Depois de uma eleição com nomes sem graças para a bola oficial da Copa do Mundo, é a vez de fazer o mesmo para o mascote.
Imagem: Fifa / Reprodução
E o troféu criatividade vai para...
O páreo está duro para escolher quais foram as piores sugestões de nomes dadas a alguns dos símbolos da Copa do Mundo de 2014, que ocorrerá aqui no Brasil. Primeiro, à bola oficial do evento produzida pela Adidas: Bossa Nova, Brazuca e Carnavalesca. Ficando a segunda opção como vencedora. Agora, numa atual enquete promovida pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para batizar o tatu bola, o mascote oficial (foto) do evento: Amijubi, Fuleco e Zuzeco.
Amijubi é a união das palavras “amizade” e “júbilo”. A palavra “juba”, por exemplo, significa amarelo em tupi guarani, cor predominante do mascote, segundo a Fifa. Enquanto, Fuleco, a junção das palavras “futebol” e “ecologia”. E Zuzeco, pelas palavras “azul” e “ecologia”.
Os nomes são tão sem graças, que a ONG Avaaz está realizando um abaixo-assinado pela internet, para solicitar ao Comitê Organizador Local do Mundial de 2014 que seja permitida a inclusão de nomes ao pobre tatu bola – espécie ameaçada de extinção –, que apesar de ainda não ter uma identidade, já é vítima de “bullying” por brasileiros. A petição foi lançada na última segunda-feira (17/9), e até a publicação desta notícia já tinha conseguido pelo menos 2.905 assinaturas. “Nós queremos participar desta escolha, afinal, a Copa será de todos nós e não apenas desse pequeno e pouco representativo júri. Não aceitamos essas três opções completamente esdrúxulas e queremos participar dessa escolha. Se o Tatu-Bola foi escolhido justamente pela forma e pelo nome, por que o Mascote não pode se chamar simplesmente... Tatu-Bola?”, manifestou a ONG em comunicado.
Além disso, esses nomes para o animalzinho não são muito fáceis de se falar. Alguns podendo até enrolar um pouco. Você conseguiria dizer?: O Amijubi está segurando a Brazuca. Ou: o Fuleco está segurando a Brazuca. Ou então: o Zuzeco está segurando a Brazuca. Soam no mínimo esquisitas essas três frases. Mas, essa é uma possibilidade. Basta olhar
Nas redes sociais, as críticas são variadas: “‘Amijubi’, “Fuleco’ e ‘Zuzeco’, nomes do Tatu-bola-mascote da Copa, foram opções horrorosas criadas por gringos da FIFA. Não voto em nenhum!”, disse um usuário no Twitter. “Amijubi, Fuleco e Zuzeco??? Tão de brincadeira, né?”, indagou outro internauta no microblog. “Meu deus!!!! Nome da mascote da Copa de 2014 vai sair deste trio: Amijubi, Fuleco ou Zuzeco. Não sei qual o menos pior!”, esse foi mais um comentário crítico nessa mídia social. “Putz,o Mascote da Copa Já não é lá essas coisas, ai vem a Fifa e escolhe esses nomes horríveis: AMIJUBI, FULECO, ZUZECO... tamos lascado!” E por aí vai...
As críticas não foram muito diferentes durante a votação da bola dos jogos. Mesmo assim, os internautas participaram e decidiram. Desta vez, a Avaaz está tentando “salvar” o que ainda é possível dos símbolos do evento. Considerando que o Brasil é um país “democrático”, espera-se que tal apelo tenha uma resposta positiva. Dessa maneira, permitindo uma maior adesão da população a um evento no qual lhe dizem que é de todos.
A eleição proposta pela Federação esportiva vai até meados de novembro. O mascote e as opções de nomes foram apresentados no último domingo (16).

إرسال تعليق
Sua opinião será publicada, logo que aprovada, conforme Política de Uso do site.
O OPINÓLOGO agradece o seu comentário.