O resgate da ética brasileira

Domingo, 27 de abril de 2014 Imagem: Wikipédia / Reprodução / Creative Commons “Quem 'resgata' é bombeiro!!!” Já dizi...

Domingo, 27 de abril de 2014


Imagem: Wikipédia / Reprodução / Creative Commons


“Quem 'resgata' é bombeiro!!!” Já dizia uma professora com quem este jornalista teve a oportunidade de estudar durante essa graduação. No entanto, a expressão é apropriada ao título, uma vez que o Brasil é um grande barco ou um navio sem rumo e sendo conduzido pelas ondas da corrupção. O vento que sopra é para levá-lo para bem longe das vistas de quem está em terra firme e pode perceber que está indo do nada para lugar nenhum. Só balançando e causando ânsia de vômito em seus passageiros que temem um naufrágio. De todos, vale a pena tentar salvar a ética, por ser capaz de devolver a credibilidade à Política, à Justiça, à Polícia e ao Jornalismo. Sim, ao Jornalismo também.

Que este navio não seja como um Titanic, no qual ricos tiveram o direito de sobreviver e os pobres, não, cuja blasfêmia nem Deus o afundaria. Não é preciso de uma divindade para fazer esse 'barco' chamado Brasil afundar. O próprio povo é capaz disso sozinho com um simples voto.

Não dá para falar dos 514 anos do Brasil – do Descobrimento até agora – em um curto texto. Então, é preciso tentar elucidar alguns dos muitos casos marcantes ou mais recentes.

Política

Existe uma suspeita de irregularidade na aquisição de uma petrolífera em Pasadena, no Texas (EUA), por parte da Petrobras, que teria pago uma quantia anos-luz do que realmente valia no mercado, e que merece ser investigada. A Astra Oil, a proprietária belga, a comprou por míseros 42 milhões de dólares e a repassou para a estatal brasileira por um total de 1,25 bilhão de dólares. Sendo 360 milhões de dólares, em 2006, em 50 por cento das ações, e o restante, em 2010, após desentendimento entre ambas as partes, forçada pela Justiça estadunidense.

Há quem diga que foi um bom negócio. Mas, para a Astra Oil...

No último dia 8 de abril, a bancada oposicionista do Senado entrou com um Mandado de Segurança junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades na negociação supracitada. No dia seguinte (9), a senadora Ana Rita (PT-ES), representando os interesses do governo, entrou com outro mandado, na tentativa de suspender a CPI. Na ocasião, alegou que poderia colocar em risco a imagem da estatal e que dificultaria o 'exercício do direito de defesa'.

Enquanto isso, em vez de recorrer pela suspensão da CPI exclusiva da Petrobras, já que a recente decisão da ministra Rosa Weber, do STF, não é definitiva, a base governista está tentando bagunçá-la ou desandá-la, ao propor uma Comissão mista para apurar supostas irregularidades no Porto de Suape, em Pernambuco, e de cartéis de trens e metrôs em São Paulo.

Mais uma vez, os interesses do povo brasileiro estão sendo deixados de lado e convertidos em pura politicagem. A ideia de uma CPI mista nada mais é do que um instrumento político-eleitoreiro que servirá de chantagem de uns contra os outros. Por que não CPIs exclusivas para cada um desses tópicos???

Uma CPI da Petrobras afetaria diretamente à campanha de Dilma Rousseff (PT-RS) à reeleição. Uma vez que ela teria autorizado a compra da primeira metade da refinaria de Pasadena, quando era presidente do Conselho de Administração da empresa e também era ministra-chefe da Casa Civil durante o governo Lula.

Já uma CPI para investigar os contratos no Porto de Suape, para a construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, afetaria ao ex-governador Eduardo Campos (PSB), que pretende ser rival de Dilma Rousseff.

Enquanto que numa investigação sobre os supostos cartéis, em São Paulo, o alvo seria o Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB), que entre 1998 e 2008 tiveram os seguintes governadores: Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin. A legenda deve indicar o senador mineiro Aécio Neves para fazer frente aos dois políticos presidenciáveis.

Se bem que CPI nesse país serve de distração política, porque parlamentar não é polícia e não dispõe das mesmas ferramentas que esta para uma investigação profunda.

A estatal sul-americana perdeu 41,2% de seu valor de mercado, em março de 2011. E está sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF), Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU). E também está promovendo uma auditoria interna, cujo relatório será enviado aos três órgãos.

Justiça

Ficou nítida a tentativa de descrédito ao STF por causa do julgamento da Ação Penal 470 – do Mensalão –, que acarretou na prisão de alguns militantes do Partido dos Trabalhadores (PT), entre outros.

Apesar de certos mandados de prisão terem sido emitidos num dia proposital, o 15 de novembro, da Proclamação da República, é preciso muito mais para tentar 'resgatar' a confiança do povo brasileiro no sistema. Ainda falta muito para que a Justiça deixe de agir como um braço de partidos políticos. Para começo de conversa, não deveria ser permitida a nomeação de nenhum juiz que já tenha se filiado ou ex-funcionário de alguma legenda, mesmo que tenha saído depois.

Quantos mensalões devem existir por aí???

Certos processos se arrastam por anos no Judiciário. Na verdade, é este quem é arrastado por sua lentidão. Fica ainda a crendice de que neste país só vai em cana quem não paga pensão alimentícia.

Polícia

“Quando um PM morre, eu só ouço o silêncio. O silêncio do Estado. O silêncio do Ministério Público. O silêncio dos Direitos Humanos... Nenhuma palavra ecoa: nem de conforto nem de indignação”, disse certa vez a jornalista Rachel Sheherazade, do 'SBT Brasil'.

O que ela falou durante o telejornal é fato!!! Da mesma forma que, quando um agente é envolvido em algum esquema de corrupção ou acerta uma bala em um morador de bem de comunidade, a culpa nunca será do policial fulano ou beltrano, e sim da instituição, que dia após dia é desmoralizada e estigmatizada pela resposta que precisa dar à violência urbana e cotidiana. Infelizmente, por causa de alguns maus policiais, todos pagam.

A população não tem coragem para enfrentar o bandido – que pratica o seu pequeno genocídio particular nas periferias –, mas o tem quando o autor de um disparo é um policial. Porque sabe que existem leis para frear o Estado.

Reportagem do portal 'R7' mostra que moradores do bairro de Piratininga, na zona sul de Niterói, teriam descoberto um suposto envolvimento de policiais para facilitar o narcotráfico na região em troca de propina. Esses cidadãos, não identificados, teriam comprado um aparelho para interceptar conversas de rádio (vídeo 1) e fizeram os registros, tendo então feito denúncia na Corregedoria da corporação.

Vídeo: R7 / Reprodução


Em fevereiro passado, oito policiais teriam sido flagrados, supostamente, recebendo propina durante blitz nos bairros de Guadalupe e Anchieta, na zona norte do Rio, segundo o site 'Uol'.

Uma verdade, que pouquíssimas pessoas teriam coragem de admitir, é a má sensação que se tem quando são paradas numa blitz. Fica o receio de que o agente supostamente tentasse lesar o cidadão para induzi-lo a 'negociar'. Essa parte, por exemplo, poderia ser motivo de chilique para alguns, mas é incontestável. Mais ainda: poucos dariam a cara para fazer tal afirmação.

Jornalismo

Jornalistas de determinados meios de comunicação terão de carregar o karma de onde trabalham. Pelo fato de os mesmos, sem generalizar, no passado, terem sido favoráveis à Ditadura Militar (1964-1985) no Brasil.

Durante a onda de protestos que tomou conta do país, em 2013, profissionais de imprensa foram agredidos verbal e/ou até fisicamente sob tal pretexto. Alguns carros desses canais chegaram a ser incendiados ou depredados em várias ocasiões, além de seus funcionários, expulsos e impedidos de fazerem a cobertura jornalística. Algumas destas eram feitas sem canopla (objeto acoplado ao microfone que identifica a logomarca do canal) e com profissionais menos conhecidos, para evitar um reconhecimento por parte de uma massa que pensava manobrar, porém estava sendo manobrada. O tal 'gigante' não chegou a acordar. Apenas tinha tomado um porre de cachaça e resolveu 'afogar' as mágoas.

A imprensa teria se tornado refém de manifestantes ou vândalos – depende do ponto de vista – por demorar ou não admitir atos de vandalismo que se generalizavam durante os eventos.

Já não é de hoje que está em circulação uma campanha de demonização à imprensa. A primeira pergunta a ser feita nesse sentido é: a quem interessa jogar a sociedade contra quem sempre contribuiu com ela??? “Filho feio não tem pai”, já diz o ditado. Por detrás de supostas reivindicações 'populares' pela 'democratização' dos meios de comunicação existem interesses subvertidos ou até pervertidos, travestidos de movimentos sociais a serviço de interesses políticos.

No entanto, o mais ridículo nisso tudo é ver profissionais e seus patrões baixarem a cabeça como quem consentissem, em silêncio, com a onda de cerceamento do labor jornalístico. Estariam praticando algum tipo de expiação??? Bom, talvez depois que o país se transformar numa Venezuela, que Deus nos livre, muitos possam compreender melhor o atual cenário político distorcido que busca no Jornalismo uma distração para culpá-lo e amordaçá-lo. Só Cristo daria a outra face para apanhar.

Na última quinta-feira (24/4), a repórter Beth Lucchesi, da TV Globo, foi alvo de gritos de dois populares (vídeo 2), enquanto tentava cobrir a repercussão da morte do dançarino Douglas Pereira, do programa 'Esquenta', que foi encontrado morto no dia 22 deste mês em uma escola da comunidade Pavão-Pavãozinho. Embora ela também não tenha sido nada simpática com seus colegas de trabalho.

Vídeo: Jornal A Nova Democracia / YouTube / Reprodução


Estranha-se a ausência de uma campanha por parte da imprensa em tentar 'resgatar' a confiança de seus espectadores. Porque os 'inimigos' já começaram há tempo.

Por falar em amordaça, vale lembrar do caso de Rachel Sheherazade, impedida desde o dia 14 deste mês de opinar em seu telejornal. Provavelmente, por causa das denúncias feitas contra ela e a emissora por partidos de esquerda junto ao MPF, depois que disse ser 'compreensível' a ação de justiceiros que amarraram ao poste um adolescente negro acusado de praticar furtos na zona sul do Rio. O que surpreende mais é que entidades de classe, em vez de se manifestarem a favor dela ou permanecerem em silêncio, ademais de alguns colegas de profissão, optaram por criticá-la numa tentativa de desvincular sua imagem à dela. Sheherazade estaria sendo vítima de uma espécie de polícia – não oficial – do pensamento, que rechaça quem discorde de seus valores.

O pior de tudo é que a própria imprensa está sendo utilizada por parte de quem nela atua em defesa de interesses partidários. Por uma questão ética, profissionais de comunicação também não deveriam fazer parte de nenhuma legenda. Pois, poderia comprometer a informação e o interesse jornalístico.

Observações

Nos últimos tempos, tem-se observado um fenômeno ridiculamente interessante, especialmente nas redes sociais: fulano que é jornalista e criticou o país, falou a verdade. Merece ser candidato a presidente da República; beltrano que prendeu algum corrupto, para presidente; o sicrano que é de extrema direita e tem postura homofóbica, também para presidente. Falar a verdade é uma obrigação, é uma questão de ética. Da mesma forma que mandar prender alguém ou ser honesto, por exemplo. O que está se fazendo é uma 'supervirtualização' da própria virtude, que nada mais é do que o cumprimento do dever.

Conclusão

Embora não se possa generalizar, ninguém acredita mais na Política, na Justiça, na Polícia nem no Jornalismo. Não há perspectiva tampouco visão de um futuro melhor quando o errado não é corrigido. E também porque as esferas do poder estão entranhadas por partidos políticos: agremiações estudantis, sindicatos, autarquias públicas, imprensa etc. Nada parece ser original ou autêntico, sempre com motivações políticas.

Não há um dia sequer nesse país que não se escute sobre algum escândalo de corrupção, e que alguém de fato seja punido, e que a imprensa não seja demonizada por denunciá-los.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

2010,7,2011,1,2012,5,2013,1,2014,41,2015,9,2016,21,2017,3,2018,7,450 anos,1,4G,1,50 anos,1,7 de setembro,1,80 anos,1,A Marcha dos Infames,1,Aborto,9,Abranet,1,Acre,2,Adenor Gonçalves,5,Adidas,2,Adolescência,3,Adriana Ancelmo,1,Aécio Neves,14,Aeroporto Tom Jobim,1,África,4,África do Sul,4,Agronegócio,3,Água,9,Água potável,1,Águas do Rio,4,Aids,2,Alberto Cantalice,3,Alberto Nisman,7,Alejandro Maldonado Aguirre,1,Alejandro Toledo,1,Alemanha,4,Alerj,40,Alesp,5,Alessandro Molon,3,Alexandre Cardoso,1,Alexandre de Moraes,1,Alexis Tsipras,4,Aliança Batista,1,Alicia Kirchner,1,Alto do Paraíso (RO),1,Álvaro Uribe,1,Amazonas,4,Ambulantes,1,América Central,4,América Latina,133,Amijubi,1,AMLO,3,Amor à Vida,1,Amor e Revolução,1,Analfabetismo,1,Anatel,8,Andes,1,Angola,1,Angra dos Reis,1,Anhanguera Educacional,1,Animais,3,Anistia Internacional,1,Aniversário,6,Antonio Ledezma,7,Apagão,1,Aquecimento global,1,Arábia Saudita,2,Arena Corinthians,1,Argentina,21,Argos,1,Arlei Rosa,2,Armênia,1,Arquidiocese,1,Article 19,1,Árvore de Natal da Lagoa,2,Ásia,16,Assembleia de Deus,1,ATUALIDADES,169,Aureo Lídio,1,Avaaz,1,Avenida Brasil,1,Avianca,1,Avon,1,Azul,1,Babilônia,1,Bahia,6,Baixada Fluminense,10,Banco do Brasil,2,Banco Itaú,1,Banco Mercantil,1,Band,2,Banda larga,5,Bangladesh,1,Barack Obama,6,Barcas,1,Bares e restaurante,1,Barra Mansa,2,Bayer,1,Beija-Flor,3,Belo Horizonte,3,Bento XVI,1,Bilhete Único,4,Black Bloc,1,Blecaute,1,Bolívia,8,Bolsa Família,3,Boni,1,Bonsucesso,1,Bossa Nova,1,Botucatu,1,Bradesco,6,Brasil,392,Brasília,11,Brazuca,1,BRF Brasil Foods,4,BUC,1,Buscador,1,Cabo Daciolo,8,Cabo Frio,1,Cabralfobia,1,Caetano Veloso,1,Calor,1,Caminhoneiros,2,Campos dos Goytacazes,2,Canadá,1,Câncer,2,Candomblé,1,Carlos Alberto Sardenberg,1,Carlos Lupi,2,Carlos Osório,1,Carmen Aristegui,1,Carnaval,13,Carnavalesca,1,Casamento gay,10,Catalunha,2,Caxias do Sul,2,CBF,3,CBMERJ,1,Ceará,9,Cebela,1,Cedae,13,Cederj,1,Celac,1,Celebridades,4,Celso Lisboa,2,Celso Russomano,1,César Maia,3,Cesva,3,CFM,1,CFP,2,Chapecoense,2,Chapeuzinho Vermelho,1,Chapolin,1,Chaves,1,Chávez,3,Chavismo,11,Cheias de Charme,1,Chico Xavier,1,Chile,16,China,11,Chuvas,1,CICAD,1,Cidade do Samba,1,Ciro Gomes,1,Clarissa Garotinho,1,Claro,3,Cláudia Leitte,1,Claudia Sheinbaum,1,Cleptocracia,2,CMRJ,3,CNBB,1,CNI,2,CNJ,4,Coaf,2,Coca-Cola,2,Código de Conduta,1,Colégio Pedro II,2,Colômbia,22,Combustível,2,Compaj,4,Complexo da Maré,7,COMUNICAÇÕES,21,Congresso,4,Conmebol,1,Consumidor,10,COP-15,2,COP-16,2,Copa,1,Copa América,1,Copa das Confederações,6,Copa do Mundo,33,Copacabana,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,2,Coronavírus,5,Correios,4,Corrupção,7,Costa Rica,2,Cota racial,1,Covid-19,1,CPI,12,Cremerj,2,Criança,3,Crime,9,Crimes na web,1,Criminalidade,1,Cristina Kirchner,10,Cristo Redentor,2,Crítica,1,Cuba,17,CULTURA,12,CUT,8,Dalai Lama,1,Daniel Ceballos,1,Daniel Guerra,2,Daniel Noboa,1,Daniel Ortega,3,Danilo Gentili,3,DEM,6,Democracia,4,Dica,2,Dicionário inFormal,1,Dilma Rousseff,110,Diploma,2,Direitos Humanos,41,Distrito Federal,7,Ditadura,2,Ditadura militar,4,Dom Pedro I,1,Dom Pedro II,1,Domino's,1,Donald Trump,14,Drogas,2,Duque de Caxias,6,Ecuavisa,2,Edir Macedo,5,EDITORIAL,6,Edson Fachin,1,Eduardo Bolsonaro,1,Eduardo Cunha,5,Eduardo Guimarães,1,Eduardo Paes,12,EDUCAÇÃO,340,Edward Snowden,1,Egito,2,Eike Batista,4,El Comercio,1,El Salvador,1,Eleições,51,Embratel,1,Emirados Árabes Unidos,1,EMS,1,Enel,1,Enem,20,Energia,4,Enrique Peña Nieto,7,Equador,10,Escola da Rua,1,Escola Municipal Friedenreich,3,Escolas de Samba,1,Escravidão,1,Escravos de Jó,1,Espanha,6,Espírito Santo,6,ESPORTES,26,Estácio,35,Estado laico,2,Estados Unidos,47,Estelionato,1,Estudantes,1,Etiópia,1,Europa,17,Eutanásia,1,Evo Morales,5,Fabiane Maria de Jesus,1,Facha,1,Faculdade Alfacastelo,1,Faculdade Alvorada,7,Faculdade de São Roque,1,Fades,1,FAIPD,1,Fapan,1,Farc,5,Favela,3,Felipe Calderón,1,Fênix 2,1,Fernando Haddad,10,Fernando Henrique Cardoso,1,Fernando Lugo,4,Fernando Mac Dowell,1,FGV,1,Fidel Castro,1,Fifa,8,Flamengo,1,Flávio Bolsonaro,4,FMC,4,FMI,2,Força Sindical,2,Foro de São Paulo,3,Fortaleza,2,França,1,Francisco Dornelles,3,Francisco I,3,Fuleco,5,Funk,2,Funkódromo,1,Furnas,1,Futebol,14,Galileo Educacional,221,Gama Filho,1,Garotinho,5,Gay,14,Geraldo Alckmin,2,Gilberto Gil,1,Globovisión,1,Glória Perez,2,Goiás,2,Google,8,Google AdWords,2,Grécia,8,GRES Estácio de Sá,2,GRES Grande Rio,1,GRES Império Serrano,2,GRES Mangueira,3,GRES Paraíso do Tuiuti,2,GRES Portela,3,GRES São Clemente,1,GRES Unidos da Tijuca,2,Greve,11,Gripe,2,Groupon,1,Grupo de Lima,2,Guanambi,1,Guapimirim,5,Guarda Municipal,2,Guatemala,7,Guido Mantega,1,Guiné Equatorial,1,Haiti,3,Halloween,1,Harry Potter,1,Heello,1,Heinz,1,Heitor Schuch,1,Henrique Capriles,4,Hillary Clinton,2,HIV,1,Holocausto,1,Homofobia,2,Homossexualidade,2,Honduras,6,Hong Kong,2,Horário de verão,5,Hospitais,1,Hotel Urbano,1,Hoy Ecuador,1,HPV,1,HRW,3,Huatabampo,1,Hugo Chávez,24,Humor,2,Hypermarcas,1,Idec,1,Iêmen,1,Igreja Católica,10,Iguá Saneamento,3,IMPD,2,Impeachment,7,Imperatriz Leopoldinense,1,Imposto de Renda,4,Imprensa,2,Indenização,1,Independência,1,Índia,5,Indiana,1,Índio da Costa,1,Indonésia,9,Infobae,1,INFORMAÇÃO ÚTIL,12,Inglaterra,4,Ingrid Betancourt,1,Inocência do Islamismo,1,Insaes,1,Internet,24,Irã,4,Iraque,1,Irlanda,1,Islamismo,4,Israel,4,Itaguaí,2,Itália,1,Itamaraty,2,Iuperj,1,Iurd,10,Jabulani,1,Jacob Zuma,1,Jair Bolsonaro,24,Jamal Khashoggi,1,Jandira Feghali,2,Japão,1,Javier Milei,2,JBS,12,Jean Wyllys,3,Jennifer Lopez,1,Jesus Cristo,1,Jimmy Morales,1,João Dória Jr.,3,Joaquim Barbosa,3,Joe Biden,1,Joesley Batista,1,Jogos,1,Jogos da Baixada,1,Jogos Olímpicos,11,Jorge Álvarez Maynez,1,Jorge Glas,1,Jornal Cruzeiro do Sul,1,Jornal do Brasil,1,Jornalismo,16,Jornalismo opinativo,12,José Alencar,1,José Antonio Dias Toffoli,2,José Dirceu,4,José Eduardo Cardozo,1,José Genoíno,1,José Luiz Datena,1,José Mojica,1,José Mujica,7,José Serra,2,José Sócrates,1,Joyce Ribeiro,1,Juan Guaidó,1,Juan Manuel Santos,7,Julian Assange,2,Kelly Serra,1,Kroton,11,Lei 43.057,1,Lei 8.069/90,1,Lei 8.078/90,2,Lei 9.504/97,1,Lei da Palmada,1,Lei Menino Bernardo,1,Leopoldo López,10,Liberdade de expressão,16,Light,2,Limonada,1,Língua Portuguesa,1,Livros,2,Lixo,1,Lobão,1,Lobo-mau,1,Luciano Mota,2,Luis Almagro,3,Luiz Fernando Pezão,20,Luiz Sérgio,2,Lula,46,Lumay Barreto,1,Maconha,4,Magé,1,Manuel Zelaya,3,Maomé,1,Maracanã,3,Maranhão,1,Marcela Temer,1,Marcelo Aguiar,1,Marcelo Crivella,17,Marcelo Freixo,6,Marcelo Madureira,2,Marcha da Família,1,Marcha para Jesus,1,Márcia Tiburi,1,Márcio Catão,2,Marco Civil da Internet,6,Marco Feliciano,7,Maria Corina Machado,2,María Corina Machado,3,Marina Rocha,2,Marina Silva,5,Marisa Formolo,1,Marisa Letícia,1,Marta Suplicy,1,Mate,1,Mato Grosso,2,Mato Grosso do Sul,1,Mayara Petruso,1,MBL,2,MEC,128,Medicamento,1,MEIO AMBIENTE,2,Meleca,1,Mensalão,9,Mercosul,6,Metrô,3,México,32,Michel Temer,51,Michelle Obama,1,Microsoft,6,Mídia,3,Minas Gerais,10,Mineiros,1,Ministério da Família,1,Ministério da Justiça,1,Ministério da Saúde,8,Ministério do Esporte,1,Ministério do Trabalho,1,Ministério Público,13,Miriam Leitão,1,Miss Universo,4,Mitt Romney,1,MNDH,1,Montes Claros,1,Moreira Franco,4,MPL,1,MST,9,Mudanças climáticas,1,MUNDO,214,Museu do Índio,3,Museu Nacional,1,Música,1,Natal,2,Natan Donadon,1,Natureza,1,Nazismo,1,NBC,3,Nepal,6,Néstor Kirchner,1,Net,1,Nextel,1,Ney Matogrosso,1,Nicarágua,8,Nicolás Maduro,37,Nilópolis,1,Niterói,2,Nordeste,4,Noticiero y Opinión,1,Nova Iguaçu,1,Nova Zelândia,1,Novela,5,Novo,1,Novo site,1,Nuestro México del Futuro,1,Numerologia,2,O Boticário,1,O Globo,1,O Maior Brasileiro de Todos os Tempos,2,OAB,2,OAB-BA,1,OAB-CE,1,OAB-DF,1,OAB-PE,1,OCDE,1,Odebrecht,7,OEA,9,Oi,7,Ônibus,17,ONU,14,Opas,1,Operação Calabar,1,Operação Calicute,4,Operação Carne Fraca,9,Operação Conclave,1,Operação Eficiência,1,Operação Hades,1,Operação Lava-Jato,14,Operação Pausare,1,Operação Recomeço,4,Operação Tergiversação,1,Opinólogo,14,Opinólogo.com,1,Oração do Delegado,1,Ordem,1,Oriente Médio,3,Orlando Silva,1,Os Cavaleiros do Zodíaco,1,Osama Bin Laden,1,Otan,1,Otto Pérez Molina,4,Ozônio,1,P,1,Pai Nosso,1,PAÍS,76,Palestina,2,PAMC,2,Panamá,4,Papai Noel,1,Paperblog,1,Paquistão,3,Pará,2,Paraguai,8,Paraíba,2,Paraná,6,Parque Piedade,1,Passagem,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Ezequiel Teixeira,1,Pastor Sargento Isidório,1,Pastor Sebastião,1,Paulinho da Força,3,Paulo Maluf,1,Paz,1,PC do B,6,PDT,1,Peccin Agroindustrial,1,Pedofilia,2,Pedro Fernandes,1,Pedro Paulo,2,Pemex,1,PEN,1,Pentecoste,3,Pernambuco,3,Peru,8,Petrobras,17,Petróleo,2,Petrópolis,2,PHS,1,Pitbull,1,Pizza,1,Plutão,1,PMB,1,PMDB,35,PNC,1,PNPS,9,Podemos (PTN),2,Polícia,10,POLÍTICA,232,Politicagem,1,Políticos,1,Polvilho,1,Porto Alegre,1,Porto Rico,2,Portugal,8,Portugal Telecom,1,Positivo,2,PP,6,PPS,3,PR,1,PRB,2,Preconceito,2,Previdência,4,Primeira Dama,1,Princesa Isabel,1,Procon-RJ,2,Procriação,1,Programa Mais Médicos,8,Protesto,22,ProUni,2,Provas,1,PRTB,1,PSB,5,PSC,6,PSD,1,PSDB,35,PSDC,1,PSL,2,PSOL,24,PSTU,1,PT,90,PTN,2,Publicidade enganosa,2,PUC-Campinas,1,PUC-Rio,1,PUC-SP,1,PV,1,QG da Propina,1,Rachel Sheherazade,5,Racismo,2,Rafael Correa,4,Randolfe Rodrigues,1,RCTV,2,Recife,1,Rede Globo,4,Rede Record,4,Rede Sustentabilidade,4,Redes Sociais,8,RedeTV!,1,Reforma da Previdência,3,Reforma Ortográfica,1,Reforma Trabalhista,2,Região Serrana,2,Registro.br,2,Reinaldo Azevedo,3,Reino Unido,4,Relações internacionais,1,Religião,39,Renan Calheiros,2,Repsol,1,República Dominicana,1,Ricardo Barros,1,Ricardo Fabris de Abreu,1,Ricardo Lewandowski,1,Ricky Martin,1,Rio de Janeiro,444,Rio Grande do Norte,2,Rio Grande do Sul,9,Rio Info,1,Rio Mais Saneamento,2,Rio+Saneamento,1,Ritonavir,1,RJ,12,Roberto Gómez Bolaños,1,Rocinha,2,Romário,6,Romero Jucá,1,Rondônia,1,Roraima,2,Rosinha Garotinho,1,Royalties,1,RSF,1,RTP,1,SAAE-RJ,14,Saint Seiya,1,Salário,3,Salve Jorge,2,San José,1,Sandro Matos,1,Saneamento básico,1,Santa Catarina,2,Santa Maria,4,Santo Antônio de Pádua,1,Santos Dumont,1,São João da Barra,1,São João de Meriti,2,São Paulo,47,São Pedro,1,São Sebastião do Alto,1,Sapezal,1,Saquarema,1,Saudação,1,SAÚDE,24,SBT,14,Seara,1,Segredo,1,SEGURANÇA,22,Semana Santa,1,Senac,18,Senado,5,Sepe/RJ,2,Ser Educacional,7,Sérgio Cabral,15,Sergio Massa,2,Sérgio Moro,5,Sergipe,1,Sete,1,Setec,1,Sexo,1,Shopping Nova América,2,Silas Malafaia,8,Sílvio Santos,1,SinMed/RJ,14,Sinpro-Rio,58,SIP,1,Sisu,2,Site,1,Sky,1,Sociedade Brasileira de Instrução,1,Solidariedade,3,Sony,1,Sophia Fernandes,1,Sorocaba,1,SP,3,STF,15,Sub-20,1,Suécia,1,Suesc,6,Suíça,2,Suipa,1,SuperVia,3,Tarcísio Motta,3,Táxi,1,Tecnologia,1,Teleamazonas,1,Telefonia,2,Teleton,1,Televisa,3,Telluride Foundation,1,Teori Zavascki,1,Teresópolis,3,Terra Empresas,3,Terremoto,25,Terrorismo,1,Tibete,2,Tim,4,Tiririca,3,Tirulipa,1,Titanic,1,TJRJ,2,Tocantins,1,Trabalho,4,Trânsito,1,TRANSPORTES,17,TRE-AL,1,TRE-RJ,2,Trem,4,Tsunami,3,Turquia,5,TV Aparecida,1,TVE,1,Twitter,1,Uber,1,UBM,1,Ucam,22,Uerj,6,Uezo,1,UFRJ,1,UFSM,4,Uganda,1,UGF,230,Unasul,7,UNE,8,Unesp,1,Unicamp,1,Uniesp,13,Unifieo,2,Unig,1,Unigranrio,4,Uninove,1,Unisuam,2,Unitau,1,UniverCidade,232,Universidade Brasil,1,Universidade Lusófona,1,Universidade Santa Úrsula,4,Universidades,3,Universidades federais,1,Univisión,4,Unoeste,1,Uol,1,UPP,4,Uruguai,10,UVA,23,Vacinação,4,Vaio,1,Valdemiro Santiago,2,Vaticano,3,Vatileaks,1,Veja,1,Velox,1,Venezuela,86,Vestibular,1,Vigilância Sanitária,1,Vinícius e Tom,1,Violência,3,Viradouro,1,Vivo,4,Votação,2,Washington Reis,4,Webesteira,1,Wikileaks,6,Wikipédia,3,Wilson Witzel,3,Wom,1,Woody Allen,1,Xóchitl Gálvez,1,Xuxa,2,Yoani Sánchez,1,YoSoy132Media,1,You Tube,6,YPF,1,Zito,3,Zuzeco,1,
ltr
item
Opinólogo - Jornalismo Opinativo: O resgate da ética brasileira
O resgate da ética brasileira
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqKUrgTAkPgIND5G29z3ucuDmtqIEOg-7MMcnulotTD-JhO-XzVrtleUOrZ4JvBlFxNAa1Vl9Q87__mHF1XEuLOqeppAjokC6raDrx_mG53Y2UameFMfxGRcE8qHxJO2GuWKQCUP_dNLk/s1600/bandeira+do+brasil.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqKUrgTAkPgIND5G29z3ucuDmtqIEOg-7MMcnulotTD-JhO-XzVrtleUOrZ4JvBlFxNAa1Vl9Q87__mHF1XEuLOqeppAjokC6raDrx_mG53Y2UameFMfxGRcE8qHxJO2GuWKQCUP_dNLk/s72-c/bandeira+do+brasil.png
Opinólogo - Jornalismo Opinativo
https://www.opinologo.com.br/2014/04/o-resgate-da-etica-brasileira.html
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/2014/04/o-resgate-da-etica-brasileira.html
true
5480391970516636544
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Clique para ver Responder Cancelar resposta Deletar By Home PAGES POSTS Clique para ver tudo sobre esta editoria Recomendada para você LABEL ARCHIVE Buscador ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para a Página Incial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy