GuidePedia

2
UGF e UniverCidade realizarão assembléias para decidir se fazem greve ou não

O grupo Galileo Educacional – gestor da UniverCidade e Universidade Gama Filho (UGF) – no Rio de Janeiro, teria sido adquirido pela Aliança Batista, de acordo com o colunista Aziz Ahmed, do Jornal do Commercio, que também já fez parte do quadro de docentes da UniverCidade.

A Aliança Batista controla universidades e hospitais, além da Dallas Baptist University, nos Estados Unidos.

Ao que parece, o projeto iniciado pelo empresário Márcio André Mendes Costa no grupo Galileo Educacional não teria dado certo. Auditorias feitas nas duas faculdades teriam supostamente constatado que a chancelaria da UGF mantinha um corpo de assessores a um custo mensal de R$ 120 mil, que não tinha atribuições práticas, além de supostos funcionários “fantasmas”, acrescentou Ahmed.

Outro destaque dado pelo colunista foi de que a nova instituição voltaria a ser sem fins lucrativos. Tomara que as mensalidades baixem, pois o aumento surpresa dado pela Galileo Educacional no início deste ano foi com a justificativa de que as instituições passariam a ser consideradas lucrativas. Na época, foi contestada por alunos, que protestaram na reitoria – que fica na Rua Sete de Setembro – e ameaçaram recorrer à Justiça.

A entrada de um novo gestor acontece em um cenário confuso para a Galileo Educacional, principalmente pelo recente despejo da UniverCidade, na unidade Carioca, cujo local pertence ao Metrô Rio. E também pelo fato de a Gama Filho estar impedida pelo Ministério da Educação (MEC) de realizar vestibular de Medicina no campus Downtown, no shopping de mesmo nome, localizado na Barra da Tijuca.

Recentemente, o blog “Professor Brasileiro” divulgou folhas da Ata da Assembléia realizada pela gestora no mês passado. Tanto este blog quanto o Jornal do Commercio reafirmam o que foi dito por OPINÓLOGO, na última sexta-feira (2/11), em primeira mão (em comparação com demais órgãos da imprensa): sobre a entrada do pastor e empresário Adenor Gonçalves como o acionista majoritário do grupo educacional.

Assembléias

Os docentes da UGF realizarão uma nova assembléia, na próxima quinta-feira (8), às 18h, em primeira convocação. E às 18h30, em segunda e última. O evento ocorrerá no auditório dessa faculdade, no bairro da Piedade. O endereço é: Rua Manoel Vitorino, 553.

No dia seguinte (9), será a vez dos professores da UniverCidade se reunirem em primeira convocação, às 14h, e em segunda, às 14h30, no sindicato da categoria (Sinpro-Rio). O endereço é: Rua Pedro Lessa, 35, 2° andar, Centro.

As duas assembléias discutirão: medidas de cobranças de salários, 13° salário e Fundo de Garantia que não teriam sido pagos pelas duas universidades. Também será analisada a possibilidade de fazer greve.

Sabe-se que, o salário de setembro terminou de ser pago no último dia 31 de outubro. O mesmo foi feito em duas parcelas, uma no início e outra no fim do mês.

Caso os docentes da UniverCidade optem pela greve de novo, seria a segunda no mesmo ano. Já tinham paralisado as atividades entre abril e maio passado por atrasos de salários. Daquela vez, os colegas da Gama Filho não tinham aderido ao movimento, por estarem com pagamentos em dia.

Já na última quinta-feira (1), os docentes da UGF fizeram uma paralisação parcial de 24 horas. Enquanto os da UniverCidade, no dia 29 de outubro.




Postar um comentário

  1. UC / GF:
    A SORTE QUE ESTAMOS NOS TRANSFERINDO PARA UMA INSTITUIÇÃO QUE NOS TRATARÁ COM RESPEITO E NÃO TEREMOS UM DIPLOMA COM UM NOME SUJO COMO ESTÁ O DA UC / GF!!!
    INTERESSADOS NA TRANSFERÊNCIA EM MASSA PARA OUTRA IES E ENTRAR COM AÇÃO CONJUNTA CONTRA GALILEO: marlianjuk@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde !

    Se o grupo tiver interesse na negociação da area de terreno localizada na Rua José bonifacio no Meier é só me fazer um contato
    dalmirsilva@ig.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião será publicada, logo que aprovada, conforme Política de Uso do site.

O OPINÓLOGO agradece o seu comentário.

 
Top