Quando não se consegue melhorar a educação, o jeito é improvisar

Quinta-feira, 21 de agosto de 2014 Senado discute ideia de nova reforma ortográfica; Letras como H e Ç e dígrafos como SS poderiam deix...

Quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Senado discute ideia de nova reforma ortográfica; Letras como H e Ç e dígrafos como SS poderiam deixar de existir.

Imagem: USP / Marcos Santos /
Reprodução / Creative Commons
É o português que tem que mudar ou
o brasileiro que precisa aprendê-lo?
Muitos brasileiros, não dá para estimar a quantidade, sequer se adaptaram à última reforma ortográfica da Língua Portuguesa, válida desde 2009. No entanto, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado já prepara outro projeto com mudanças mais radicais, tais como: excluir a letra H, substituir o CH por X, a retirada do hífen, entre outras. 'Hoje', por exemplo, se tornaria 'oje'; 'hotel' para 'otel'; 'flecha' mudaria para 'flexa'.

As alterações não param por aí: palavras escritas com S, mas que têm o som de Z, passariam a ser escritas com Z: em vez de 'casa', passaríamos a escrever 'caza'; 'música' se converteria em 'múzica'; 'deuses' para 'deuzes'; 'meses' para 'mezes'.

Palavras escritas com X, mas com o som de Z, seriam: de 'exemplo' para 'ezemplo'; 'êxito' para 'êzito', conforme explicado no blog do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), que é o presidente da Comissão.

Enquanto que palavras escritas com SS, SC e Ç, todas com som de S, ficariam assim: de 'assassino' para 'asasino'; de piscina para 'picina'; de 'açúcar' para 'asúcar'; de onça para 'onza'; de 'caça' para 'casa'. A cedilha morreria da mesma forma que os dígrafos. Para quem não se lembra, dígrafo é a junção de duas letras para formar um único som: CH, SS, LH, NH, SC etc.

A ideia foi do professor de Língua Portuguesa Ernani Pimentel, que coordena o projeto 'Simplificando a Ortografia' em um site homônimo. Atualmente, há uma petição online a favor das sugestões com mais de 35 mil assinaturas até o final da noite dessa quarta-feira (20/8).

“Quase ninguém sabe a ortografia em nosso país. Encontrar quem saiba usar hífen, j, g, x, ch, s, z, é algo raro. Até professores precisam recorrer a dicionários para confirmar como se escreve uma palavra ou outra, de tão complexo que é o nosso sistema”, declarou Pimentel.

Já a vice-presidente da Comissão, senadora Ana Amélia (PP-RS), ressaltou que na última reforma ortográfica teria faltado uma consulta pública aos professores.

Em dezembro de 2015 termina o prazo para que a antiga grafia de certas palavras não seja considerada um erro de português.

De imediato, a Comissão prevê debates fechados com um Grupo Técnico de Trabalho. O mesmo seria composto pela Academia Brasileira de Letras (ABL), o Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa (Cellp) e o movimento idealizador 'Simplificando a Ortografia'.

Somente a partir de outubro próximo começariam as audiências públicas para tratar do tema, não mais em portas fechadas.

Para maio do ano que vem, a Comissão pretende realizar videoconferências com professores especialistas de Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde para analisar a questão, uma vez que o idioma é o mesmo, apesar de suas peculiaridades regionais. Se o Congresso de cada país aprovar a ideia, a nova ortografia poderia entrar em vigor já em 2016.

“Portugal sentiu que teve pouco protagonismo, e é o berço da nossa língua. Nem todos os países haviam ratificado o documento. O Brasil não pode impor um acordo, tem que respeitar seus parceiros”, comentou Ana Amélia.

O presidente da Associação Brasileira de Linguística (Abralin), Carlos Alberto Faraco, procurou a Comissão para manifestar a posição da entidade. Para ele, o país já estaria 'bem organizado' em torno da proposta original do acordo. Por isso, não haveria necessidade de se reabrir a discussão sobre o assunto, segundo a Agência Senado.

“No momento, é absolutamente prioritário o fechamento do círculo do acordo, que veio não para reformar a ortografia, mas apenas para dissolver a dualidade de ortografias oficiais que estavam criando constrangimentos à internacionalização da nossa língua”, disse Faraco.

Pelo que OPINÓLOGO leu em outros veículos, as mudanças poderiam ser mais profundas, do tipo: tirar o U da letra Q: de 'queijo' para 'qeijo'; de 'quinta-feira' para 'qinta feira'.

Opinião de uma professora

Para a professora de Português Marisa Tristão, consultada por OPINÓLOGO para opinar sobre o tema, essa rápida 'simplificação' prevista para 2016 lhe causa 'espanto'. Segue a análise:

“Simplificar a ortografia da Língua Portuguesa de forma tão contundente e com um curto espaço de tempo para sua entrada em vigor me causa espanto, pois é uma questão que demanda ser estudada, avaliada, aprovada e que deve atender aos interesses dos países lusófonos. Lembrando que a última reforma ortográfica começou a ser negociada em 1975 e em 1990 foi assinada pelos países de língua oficial portuguesa. Depois de ratificada, entrou em vigor em 2009, com período de adaptação de 3 anos (aceitação das duas grafias); período que foi estendido até dezembro de 2015.

São duas as questões apontadas para a proposta: Segundo o Senador Cyro Miranda, tais mudanças simplificam e aceleram o aprendizado da gramática e geram uma economia de dois bilhões de reais por ano ao país. Segundo especialistas, 400 horas são necessárias na alfabetização de um aluno, com a simplificação ortográfica seriam 150 horas, gerando assim uma economia de R$ 2 bilhões anualmente. Então, a princípio, essa proposta atende a questões financeiras. Uma mudança ortográfica deve atender a questões linguísticas dos países participantes do acordo ortográfico e não somente àquelas do Brasil.

Segundo o professor Ernani Pimentel, quase ninguém sabe ortografia em nosso país e que até professores recorrem ao dicionário para se certificar de como se escreve uma palavra ou outra devido à complexidade de nossa língua. Toda língua possui sua complexidade e acho absolutamente normal o professor buscar qualquer informação em dicionário, pois não somos guardiões da Língua Portuguesa.

O fato dos brasileiros não fazerem o uso correto da ortografia da Língua Portuguesa exige mudanças sim, mas vão muito além de uma simplificação ortográfica. É preciso repensar o ensino da nossa língua nas escolas e a avaliação que é feita desse aprendizado”, explicou Marisa Tristão.

Marisa Tristão é formada em Letras (Português – Francês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Hoje aposentada, ela atuou por 25 anos como professora da rede municipal de Educação do Rio. No ensino privado lecionou no Ensino Médio e em cursos preparatórios. 

Breve análise de OPINÓLOGO

Apesar de as sugestões visar modificações profundas, o senador Cyro Miranda nega que se trate de uma 'reforma' ortográfica: “Não queremos fazer uma reforma geral da ortografia. Queremos fazer o mínimo possível de mudanças, mas chegar a um consenso entre os países. Ainda estamos longe disso. As autoridades competentes têm que se envolver mais. Só a comissão se movimenta”.

Esse é o tipo de questão na qual OPINÓLOGO se sente bem à vontade para falar. Primeiro, por este jornalista ser um cidadão brasileiro nativo e usuário do idioma; em segundo lugar, por sua profissão, já citada neste parágrafo, porque o português é a sua ferramenta de trabalho.

“Em tempo: E dentro dessa proposta como vai ficar a música? 'Eu sou homem com H; E com H sou muito home'”, indagou Marisa Tristão, em alusão à canção 'Homem com H', de Ney Matogrosso.

É compreensível que haja esforços na luta contra o analfabetismo e na busca por tornar uma língua mais fácil e prática de se escrever e falar. Contudo, esse é um jeito desonesto de se tentar resolver a crise da educação no país. Não é o idioma que precisa ser rebaixado e/ou submetido a uma pobreza gramatical para chegar ao nível dos alunos. Ao fazer isso, tacitamente reconhece-se uma espécie de fracasso sistemático, mas se o ignora ao inverter o foco do problema.

Antes que haja más interpretações, é importante salientar que a educação básica não deve ficar unicamente nas mãos do Estado. A iniciativa privada estabelece a concorrência por oferecer uma prestação de serviço melhor, ou ao menos à altura do que os pais pagam para que seus filhos cresçam e tenham condições de disputar o mercado de trabalho. É o Estado que precisa se esforçar mais... remunerar melhor seus professores, disponibilizar ensino em tempo integral para a maioria dos discentes etc., nada diferente do que muitos especialistas afirmam e costuma ser visto como clichês.

E por falar em desonestidade, o próprio Estado, às vezes, acaba contribuindo com o problema no qual deveria ser sua responsabilidade solucionar. Veja, por exemplo, o livro distribuído pelo Ministério da Educação (MEC), em 2011, a alunos de primeira à quarta série de colégios da zona rural, que ensinava 'nós pega o peixe', em vez de 'nós pegamos o peixe', em respeito à gramática (o sujeito concordando com o verbo). Também houve erros absurdos em livros de matemática naquela ocasião do tipo: 16-7= 5, em vez de 9.

Em maio do ano passado, foi a vez da Prefeitura do Rio: sua Secretaria de Educação publicou apostilas de matemática e de geografia com erros. Constava a capital de Pernambuco como Belém, e não Recife; a da Paraíba, Manaus, em vez de João Pessoa.

São os tipos de casos em que o indivíduo, supostamente, se torna um analfabeto com diploma!!!

Em novembro de 2010, por exemplo, a Língua Espanhola passou por uma reforma. CH e LL deixaram de ser letras de seu alfabeto para se tornar dígrafos. 'Iraq' e 'Qatar' passaram a ser escritas como 'Irak' e 'Catar', respectivamente. Certas palavras perderam o acento, e as compostas passaram a ser escritas juntas. À diferença do português é que a antiga grafia não seria considerada um erro. Portanto, seus usuários poderiam escolher a forma nova ou a antiga sem o menor problema.

Já em dezembro de 2011, a Real Academia Espanhola (RAE) – equivalente à nossa ABL – finalizou a adição de mais de mil e 600 palavras O processo teve início em 2007. Incluiu palavras como 'bloguero' (blogueiro, em português), 'SMS' (mensagem de celular) e reconheceu a união homoafetiva como 'matrimônio'.

Algumas das melhorias que deveriam ser feitas ao português são permitir o uso dos pontos de interrogação de cabeça para baixo (¿) e de exclamação de cabeça para baixo (¡) antes da frase, como existe no espanhol, para facilitar a leitura!!!

Ao longo desse processo, OPINÓLOGO trará artigos sobre essa temática e entrevistará outros profissionais para expor sua visão.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

2010,7,2011,1,2012,5,2013,1,2014,41,2015,9,2016,21,2017,3,2018,7,450 anos,1,4G,1,50 anos,1,7 de setembro,1,80 anos,1,A Marcha dos Infames,1,Aborto,9,Abranet,1,Acre,2,Adenor Gonçalves,5,Adidas,2,Adolescência,3,Adriana Ancelmo,1,Aécio Neves,14,Aeroporto Tom Jobim,1,África,4,África do Sul,4,Agronegócio,3,Água,9,Água potável,1,Águas do Rio,4,Aids,2,Alberto Cantalice,3,Alberto Nisman,7,Alejandro Maldonado Aguirre,1,Alejandro Toledo,1,Alemanha,4,Alerj,40,Alesp,5,Alessandro Molon,3,Alexandre Cardoso,1,Alexandre de Moraes,1,Alexis Tsipras,4,Aliança Batista,1,Alicia Kirchner,1,Alto do Paraíso (RO),1,Álvaro Uribe,1,Amazonas,4,Ambulantes,1,América Central,4,América Latina,131,Amijubi,1,AMLO,2,Amor à Vida,1,Amor e Revolução,1,Analfabetismo,1,Anatel,8,Andes,1,Angola,1,Angra dos Reis,1,Anhanguera Educacional,1,Animais,3,Anistia Internacional,1,Aniversário,6,Antonio Ledezma,7,Apagão,1,Aquecimento global,1,Arábia Saudita,2,Arena Corinthians,1,Argentina,21,Argos,1,Arlei Rosa,2,Armênia,1,Arquidiocese,1,Article 19,1,Árvore de Natal da Lagoa,2,Ásia,16,Assembleia de Deus,1,ATUALIDADES,169,Aureo Lídio,1,Avaaz,1,Avenida Brasil,1,Avianca,1,Avon,1,Azul,1,Babilônia,1,Bahia,6,Baixada Fluminense,10,Banco do Brasil,2,Banco Itaú,1,Banco Mercantil,1,Band,2,Banda larga,5,Bangladesh,1,Barack Obama,6,Barcas,1,Bares e restaurante,1,Barra Mansa,2,Bayer,1,Beija-Flor,3,Belo Horizonte,3,Bento XVI,1,Bilhete Único,4,Black Bloc,1,Blecaute,1,Bolívia,8,Bolsa Família,3,Boni,1,Bonsucesso,1,Bossa Nova,1,Botucatu,1,Bradesco,6,Brasil,392,Brasília,11,Brazuca,1,BRF Brasil Foods,4,BUC,1,Buscador,1,Cabo Daciolo,8,Cabo Frio,1,Cabralfobia,1,Caetano Veloso,1,Calor,1,Caminhoneiros,2,Campos dos Goytacazes,2,Canadá,1,Câncer,2,Candomblé,1,Carlos Alberto Sardenberg,1,Carlos Lupi,2,Carlos Osório,1,Carmen Aristegui,1,Carnaval,13,Carnavalesca,1,Casamento gay,10,Catalunha,2,Caxias do Sul,2,CBF,3,CBMERJ,1,Ceará,9,Cebela,1,Cedae,13,Cederj,1,Celac,1,Celebridades,4,Celso Lisboa,2,Celso Russomano,1,César Maia,3,Cesva,3,CFM,1,CFP,2,Chapecoense,2,Chapeuzinho Vermelho,1,Chapolin,1,Chaves,1,Chávez,3,Chavismo,11,Cheias de Charme,1,Chico Xavier,1,Chile,16,China,11,Chuvas,1,CICAD,1,Cidade do Samba,1,Ciro Gomes,1,Clarissa Garotinho,1,Claro,3,Cláudia Leitte,1,Cleptocracia,2,CMRJ,3,CNBB,1,CNI,2,CNJ,4,Coaf,2,Coca-Cola,2,Código de Conduta,1,Colégio Pedro II,2,Colômbia,22,Combustível,2,Compaj,4,Complexo da Maré,7,COMUNICAÇÕES,21,Congresso,4,Conmebol,1,Consumidor,10,COP-15,2,COP-16,2,Copa,1,Copa América,1,Copa das Confederações,6,Copa do Mundo,33,Copacabana,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,2,Coronavírus,5,Correios,4,Corrupção,7,Costa Rica,2,Cota racial,1,Covid-19,1,CPI,12,Cremerj,2,Criança,3,Crime,9,Crimes na web,1,Criminalidade,1,Cristina Kirchner,10,Cristo Redentor,2,Crítica,1,Cuba,17,CULTURA,12,CUT,8,Dalai Lama,1,Daniel Ceballos,1,Daniel Guerra,2,Daniel Ortega,3,Danilo Gentili,3,DEM,6,Democracia,4,Dica,2,Dicionário inFormal,1,Dilma Rousseff,110,Diploma,2,Direitos Humanos,41,Distrito Federal,7,Ditadura,2,Ditadura militar,4,Dom Pedro I,1,Dom Pedro II,1,Domino's,1,Donald Trump,14,Drogas,2,Duque de Caxias,6,Ecuavisa,2,Edir Macedo,5,EDITORIAL,6,Edson Fachin,1,Eduardo Bolsonaro,1,Eduardo Cunha,5,Eduardo Guimarães,1,Eduardo Paes,12,EDUCAÇÃO,340,Edward Snowden,1,Egito,2,Eike Batista,4,El Comercio,1,El Salvador,1,Eleições,51,Embratel,1,Emirados Árabes Unidos,1,EMS,1,Enel,1,Enem,20,Energia,4,Enrique Peña Nieto,7,Equador,9,Escola da Rua,1,Escola Municipal Friedenreich,3,Escolas de Samba,1,Escravidão,1,Escravos de Jó,1,Espanha,6,Espírito Santo,6,ESPORTES,26,Estácio,35,Estado laico,2,Estados Unidos,47,Estelionato,1,Estudantes,1,Etiópia,1,Europa,17,Eutanásia,1,Evo Morales,5,Fabiane Maria de Jesus,1,Facha,1,Faculdade Alfacastelo,1,Faculdade Alvorada,7,Faculdade de São Roque,1,Fades,1,FAIPD,1,Fapan,1,Farc,5,Favela,3,Felipe Calderón,1,Fênix 2,1,Fernando Haddad,10,Fernando Henrique Cardoso,1,Fernando Lugo,4,Fernando Mac Dowell,1,FGV,1,Fidel Castro,1,Fifa,8,Flamengo,1,Flávio Bolsonaro,4,FMC,4,FMI,2,Força Sindical,2,Foro de São Paulo,3,Fortaleza,2,França,1,Francisco Dornelles,3,Francisco I,3,Fuleco,5,Funk,2,Funkódromo,1,Furnas,1,Futebol,14,Galileo Educacional,221,Gama Filho,1,Garotinho,5,Gay,14,Geraldo Alckmin,2,Gilberto Gil,1,Globovisión,1,Glória Perez,2,Goiás,2,Google,8,Google AdWords,2,Grécia,8,GRES Estácio de Sá,2,GRES Grande Rio,1,GRES Império Serrano,2,GRES Mangueira,3,GRES Paraíso do Tuiuti,2,GRES Portela,3,GRES São Clemente,1,GRES Unidos da Tijuca,2,Greve,11,Gripe,2,Groupon,1,Grupo de Lima,2,Guanambi,1,Guapimirim,5,Guarda Municipal,2,Guatemala,7,Guido Mantega,1,Guiné Equatorial,1,Haiti,3,Halloween,1,Harry Potter,1,Heello,1,Heinz,1,Heitor Schuch,1,Henrique Capriles,4,Hillary Clinton,2,HIV,1,Holocausto,1,Homofobia,2,Homossexualidade,2,Honduras,6,Hong Kong,2,Horário de verão,5,Hospitais,1,Hotel Urbano,1,Hoy Ecuador,1,HPV,1,HRW,3,Huatabampo,1,Hugo Chávez,24,Humor,2,Hypermarcas,1,Idec,1,Iêmen,1,Igreja Católica,10,Iguá Saneamento,3,IMPD,2,Impeachment,7,Imperatriz Leopoldinense,1,Imposto de Renda,4,Imprensa,2,Indenização,1,Independência,1,Índia,5,Indiana,1,Índio da Costa,1,Indonésia,9,Infobae,1,INFORMAÇÃO ÚTIL,12,Inglaterra,4,Ingrid Betancourt,1,Inocência do Islamismo,1,Insaes,1,Internet,24,Irã,4,Iraque,1,Irlanda,1,Islamismo,4,Israel,4,Itaguaí,2,Itália,1,Itamaraty,2,Iuperj,1,Iurd,10,Jabulani,1,Jacob Zuma,1,Jair Bolsonaro,24,Jamal Khashoggi,1,Jandira Feghali,2,Japão,1,Javier Milei,2,JBS,12,Jean Wyllys,3,Jennifer Lopez,1,Jesus Cristo,1,Jimmy Morales,1,João Dória Jr.,3,Joaquim Barbosa,3,Joe Biden,1,Joesley Batista,1,Jogos,1,Jogos da Baixada,1,Jogos Olímpicos,11,Jornal Cruzeiro do Sul,1,Jornal do Brasil,1,Jornalismo,16,Jornalismo opinativo,12,José Alencar,1,José Antonio Dias Toffoli,2,José Dirceu,4,José Eduardo Cardozo,1,José Genoíno,1,José Luiz Datena,1,José Mojica,1,José Mujica,7,José Serra,2,José Sócrates,1,Joyce Ribeiro,1,Juan Guaidó,1,Juan Manuel Santos,7,Julian Assange,2,Kelly Serra,1,Kroton,11,Lei 43.057,1,Lei 8.069/90,1,Lei 8.078/90,2,Lei 9.504/97,1,Lei da Palmada,1,Lei Menino Bernardo,1,Leopoldo López,10,Liberdade de expressão,16,Light,2,Limonada,1,Língua Portuguesa,1,Livros,2,Lixo,1,Lobão,1,Lobo-mau,1,Luciano Mota,2,Luis Almagro,3,Luiz Fernando Pezão,20,Luiz Sérgio,2,Lula,46,Lumay Barreto,1,Maconha,4,Magé,1,Manuel Zelaya,3,Maomé,1,Maracanã,3,Maranhão,1,Marcela Temer,1,Marcelo Aguiar,1,Marcelo Crivella,17,Marcelo Freixo,6,Marcelo Madureira,2,Marcha da Família,1,Marcha para Jesus,1,Márcia Tiburi,1,Márcio Catão,2,Marco Civil da Internet,6,Marco Feliciano,7,Maria Corina Machado,2,María Corina Machado,3,Marina Rocha,2,Marina Silva,5,Marisa Formolo,1,Marisa Letícia,1,Marta Suplicy,1,Mate,1,Mato Grosso,2,Mato Grosso do Sul,1,Mayara Petruso,1,MBL,2,MEC,128,Medicamento,1,MEIO AMBIENTE,2,Meleca,1,Mensalão,9,Mercosul,6,Metrô,3,México,30,Michel Temer,51,Michelle Obama,1,Microsoft,6,Mídia,3,Minas Gerais,10,Mineiros,1,Ministério da Família,1,Ministério da Justiça,1,Ministério da Saúde,8,Ministério do Esporte,1,Ministério do Trabalho,1,Ministério Público,13,Miriam Leitão,1,Miss Universo,4,Mitt Romney,1,MNDH,1,Montes Claros,1,Moreira Franco,4,MPL,1,MST,9,Mudanças climáticas,1,MUNDO,212,Museu do Índio,3,Museu Nacional,1,Música,1,Natal,2,Natan Donadon,1,Natureza,1,Nazismo,1,NBC,3,Nepal,6,Néstor Kirchner,1,Net,1,Nextel,1,Ney Matogrosso,1,Nicarágua,8,Nicolás Maduro,37,Nilópolis,1,Niterói,2,Nordeste,4,Noticiero y Opinión,1,Nova Iguaçu,1,Nova Zelândia,1,Novela,5,Novo,1,Novo site,1,Nuestro México del Futuro,1,Numerologia,2,O Boticário,1,O Globo,1,O Maior Brasileiro de Todos os Tempos,2,OAB,2,OAB-BA,1,OAB-CE,1,OAB-DF,1,OAB-PE,1,OCDE,1,Odebrecht,7,OEA,9,Oi,7,Ônibus,17,ONU,14,Opas,1,Operação Calabar,1,Operação Calicute,4,Operação Carne Fraca,9,Operação Conclave,1,Operação Eficiência,1,Operação Hades,1,Operação Lava-Jato,14,Operação Pausare,1,Operação Recomeço,4,Operação Tergiversação,1,Opinólogo,14,Opinólogo.com,1,Oração do Delegado,1,Ordem,1,Oriente Médio,3,Orlando Silva,1,Os Cavaleiros do Zodíaco,1,Osama Bin Laden,1,Otan,1,Otto Pérez Molina,4,Ozônio,1,P,1,Pai Nosso,1,PAÍS,76,Palestina,2,PAMC,2,Panamá,4,Papai Noel,1,Paperblog,1,Paquistão,3,Pará,2,Paraguai,8,Paraíba,2,Paraná,6,Parque Piedade,1,Passagem,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Ezequiel Teixeira,1,Pastor Sargento Isidório,1,Pastor Sebastião,1,Paulinho da Força,3,Paulo Maluf,1,Paz,1,PC do B,6,PDT,1,Peccin Agroindustrial,1,Pedofilia,2,Pedro Fernandes,1,Pedro Paulo,2,Pemex,1,PEN,1,Pentecoste,3,Pernambuco,3,Peru,8,Petrobras,17,Petróleo,2,Petrópolis,2,PHS,1,Pitbull,1,Pizza,1,Plutão,1,PMB,1,PMDB,35,PNC,1,PNPS,9,Podemos (PTN),2,Polícia,10,POLÍTICA,232,Politicagem,1,Políticos,1,Polvilho,1,Porto Alegre,1,Porto Rico,2,Portugal,8,Portugal Telecom,1,Positivo,2,PP,6,PPS,3,PR,1,PRB,2,Preconceito,2,Previdência,4,Primeira Dama,1,Princesa Isabel,1,Procon-RJ,2,Procriação,1,Programa Mais Médicos,8,Protesto,22,ProUni,2,Provas,1,PRTB,1,PSB,5,PSC,6,PSD,1,PSDB,35,PSDC,1,PSL,2,PSOL,24,PSTU,1,PT,90,PTN,2,Publicidade enganosa,2,PUC-Campinas,1,PUC-Rio,1,PUC-SP,1,PV,1,QG da Propina,1,Rachel Sheherazade,5,Racismo,2,Rafael Correa,4,Randolfe Rodrigues,1,RCTV,2,Recife,1,Rede Globo,4,Rede Record,4,Rede Sustentabilidade,4,Redes Sociais,8,RedeTV!,1,Reforma da Previdência,3,Reforma Ortográfica,1,Reforma Trabalhista,2,Região Serrana,2,Registro.br,2,Reinaldo Azevedo,3,Reino Unido,4,Relações internacionais,1,Religião,39,Renan Calheiros,2,Repsol,1,República Dominicana,1,Ricardo Barros,1,Ricardo Fabris de Abreu,1,Ricardo Lewandowski,1,Ricky Martin,1,Rio de Janeiro,444,Rio Grande do Norte,2,Rio Grande do Sul,9,Rio Info,1,Rio Mais Saneamento,2,Rio+Saneamento,1,Ritonavir,1,RJ,12,Roberto Gómez Bolaños,1,Rocinha,2,Romário,6,Romero Jucá,1,Rondônia,1,Roraima,2,Rosinha Garotinho,1,Royalties,1,RSF,1,RTP,1,SAAE-RJ,14,Saint Seiya,1,Salário,3,Salve Jorge,2,San José,1,Sandro Matos,1,Saneamento básico,1,Santa Catarina,2,Santa Maria,4,Santo Antônio de Pádua,1,Santos Dumont,1,São João da Barra,1,São João de Meriti,2,São Paulo,47,São Pedro,1,São Sebastião do Alto,1,Sapezal,1,Saquarema,1,Saudação,1,SAÚDE,24,SBT,14,Seara,1,Segredo,1,SEGURANÇA,22,Semana Santa,1,Senac,18,Senado,5,Sepe/RJ,2,Ser Educacional,7,Sérgio Cabral,15,Sergio Massa,2,Sérgio Moro,5,Sergipe,1,Sete,1,Setec,1,Sexo,1,Shopping Nova América,2,Silas Malafaia,8,Sílvio Santos,1,SinMed/RJ,14,Sinpro-Rio,58,SIP,1,Sisu,2,Site,1,Sky,1,Sociedade Brasileira de Instrução,1,Solidariedade,3,Sony,1,Sophia Fernandes,1,Sorocaba,1,SP,3,STF,15,Sub-20,1,Suécia,1,Suesc,6,Suíça,2,Suipa,1,SuperVia,3,Tarcísio Motta,3,Táxi,1,Tecnologia,1,Teleamazonas,1,Telefonia,2,Teleton,1,Televisa,3,Telluride Foundation,1,Teori Zavascki,1,Teresópolis,3,Terra Empresas,3,Terremoto,25,Terrorismo,1,Tibete,2,Tim,4,Tiririca,3,Tirulipa,1,Titanic,1,TJRJ,2,Tocantins,1,Trabalho,4,Trânsito,1,TRANSPORTES,17,TRE-AL,1,TRE-RJ,2,Trem,4,Tsunami,3,Turquia,5,TV Aparecida,1,TVE,1,Twitter,1,Uber,1,UBM,1,Ucam,22,Uerj,6,Uezo,1,UFRJ,1,UFSM,4,Uganda,1,UGF,230,Unasul,7,UNE,8,Unesp,1,Unicamp,1,Uniesp,13,Unifieo,2,Unig,1,Unigranrio,4,Uninove,1,Unisuam,2,Unitau,1,UniverCidade,232,Universidade Brasil,1,Universidade Lusófona,1,Universidade Santa Úrsula,4,Universidades,3,Universidades federais,1,Univisión,4,Unoeste,1,Uol,1,UPP,4,Uruguai,10,UVA,23,Vacinação,4,Vaio,1,Valdemiro Santiago,2,Vaticano,3,Vatileaks,1,Veja,1,Velox,1,Venezuela,86,Vestibular,1,Vigilância Sanitária,1,Vinícius e Tom,1,Violência,3,Viradouro,1,Vivo,4,Votação,2,Washington Reis,4,Webesteira,1,Wikileaks,6,Wikipédia,3,Wilson Witzel,3,Wom,1,Woody Allen,1,Xuxa,2,Yoani Sánchez,1,YoSoy132Media,1,You Tube,6,YPF,1,Zito,3,Zuzeco,1,
ltr
item
Opinólogo - Jornalismo Opinativo: Quando não se consegue melhorar a educação, o jeito é improvisar
Quando não se consegue melhorar a educação, o jeito é improvisar
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggbUbVL4YVKYWdq8fDd9eOdtI1DkGhB_Dza9741utjlHK_KGL-kDT7nVBUMQT6ZHTYni73mbWH1W9Svtuf7X7yC1bhbzHWqJgvzPf9PbZMUBI6HfYmnHXXgRfi5Fhgu37uBXV1KKOpOoI/s1600/exce%C3%A7ao+gramatica.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggbUbVL4YVKYWdq8fDd9eOdtI1DkGhB_Dza9741utjlHK_KGL-kDT7nVBUMQT6ZHTYni73mbWH1W9Svtuf7X7yC1bhbzHWqJgvzPf9PbZMUBI6HfYmnHXXgRfi5Fhgu37uBXV1KKOpOoI/s72-c/exce%C3%A7ao+gramatica.jpg
Opinólogo - Jornalismo Opinativo
https://www.opinologo.com.br/2014/08/quando-nao-se-consegue-melhorar.html
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/2014/08/quando-nao-se-consegue-melhorar.html
true
5480391970516636544
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Clique para ver Responder Cancelar resposta Deletar By Home PAGES POSTS Clique para ver tudo sobre esta editoria Recomendada para você LABEL ARCHIVE Buscador ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para a Página Incial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy