Sábado, 14 de fevereiro de 2015
O Palácio do Planalto negou, neste sábado (14/2), que o IP 200.181.15.25 o pertença, conforme atribuição feita pelo 'O Globo', de que o mesmo foi usado para alterar o perfil 'Muçulmano' na Wikipédia. O IP é uma espécie de identidade digital. Segue a nota:
“Em resposta à matéria 'Wikipédia: computador do Planalto muda verbete sobre muçulmanos', publicada na edição deste sábado, 14, no Jornal O Globo, a Secretaria-Geral da Presidência da República esclarece:
O jornal publicou uma informação falsa. O IP que alterou o artigo 'Muçulmanos' na Wikipédia não é da Presidência;
Se o jornal quisesse publicar a verdade, deveria, no mínimo, ter feito uma busca no portal Registro.br no qual teria confirmado que o IP não é mesmo da Presidência;
Também não é verdade que a Presidência não se pronunciou até o fechamento da edição. A troca de emails entre o jornal, a Secretaria de Imprensa da Presidência e a assessoria da Secretaria-Geral começou às 20h22 com o pedido do repórter e terminou à 00h14 com a informação final de que o IP não era mesmo da Presidência”.
A reportagem teria se baseado na informação (foto 1) prestada pelo perfil @brwikiedits, que avisa no Twitter alterações feitas nessa enciclopédia gratuita a partir de órgãos públicos:
Imagem: Twitter / Reprodução
'Muçulmano' foi editada a partir da rede do Palácio do Planalto/Presidência da República - http://t.co/O9JoNc9UWV
— Brasil WikiEdits (@brwikiedits) 13 fevereiro 2015
O texto adicionado à Wikipédia com erros de português (foto 2) foi este: “eles julgam muito mais que os cristãos eles são obsecados (sic) pela religião e tem na tradição uma oferenda que quem não perde a virgindade até 18 anos está condenado e espulso (sic) da religião e não deve mais morar com a fámilia (sic) se for muçulmana”.
Imagem: Wikipédia / Reprodução / Creative Commons
No Registro.br – entidade que regulamenta a internet no Brasil –, o referido IP está em nome da Brasil Telecom, empresa subsidiária da Oi. Consulta feita por OPINÓLOGO junto à Receita Federal, com base no CNPJ, confirma.
Já o portal My IP, por exemplo, vinculava o supracitado protocolo de internet aos servidores da operadora, no entanto, sob propriedade da Presidência da República, entre abril e maio de 2014 (foto 3), nos portais www.aviacaocivil.gov.br e www.juventude.gov.br.
Imagem: My IP / Reprodução / Arte: OPINÓLOGO
![]() |
| As setas vermelhas foram incluídas por OPINÓLOGO, para facilitar a visualização |


إرسال تعليق
Sua opinião será publicada, logo que aprovada, conforme Política de Uso do site.
O OPINÓLOGO agradece o seu comentário.