmada,1,Lei Menino Bernardo,1,Leopoldo López,10,Liberdade de expressão,16,Light,2,Limonada,1,Língua Portuguesa,1,Livros,2,Lixo,1,Lobão,1,Lobo-mau,1,Luciano Mota,2,Luis Almagro,3,Luiz Fernando Pezão,20,Luiz Sérgio,2,Lula,46,Lumay Barreto,1,Maconha,4,Magé,1,Manuel Zelaya,3,Maomé,1,Maracanã,3,Maranhão,1,Marcela Temer,1,Marcelo Aguiar,1,Marcelo Crivella,17,Marcelo Freixo,6,Marcelo Madureira,2,Marcha da Família,1,Marcha para Jesus,1,Márcia Tiburi,1,Márcio Catão,2,Marco Civil da Internet,6,Marco Feliciano,7,Maria Corina Machado,2,María Corina Machado,3,Marina Rocha,2,Marina Silva,5,Marisa Formolo,1,Marisa Letícia,1,Marta Suplicy,1,Mate,1,Mato Grosso,2,Mato Grosso do Sul,1,Mayara Petruso,1,MBL,2,MEC,128,Medicamento,1,MEIO AMBIENTE,2,Meleca,1,Mensalão,9,Mercosul,6,Metrô,3,México,32,Michel Temer,51,Michelle Obama,1,Microsoft,6,Mídia,3,Minas Gerais,10,Mineiros,1,Ministério da Família,1,Ministério da Justiça,1,Ministério da Saúde,8,Ministério do Esporte,1,Ministério do Trabalho,1,Ministério Público,13,Miriam Leitão,1,Miss Universo,4,Mitt Romney,1,MNDH,1,Montes Claros,1,Moreira Franco,4,MPL,1,MST,9,Mudanças climáticas,1,MUNDO,214,Museu do Índio,3,Museu Nacional,1,Música,1,Natal,2,Natan Donadon,1,Natureza,1,Nazismo,1,NBC,3,Nepal,6,Néstor Kirchner,1,Net,1,Nextel,1,Ney Matogrosso,1,Nicarágua,8,Nicolás Maduro,37,Nilópolis,1,Niterói,2,Nordeste,4,Noticiero y Opinión,1,Nova Iguaçu,1,Nova Zelândia,1,Novela,5,Novo,1,Novo site,1,Nuestro México del Futuro,1,Numerologia,2,O Boticário,1,O Globo,1,O Maior Brasileiro de Todos os Tempos,2,OAB,2,OAB-BA,1,OAB-CE,1,OAB-DF,1,OAB-PE,1,OCDE,1,Odebrecht,7,OEA,9,Oi,7,Ônibus,17,ONU,14,Opas,1,Operação Calabar,1,Operação Calicute,4,Operação Carne Fraca,9,Operação Conclave,1,Operação Eficiência,1,Operação Hades,1,Operação Lava-Jato,14,Operação Pausare,1,Operação Recomeço,4,Operação Tergiversação,1,Opinólogo,14,Opinólogo.com,1,Oração do Delegado,1,Ordem,1,Oriente Médio,3,Orlando Silva,1,Os Cavaleiros do Zodíaco,1,Osama Bin Laden,1,Otan,1,Otto Pérez Molina,4,Ozônio,1,P,1,Pai Nosso,1,PAÍS,76,Palestina,2,PAMC,2,Panamá,4,Papai Noel,1,Paperblog,1,Paquistão,3,Pará,2,Paraguai,8,Paraíba,2,Paraná,6,Parque Piedade,1,Passagem,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Ezequiel Teixeira,1,Pastor Sargento Isidório,1,Pastor Sebastião,1,Paulinho da Força,3,Paulo Maluf,1,Paz,1,PC do B,6,PDT,1,Peccin Agroindustrial,1,Pedofilia,2,Pedro Fernandes,1,Pedro Paulo,2,Pemex,1,PEN,1,Pentecoste,3,Pernambuco,3,Peru,8,Petrobras,17,Petróleo,2,Petrópolis,2,PHS,1,Pitbull,1,Pizza,1,Plutão,1,PMB,1,PMDB,35,PNC,1,PNPS,9,Podemos (PTN),2,Polícia,10,POLÍTICA,232,Politicagem,1,Políticos,1,Polvilho,1,Porto Alegre,1,Porto Rico,2,Portugal,8,Portugal Telecom,1,Positivo,2,PP,6,PPS,3,PR,1,PRB,2,Preconceito,2,Previdência,4,Primeira Dama,1,Princesa Isabel,1,Procon-RJ,2,Procriação,1,Programa Mais Médicos,8,Protesto,22,ProUni,2,Provas,1,PRTB,1,PSB,5,PSC,6,PSD,1,PSDB,35,PSDC,1,PSL,2,PSOL,24,PSTU,1,PT,90,PTN,2,Publicidade enganosa,2,PUC-Campinas,1,PUC-Rio,1,PUC-SP,1,PV,1,QG da Propina,1,Rachel Sheherazade,5,Racismo,2,Rafael Correa,4,Randolfe Rodrigues,1,RCTV,2,Recife,1,Rede Globo,4,Rede Record,4,Rede Sustentabilidade,4,Redes Sociais,8,RedeTV!,1,Reforma da Previdência,3,Reforma Ortográfica,1,Reforma Trabalhista,2,Região Serrana,2,Registro.br,2,Reinaldo Azevedo,3,Reino Unido,4,Relações internacionais,1,Religião,39,Renan Calheiros,2,Repsol,1,República Dominicana,1,Ricardo Barros,1,Ricardo Fabris de Abreu,1,Ricardo Lewandowski,1,Ricky Martin,1,Rio de Janeiro,444,Rio Grande do Norte,2,Rio Grande do Sul,9,Rio Info,1,Rio Mais Saneamento,2,Rio+Saneamento,1,Ritonavir,1,RJ,12,Roberto Gómez Bolaños,1,Rocinha,2,Romário,6,Romero Jucá,1,Rondônia,1,Roraima,2,Rosinha Garotinho,1,Royalties,1,RSF,1,RTP,1,SAAE-RJ,14,Saint Seiya,1,Salário,3,Salve Jorge,2,San José,1,Sandro Matos,1,Saneamento básico,1,Santa Catarina,2,Santa Maria,4,Santo Antônio de Pádua,1,Santos Dumont,1,São João da Barra,1,São João de Meriti,2,São Paulo,47,São Pedro,1,São Sebastião do Alto,1,Sapezal,1,Saquarema,1,Saudação,1,SAÚDE,24,SBT,14,Seara,1,Segredo,1,SEGURANÇA,22,Semana Santa,1,Senac,18,Senado,5,Sepe/RJ,2,Ser Educacional,7,Sérgio Cabral,15,Sergio Massa,2,Sérgio Moro,5,Sergipe,1,Sete,1,Setec,1,Sexo,1,Shopping Nova América,2,Silas Malafaia,8,Sílvio Santos,1,SinMed/RJ,14,Sinpro-Rio,58,SIP,1,Sisu,2,Site,1,Sky,1,Sociedade Brasileira de Instrução,1,Solidariedade,3,Sony,1,Sophia Fernandes,1,Sorocaba,1,SP,3,STF,15,Sub-20,1,Suécia,1,Suesc,6,Suíça,2,Suipa,1,SuperVia,3,Tarcísio Motta,3,Táxi,1,Tecnologia,1,Teleamazonas,1,Telefonia,2,Teleton,1,Televisa,3,Telluride Foundation,1,Teori Zavascki,1,Teresópolis,3,Terra Empresas,3,Terremoto,25,Terrorismo,1,Tibete,2,Tim,4,Tiririca,3,Tirulipa,1,Titanic,1,TJRJ,2,Tocantins,1,Trabalho,4,Trânsito,1,TRANSPORTES,17,TRE-AL,1,TRE-RJ,2,Trem,4,Tsunami,3,Turquia,5,TV Aparecida,1,TVE,1,Twitter,1,Uber,1,UBM,1,Ucam,22,Uerj,6,Uezo,1,UFRJ,1,UFSM,4,Uganda,1,UGF,230,Unasul,7,UNE,8,Unesp,1,Unicamp,1,Uniesp,13,Unifieo,2,Unig,1,Unigranrio,4,Uninove,1,Unisuam,2,Unitau,1,UniverCidade,232,Universidade Brasil,1,Universidade Lusófona,1,Universidade Santa Úrsula,4,Universidades,3,Universidades federais,1,Univisión,4,Unoeste,1,Uol,1,UPP,4,Uruguai,10,UVA,23,Vacinação,4,Vaio,1,Valdemiro Santiago,2,Vaticano,3,Vatileaks,1,Veja,1,Velox,1,Venezuela,86,Vestibular,1,Vigilância Sanitária,1,Vinícius e Tom,1,Violência,3,Viradouro,1,Vivo,4,Votação,2,Washington Reis,4,Webesteira,1,Wikileaks,6,Wikipédia,3,Wilson Witzel,3,Wom,1,Woody Allen,1,Xóchitl Gálvez,1,Xuxa,2,Yoani Sánchez,1,YoSoy132Media,1,You Tube,6,YPF,1,Zito,3,Zuzeco,1,
ltr
item
Opinólogo - Jornalismo Opinativo: Eleições 2018: um Brasil dividido entre o medo de 1964 e o de se tornar uma Venezuela
Eleições 2018: um Brasil dividido entre o medo de 1964 e o de se tornar uma Venezuela
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgII0hP-AZ7pzDsxMV5XxTtFGg4aW-gl6ldFeEdE8Lqma75GiIZkGbSEuZIRA7AT0Es5unfXIpIldA4tIXh4Kdh5V6eNVJo_2io-SKvh8uxXD1GaXe_1XSsBsUKE5rHJC60THCGqYF4f2A/s400/urna+medo+presidente.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgII0hP-AZ7pzDsxMV5XxTtFGg4aW-gl6ldFeEdE8Lqma75GiIZkGbSEuZIRA7AT0Es5unfXIpIldA4tIXh4Kdh5V6eNVJo_2io-SKvh8uxXD1GaXe_1XSsBsUKE5rHJC60THCGqYF4f2A/s72-c/urna+medo+presidente.png
Opinólogo - Jornalismo Opinativo
https://www.opinologo.com.br/2018/09/eleicoes-2018-um-brasil-dividido-entre-o-medo-de-1964-e-o-de-se-tornar-uma-venezuela.html
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/2018/09/eleicoes-2018-um-brasil-dividido-entre-o-medo-de-1964-e-o-de-se-tornar-uma-venezuela.html
true
5480391970516636544
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Clique para ver Responder Cancelar resposta Deletar By Home PAGES POSTS Clique para ver tudo sobre esta editoria Recomendada para você LABEL ARCHIVE Buscador ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para a Página Incial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy